Raramente me pronuncio sobre as locações, mas esse trecho de casas me lembrou a General Pedra, ou rua próxima, dos quarteirões removidos pelo Metrô após a Central. Na foto 3, sem a menor dúvida, um Ford 1942.
A foto 2 é sem dúvida no Centro da Cidade, provavelmente em meio às demolições para a abertura da Presidente Vargas. Mas onde? A foto 4 mostra uma perspectiva do alto de uma favela. Assim fica complicado.
Pois é, nem precisava dos pontos de interrogação. Não me atentei que poderia ser o Santo Inácio ali embaixo, só porque não vi a igreja, mas está escondida atrás do próprio prédio do colégio.
1) Prainha / Saúde; 2) Sobradinho caindo aos pedações convivendo com edifícios residenciais modernos. Difícil, vou de Marquês de Abranches; 3) Rua muito larga, morro ao fundo. Nem chutar eu consigo. Foto posada como modelo para o vestido, pois o sol de meio-dia não combina; 4) Morro do Salgueiro.
Bom dia Saudosistas Foto 1- R. Frei Caneca c/ Salvador de Sá, saída do Quartel da Policia Militar após apuração e comemoração do título da Portela em 1970 "Lendas e Mistérios da Amazônia". Foto 2- Copacabana ? Foto 3- Copacabana ? Foto 4- Morro Santa Marta - Botafogo (Segue o Líder)
Como eu não tenho grandes perspectivas em relação à localização exata das fotos fico esperando o gabarito, com algumas surpresas (ou não). Daí comento com mais embasamento alguns chutes.
A localização da foto do acervo do Decourt é tão complicada que até o filho da lavadeira está ali esperando a resposta da gerência para achar o endereço da dona da trouxa de roupas.
FF: Às 14:10h de ontem eu postei um comentário com um desafio. Daquela hora até a meia-noite houve 383 visitas ao SDR, porém só quatro comentaristas tiveram coragem de se manifestar. Louvo-os e cito seus nomes: Mário, Antônio Fazuelly, Augusto e Ricardo Galeno. Os demais optaram por não dar respostas que os comprometeriam.
Hélio assim como você sou um descrente na política e nos políticos do Brasil, também me decepcionei com alguns políticos em quem votei e tenho um enorme desgosto por ter desperdiçado o voto. 1989 - 1º T - Mário Covas 2º T - Nulo 1994 - 1º T - FHC 1998 - 1º T - Ciro Gomes 2002 - 1º T - Lula 2º T - Lula 2006 - 1º T - Cristóvão Buarque 2º T - Lula 2010 - 1º T - Dilma 2º T - Dilma 2014 - 1º T - Aécio Neves 2º T - Aécio Neves 2018 - 1º T - João Amoedo 2º T - Nulo 2022 - 1º T - Felipe D'Ávila 2º T - Nulo OBS. Desde 2018 volto integralmente nos candidatos do Partido Novo, Presidente, Senado, Dep. Federal e Dep. Estadual - Prefeito e Vereadores. Ainda não consegui eleger nenhum dos candidatos em que votei até agora. Voto no Partido Novo, pois o mesmo é atualmente o único que sua filosofia de governo se encaixa exatamente com o que penso do como um partido deve ser governado e como os políticos devem atuar na política.
Lino, desculpe, mas não há nada mais velho que o Novo. Pseudo-empeendedores-empresários dizendo que são a solução para os problemas da política quando querem apenas facilidade para explorar ainda mais os que precisam.
Helio, de 1989 pra cá foram dezenas de votos nos mais variados candidatos.
Votei no Afif Domingos no 1° turno. No 2° em Lula. Só repeti o voto no "sapo-barbudo" em 2005 e agora novamente, pois o Bozo nem pensar. Votei também no Serra e em Ciro Gomes em algum momento.
César Maia e Paes, foram alguns dos meus votos municipais/estaduais... e tenho sido fiel ao Chico Alencar. Os demais, como alguns disseram, no "menos pior", dependendo da eleição.
