O prezado Jason Vogel fez, para uma edição de 2008 da Quatro Rodas, uma reportagem sobre os carros presidenciais. É o que veremos hoje aqui, colocando como data final a transferência da capital para Brasília.
Um Charron, Girardot & Voigt (C.G.V.) foi primeiro carro presidencial brasileiro, adquirido em 1907, no mandato de Affonso Pena.
Quando o governo de Arthur Bernardes chegou ao fim, em novembro de 1926, o carro oficial já era um Lincoln novinho em folha. Começava aí a tradição de usar automóveis Lincoln, que seria mantida por Washington Luís e Getúlio Vargas.
Vemos Getulio Vargas na Av. Pres. Antonio Carlos, quase no inicio da 1º de Março, em frente ao Palácio Tiradentes. O carro é um Cadillac Derham 1947. Ele usou o carro até 1952 quando foi substituído por uma Limousine Fleetwood até 1953, quando chegaram os Rolls Royce. Por pouco tempo, Gegê usou um Dodge Coronet 1950, que foi doado para as freiras de um colégio de São Paulo.
Vemos Getulio Vargas a bordo do Rolls-Royce Silver Wraith com carrocerias Mulliner.
O presidente JK no Rolls-Royce em desfile no estádio de São Januário em 1960.
Olá, Dr. D'.
ResponderExcluirA princípio ficarei acompanhando os comentários dos especialistas.
O Rolls-Royce presidencial sobreviveu por décadas.
ResponderExcluirBom Dia! Me parece que o carro usado por Juscelino ainda é o mesmo lá em Brasília.
ResponderExcluirBom dia Saudosistas. Vou aguardar o biscoito dar as especificações destes carros.
ResponderExcluirPara a próxima posse de Presidente, poderia ser usado um jumento, cabe bem a qualquer um dos dois que for eleito.
Alguns diriam que o jumento poderia ser dispensado para evitar maus tratos.
ExcluirPobre jumento ...
ExcluirE eu acabar sendo processado por ter sugerido isso, he he he
Excluir😃😃😃😃
ExcluirA entrada do Getúlio na rampa do Palácio Tiradentes é para a posse em janeiro de 1951. O dia de colocar o retrato do velho de volta ao mesmo lugar.
ResponderExcluirAchava que S. Januário era exclusividade dele.
Carros abertos para altas autoridades são um convite a atentados. Que o digam o arquiduque Francisco Ferdinando em 1914, em Sarajevo, e John Kennedy, em Dallas.
ResponderExcluirSe bem que agora a moda é usar drones. Não há como escapar.
Os primeiros carros tinham um formato estranho, mas alguns eram até simpáticos. Mas esse carro de 1907 é muito feio.
ResponderExcluirNa última foto, a ambulância do SAMDU era figurinha fácil nas ruas. Lembro-me bem delas. Mas não se usava a palavra "ambulância" e sim "assistência". A gente dizia: "Chama a assistência" ou "Lá vem a assistência".
ResponderExcluirAnônimo, não dá para colocar a marchinha aqui.
ResponderExcluirOs primeiros modelos de veículos automotivos eram cópias e também receberam os nomes dos veículos de tração animal da virada do século 19 para 20.
ResponderExcluirEsse da foto 1, ainda com aparência de "charrete", já tinha uma carroceria mais baixa, com maior estabilidade, invenção iniciada pela Daimler-Benz, num modelo que recebeu o nome de Mercedes.
Na foto 6 tem carros na fila para o Palácio Tiradentes que não foram identificados hoje.
O carro logo atrás do presidencial é um Hudson, ano 1951 a 53.
ExcluirAgora eles usam mais helicopteros para não se misturar com o povão. Vai que alguém grita algo que não gostam.
ResponderExcluir