COLISÕES
COM BONDES, por Helio Ribeiro.
Cumprindo
o combinado com o Luiz no dia 10 deste mês, a postagem de hoje mostra alguns
graves acidentes ocorridos com bondes. Na verdade, a maioria dos casos
envolvendo aqueles veículos se referiam a quedas de pessoas que tentavam pegar
ou saltar do bonde em movimento. Muitos ficaram mutilados ou morreram nessa
tentativa. Mas a postagem de hoje trata de outros casos. Os reboques pequenos
eram os mais suscetíveis a se envolverem em acidentes, pela facilidade de
descarrilarem em virtude de seu relativamente pequeno peso e por terem apenas
dois truques, bastando um deles descarrilar para o acidente acontecer.
Vamos
aos acidentes.
1)
BATACLÃ 2058
Data:
10/08/1954
Local:
Entroncamento das ruas Visconde de Santa Isabel e Alexandre Calaza, em Vila
Isabel.
Vítimas:
seis com escoriações e três com fraturas de membros.
Dinâmica:
O bonde 2058, fazendo a linha 68 -
Uruguai x Engenho Novo, saiu às 4:20h da estação do Boulevard 28 de Setembro em
direção ao ponto inicial da linha, no início da rua Barão do Bom Retiro. Ao
passar pelo referido entroncamento, o motorneiro não percebeu que a agulha não
estava favorável para ele e o bonde descarrilou, destruindo a fachada e uma
parte do interior do armazém São Paulo, na esquina da Alexandre Calaza.
2)
REBOQUE 1248
Data:
24/12/1958
Local:
Esquina das ruas Barão do Bom Retiro e Visconde de Santa Isabel.
Vítimas:
oito com escoriações.
Dinâmica:
O reboque 1248 era puxado pelo bonde 1756, da linha 72 - Méier x Saens Peña. Ao
abrir o sinal, o bonde se movimentou e o reboque descarrilou, batendo no bonde
1806, da mesma linha.
3)
BATACLÃZINHO 343
Data:
21/11/1963
Local:
Avenida Presidente Vargas esquina com rua Comandante Maurity.
Vítimas:
seis do bonde e duas do caminhão, todos com escoriações.
Dinâmica:
O bonde 343, da linha 56 - Alegria, vinha rodando em direção à Leopoldina,
quando se deparou com o caminhão da fábrica de massas Marilu, que vinha na
contramão. O motorneiro começou a acenar para o motorista do caminhão, mas ao
ver que ele não mudava de direção parou o bonde e saltou, assim como alguns
passageiros. O caminhão se chocou violentamente com o bonde, derrubando-lhe
parcialmente a capota.
4)
REBOQUE 1291
Data:
03/07/1953
Local:
Avenida Presidente Vargas, próximo à Ponte dos Marinheiros.
Vítimas:
doze com escoriações.
Dinâmica:
O reboque 1291 era puxado pelo bonde 1899, da linha 56 - Alegria. Ao passar
pela Ponte dos Marinheiros, o reboque saltou dos trilhos, rodou descontrolado
por cerca de 20 metros e se chocou com o bonde 1788, da linha 69 - Aldeia
Campista.
5)
REBOQUE 1369
Data:
desconhecida
Local:
alguma rua na Zona Sul.
Vítimas:
desconhecido.
Dinâmica:
Essa foto foi obtida na Internet, sem qualquer indicação. Apesar de ter
pesquisado bastante, nunca consegui obter informações sobre esse acidente.
6)
BONDE 1887
Apesar
de a foto não ser das mais impressionantes, o acidente foi bastante inusitado,
como descrito a seguir.
Data:
10/05/1959
Local:
Esquina das ruas Uruguai e Conde de Bonfim.
Vítimas:
vinte e oito, algumas em estado grave, entre passageiros, transeuntes,
motoristas e o próprio motorneiro, que teve as duas pernas fraturadas.