RESPOSTAS: FOTO 1 = rua Salvador de Sá, esquina com Frei Caneca. À esquerda, está a Frei Caneca e à direita está a Salvador de Sá. Tudo foi demolido. FOTO 2 = Trata-se da Rua Fernando Osório, no Flamengo. Segundo o Decourt, "ao ir aos arquivos da SMU atestei que a Fernando Osório foi aberta no terreno de um imóvel só, o antigo número 81 da rua Marques de Abrantes sendo a rua alinhada pelo PA 1812/26, e em 1934 seu último lote, à esquerda, sofreu um recuo de testada de aproximadamente meio metro. Na planta era omitido se o lote estava vendido ou edificado, ao contrário dos outros, sendo possivelmente a ruína que vemos na foto acima. Em 1942, depois de malograr no prolongamento da Rua Tucumã até a Rua Marques de Abrantes, a PDF através de seu PA 3721/42 decidiu modificar a Rua Fernando Osório, tirando dela o status de rua sem saída, eliminando o "cul-de- sac" , mas para isso eram necessárias desapropriações, notadamente do número 128 da Rua Senador Vergueiro, mas entre a determinação do PA e a efetivação deste, um edifício de apartamentos foi construído no local, respeitando a linha de fachada futura, ou então apenas o Plano Agache, sendo o prédio recuado da via e descolado da divisa." Após ler este comentário do Decourt, consultei o livro do Paulo Berger, que informa que a Rua Fernando Osório começa na Rua Marquês de Abrantes nº 82 e termina na Rua Senador Vergueiro nº 124. Dec. 2290 de 18/11/1930, e 14317 de 13/02/1959. FOTO 3 = Rua Raul Barroso, no Lins de Vasconcelos. Já não lembro bem, mas acho que a foto é da mãe do amigo João Carlos. FOTO 4 = Botafogo, vista a partir do Morro de Dona Marta. Enviada pelo GMA, identifiquei a foto por reconhecer a estrutura do Colégio Santo Inácio.
O local da foto 3 está bem diferente. Ao fundo aparece a "então estrada" Grajaú-Jacarépaguá e a Dona Romana. O padrão social da região decaiu bastante. Na foto não se vê nenhum barraco. Atualmente as favelas do Lins acobertam cerca de 300 "roubadores cadastrados".
A mentalidade brasileira na Inglaterra aparece quando um milionário como o Lucas Paquetá ainda se mete nas apostas esportivas para ganhar mais uns trocados. A ser verdade merece uma punição exemplar.
Lembrava da história acerca da foto 2, só confundi o bairro. Mas era zona sul mesmo... A foto 1 errei "por pouco", considerando Largo do CACO próximo à Frei Caneca...
Raramente me pronuncio sobre as locações, mas esse trecho de casas me lembrou a General Pedra, ou rua próxima, dos quarteirões removidos pelo Metrô após a Central.
ResponderExcluirNa foto 3, sem a menor dúvida, um Ford 1942.
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirA faixa da Portela na foto 1 é pegadinha para pensarem ser nos arredores de Madureira. Eu chutaria sem convicção o Largo do CACO...
Eu já vi a foto 2, sei que é na zona sul, mas a localização exata me foge. Botafogo ou Copacabana.
Foto 3 só para os locais.
A foto 4 parece fácil mas pode enganar.
Espero o gabarito.
Foto 1: Largo do Campinho
ResponderExcluirFoto 2: Copacabana
Foto 3: Olaria ou Ramos
Foto 4: Morro de Santo Antônio
A foto 2 é sem dúvida no Centro da Cidade, provavelmente em meio às demolições para a abertura da Presidente Vargas. Mas onde? A foto 4 mostra uma perspectiva do alto de uma favela. Assim fica complicado.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirHoje está difícil até dar chutes. A foto 3, então, é impossível.
ResponderExcluirFoto 4: Dona Marta???
