Vemos a Clínica Infantil Massillon Sabóia, na Av. Vieira Souto nº 680, em Ipanema, nos anos 30.
No e-mail que acompanha as fotos, o neto do proprietário nos conta: "O Dr. Massillon foi um pioneiro na Pediatria. Sua clínica era também um jardim de infância dirigido por Elen Tretau, alemã de Lubeck.
A casa era de fato na esquina de Henrique Dumont, onde está o edifício Solário.
A piscina era voltada para a esquina. Foi de água salgada e posteriormente doce, vinda do Country Club. Era uma atração para "folgados" que queriam dar um mergulho em água doce após a praia."
Reportagem do "Correio da Manhã" descrevia a Clínica: "No "solarium", lá em cima sob os vidros que captam os raios bemfasejos, envernizados pelo oleo de côco, os corpos das creanças são finos, dourados, preciosos como estatuetas de ceramica ou metal. Quando elles descem a sala grande onde as paredes são claras, o chão alegre em ladrilhos vermelho, começa a hora do rithmo, da cadencia da gymnastica allemã."
O "Correio da Manhã" de 10/04/1932 completava: "No jardim a piscina os espera. Choque de agua fria, exercicio de natação. Lá dentro, parecem gaivotas arrepiadas, gritando felizes, num respingar alegre de agua. Logo depois vem a hora severa dos raios ultra violetas, onde mascarados como chauffeurs de Paul Morand em 1900, os pequenos se deixam penetrar pela luz bemfaseja.
Esta cura de preventivo é tão racional que se admira como só o Dr. Massillon Saboia teve essa idea. O Rio deve ficar-lhe grato de ter creado um Solarium modelo onde todas as creanças deveriam ir buscar a energia, equilibrio e vitalidade para mais tarde conseguirem ser felizes."
|