José Medeiros, piauiense, chegou ao Rio em 1939 e, no ano seguinte, iniciou sua exitosa carreira como fotógrafo profissional. Em 1946, a convite de Jean Manzon, foi para a revista "O Cruzeiro".
Em 1962 deixa a revista, criando sua própria agência fotográfica, a "Imagem", em parceria com Flávio Damm. A partir de 1965 passou a trabalhar com cinema, onde foi diretor de fotografia de inúmeros filmes de sucesso.
As fotos de hoje são do excepcional livro "Olho da Rua", da Aprazível Edições, que recomendo muito.
José Medeiros foi um dos grandes da fotografia nacional.
FOTO 1: Onde está o bonde "Estácio"? Ali, à esquerda, seria uma bomba de gasolina?
FOTO 2: As moças na Praia de Ipanema com a Pedra da Gávea.
FOTO 3: Um passeio de um daqueles antigos carrinhos de bebê pela estreita calçada junto à praia, em Copacabana.
FOTO 4: As elegantes cariocas em um desfile de modas. O chão de tacos faz um efeito especial nesta bela foto em preto e branco.
FOTO 5: A Av. Presidente Vargas em época de eleição. Os "santinhos" espalhados sujam tudo. O segundo carro, à direita, leva um cartaz sobre a traseira que parece ser propaganda de Ademar de Barros.
FOTO 6: Os desfiles de 7 de Setembro faziam sucesso e era um grande programa familiar. Os joelhos do menino de gravatinha parecem esfolados.
FOTO 7: O Teatro João Caetano, nos anos 50, com a peça "Deixa que eu chuto", com Lauro Borges, Marlene, Floripes Rodrigues e Walter D´Ávila.
FOTO 8: Um Dodge na Av. Rui Barbosa, com o Pão de Açúcar.
FOTO 8a: O Nickolas homenageia o José Medeiros colorizando a foto. Como alguns reclamaram da cor do Dodge, foi obrigado a fazer a opção abaixo.
FOTO 8b: A cor do Dodge mudou, mas a loura continua brilhando.
FOTO 9a: Aqui é o Reinaldo Elias que homenageia José Medeiros com a colorização da foto.
FOTO 10: José Medeiros documenta um baile de carnaval no Teatro Municipal. Felizmente há muito tempo o espaço do teatro não é cedido para bailes.