Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

ALTO DA BOA VISTA


Em 23/04/2009 esta fotografia foi publicada no "Saudades do Rio" e teve os comentários abaixo. Achei interessante revê-los 16 anos depois. É curioso observar o quanto se escreveu a partir da foto de dois automóveis se cruzando no Alto da Boa Vista.

Em 23/04/2009, às 07:01:29, Lavra disse:
A identificação dos carros terá mesmo que ficar a cargo de um especialista. Talvez ele diga que é um Hudson com uma caminhonete Dodge passando atrás.

O Alto da Boa Vista, nessa época era um lugar de moradia de pessoas de bom gosto, que sabiam aproveitar a natureza. Moravam em palacetes. À medida que o tempo foi passando, após as pessoas de má índole terem se multiplicado e tomado conta da cidade, os palacetes foram desvalorizando e virando casas de festa. Em seguida, nem isso, porque frequentar festas, nesse lugar, tornou-se perigoso também. Hoje, visitamos esse lugar lindo, apenas com a imaginação e com ajuda de fotos como essa, que é muito bem escolhida. 


Em 23/04/2009, às 07:29:09, Menezes disse:

Quando aqui cheguei em 1956, nos instalamos na Usina da Tijuca que para mim, acostumado ao sertão nordestino, foi um paraíso. Clima ótimo, pássaros cantando pela manhã e um cheiro de fumo no ar - a fábrica Souza Cruz de cigarros era pertinho. O cheiro não incomodava pois não era de fumaça mas sim de fumo curtido. Mas o bom mesmo era que nos finais de semana meu pai nos levava no bonde "Alto da Boa Vista" até este local da foto. Lembro-me bem. Minha mãe trazia uma toalha, comida, doces, etc e ficava-mos até o final da tarde brincando. Tudo sem MEDO...Pela foto o local pouco mudou a não ser a retirada do bonde. O bonde hoje é outro - bandidos que fazem arrastão no local. Não passo por aí a algum tempo - por medo - mas a última vez que estive no local as palmeiras ainda estavam lá assim como as arvores de pau-ferro.
É uma pena que não se possa mais usufruir deste lugar pois a violência na região é muito grande. 


Em 23/04/2009, às 08:14:37, Plinio disse:
O Menezes tem muita razão no seu comentário seja pelo dia lindo (são privilegiados os que podem desfrutar deste feriado em pleno outono carioca, uma das melhores estações do ano no Rio, com uma luminosidade absolutamente indescritível), seja pelo risco de frequentar parques fantásticos da cidade (recentemente fiquei apavorado ao passear pela deserta Estrada das Canoas. Ali, com amigos de fora, parei no viaduto Bertha Leithic e me senti ameaçado por figuras estranhas que chegaram).
Como o Lavra bem observou as magníficas mansões do Alto estão se tornando elefantes brancos pois já ninguém quer ir nas festas que lá se realizam com medo dos assaltos no trajeto. E a incapacidade da polícia em dar segurança no ir e vir é patente.


Em 23/04/2009, às 08:51:31, Menezes disse:

Plinio, você realmente tem razão amigo. Esta época no Rio de Janeiro é fantástica. É acordar cedo para se viver com este incrível ceu azul e o ar frio matinal, senão...só o ano que vem... Me parece que esta foto do "Saudade do Rio" fala também nesta luminosidade. Repare o brilho do carrão que desce a estrada?


Em 23/04/2009, às 09:35:59, Passante ( o verdadeiro ) disse:
Pessoas de má indole? Pessoas de bom gosto? Sabiam aproveitar a natureza?
Aonde riqueza é sinal de bom gosto? Quando o governo não funciona e os politicos e a policia e os ladrões são todos iguais e os ricos usam de sua influência para roubar também o que voces querem mais?
Ninguém é pobre por que quer!!!!
Má índole não é sinônimo de pobreza.
Passei.....


Em 23/04/2009, às 09:47:15, Marcelo Almirante disse:
O Rio de janeiro por ser tão belo, atraiu muita gente que não presta, a verdade é essa. Os sertões do Brasil vazios e a massa iludida se acotovelando em favelas junto ao belo balneário poluído.


