Hoje me sinto (e me sento) no Clouseau, igual ao da foto 4 (apesar de este ser o 56).
Na foto 1, o ônibus Grajaú - Laranjeiras está parado em cima de um canteiro central de uma rua de paralelepípedos. Poderia ser a Engenheiro Richard, mas sem convicção.
Na foto 2, a rua está em processo de alargamento, pela posição dos postes, mas não me localizo.
Na foto 3, só identifico o Citroen (sem arriscar o modelo) e o Aero Willis (ou Simca - nunca acerto).
Na foto 4, além do bonde, a kombi. Chutaria Avenida Rodrigues Alves. Também sem convicção.
Aguardando o decorrer do dia e os comentários (e palpites) bem mais embasados.
Foto 1 - Não conheço o ônibus da foto. Com certeza alguém irá identificá-lo. Foto 3 - O Citroën é 11 Légère, pré-52 e o carro ao lado é um Ford 1957. O parachoques do Citroën está invertido, para melhor proteger a caixa de marchas, embora destruísse o estilo glamuroso do automóvel. Em 52, a fábrica adotou um parachoques retilíneo e os motoristas criativos ficaram sem ação. Na última foto, uma Kombi das primeiras e um táxi Chevrolet 51. Que tem protetores de choque sobre o parachoques. Devia ser uma obsessão...
O que causa dúvida na foto 2 é a linha singela de bonde. Mas por outro lado isso elimina várias ruas ruas. Em razão disso o local tem todas as características de ser a rua Teodoro da Silva em seu trecho final. Pela minha visão, os trilhos do bonde sairam da rua José Vicente e fora da foto à esquerda entrarão à direita na rua Alexandre Calaza.
Ainda sobre a foto 2, no poste com a placa, esta tem uma indicação que parece ser "58" ou "5S". O poste em primeiro plano tem uma pichação do Jânio, situando a foto em 1960.
O ônibus da foto 1 é um "REO Transit Bus", de fabricação norte-americana. Acima do para-brisas uma enorme área para a captação de ar fresco para o interior do veículo.
Não consigo ter ideia dos locais. O estranho ônibus recebeu retoques na foto e deixando a impressão de ser montagem, Aquela chaminé da foto 2 era típica em padarias dos tempos de forno à lenha, muito comuns na Z. Norte, mas presente também na Z. Sul.
Todos os comentários interessantes, as correções, tudo vai para meu arquivo de legenda das fotos. Se um dia tiver paciência vou juntar todas as fotos por local, com os textos. Seria uma fonte fantástica para os interessados no Rio antigo. Será que as novas gerações se interessariam? Acho difícil.
Acredito que sempre vai haver quem se interesse e "receba o bastão" para a próxima etapa da corrida, no formato que for possível. Afinal, nós velhinhos já fomos a nova geração também. Seu trabalho e persistência certamente darão frutos.
Como eu disse no meu comentário anterior sobre a foto 2, a linha singela de bonde é um fator determinante na identificação. Não há morros na foto, a rua é extensa e segue em linha reta, e os dois edifícios de apartamentos no centro da foto são idênticos aos que estão no local. No canto esquerdo da foto está a esquina da rua Luís Guimarães. Se a "identificação oficial" for outra será surpreendente.
RESPOSTAS: FOTO 1: Rua Engenheiro Richard, Grajaú. FOTO 2: Rua Teodoro da Silva, Vila Isabel. FOTO 3: Eu não sei onde é. A legenda do "Correio da Manhã" diz que é a Rua Tavares Lima, em 1959. Não sei onde fica. FOTO 4: Rua Olimpio de Melo, Benfica.
As chaminés que existiam na cidade como as das fábricas de tecidos, da UFE, etc, que a primeira vista pareciam iguais, tinham as suas particularidades no desenho e acabamento.
Não tinha como errar a foto 2! No prédio atrás do poste funciona atualmente uma padaria e o muro baixo colado à ela foi demolido e serve de estacionamento para clientes. Quase todos os prédios do lado direito da foto foram demolidos e atualmente existe um condomínio de apartamentos com frente para a Teodoro da Silva e também para a José Vicente. Como curiosidade essa foto mostra o local exato onde em 27 de Agosto de 1964 ocorreu o confronto entre Policiais Civis e o bandido Cara de Cavalo, no qual o Detetive Milton Le Coq foi baleado em circunstâncias confusas e acabou falecendo.
Boa noite Saudosistas. No maior corre-corre, as voltas com a mudança do meu filho, nora e os netos para a Itália, embarcam na terça-feira, só agora cheguei em casa. Não seria a R. Ministro Tavares Lima no Catete?
Bom Dia! O ônibus da foto 1 fez parte de uma frota que alguns vieram para a Viação Sta Helena fazer (uma linha experimental) como se dizia de uma linha nova na época. Méier - S. João de Meriti.
Todas as fotos parecem ser da zona norte e fora da minha área. Aquela chaminé da segunda foto será a mencionada por Noel na música Três Apitos?
ResponderExcluirOlá, Dr. D'.
ResponderExcluirHoje me sinto (e me sento) no Clouseau, igual ao da foto 4 (apesar de este ser o 56).
Na foto 1, o ônibus Grajaú - Laranjeiras está parado em cima de um canteiro central de uma rua de paralelepípedos. Poderia ser a Engenheiro Richard, mas sem convicção.
Na foto 2, a rua está em processo de alargamento, pela posição dos postes, mas não me localizo.
Na foto 3, só identifico o Citroen (sem arriscar o modelo) e o Aero Willis (ou Simca - nunca acerto).
Na foto 4, além do bonde, a kombi. Chutaria Avenida Rodrigues Alves. Também sem convicção.
