FOTO 1: grau de dificuldade baixo. Um determinado comentarista está proibido de responder...
FOTO 2: grau de dificuldade baixo. Nem apaguei o número do ônibus.
FOTO 3: grau de dificuldade bastante alto. Uma homenagem do SDR aos incansáveis Lulu&Dudu.
FOTO 4: também grau de dificuldade alto.
Olá, Dr. D'.
ResponderExcluirDesconfio qual comentarista está proibido de identificar a primeira foto. Mas para mim não adianta. Passo.
A segunda foto para mim é da praça Vereador Rocha Leão. As demais também passo...
A primeira foto é na rua Pompeu Loureiro, a segunda e a terceira ainda estou estudando, e a última é na rua Raul Cardoso no Engenho Novo.
ResponderExcluirSim, essa rua termina na Dona Romana. Eu acabei confundindo o "Cardoso com o Barroso". A Raul Cardoso começa na Barão do Bom Retiro, não tem saída, e é uma ladeira que termina no "paredão" da Auto Estrada Grajaú-Jacarepaguá.
ExcluirA foto mostra ao fundo a Grajaú-Jacarepaguá sem nenhum barraco. Atualmente faz parte do "Complexo do Lins", um enorme curral narco-eleitoral onde vivem cerca de trezentos "roubadores", segundo estatísticas de inteligência.
ExcluirEm tempo, as duas primeiras fotos são fichinha para o biscoito. Na primeira, fusca, Rural, gordini, DKW e outros veículos. Na segunda também os onipresentes fuscas.
ResponderExcluirFoto 3 - Oswaldo Cruz/Bento Ribeiro
ResponderExcluirFoto 4 - Campinho
Bom Dia! Não sei se o comentarista em impedimento sou eu. Então será a só 3 ,que é da minha área. O ônibus é da linha S-10 Méier-Maria da Graça, J.Monteiro Transportes Coletivos. Um Mercedes-Benz, só que ainda importado tinha o nome Daimler-Benz.. O escritório era na casa ao fundo e a garagem ao lado, não aparece na foto. Duas casas adiante morava o Sanfoneiro irmão de Luiz Gonzaga, O Zé Gonzaga, que por várias vezes vinha tocar sanfona em baixo da amendoeira que vemos ao fundo. A carroça de lixo era comandada pelo seu Ovídio. No outro lado de onde está a carroça, no prédio da esquina era uma torrefação de café que não consegui lembrar o nome.
ResponderExcluir1 - Copacabana, R. Pompeu Loureiro
ResponderExcluir2 - Praça Vereador Rocha Leão, na saída do túnel velho
3 - Eng, Novo, R. Raul Barroso
A senhora com o netinho está passando pelo Simca Chambord Tufão, de 65, enquanto o Gordini e o Fusca 61 rodam em sossego. Sossego? Estariam eles disputando um racha e o Fusquinha teria queimado a largada..?
ResponderExcluirO Hudson 52 saia e blusa já não tem mais fôlego para tais aventuras e muito menos o Dodge 46, lá no fim da sombra.
Na foto 2, outro Hudson, do lado da Kombi 61, com seus recém-lançados pisca-pisca de maminhas. Um Morris Oxford 50, escuro, entre Fuscas claros e um raro e desejável (por mim) Austin A-70 1948, ao lado do caminhão. Ele está sem as saias traseiras e perde muito de suas elegância natural. Vários Aero-Willys 2600 dar ar da graça e um velho Chevrolet 37 fecha o círculo de carros incomuns.
Belas fotos.
Foto 4: Rua Raul Barroso, na jurisdição do Sr. Helio.
ResponderExcluirBom dia Saudosistas. Cheguei tarde, todas aparentemente já foram identificadas, realmente as fotos 1 e 2 eram mais fáceis de identificar, já as fotos 3 e 4 bem mais difíceis. Na próxima sexta-feira vou abrir o computador mais cedo.
ResponderExcluirPompeu Loureiro com mão invertida em relação à atual, certo?
ResponderExcluirNos anos 60 a mão era invertida..
ExcluirRealmente os comentaristas do "Saudades do Rio" são uns craques.
ResponderExcluirFOTO 1: o comentarista que estava proibido era o GMA, pois viveu a infância nas vizinhanças.
A foto é mesmo da Pompeu Loureiro no trecho entre as ladeiras Santa Leocádia e Emilio Berla, perto da Rua Barão de Ipanema.
A mão de direção na época era sentido Corte do Cantagalo-Constante Ramos.
Curioso é que o Hudson à direita parece estar estacionado em sentido contrário à mão de direção.
Fiz o curso preparatório para a admissão ao ginásio em 1964 com uma professora que morava em uma vila na Pompeu Loureiro, então passei durante o ano quase que diariamente pela rua, mas não me recordo da mão invertida.
ExcluirBom, também lá se vão 58 anos ...
FOTO 2: Praça Vereador Rocha Leão em 1964. O homenageado é avô do Andre Decourt.
ResponderExcluirFOTO 3: Segundo a legenda do "Correio da Manhã" trata-se da Travessa Mendes da Silva, em Maria da Graça, no ano de 1959.
ResponderExcluirFOTO 4: Rua Raul Barroso, no Engenho Novo, em 1958.
ResponderExcluirPela imagem atual do Street View, continua quase que estritamente residencial, com muitas casas e um ou outro prédio baixo.
ExcluirAinda bem!
Por mim pode ser até na Bessarábia... Não faço idéia.
ResponderExcluirPrezados, de molho por conta de rotina de saúde, grande alegria estar no SDR. Só tem craque aqui. Parabéns a todos. Em relação a casa por trás do muro e do Gordini houve a maior grita quando de sua demolição, mas por isso preservaram grande arvore agora na calçada.
ResponderExcluirPronta e total recuperação, GMA.
ResponderExcluirConstata-se que até o início da década de 70 havia um desprezo na conservação dos subúrbios; faltava asfaltamento, calçadas decentes, serviços de varredura e capina, etc.
ResponderExcluirÉ impressionante a diferença da nitidez para ver detalhes essas fotos antigas do smartphone para o monitor de um computador normal ou notebook.
Wagner, o smartphone só quebra um galho. Ver em tela grande é outro patamar. Ainda mais que se vc clica sobre a foto ela aparece maior.
ExcluirO Todeschini do comentário das 12:16 não é o nome de uma fábrica de armários?
ResponderExcluirTem lógica: onde tem corda tem caçamba.
ExcluirSim.
ExcluirNa foto 4, brilhantemente descoberta pelo Joel, acrescento que a Raul Barroso começa na Dona Romana, atravessa a Verna Magalhães e termina sem saída. Aquele prédio amarelado ainda existe tal e qual, na esquina da Dona Romana. Em frente a ele, do outro lado da Dona Romana, havia uma loja de roupas que tinha máquina de banco 24 horas. A loja mudou de ramo e o banco 24 horas foi pro espaço. Aqui na área havia 5 estabelecimentos com tais máquinas; hoje, só dois.
ResponderExcluirEntre 1966 e 1972 tudo mudou. Nesse período a Rua Hermengarda foi ligada à Maria Antônia e daí à General Belegarde e à Marechal Rondon. Completou-se aí o eixo da Radial Oeste.
ExcluirO gerente hoje foi tão benevolente que nem entrei no Clouseau... Minha desconfiança a respeito do comentarista proibido na primeira foto estava infundada.
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