ResponderExcluirPois é, nem precisava dos pontos de interrogação. Não me atentei que poderia ser o Santo Inácio ali embaixo, só porque não vi a igreja, mas está escondida atrás do próprio prédio do colégio.
ExcluirAcertei pela primeira vez! Nunca fui ao Santo Inacio, mas subi a rua que dobra até a escadaria da favela a cinquenta anos atrás.
Excluir1) Prainha / Saúde;
ResponderExcluir2) Sobradinho caindo aos pedações convivendo com edifícios residenciais modernos. Difícil, vou de Marquês de Abranches;
3) Rua muito larga, morro ao fundo. Nem chutar eu consigo. Foto posada como modelo para o vestido, pois o sol de meio-dia não combina;
4) Morro do Salgueiro.
Bom dia.
ResponderExcluirDia de ONDE É é dia de "me recolher à minha insignificância"; nunca acertei qualquer lugar.
Bom dia Saudosistas
ResponderExcluirFoto 1- R. Frei Caneca c/ Salvador de Sá, saída do Quartel da Policia Militar após apuração e comemoração do título da Portela em 1970 "Lendas e Mistérios da Amazônia".
Foto 2- Copacabana ?
Foto 3- Copacabana ?
Foto 4- Morro Santa Marta - Botafogo (Segue o Líder)
A foto 1 não é para neófitos e curiosos. A foto 2 é para quem possui uma "bola de cristal".
ResponderExcluirComo eu não tenho grandes perspectivas em relação à localização exata das fotos fico esperando o gabarito, com algumas surpresas (ou não). Daí comento com mais embasamento alguns chutes.
ResponderExcluirA localização da foto do acervo do Decourt é tão complicada que até o filho da lavadeira está ali esperando a resposta da gerência para achar o endereço da dona da trouxa de roupas.
ResponderExcluirMuito bem observado!
ExcluirEsse "final de rua", com o muro e a diversidade de construções é para profissionais,
Na foto 03, a cigana da foto, revelou que é no Lins de Vasconcellos. A conferir!!!
ResponderExcluirGuilherme está por dentro...
ExcluirFF: Às 14:10h de ontem eu postei um comentário com um desafio. Daquela hora até a meia-noite houve 383 visitas ao SDR, porém só quatro comentaristas tiveram coragem de se manifestar. Louvo-os e cito seus nomes: Mário, Antônio Fazuelly, Augusto e Ricardo Galeno. Os demais optaram por não dar respostas que os comprometeriam.
ResponderExcluirNão tenho interesse em política.
ExcluirÉs um isentão? Fala a verdade, te falta é coragem!
ExcluirHélio assim como você sou um descrente na política e nos políticos do Brasil, também me decepcionei com alguns políticos em quem votei e tenho um enorme desgosto por ter desperdiçado o voto.
Excluir1989 - 1º T - Mário Covas 2º T - Nulo
1994 - 1º T - FHC
1998 - 1º T - Ciro Gomes
2002 - 1º T - Lula 2º T - Lula
2006 - 1º T - Cristóvão Buarque 2º T - Lula
2010 - 1º T - Dilma 2º T - Dilma
2014 - 1º T - Aécio Neves 2º T - Aécio Neves
2018 - 1º T - João Amoedo 2º T - Nulo
2022 - 1º T - Felipe D'Ávila 2º T - Nulo
OBS. Desde 2018 volto integralmente nos candidatos do Partido Novo, Presidente, Senado, Dep. Federal e Dep. Estadual - Prefeito e Vereadores. Ainda não consegui eleger nenhum dos candidatos em que votei até agora.
Voto no Partido Novo, pois o mesmo é atualmente o único que sua filosofia de governo se encaixa exatamente com o que penso do como um partido deve ser governado e como os políticos devem atuar na política.
Lino, desculpe, mas não há nada mais velho que o Novo. Pseudo-empeendedores-empresários dizendo que são a solução para os problemas da política quando querem apenas facilidade para explorar ainda mais os que precisam.