Em 23/04/2009, às 10:06:44, Passante ( o verdadeiro ) disse:
O comentário acima mostra o quanto esse senhor é racista e desinformado.
A poluição do balneário nada tem a ver com má índole ou com pessoas vindas dos sertões!!! Sera que cocô de descendentes ibéricos não polui??A poluição é culpa da má administração da cidade e seus dirigentes ibéricos descendentes!!!!!!!!

Francamente.


Em 23/04/2009, às 10:36:58, JBAN disse:

Não existe isso de "aumentou o número de pessoas de má indole". O que existe hoje é descontrole, bandidagem e vagabundagem pura e simples.
Desde que o homem saiu das cavernas existem pessoas boas e ruim. Aliás, foi provado que até entre os grandes macacos existem perfis psicológicos muito similares aos humanos, assim como liderança, submissão, exploração, dissimulação, roubo , etc... Em nossa sociedade moderna, inchada, super-acelerada e irracionalmente consumista todos essses aspectos negativos tomaram um aspecto superlativo. O aumento da tensão e violência é uma epidemia que se espalhou por todo o mundo. Na minha opinião tem a ver com o aumento desenfreado das populações e a falta de recursos e espaço para todos. Tem gente demais.

Que o mau-gosto impera hoje em dia, isso é a pura verdade. Ele é mais flagrante nas faixas socio-econômicas mais baixas, mas igualmente campeia nas classes média e alta. É um verdadeiro show de horrores. Quanto à educação, nem se fala.
Aqui faço uma distinção entre educação e cultura. São coisas distintas, que deveriam andar juntas, mas caso isso seja impossivel (ainda mais nos dias de hoje), que pelo menos sobreviva a primeira.

Neste ponto estou de acordo com o Passante,embora com tintas menos carregadas.

Quanto ao Alto da Boa Vista. continua belo e muito freqüentado. Vamos deixar de ser medrosos. Claro que há perigos, mas é uma questão de quando e como chegar lá. O que não dá é para ficar morrento de medo e trancado em casa. Isso é reagir exageradamente ao problema. Claro que descer do Alto de madrugada é perigoso,mas subir num feriado pela manhã, desfrutar do Parque Nacional e descer para o almoço em algum bom restaurante em Santa Teresa é um Programaço !

Recomendo.


Em 23/04/2009, às 11:16:04, Victor disse:
Passante,

O senhor está dando conotação de cor a problemas de criminalidade? Culpando os ibéricos pelas mazelas da cidade? Racismo é crime.


Em 23/04/2009, às 11:21:23, RENATO disse:

Dependendo de qual parte do Alto, o perigo ronda 24 hs por dia.

Marcelo Almirante,

Foram as belezas, o estilo de vida e a riqueza mostrada nas novelas global que corroborou para tudo com que você escreveu acima. Seu comentário de tão exato causa perplexidade em quem cultua a pobreza e miséria no afã de ser politicamente correto. E há quem goste, um belo exemplo são os nossos cineastas, assistir a um filme nacional é sinônimo de depressão em quinto grau! os psicanalistas e psiquiatras adoraram a retomada do cinema nacional. É só miséria, violência, prostituição e avacalhação. Fazem isso com o discurso de que essa fita tentará alertar as autoridades para o flagelo nacional. Rá-rá-rá. Este é o único país do mundo onde tocar nas feridas é motivo para comoção e perplexidade nacional. Criaram o tal do politicamente correto, com pena inafiançável, belíssima mordaça para encobrir as nossas verdades. Nova Iorque se curou através da política tolerância zero, aqui isso nunca acontecerá, e os politicamente corretos, sanguessugas do sistema, permitirão?
Hoje em dia até dar um bom dia no elevador deve ser pensado duas vezes. Eu culpo os políticos por tudo de ruim que acontece na nossa cidade e no nosso país, mas não há como negar, o povo é aquilo que ali está, é a sua cara. Pesquisa recente mostrou que 79% da população aprovam o nepotismo, ai vão reclamar dos que lá estão e o praticam? É contraditório. Para mim valeria a lei, traficou, estuprou e matou morre sem julgamento, nos julgamentos o cretino sempre sai no lucro! roubou vai pra campos de trabalhos forçados. Mas com a filosofia de encarar a vida deste povo que forma a terra brasilis, seria mais uma excelente oportunidade para se corromper. Isso aqui não tem jeito não!!!!
Políticos calhordas sempre existiram no entanto as cidades eram espetaculares, inchou F****!!!!!!
Cobras quando se multiplicam desordenadamente, umas come as outras.
Ah, em tempo, já existia gente ruim dentro das cavernas, só se espalharam