Dinâmica:
Há mais de uma versão para o acidente. Uma delas diz que o bonde 1887, da linha
67 - Alto da Boa Vista, vinha descendo lotado a avenida Edison Passos, cerca
das 8 horas da manhã quando, já chegando na Usina, o motorneiro percebeu que
estava sem freios. Um caminhão com material de obras estava estacionado na rua,
parcialmente sobre os trilhos, e foi colhido pelo bonde e jogado para o lado. O
bonde prosseguiu no seu trajeto usual pela rua Conde de Bonfim, que apresenta
um declive constante até o cruzamento com a rua Uruguai, motivo pelo qual a
velocidade do bonde não diminuía. O motorneiro tentou pará-lo acionando a roda
do freio de estacionamento, sem sucesso. Em desabalada carreira, o bonde
continuou descendo pela rua Conde de Bonfim. Desesperado, o motorneiro acionava
continuamente a sineta para alertar quem estivesse à frente do bonde.
Heroicamente, ele não abandonou os controles em nenhum momento, correndo sério
risco de vida. Ao aproximar-se do cruzamento com a rua Uruguai, o sinal estava
fechado e havia uma fila de veículos parados. Em consequência disso, o bonde
chocou-se sucessivamente com uma caminhonete (capotando-a), com um táxi, com um
carro particular e finalmente com um lotação da linha Usina x Leblon que estava
parado no sinal da rua Uruguai, quando então cessou sua corrida.
OBSERVAÇÃO
ADICIONAL: Esse bonde 1887 era aziago. Em 29/01/1954 o Diário da Noite noticiou
que ao sair das Barcas, fazendo a linha 75 - Lins de Vasconcellos, o motorneiro
imprimiu velocidade ao bonde e ao fazer uma curva o reboque 1206, tracionado
por ele, tombou de lado, matando um passageiro e ferindo 34, vários com
gravidade.
Em
1965 ele foi vendido a museus norte-americanos e até hoje não foi recuperado,
tendo sido canibalizado ao longo das décadas. Não tem mais como colocá-lo em
tráfego.
7)
REBOQUE 1363
Data:
05/03/1959
Local:
Largo do Catumbi, em frente à igreja de Nossa Senhora de Salete.
Vítimas:
quatro, com escoriações. Foram socorridas por uma ambulância da Casa de Saúde
Santa Rita de Cássia, que passava no local, e levados ao Hospital Souza Aguiar.
Dinâmica:
O reboque 1363 era puxado pelo bonde 1921, da linha 45 - Itapiru x Barcas,
quando de repente descarrilou e se chocou com o bonde 1871, da mesma linha, que
vinha em sentido contrário.
8)
BONDE 1829
(não
consegui mais localizar a foto, que pertencia ao acervo do jornal Ultima Hora)
Esse
foi o acidente mais horripilante de que tive conhecimento, embora somente
resultasse em uma vítima.
Data:
desconhecida
Local:
Esquina das ruas Barão do Bom Retiro e General Belegard.
Vítimas:
o motorista de um caminhão de feira, morto no acidente.
Dinâmica:
No fim da madrugada do dia fatal, o bonde 1829, linha 68 - Uruguay x Engenho
Novo, ao entrar na rua General Belegard vindo da Barão de Bom Retiro, topou com
um caminhão de feira vindo em sentido contrário. No choque que se seguiu, o
bonde destruiu a cabine do caminhão e esmagou o motorista. O Arquivo Público do
Estado de São Paulo, que detém o acervo de fotos do jornal Última Hora, tinha
essa foto disponível na Internet, mostrando a cabeça esmagada do motorista,
quase imperceptível no meio dos destroços da cabine do caminhão. Embora muito
chocante, gostaria de postar essa foto aqui, porém ela não se encontra mais
disponível para acesso, talvez por ser horripilante.
---------- F I M
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O "Saudades do Rio", mais um vez, agradece a contribuição do Helio Ribeiro.