ExcluirJoão Amoedo é mais um oportunista. Sua cara fuinha não deixa dúvida. É um Dória piorado.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHelio, de 1989 pra cá foram dezenas de votos nos mais variados candidatos.
ResponderExcluirVotei no Afif Domingos no 1° turno. No 2° em Lula. Só repeti o voto no "sapo-barbudo" em 2005 e agora novamente, pois o Bozo nem pensar. Votei também no Serra e em Ciro Gomes em algum momento.
César Maia e Paes, foram alguns dos meus votos municipais/estaduais... e tenho sido fiel ao Chico Alencar. Os demais, como alguns disseram, no "menos pior", dependendo da eleição.
No FHC em 1994, pelo Plano Real.
ExcluirRESPOSTAS:
ResponderExcluirFOTO 1 = rua Salvador de Sá, esquina com Frei Caneca. À esquerda, está a Frei Caneca e à direita está a Salvador de Sá. Tudo foi demolido.
FOTO 2 = Trata-se da Rua Fernando Osório, no Flamengo. Segundo o Decourt, "ao ir aos arquivos da SMU atestei que a Fernando Osório foi aberta no terreno de um imóvel só, o antigo número 81 da rua Marques de Abrantes sendo a rua alinhada pelo PA 1812/26, e em 1934 seu último lote, à esquerda, sofreu um recuo de testada de aproximadamente meio metro. Na planta era omitido se o lote estava vendido ou edificado, ao contrário dos outros, sendo possivelmente a ruína que vemos na foto acima. Em 1942, depois de malograr no prolongamento da Rua Tucumã até a Rua Marques de Abrantes, a PDF através de seu PA 3721/42 decidiu modificar a Rua Fernando Osório, tirando dela o status de rua sem saída, eliminando o "cul-de- sac" , mas para isso eram necessárias desapropriações, notadamente do número 128 da Rua Senador Vergueiro, mas entre a determinação do PA e a efetivação deste, um edifício de apartamentos foi construído no local, respeitando a linha de fachada futura, ou então apenas o Plano Agache, sendo o prédio recuado da via e descolado da divisa."
Após ler este comentário do Decourt, consultei o livro do Paulo Berger, que informa que a Rua Fernando Osório começa na Rua Marquês de Abrantes nº 82 e termina na Rua Senador Vergueiro nº 124. Dec. 2290 de 18/11/1930, e 14317 de 13/02/1959.
FOTO 3 = Rua Raul Barroso, no Lins de Vasconcelos. Já não lembro bem, mas acho que a foto é da mãe do amigo João Carlos.
FOTO 4 = Botafogo, vista a partir do Morro de Dona Marta. Enviada pelo GMA, identifiquei a foto por reconhecer a estrutura do Colégio Santo Inácio.
Olhando a posição dos prédios no Google Street View, a foto número 2 parece estar espelhada.
ExcluirO local da foto 3 está bem diferente. Ao fundo aparece a "então estrada" Grajaú-Jacarépaguá e a Dona Romana. O padrão social da região decaiu bastante. Na foto não se vê nenhum barraco. Atualmente as favelas do Lins acobertam cerca de 300 "roubadores cadastrados".
ResponderExcluirHoje eu dei uma de Vasco, ficando bem próximo da lanterna... rsrsrs
ResponderExcluirNa qualidade de botafoguense que vive situação oposta, sinto um alívio ...
ExcluirPor falar em futebol, fiquei sabendo agora da primeira convocação do Diniz.
ResponderExcluirSeleção brasileira com ibope diminuindo cada vez mais.
A mentalidade brasileira na Inglaterra aparece quando um milionário como o Lucas Paquetá ainda se mete nas apostas esportivas para ganhar mais uns trocados.
ResponderExcluirA ser verdade merece uma punição exemplar.
Lembrava da história acerca da foto 2, só confundi o bairro. Mas era zona sul mesmo... A foto 1 errei "por pouco", considerando Largo do CACO próximo à Frei Caneca...
ResponderExcluir