Em 23/04/2009, às 11:23:36, RENATO disse:

umas comem as outras


Em 23/04/2009, às 11:26:10, NALU disse:
Esse era o caminho que eu percorria no período em que fui interna no Sacré-Coeur de Jésus. Antes que a patrulha venha me atribuir ou à minha família alguns adjetivos como os que li acima, aviso que descendo de gente honesta e de boa formação. Fui aluna do Sacré-Coeur, sim. (Tanto do Morro da Graça quanto do Alto da Boa Vista).
Esse trajeto era percorrido nas saídas aos fins de semana e na volta (ai, ai) às segundas-feiras. Não passo por ali há anos, mas sempre vou lembrar da beleza, do ar frio fininho, da alegria de se estar no meio de uma natureza tão exuberante, mesmo nos dias de mau tempo. Ao contrário de atemorizar, a floresta podia ser percebida como protetora, lugar de sombra e água fresca, literalmente!


Em 23/04/2009, às 12:00:17, Dono do Hudson disse:
Passante, viu o que vc. fêz?
Estragou meu passeio.


Em 23/04/2009, às 12:00:22, Nilton disse:

Senhores,
fica muito difícil tentar colocar as coisas de maneira tão simplória tentando achar um ou outro fator como sendo o culpado por tudo de ruim que aí está, pois esse é resultado de tudo que já foi dito, com ou sem hierarquia nas mazelas. Porém, minha tese é de que a solução, essa sim, pode ser unificada em uma única ação e o nome dela é...

E D U C A Ç Ã O !!!!!!!!


Em 23/04/2009, às 12:06:12, Passante ( o verdadeiro ) disse:
Alo Victor
Os comentários do JBAN e do Renato esclarecem um pouco a dialética e é incoerente se dizer que a culpa é de nordestinos ou emigrantes de outros países.
Mas que a maior parte os políticos são de origem ibérica não há dúvida.
E isso não é racismo não como voce colocou mas da maneira que o almirante colocou é racismo sim coisa que ele sempre deixa nos comentários se voce frequenta a anos por aqui deve saber disso.
O Nilton bem disse EDUCAçÃO
Quanto a foto é uma pena que as pessoas hoje não podem frequentar esse recanto da cidade com tranquilidade e o proprietário do Hudson passear tranquilamente.


Em 23/04/2009, às 12:25:05, Menezes disse:
Aproveitando o que diz o comentário do JBAN concluo que está perigoso também ficar trancado em casa.


Em 23/04/2009, às 12:55:19, Cacique Uirapuri disse:
Pois é Nilton, a educação é fundamental e vem de berço. Muita gente não teve berço, e sim chiqueiro.


Em 23/04/2009, às 13:03:02, Marcelo Almirante disse:
Não ponham palavras em minha boca, pois em nenhum momento falei em raça, e sim em cultura, o que é fundamental para se construir uma cidade. Questão de arte de viver.


Em 23/04/2009, às 13:09:45, Rouen disse:
Este carro não é , como todos pensam um Hudson Hornet 1951, é o artista 'Doc' do Filme Cars.
______________________________________________________________

Em 23/04/2009, às 13:18:15, Beatrice Portinari disse:

A utilização da expressão "gente que não presta", me causa calafrios. Jesus Christ!


Em 23/04/2009, às 13:54:03, BELLETTI disse:
Penso que o feriado deixou todo mundo com baixo astral.Diante do fato, só apelando para pé de pato, mangalô ,3 x ...


Em 23/04/2009, às 14:43:05, Cacique Uirapurú irmão do Uirapuri. disse:

Só pagelança resolve o problema acima.


