Um elegantíssimo motociclista e sua moto Wanderer, nas primeiras décadas do século XX, no Rio de Janeiro. Suspensão zero, apenas as molas do selim. Pneus com dimensão interna de 16" ou 17”.
Foto do pai do prezado Gustavo Lemos, Aluízio Lemos, na Curva do “S” na Estrada da Gávea. Ano de 1948 durante a disputa da final do Campeonato Brasileiro de “Subida de Montanha”. A moto é uma Triumph Tiger 500. Curioso observar a posição do piloto, tão diferente da posição dos atuais motociclistas. Já comentaram que isto se devia à pouca aderência dos pneus de então. Se os motociclistas se inclinassem mais a queda sereia certa.
Foto de autoria de Hugo, pai do prezado JRO, feita
em 1947 no Arpoador. Nela aparecem Afranio Lemos, D.Rose, mãe do Zé Rodrigo, na
moto de seu marido, e na outra moto Arlindo Pereira Carneiro.
O Arpoador era o “point” dos motociclistas nesta época. As motocicletas eram, a partir da esquerda, uma Victoria 350, uma DKW DS 350 e uma NSU 500. Era comum colocar o nome da moto sobre o paralama dianteiro, como vemos: "La Conga" e "Tabu".
Foto enviada pelo prezado Gustavo Lemos (para uma das etapas do "Concurso Sherlock Holmes) e
colorizada pelo Conde di Lido.O local é a Rua Souza Lima, em Copacabana. Em primeiro plano temos um BMW e ao seu lado uma
Norton Manx. A BMW está com a descarga livre e devia fazer um barulhão. As
duas motos eram o sonho de consumo dos jovens da época, os anos 1940.
Foto da “Última Hora”. Apresentação de motos da Polícia Militar em frente à 12ª DP na Rua Hilário Gouveia, em Copacabana, nos anos 50. Mais ao fundo, na esquina da Hilário com a Barata Ribeiro, funciona uma espantosa loja de roupas que, contam as más línguas, pertence também ao já citado Gustavo Lemos, embora ele negue categoricamente. Num dos prédios funciona atualmente o famoso “Pavão Azul”, onde são destaques as pataniscas e os risotos de camarão e de polvo.As motos são da marca Harley Davidson, talvez de 900cc.
Foto enviada pela prezada e desaparecida Tia Lu. À direita vemos novamente D. Rose, mãe do Zé Rodrigo, na moto de nome "Tabu", que era do pai dele. A moto é uma Norton. Foto em torno de 1940, na Avenida Niemeyer.
E para terminar a CB400 do sumido JBAN.