Semana passada tive o prazer de encontrar pela rua o ilustríssimo Monsieur Rouen de Michelin, figura rara no Rio de Janeiro atualmente. Anda dando uma assistência ao "Marrentinho" fora daqui.
Aproveitando a estada e lendo as notícias de que foi recomendada a implosão do Hotel Glória, uma de suas admirações na cidade, resolveu abrir o seu famoso baú do Rio Antigo e nos proporcionou as imagens de hoje.
O Hotel Glória foi construído para a Exposição Internacional de 1922, comemorativa do Centenário da Independência, pelo empresário Rocha Miranda. No local do Hotel Glória existia o palacete de John Russel, o pioneiro dos esgotos no Rio de Janeiro.
Em estilo neo-Luiz XV o Hotel Glória era dotado de teatro, cassino, salões de festas e de jogos, áreas de lazer e 150 quartos. Ampliado em época posterior, ganhou mais dois andares e, pela incorporação de terrenos adjacentes, passou a ter 500 quartos.
Eram famosos os bailes de formatura e de carnaval em seus salões, nas décadas de 1950 a 1970.
Depois dos trágicos acontecimentos ocorridos na cidade há poucos anos ficou fechado e aguarda uma definição de seu destino.
|