Em 23/04/2009, às 15:26:33, Joel Almeida disse:
Muito frequentei o Alto da Boa Vista, levado por meus pais, sempre de bonde... Ocorre é que o local, devido á proximidade de favelas, tornou-se de alto risco. Triste o fim dos bondes ali, graças ao $r Carlo$ Lacerda, que tinha muita$ razõe$ para "exterminar" os bondes e tudo que rodasse sobre trilhos...Alguém lembra do Bar das Pombas, na Usina? Bons tempos em que a Tijuca não sofria com o câncer chamado favela...


Em 23/04/2009, às 15:37:21, RENATO disse:

Educação = Família (patter et matter)

Instrução = Escola

Esse papo de que educação resolve tudo é pura balela. Tinha colegas em todas as fases de estudante que eram: instruidíssimos, cultos, letrados, viajados mas que eram verdadeiros cavalos no que diz respeito a relacionamento social e cidadania. Educação quem dá é o papai e a mamãe, escola ensina calcular, escrever e pensar de forma lógica. Esta estória de empurrar pra Tia Maricota a educação de nossos filhos mostra a cara de pau dessa sociedade capenga que é a nossa. Se o filho se tornar marginal e a filhinha virar comidinha de bandido, a culpa é da escola que não educa. Pois sim! Fácil né?

A Europa é dita civilizada embora hoje em dia não seja mais tanto assim, porque os pais educavam os filhos ensinando o que é certo separando do errado e se errassem sabendo o que era errado, tomavam uma porrada no meio do comedor de lavagem que o sangue espirrava longe. Funcionava... fulaninho colocava a viola no saco e baixava a crista bonitinho... ai inventaram a tal da psicologia moderna, da liberdade total a qualquer custo e dá no que está dando...

Esse papo de educação como prioridade é lorota de político e ou de pseudo intelectual.. Basta ver aquele programa SuperNany, no qual sabemos ser tudo uma grande encenação, há um roteiro, é editado mas curiosamente é que sempre e sempre quem tem de ser disciplinado são os pais e não os filhos. E quem educa quem? isso é um processo contínuo se não tem para dar como outro poderá receber? E cá pra nós o brasileiro é bem abusadinho viu! esse complexo de sinhôzinho e de escravizado não acaba nunca e essa droga não sai da estaca zero.

Além do que escola hoje em dia deseduca... e o ciclo roda....


Em 23/04/2009, às 15:57:04, Denise disse:
Acabo de chegar de uma ótima caminhada pela Estrada das Paineiras. Recomendo, em dias movimentados, claro! Muitas famílias, ciclistas, gente correndo.


Em 23/04/2009, às 16:01:38, Mario Ribeiro disse:

Caro RENATO,

O termo Educação foi usada pelos comentaristas em seu significado mais amplo e não referia-se apenas à educação acadêmica.
Acho que isso está muito claro e que você está querendo fazer polêmica, o que é natural.


Em 23/04/2009, às 16:19:33, Nunes disse:
Sem aumentar a celeuma, o fato é que o banditismo é desprezível, assim como a falta de educação básica. Outrora, quem não a possuía de berço encontrava-a nos livros. Hoje todos usam a lengalenga dos desfavorecidos para ocultar os defeitos de caráter e as doenças da vontade. Com algum esforço, as pessoas poderiam ressuscitar o civismo. Gentileza gera gentileza...


Em 23/04/2009, às 16:21:20, Maratonista disse:

Denise, você recomenda em dias NÃO movimentados?


Em 23/04/2009, às 16:47:54, Nilton disse:
Caro Sr. RENATO,

Nada do que foi dito invalida a tese de que a educação ainda é o melhor caminho, até porque, faz parte da educação a orientação familiar como bem disse o Mario Ribeiro.
Ocorre que, na situação em que chegamos, a regra é que ou essa família simplesmente não existe como tal ou não tem a menor condição de ensinar qualquer coisa de bom, já que o que se vê é que a criança fica largada pelas ruas enquanto o pai está envolvido com o "movimento" e a mãe (popozuda) não abre mão do baile funk. Aliás, diga-se de passagem que o "comedor de lagagem" do europeuzinho também vai sofrer bastante se o dito se recusar a ir à escola.

