Esta foto é do "Correio da Manhã" em 1964 e servia para ilustrar uma reportagem em que os moradores da Rua Aristides Espínola reclamavam do trânsito e do barulho dos bares.
Realmente era um absurdo a mão-dupla nesta rua estreita do Leblon. Quanto ao barulho não havia dúvida que existia e persistiu por muito tempo.
Na primeira esquina à esquerda, antes da Rua Ataulfo de Paiva, ficava o Real Astória (RÁ para os "descolados"). À direita, não me lembro o que havia na época.
Nas esquinas após a Ataulfo, à esquerda, ficava e ainda fica a Pizzaria Guanabara. Foi um "point" e tanto por décadas. Várias vezes foi autuada pela Vigilância Sanitária, mas seus frequentadores fiéis não se incomodavam. À direita, na época, ficava o "Portinho", como carinhosamente chamávamos o "Bar e Restaurante Porto do Mar", que tempos depois adotou o nome de "Diagonal", por ficar na diagonal do RA (Real Astória).
Lá no "Portinho", durante muitos anos "escritório" de nossa turma de colégio e faculdade, pontificava o garçon Martinez.
Era um tempo em que o Leblon era pouco badalado, onde o "Degrau" ainda ficava do lado par da Ataulfo, onde era ótimo frequentar o cinema Leblon e o cinema Miramar, na praia.
Para um bom almoço se podia ir para a Dias Ferreira, onde ficava o "Final do Leblon", um pequeno restaurante de bairro, em frente ao "Pronto" (este ficava na mesma calçada da badaladíssima, na época, "La Mole").
Hoje em dia o Jobi brilha ao lado de outros bares como o Bracarense e o Clipper. Na época desta foto, e um pouco mais adiante no tempo, também faziam sucesso no Leblon os restaurantes "Panelão", "Caldeirão", "Helsingor", "Manolo", "Antonio´s", "Alvaro´s", "Le Chateau" e tantos outros.
Já neste século o Leblon entrou na moda e foi invadido por restaurantes chiques, prédios altos, gente estranha e "snob", e foi perdendo aquele ar tão gostoso e pacato dos anos 60 e 70 do século XX, quando havia o pequeno comércio, sem "shoppings", nem grandes sofisticações.
PS: até a velha carrocinha de leite ainda servia os moradores do Leblon.
A reprodução do Google Maps mostra o mesmo ângulo atualmente. No lugar do Real Astória há um grande prédio com lojas no térreo. À direita, na primeira esquina, há um BB Lanches. Do outro lado da rua sobrevivem a Pizzaria Guanabara e o Diagonal (no lugar do "Portinho".