Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

LAGOA - ANOS 70

Logo após a duplicação da Av. Epitácio Pessoa havia um estacionamengo entre as pistas e era habitual o estacionamento com duas rodas sobre a calçada. Aliás, por toda a Zona Sul era assim.

Slide do acervo D´ digitalizado.

Ao fundo vemos as luzes do Jockey Clube numa época em que as corridas noturnas se realizavam às segundas-feiras e às quintas-feiras.

Slide do acervo D´ digitalizado.

Vemos a pista da Av. Epitácio Pessoa, ainda não duplicada, em frente à curva da Rua Gastão Bahiana, com um ônibus e um lotação das poucas linhas que serviam à Lagoa. Ao fundo, junto ao Corte do Cantagalo, a Praça Corumbá, ainda com poucas casas (uma delas do Senador Filinto Muller) e muita mata. No cruzamento, complicado do Corte, ficava um posto de gasolina Ipiranga. Nesta época, de pouco movimento na Lagoa, neste trecho só passavam três linhas de ônibus: uma era a Rocinha-Mourisco, via Corte; outra a Ipanema-Estrada de Ferro, também via Corte; e a Jacaré-Ipanema, que fazia ponto final na Praça Corumbá, mas não cruzava o Corte. Ía e voltava por Ipanema. Quanto aos lotações, somente duas linhas: a Largo do Machado-Ipanema, circular, e a Estrada de Ferro-Ipanema. Ambas não subiam pelo Corte, mas seguiam até o Humaitá (uma ia pela São Clemente e outra pela Voluntários da Pátria, ambas ainda com mão-dupla).

A bela e grande praça em frente ao Corte do Cantagalo seria destruída para construção do Viaduto Augusto Frederico Schmidt. 

Foto do acervo D´.


 Vemos a rampa do Viaduto Augusto Frederico Schmidt ainda em construção. A bela praça já tinha sido destruída. Muitas amendoeiras foram retiradas. Como curiosidade vemos um fusca azul-calcinha tendo no teto a indicação de táxi.

Slide do acervo D´ digitalizado.

19 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Área fora da minha jurisdição.

    Qualquer foto da década de 70 e muitas dos anos 80 mostram o predomínio da VW e especialmente dos fuscas.

    Só com o Uno a Fiat conseguiu quebrar essa hegemonia, mas bem mais tarde. O fusca teve como sucessor o Gol, com suas várias versões.

    ResponderExcluir
  2. A terceira foto é do início dos anos 60 e a quarta é de meados da década de 60. O Fusca "azul calcinha" é de 1961 ou 1962 e o Aero-Willys de 65. Meu avô resolveu trocar a Chrysler 48 por um Fusca 61 OK "sincronizado", uma novidade. Apesar do Túnel Rebouças ter sido inaugurado parcialmente em 1967 e totalmente em 1969, somente no início dos anos 70 o trânsito começou a ficar complicado. Em 1965, época que morei em Botafogo, a Lagoa tinha um movimento reduzidissimo.

    ResponderExcluir
  3. Eu era muito novo antes da inauguração do Rebouças, mas quase com certeza não passei por esse trecho antes.
    Entre os automotivos, destaque para os vermelhos, não só pela cor, como também pelos modelos. Na última o belo Itamaraty prata também merece citação.

    ResponderExcluir
  4. Em tempo: lembrando que a cor vermelha para veículos particulares só foi liberada na virada dos anos 60 para 70. Idem para o branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai tinha um Plymouth branco nos anos 50

      Excluir
    2. Nesse caso eu diria que a proibição não valia para importados, que se tornaram raros após o início da produção nacional.

      Excluir
    3. Pelo contrário os importados ainda duraram muitos e muitos anos apos a produção nacional a partir de 1956...Ate fim dos anos 60,eles estavam firmes e fortes nas ruas,carros ainda dos anos 30 e 40

      Excluir
    4. Até recentemente os carros particulares não podiam ser da cor amarela, por causa dos táxis. Na estranha cidade havia a restrição à "cor" branca, pelo mesmo motivo. Outros alegavam que diminuía o valor de revenda. Aí não sei...

      Excluir
    5. Erick, eu não me expressei corretamente, os importados novos a partir de 1959/60, foram ficando raros.

      Excluir
  5. Por motivo escusado de mencionar, só podia eu à época utilizar os automóveis mais baratos. Devido a isso, ficaram-me gravados na memória os tons de azul dos Fuscas 1961 e 1962: "azul glacial" e "azul pastel", sendo esta última a cor do VW que meu tio, relutantemente, me emprestava. Creio que o azul do fusquinha da 4ª foto, s.m.j., seja o "glacial", ainda mais porque a nuance que popularmente é chamada de "azul calcinha" - no catálogo, "azul Firenze" - só foi utilizada em 1976.
    Em tempo: acho que o automóvel identificado como "Aero-Willys" nessa mesma foto é, na verdade, um "Itamaraty" de 1967 em diante. Com a palavra, obiscoito.

    ResponderExcluir
  6. A primeira foto é 73 pra cima,vemos diversos corcel,Mercedes-Benz e um carro curioso,preto,a frente da Variat branca estacionada de lado,na início da foto do lado esquerdo...Não parece nacional

    ResponderExcluir
  7. Na quarta foto o Fusca é 63 ou 64,por causa das lanternas grandes e nariz de placa pequeno...
    Um interlagos da sua graça tmb nessa foto

    ResponderExcluir
  8. O Erick achou o Interlagos, berlineta, na última fotografia. Aliás, todo mundo matou a pau, já que o Itamaraty 65-66 também não escapou.
    Desde a primeira fotografia, podemos ver alguns exemplares fora do trivial. Um LTD 1969 vermelho e o sedã 8 janelas, ao fundo, perto da Variant clara. Muito difícil de precisar a esta distância, mas, pelas janelas e pelo longo parachoques traseiro, pode ser um Jaguar XJ6, Stype.. (Mercedes não é). Um Mercedes W111 ou W108, vermelho está atrás de uma Belina.
    Na terceira foto, temos um lotação bicudinho e um sedã GM 57-58. Esse ninguém viu; me parece um Buick, ou Oldsmobile.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que era nessa Praça que foi destruída para a construção do Viaduto Smith, que tinha o minigolfe (frequentei algumas vezes) e onde também era montado o Tobogã da Lagoa. Ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tobogã ficava para que vem da Curva do Calombo em direção ao Corte do Cantagalo a uns 50 metros adiante do Posto BR.

      Excluir
  10. O minigolfe ficava na extremidade de praça, quase em frente à pedreira. O tobogã ficava bem em frente ao atual Parque da Catacumba, onde está o Posto Petrobrás ou é Ipiranga?
    Em frente ao Corte, bem no meio da praça, todo ano era montado um palco pelo Abrahão Medina. No carnaval havia ali bailes infantis.

    ResponderExcluir
  11. Um outro detalhe: o Tobogã foi "contemporâneo do Posto BR e este já estava praticamente pronto antes da remoção da favela. Eu tenho uma foto aérea de baixa altitude datada de Outubro de 1970 mostrando esses detalhes. Vou mandar para o "Gerente".

    ResponderExcluir
  12. Não me faltam fotos desta região tiradas da janela de casa. Amanhã publico algumas para esclarecer os fatos mencionados hoje.

    ResponderExcluir