Tenho que discordar frontalmente quando diz que a educação é prioridade dos políticos, porque é exatamente aí que reside o problema, e se hoje a esola deseduca é fácil se imaginar quem se beneficia disso. É só lebrarmos dos Clodovil, Frank Aguiar, e qualquer outro artista, radialista, jogador e figuras populares que se elegeram porque nosso povo não sabe sequer a diferença entre um vereador e um senador, muito menos suas funções. O resultado disso são as nossas leis populistas, sempre boazinhas que abrem as brechas para qualquer bom advogado por elas enveredar levando pelas mãos os clientes mais abastados, sem falar no famigerado Estatuto do Menor, tido como um "avanço" e que entre outros absurdos permite que o menor tenha o "direito" de ir a escola se bem entender. Pronto está garantida a reeleição.

Em tempo, duvido que qualquer família de bem, incluindo a sua tenha abdicado da educação (ou se prefeir da instrução) escolar.


Em 23/04/2009, às 16:53:51, Evelyn disse:

Concordo com quem falou que o dia hoje no Rio está lindo, como há tempos não se via,talvez o mais bonito do ano até agora, com o fim do verão a tendência é essa, céu azul anil e não aquele pálido do verão, de tão quente que estava, e temperaturas bem mais suportáveis de dia, e noites mais frescas.

E já que cada um diz aonde foi dar uma caminhada hoje( falaram em Floresta da Tijuca e Paineiras), fui no Aterro desde até depois da Pirâmide Estácio de Sá, um visual muito bonito e recomendo, pessoas caminhando, famílias, ciclistas.

RENATO lembrou 3 expressões raras hoje, o "rá rá rá", a lorota e a Tia Maricota.

Acho que você tem razão em bastante coisa, mas por que tem um sangue espirrando recidivante em suas crônicas?

E agora aqui é frequentado por famílias, o Uirapurú, irmão do Uirapuri e os primos Mario Ribeiro e Gilberto Cardoso, será que virá o outro primo Fadel Fadel? ))

Quanto à base, acredito que o que era tripé, saúde-educação-emprego, hoje pode ser quadrilátero, acrescidos de LIMITES.

Não há uma causa única, é multifatorial, e por isso mesmo tão complexo.

Essa semana, indo ao Rio Design Center Leblon, deparo-me com uma madame com seu cachorrinho sentado...no sofá da loja que outro cliente irá sentar-se quando a mesma sair, o que é isso??

Ela faz, a dona permite e por aí vai.


Em 23/04/2009, às 17:52:07, CRÍTICO DO BRASIL disse:
Como podemos ter uma sociedade ordeira com corrupção desenfreada e sem lei. Quando dois juízes do Supremo batem boca igual lavadeiras de beira de rio, conclui-se que não temos mais segurança. Nem física, nem jurídica.


Em 23/04/2009, às 18:09:49, As preparada disse:
É isso mermo tio Renato, escola pra que ? eu ensino tudo pros meus guris, a maior de 14 anos já tá buchuda do chefão das parada e o menó tá fazendo biscate de aviãozinho mas já tá cantarolando um pagode que é uma beleza.


Em 23/04/2009, às 18:16:26, Cacique Uirapuri disse:
Ainda bem que no Brasil não existe relação entre o crime organizado e o executivo, sem contar o STJ.


Em 23/04/2009, às 18:44:43, Helio Ribeiro disse:

Versos da época de D.João VI:
"Quem furta pouco é ladrão
Quem furta muito é barão
Quem furta mais e esconde
Passa de barão a visconde".

Já notaram quantas ruas e praças existem no Rio com nome de "Barão" ou "Visconde" de sei-lá-o-quê?
Em 600 anos, Portugal teve 16 marqueses, 26 condes, 8 viscondes e 4 barões. Em 13 anos no Brasil, D.João VI criou 28 marqueses, 8 condes, 16 viscondes e 4 barões. Em Portugal, para se fazer um conde eram necessários 500 anos; no Brasil, 500 contos.


