|
Muitos
acidentes aconteceram com os bondes no trânsito do Rio, como mostram estas fotos do acervo do Correio da Manhã.
Seja
por, eventualmente, trafegar na contramão, seja por erros de cálculo dos
motoristas, excesso de velocidades do próprio bonde ou dos “adversários” ou
mesmo por barbeiragem dos motorneiros e motoristas, o fato é que não faltam
fotos sobre essas colisões.
Na
primeira foto o bonde atropela o automóvel.
Na
segunda foto, de 05/02/1962, ao tentar ultrapassar o bonde nº 1733, da linha 9
- General Polidoro, no cruzamento das avenidas Mem de Sá e Visconde de
Maranguape, o caminhão chapa 7-16-40, dirigido por Antonio Marcelino, residente
à Rua Major Freitas, abalroou o elétrico, arrancando-lhe a frente e ferindo o
motorneiro Antonio Lourenço.
Na
terceira foto, de janeiro de 1959, o bonde Piedade, da linha 77, foi abalroado
por um caminhão.
A
quarta foto mostra uma colisão do bonde nº de ordem 353, em 1957, com um ônibus
“Papa Filas”.
Na
última foto um bonde foi o causador da batida contra um caminhão.
|
Ao ver as fotos a primeira lembrança foi a trágica morte de um colega do tempo do ginásio que estava na "cozinha" de um bonde que foi abalroado por um caminhão. Lembro de alguns colegas lendo o jornal do dia seguinte e todos consternados. São fatos tristes que a gente não esquece e carrega por toda a vida.
ResponderExcluirO Dieckmann vai ter um treco ao ver o Citroën destruído. Ele tem um.
ResponderExcluirO da primeira foto com certeza foi perda total..O da ultima era encomenda da Calango.Ceará,individuo,ficou preocupado com a preciosa carga.
ResponderExcluirSó é possível identificar um local: Na foto 1 o acidente ocorreu na Presidente Vargas em frente à rua Marques de Sapucaí, É possível ver ao fundo e no alto do morro em Santa Teresa o hospital que no futuro seria o do 4º Centenário. Quanto à uma segurança do trânsito pífia e sem qualquer preocupação com o usuário, só posso dizer que eram "outros tempos"...
ResponderExcluirBom dia a todos. Hoje é dia de grandes comentários, já que o assunto são os bondes de outrora. Um pena que o nosso mestre dos bondes anda afastado do SDR. Também hoje deve aparecer o comentarista Do Contra, para falar mal dos nossos saudosos bondes, só porque um destes saudosos veículos abalroou o seu Impala 1962 - 0Km, causando perda total do seu veículo, e como o mesmo ainda não estava licenciado a Light se negou a pagar a indenização do veículo.
ResponderExcluirNa foto 1, um Citroën 11 BL, L de Ligeiro - ou Légère que é o nome original - de 1947 a 1951. Creio que foi perda total, pois o carro tem carroceria monobloco e o acidente fez um estrago de grande porte.
ResponderExcluirImagine-se agora a Cidade do Rio de Janeiro, com bondes trafegando meio a este trânsito louco...
ResponderExcluirPARABÉNS, ao GUSTAVO LEMOS, aniversariante do dia!!!
ResponderExcluirBom dia a todos.
ResponderExcluirBarbeiragens no trânsito não são novidade em se tratando de Rio de Janeiro.
Bondes hoje só em Santa Teresa, mas em boa parte do centro já circula o VLT, com direito já a alguns incidentes no trânsito e travessia em alguns cruzamentos críticos da Presidente Vargas.
Atenção galera que o previsto aconteceu com o Corintians faturando o campeonato que vocês acham que é serio.Tudo determinado pela Teoria da Conspiração com a Globo na frente de acordo com seus interesses.Não foi o melhor time e venceu com 3 rodadas de antecipação graças as arrumações feitas especialmente com árbitros engavetados e dirigentes e jogadores listados pela máfia do futebol.Estamos concluindo agora os rebaixados e ontem mesmo quem viu o jogo do Cruzeiro com o Avaí deve ter sentido a nossa presença.Flamengo,Palmeiras, Atlético Mineiro e Gremio sentiram a mão pesada mas o Gremio tem a desculpa da Libertadores.Arrumamos 9 pênaltis para o Fluminense mas parece que o tricolor quer jogar na retranca.