Aguardando o decorrer do dia e os comentários (e palpites) bem mais embasados.
Por enquanto identifico a foto 4 como a "rua da Alegria", atual Prefeito Olímpio de Melo.
ResponderExcluirHa, ha, ha! Na foto que iria ser publicada havia borrado a "vista" do ônibus e acabei publicando a original...
ResponderExcluirEu chutaria na foto 1 alguma rua do Grajau e a foto 2 Barão de Mesquita.
ResponderExcluirFoto 1 - Não conheço o ônibus da foto. Com certeza alguém irá identificá-lo.
ResponderExcluirFoto 3 - O Citroën é 11 Légère, pré-52 e o carro ao lado é um Ford 1957. O parachoques do Citroën está invertido, para melhor proteger a caixa de marchas, embora destruísse o estilo glamuroso do automóvel. Em 52, a fábrica adotou um parachoques retilíneo e os motoristas criativos ficaram sem ação.
Na última foto, uma Kombi das primeiras e um táxi Chevrolet 51. Que tem protetores de choque sobre o parachoques. Devia ser uma obsessão...
O que causa dúvida na foto 2 é a linha singela de bonde. Mas por outro lado isso elimina várias ruas ruas. Em razão disso o local tem todas as características de ser a rua Teodoro da Silva em seu trecho final. Pela minha visão, os trilhos do bonde sairam da rua José Vicente e fora da foto à esquerda entrarão à direita na rua Alexandre Calaza.
ResponderExcluirA foto 2 gerará controvérsias, acho eu.
ResponderExcluirCreio que a foto 1 já está praticamente identificada por um "cochilo Gerente": rua engenheiro Richard.
ResponderExcluirÉ Engenheiro Richard, mesmo.
ExcluirAinda sobre a foto 2, no poste com a placa, esta tem uma indicação que parece ser "58" ou "5S". O poste em primeiro plano tem uma pichação do Jânio, situando a foto em 1960.
ResponderExcluirO ônibus da foto 1 é um "REO Transit Bus", de fabricação norte-americana. Acima do para-brisas uma enorme área para a captação de ar fresco para o interior do veículo.
ResponderExcluirFoto 2 é a Rua Maxwell, em Vila Isabel. Antiga fábrica de Tecidos Confiança lá atrás. O formato e o acabamento da chaminé dão essa indicação.
ResponderExcluirA foto 4 é a antiga rua da Alegria, atual Prefeito Olímpio de Melo. Essa foto é a de fundo do meu site.
ResponderExcluirNão consigo ter ideia dos locais.
ResponderExcluirO estranho ônibus recebeu retoques na foto e deixando a impressão de ser montagem,
Aquela chaminé da foto 2 era típica em padarias dos tempos de forno à lenha, muito comuns na Z. Norte, mas presente também na Z. Sul.
Todos os comentários interessantes, as correções, tudo vai para meu arquivo de legenda das fotos. Se um dia tiver paciência vou juntar todas as fotos por local, com os textos. Seria uma fonte fantástica para os interessados no Rio antigo. Será que as novas gerações se interessariam? Acho difícil.
ResponderExcluirAcredito que sempre vai haver quem se interesse e "receba o bastão" para a próxima etapa da corrida, no formato que for possível.
ExcluirAfinal, nós velhinhos já fomos a nova geração também.
Seu trabalho e persistência certamente darão frutos.
Como eu disse no meu comentário anterior sobre a foto 2, a linha singela de bonde é um fator determinante na identificação. Não há morros na foto, a rua é extensa e segue em linha reta, e os dois edifícios de apartamentos no centro da foto são idênticos aos que estão no local. No canto esquerdo da foto está a esquina da rua Luís Guimarães. Se a "identificação oficial" for outra será surpreendente.
ResponderExcluirTem razão. Lá em cima escrevi foto 2, mas queria me referir à foto 3.
ExcluirRESPOSTAS:
ResponderExcluirFOTO 1: Rua Engenheiro Richard, Grajaú.
FOTO 2: Rua Teodoro da Silva, Vila Isabel.
FOTO 3: Eu não sei onde é. A legenda do "Correio da Manhã" diz que é a Rua Tavares Lima, em 1959. Não sei onde fica.
FOTO 4: Rua Olimpio de Melo, Benfica.
Não estou reconhecendo, mas pode ser a rua Ministro Tavares de Lira, em Laranjeiras.
ResponderExcluirAs chaminés que existiam na cidade como as das fábricas de tecidos, da UFE, etc, que a primeira vista pareciam iguais, tinham as suas particularidades no desenho e acabamento.
ResponderExcluirNão tinha como errar a foto 2! No prédio atrás do poste funciona atualmente uma padaria e o muro baixo colado à ela foi demolido e serve de estacionamento para clientes. Quase todos os prédios do lado direito da foto foram demolidos e atualmente existe um condomínio de apartamentos com frente para a Teodoro da Silva e também para a José Vicente. Como curiosidade essa foto mostra o local exato onde em 27 de Agosto de 1964 ocorreu o confronto entre Policiais Civis e o bandido Cara de Cavalo, no qual o Detetive Milton Le Coq foi baleado em circunstâncias confusas e acabou falecendo.
ResponderExcluirPor um descuido do gerente, acabei acertando a foto 1.
ResponderExcluirBoa noite Saudosistas. No maior corre-corre, as voltas com a mudança do meu filho, nora e os netos para a Itália, embarcam na terça-feira, só agora cheguei em casa. Não seria a R. Ministro Tavares Lima no Catete?
ResponderExcluirBom Dia! O ônibus da foto 1 fez parte de uma frota que alguns vieram para a Viação Sta Helena fazer (uma linha experimental) como se dizia de uma linha nova na época. Méier - S. João de Meriti.
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