Em 23/04/2009, às 18:58:15, Pgomes disse:

Todos sabem onde estão os problemas, as mazelas e as causas de tanta violência. Qual será o verdadeiro interesse dos políticos em não dar conta disso? Só dinheiro?
Tem gente demais nascendo, principalmente nas classes mais baixas, e os recursos, tantos naturais ,como financeiros são poucos.
Tem que haver controle por mais cruel que possa parecer. E quanto a violência, é tolerância zero mesmo, pena que quem devia aplicar esse método também não passaria impune.
E o Alto da Boa Vista é lindo, e precisa volter a pertencer a população de bem da cidade.


Em 23/04/2009, às 19:06:41, Evelyn disse:
Chama-se "ECA" e não deve ser à toa, apesar de fazer pensar ser Estatuto da Criança e do Adolescente.

O então juiz de menores Alyrio Cavalieri tem uma qualidade fundamental, SENSIBILIDADE, tenho até hoje guardado um poema de sua autoria, lido pelo mesmo numa palestra há muitos anos.


Em 23/04/2009, às 19:11:27, Marcelo ZS (fake) disse:
Imagina se não fosse feriado o que não estaria acontecendo por aqui.
Tanta besteira por nada só os pobres são culpados das mazelas do RJ e a sociedade continua mesquinha e egoista como sempre vendo novelas e tv a cabo .E se acham cultos só com isso faz lembrar a máxima brasileiro é rico com tão pouco coitadinho.


Em 23/04/2009, às 19:23:18, Visconde de Sabugosa disse:
Eu juro que nunca furtei nada.


Em 23/04/2009, às 19:30:02, Marquês de Rabicó disse:

Eu também não.


Em 23/04/2009, às 19:54:59, Laerte disse:
Será que a 50 anos passados, o digníssimo autor do registro de belos veículos em sentido contrário no Alto imaginava causar tanta celeuma? E que o tema seria Educação? Mas a peleja até que está interessante... A foto é muito legal!!!


Em 23/04/2009, às 20:09:46, Wagner Bahia disse:

A má distribuição de renda regional foi a grande causadora do êxodo para o Rio, assim como para São Paulo.

É mister para a formação de uma grande sociedade olharmos tudo de forma macro; a sociedade como um todo. O Brasil é heterogêneo em raça e cultura e existe além das fronteiras do túnel Rebouças ou da Av Brasil.

O mais triste de tudo, no entanto, é depararmos com pessoas que se dizem tão civilizadas e "modernas"; cujas opiniões, contudo, são tão fascistas e reacionárias...


Em 23/04/2009, às 20:37:23, Dono do Hudson disse:
Resolvi fazer o passeio assim mesmo. Foi ótimo! Perderam!
Tenho que ir rápido buscar água pro carrão. Ferveu.


Em 23/04/2009, às 21:03:14, Mecânico de plantão disse:
O Hudson ferveu mesmo na descida ? Vende logo !


Em 23/04/2009, às 21:09:56, Marcelo Almirante disse:
Também sou vítima da má distribuição de renda, pois se não trabalho não como. O que me parece justo, pois querer ganhar em cima do trabalho dos outros é muito fácil.


Em 23/04/2009, às 21:39:05, Evelyn disse:

Vocês estão parecendo igual à discussão de "Vossas Excelências", mostrada agora no telejornal.

Wagner,

Gostei do "Mister"

Em 23/04/2009, às 21:40:30, Nilton disse:

Impressionante. Dezenas de comentários, inspirados em uma foto onde a única coisa que se vê são 2 automóveis se cruzando (sem duplo sentido).

Tanta imaginação daria uma bela tese de mestrado em psicologia.


Em 23/04/2009, às 21:47:00, Corregedor gramatical disse:
Sra. Evelyn,

A discussão á que a Sra. se referiu não foi "de Vossas Excelências", mas sim "de Suas Excelências".


Em 23/04/2009, às 22:03:30, Barão de Japerí disse:
Pois aqui, com o ponto de vista nos limites dessa grande aglomeração urbana que é a RMRJ, só posso tecer um comentário. Cada povo "dá do que tem".

O que se passa na cidade já era previsto há décadas. Se deixarem o mesmo vai se passar com Paris, Londres, Roma, Madrid, etc.

Mas lá existe barreira social e controle urbano, coisa que nunca ouvi falr no Rio de Janeiro.