ResponderExcluirO seu O BISCOITO MOLHADO se junta ao coro dos amigos felizes do aniversariante Gustavo Lemos, sempre lembrando que os escorpiões estão em alta.
ResponderExcluirBom dia ! Parabéns e um forte abraço, Gustavo !
ResponderExcluirSe houvessem vias exclusivas para os bondes, nada disso teria acontecido... Planejamento é tudo !
Fora de foco: fico imaginando a reação da população de qualquer cidade civilizada às manchetes dos jornais de hoje no Rio como "coronel assassinado em túnel no Centro", "mais de 120 policiais militares assassinados este ano no Rio", "toda a cúpula dos últimos Governos acusada de corrupção", "centenas de vítimas de balas perdidas", "Estado não paga servidores há 3 meses", "dezenas de territórios no Rio não são controlados pelo Estado", "maioria das leis não é respeitada pelos cariocas", "camelôs dominam a cidade", "turistas não devem frequentar a maioria dos locais turísticos", "trilhas interditadas face ao número de assaltos", "maioria das residências da cidade têm grades ou muros altos, câmaras de vigilância e serviços de vigilância", "não use celular na rua", e por aí vai.
ResponderExcluirMas aqui mesmo neste fotolog tem comentarista que jura que tudo o relatado acima é conto da carochinha e a nossa cidade vai muito bem.Deve viver no mundo da lua ou adora nossas autoridades em qualquer nível.
ExcluirQuem tem razão é o Docastelo que comentou em outra postagem: "Que tempos terríveis serão aqueles se quando alguém lembrar dos dias atuais dirá 'Bons tempos...'.
Excluir"Comi mosca" no aniversário do Dieckmann e agora aproveito para cumprimentar também o Gustavo, os dois bambas quando o assunto são veículos automotivos. Parabéns!
ResponderExcluirSe o Anônimo deixou "um gancho" para eu manifestar uma opinião, "errrrrrrrrrroooouuuu"! Só entrei para cumprimentar o Gustavo Lemos pelo aniversário. Mas se quiser a minha opinião, leia-a em O Globo nas "cartas dos leitores". Lá a "tesoura é mais camarada"...
ResponderExcluirBrasileira baleada pela polícia de Lisboa. Deve ser terrível viver numa cidade assim.
ResponderExcluirPois é, Lisboa era uma cidade tão moderna e avançada que certa vez Mme. Docastelo quebrou o salto do seu sapato e, forçada a andar descalça, foi abordada por um policial que a ameaçou de prisão se assim continuasse. Minha filha teve que procurar uma loja que vendesse um par de chinelos para a emergência. Não adiantaram os protestos. E isso aconteceu no final dos anos '90. E na cidade de Ponte de Lima, local onde moram alguns parentes, as mulheres que usam esmaltes na cor vermelha intensa são consideradas "raparigas". Na ocasião não havia nem para vender esmaltes dessa tonalidade. Espero que os costumes tenham se modernizados mas Portugal para o meu Clã nem à vista nem a prazo.
ExcluirTalvez por isso Portugal seja um país que "deu certo". Os conflitos acontecem porque algumas pessoas tem dificuldades em "conhecer limites". E eles existem
ExcluirUm FF: Esperava que pelo menos aqueles que gostam de futebol comentassem o título do Corintians.Mas,até agora nada.Se no começo do Brasileirão era uma aposta improvável,com o seu desenvolvimento foi pule de dez.Penso que até mesmo nas discretas recaídas que teve,segundo turno,não deixou passar batido.Legítimo campeão o time do Parque São Jorge e vem mandando ver nos últimos anos.Vejam que o Carille pegou uma responsabilidade grande e deu conta do recado.E o Jô pelo menos neste campeonato mostrou a que veio,depois de algumas diabruras.Incontestável o triunfo para o desagrado de muitos que se achavam os donos da bola antes da competição.Faço o registro porque se fosse o Flamengo eu estaria exultando.
ResponderExcluirCampeonato fraquíssimo com mais fracassos do que sucessos. Parabéns ao Corinthians pela regularidade e pragmatismo.
ExcluirOs grandes favoritos decepcionaram totalmente. Com mais de 3 mil jogadores no exterior sobrou aqui o que ninguém quis.