Em 23/04/2009, às 22:05:46, Evelyn disse:

Data venia, o senhor neste quesito dos pronomes possessivos está correto.

No quesito "á" devo informá-lo que melhor ficaria "à".

Assim como o pronome reflexivo "se" deveria vir após o verbo.

Logo, meu nobre corregedor, sua sentença seria:

A discussão À que a senhora referiu-se...


Em 23/04/2009, às 22:11:51, Evelyn disse:

Barão,

O que seria RMRJ?

Uma ressonância magnética da cidade?


Em 23/04/2009, às 22:26:28, Corregedor gramatical disse:
Sra. Evelyn,
É óbvio, para não dizer obrigatório, que estou correto, ocorre que falhas ao teclar podem ocorrer como no caso, ao pressionar a tecla shift, Não se confunda erros de digitação com erros gramaticais, até porque não existe no nosso idolatrado idioma a forma "á". Quanto à expressão "A discussão à que a senhora referiu-se" representa tão crasso erro que nunca irá ler ou ouvir de minha parte tamanho descalabro.
Só para complementar, ficou muito feio a sua expressão "vocês estão parecendo igual à..", que além de apresentar uma desagradável cacofonia também redunda (vale o trocadilho) em um ilustrativo pleonasmo.


Em 23/04/2009, às 22:37:42, Barão de Japeri disse:
RMRJ - Região Metropolitana do Rio de Janeiro.


Em 23/04/2009, às 23:12:12, Evelyn disse:

Sr. Corregedor Gramatical

Obrigatoriamente certo? Quanta humildade!

Quanto às suas críticas, foi revisto e nada encontrado, a palavra discussão não caracteriza nenhuma cacofonia, se é a ela que sua pessoa fez menção.

Quanto ao pleonasmo "parecendo igual", isto é aceito, para dar ênfase a uma idéia, não merecendo condenação como tentou fazer.

Seja mais flexível, aceite a idéia de não estar sempre certo, até porque sempre e nunca não se usam.

Já dizia um antigo professor:

"Dans la médicine, dans l'amour

N'est parlez jamais, n´est parlaiz toujours"

Bonne Nuit

Franchement


Em 23/04/2009, às 23:14:17, Passante disse:

FEBEAPÁ


Em 23/04/2009, às 23:23:07, Miguel Pereira disse:
Quem será o corretor ortográfico ?


Em 23/04/2009, às 23:31:18, Corregedor gramatical disse:
Caríssima Sra. Evelyn,
Sugiro a V.S., que desista de tentar redarguir minhas colocações, pois a cada um desses intentos incorre em mais um erro. Em seu comentário anterior já tinha denominado as expressões Vossa Excelência e Sua Excelência de pronomes possessivos, quando na verdade se tratam de Formas de tratamento, não havendo nenhum sentido de posse nas partículas "Vossa" e "Sua".

Neste, insiste no pleonasmo, o qual mesmo que aceito, tal qual uma licença poética (?), ao menos deveria ser: "voces estão parecendo iguais....) e nunca voceS estão parecendo iguaL, como foi escrito e onde está a cacofonia.
Sobre a obrigatoriadade, esta é imposta pela condição do personagem de corregedor, atrás do qual existe, é claro, uma pessoa normal, e essa sim disposta a receber e até agradecer a qualquer correção que lhe seja feita (o que no caso ainda não ocorreu), e à qual, repito, sugiro que siga o exemplo, aceitando as correções e não tentar se defender, fazendo, como disse o poeta Bocage, a emenda ficar pior que o soneto.

Concordo que na medicina e no amor não existem nem sempre nem nunca mas, a menos que eu esteja delirando, nossa conversa não se encontra em nenhum desses campos, ao menos no primeiro eu posso garantir. (desculpe mas não podia deixar passar a oportunidade do gracejo)..


Em 23/04/2009, às 23:42:17, Observador de Comentários disse:
O francês da Evelyn deixa muito a desejar.


Em 24/04/2009, às 00:22:54, Evelyn disse:

Sr. Corregedor Gramatical,

Aceito as correções quando elas procedem e feitas de forma amigável; reconheço e procuro aprender com elas.