Uma ou outra revelação , muitos sul-americanos sem mercado na Europa, chutes para o alto, indigência técnica, uma mídia exagerando para defender o emprego.
Pois é,estes 3 mil jogadores no exterior estão também descaracterizando a nossa seleção,querendo ou não.Vejam bem,que a seleção disputou 2 amistosos recentemente,contra Japão e Inglaterra,e em nenhum dos locais onde bato ponto os jogos foram comentados.Na realidade fiquei sabendo dos jogos a posteriori.Lembro bem que desde sempre era muito interessante ver quem contribuia mais para a seleção e o "pega" entre Santos e Botafogo era show.E é bom lembrar que os 7 a 1 foram aplicados em um time que já era composto por "estrangeiros".Penso que é chegado o momento de uma reformulação .Imagino que com a grana que Flamengo e Palmeiras gastaram para o campeonato dava para fazer um time competitivo e encarar bem competições internacionais.
ExcluirO problema não é só grana. O sonho de qualquer um é jogar na Europa.
ExcluirOs dois maiores especialistas de carros fazem aniversário na sequência?
ResponderExcluirFora de foco: A justiça federal acolheu por unanimidade o pedido de prisão preventiva para os deputados Jorge Picciani, Paulo Melo, e Edson Albertassi. Vamos aguardar.
ResponderExcluirGraças à Dra. Carmen Lucia, com o voto de Minerva, logo estarão soltos.
ResponderExcluirTodos vão ser absolvidos na Câmara por excesso de provas. É uma máfia. Não tem jeito.
ExcluirE estamos aí para o retorno de todos.
ExcluirQuem vai livrar a cara do trio é a Alerj. Da mesma forma que o senado livrou o Aécio...
ExcluirObrigado a todos pelas gentis palavras sobre o meu aniversário.
ResponderExcluirO Joel identificou o local da foto 1 como a Mq. de Sapucaí, mas não vejo a fábrica da Brahma.
ResponderExcluirEsse Citroen foi "laminado" nos 2 lados, ou seja, outro veículo mais pesado que ele, e fora da foto, fez o "acerto" do lado mostrado.
Entre os queridos patrocinadores o tradicional, até hoje, Café Capital, o Vinho Castelo num reclame com desenho moderninho para a época. Se for o mesmo fabricante, a bebida atualmente foi para o vinagre, não tem vinhos na lista de produtos. Castelo não é só esplanada. Tem um cigarro "Ate..., que não consigo lembrar qual seria e uma de loja de roupas, a Tannhauser. Tão presente em bondes e favorito do Pastor, a de cigarros Mistura Fina está ausente ou foi arrancada à força nos atritos entre os veículos.
Paulo estava aqui desde cedo procurando o Mistura Fina que está fora de cotação nesta data.O outro cigarro encoberto deve ser o Atenas que existiu na época.O Vinho Castelo era um espanto e parece ter ficado bem como vinagre que ainda existe de fato.
ExcluirComentei ontem aqui notícia referente a interdição do cantor compositor João Gilberto e parece que a nota não foi digerida por alguns outros comentaristas talvez muito mais bem informados do processo em tela.Hoje a advogada Simone Kamenetz divulga uma nota em nome de Bebel Gilberto filha do cantor e responsável pela curatela que parece não deixar duvidas dos acontecimentos.
ResponderExcluirCom atraso, deixo aqui meus parabéns ao Gustavo Lemos. Além de conhecedor de automóveis é um grande genealogista, entre outras especialidades.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirNão sei dizer se o Gustavo Lemos continua entre nós fisicamente. Vou esperar o gerente informar.
Acidentes desse tipo também eram notícia no UH. Hoje a maioria dos acidentes envolve motos e motoqueiros, categoria que explodiu desde a pandemia.
Há oito anos a notícia era o título do Curíntia. Hoje, é o rebaixamento matemático do Sport após mais uma traulitada. Título, só daqui a quase um mês.
Na série B o Coritiba garantiu o acesso.
Mantenho contato frequente com o Gustavo.
ResponderExcluirEntão, parabéns para o Gustavo Lemos.
ResponderExcluirPois é, em 2025 o Corinthians completa o seu maior jejum de título do Brasileirão desde que foi campeão pela primeira vez em 1990.
ResponderExcluirNa Copa do Brasil o período é maior ainda, mas ainda tem chance esse ano.