Demonstrei isso ao dizer na primeira réplica que sua pessoa tinha razão ao dizer que o tratamento utilizado no telejornal foi de "Sua Excelência"

Assim como concordo que não são pronomes possessivos, uma vez que a "Excelência" não é minha, tampouco sua.

Porém creio que nem tudo que falei em réplicas e tréplicas estivesse de todo errado, logo dizer que até agora não ocorreu nenhuma correção merece ser visto com maior grau de acurância e humildade por sua pessoa, será que não?

Quanto a ser uma pessoa normal, não sei se está tão claro assim, criticar atrás de nicks/personagens é fácil, que tal mostrar-se e assumir a verdadeira personalidade?

A crítica é válida, desde que feita com ternura, menos rigidez e maior flexibilidade, quando a intenção é fazer o outro aprender, crescer e adquirir conhecimentos e não para medir quem sabe mais ou quem está a frente do placar, como parece ser sua intenção.

Vou confirmar se o acento circunflexo de você e vocês foi abolido com a nova reforma ortográfica, conforme o corregedor escreveu em seu pronuncimaneto




Em 24/04/2009, às 00:26:51, Evelyn disse:


Obs de Comentários,

Realmente não domino a língua, tentei o melhor que podia, auxiliada por um dicionário, tentarei aperfeiçoar da próxima vez; o senhor, que parece saber, uma vez que disse que deixou a desejar, poderia dizer então a grafia correta das palavras?

Agradeço a atenção.


Em 24/04/2009, às 03:16:10, Passante ( o verdadeiro ) disse:
Ficou comprovado uma imagem vale por mil palavras para essa foto conceptual mais Hopper impossível.


Em 24/04/2009, às 03:51:00, Dúbio disse:
O Rio de janeiro está nas mãos de bandidos e funkeiros... Os políticos tem constantemente analisado o fato... O cidadão comum nada pode fazer contra estes parasitas e ladrões...


Em 27/04/2009, às 00:08:49, Augusto Chagas | e-mail disse:
alguns aí estão tranformando a tranquilidade da foto em uma praça de guerra! Vamos comentar o bem que a fotografia causa em nossas lembranças e deixemos o hoje no esquecimento enquanto fotologamos. Morei na usina e fui escoteiro do montanha clube na década de 60. Tudo tinha um colorido diferente.
Felicidade a todos! 

10 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Algumas coisas mudam e outras não. Continuam tentar justificar o injustificável. Apesar de todos os sinais.

    Interessante rever comentários de sumidos, como o PGomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: o Helio não liberou os comentários de ontem depois do resultado da rodada do concurso.

      Excluir
  2. Li todos os comentários. Realmente o blog tem história.
    Apenas uma foto com dois carros deu pano para mangas como se dizia.
    Obiscoito vai confirmar que é um Hudson?

    ResponderExcluir
  3. Desde aquela época, os que se escondem por trás de nicknames já causavam desconforto aos comentaristas, haja visto o embate da gentil Evelyn com os deselegantes Observador de Comentários e o Corregedor Gramatical, sem falar no tal do Passante, que também era bem chatinho....rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive uma "rusga" com a Evelyn quando eu comentei sobre o espancamento de cadáveres em rituais funerários judaicos. Ela se ofendeu.

      Excluir
  4. Não li o post, mas o mais importante é o aniversário hoje do nosso querido Luiz Darcy. Mais uma órbita, em pleno início de Primavera. Saúde e Alegrias! A vida presta!!! Mas tem que saber lidar com ela!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Parabéns, Luiz!!! Muita saúde e felicidades!!!

    Bom reler a postagem e a participação de antigos comentaristas.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se todos os chatos de 2009 são os mesmos de hoje, mas muitos comentários eram pertinentes, e em alguns casos a unanimidade era um fato.

    ResponderExcluir
  7. Em relação ao segundo comentário de 2009. O especialista disse sim. Parabéns ao gerente, primavera na primavera, aproveite o dia!

    ResponderExcluir
  8. Imperdoável passar e não deixar uma saudação ao gerente, que ainda aguenta algumas cadeiras voando esporadicamente no bar.

    Parabéns, Dr. D'!🍾

    ResponderExcluir