Eu juro que não roguei praga em 2017.
Sobre os políticos citados há 8 anos, teve quem cumpriu pena, porém já planejam candidatura o ano que vem.
ResponderExcluirO ex-governador e também ex-presidiário, Luís Pezão, não foi citado, mas já foi eleito de volta à prefeitura de Piraí há um ano e lidera grupos de prefeitos do interior fluminense para apoio a candidato ao governo do estado, naturalmente aquele que estiver liderando as pesquisas. Depois é só indicar afilhados políticos para cargos nas secretarias estaduais.
FOTO 1 ==> o Citroën foi abalroado por um lotação e jogado na frente do bonde da linha 93 - Penha x Praça Mauá, na esquina da Presidente Vargas com Carmo Neto. Data: 10/12/1958.
ResponderExcluirInteressante que havia duas linhas de bonde da Penha para a cidade: a 93 - Penha x Praça Mauá e a 94 - Penha x Lgo. São Francisco. Ambas tinham o mesmo itinerário, desde o largo da Penha até a Leopoldina, quando então a 94 seguia em frente pelo lado ímpar da Presidente Vargas (lado dos Correios) e a 93 cruzava o Canal do Mangue e seguia pela Presidente Vargas pelo lado par (lado da linha do trem). Outra coisa interessante é que a 94 era sempre um sossega-leão com reboque idem; já a 93 muitas vezes era um sossega-leão com um reboque pequeno.
ResponderExcluirFOTO 2 ==> data 06/02/1962. Interessante que o bonde acidentado, o 1733, da JB, tinha um ripo de letreiro totalmente incomum para os bondes daquela companhia. Segundo o que observei, só ele e o 1725 tinham esse tipo de letreiro na JB. Por sinal o 1725 fez a última viagem dos bondes da Zona Sul, em 21/05/1963, fazendo a linha 1 - Avenida.
ResponderExcluirFOTO 3 ==> data 03/01/1959. Acidente com um caminhão na esquina da Presidente Vargas com a rua de Santana.
ResponderExcluirFOTO 4 ==> grave acidente entre o bataclãzinho 353 e um papa-filas na Presidente Vargas. Data 19/09/1957. Eu vi um acidente parecido, na Presidente Vargas em frente ao hospital São Francisco de Assis, entre o bataclãzinho 343, muito parecido com o da foto, e um caminhão da fábrica de massas Marilu. O teto do bonde desabou sobre os bancos. Data 21/11/1963. O bonde de serviço 729 foi até lá rebocar o 343 para as oficinas.
ResponderExcluirFOTO 5 ==> esta não consta dos meus alfarrábios porque eu só cadastro fotos de bondes quando aparece seu número de ordem, o que não é o caso da foto em questão.
ResponderExcluirNão sei porque eu não comentei essa postagem na época.
ResponderExcluirAo longo das décadas sempre houve muitos acidentes envolvendo bondes. A maior parte era de pessoas que resolviam pegar ou saltar do bonde andando e acabavam se machucando ou caindo debaixo das rodas e perdendo membros. Mas também havia colisões de bondes com outros veículos e até mesmo com outros bondes, quando um deles descarrilava e atingia outro em sentido contrário. Os reboques pequenos eram vítimas frequentes disso, já que descarrilavam com facilidade por serem leves e só terem dois truques de duas rodas cada.
ResponderExcluirAlguns desses acidentes eram impressionantes, como o ocorrido com o reboque do 1899 que descarrilou e foi colhido pelo 1788 na Presidente Vargas quase chegando ao Boulevard São Cristóvão, em 03/07/1953.
Outro tão devastador quanto foi o do reboque 1363, puxado pelo 1921, linha 45 - Itapiru x Barcas, que descarrilou e bateu no 1871, mesma linha, sendo destroçado. Data 05/03/1959.
Por fim, há uma foto impressionante do reboque 1369, puxado pelo 1841, que aparentemente se soltou do carro-motor e bateu numa árvore, virando escombros.
Mas talvez o mais impressionante desastre ocorreu com o bataclã 2058, puxando o reboque também bataclã 2460, linha 68 - Uruguai x Engenho Novo. Eles haviam saído, ainda de madrugada, da estação de bondes do Boulevard 28 de Setembro, para fazer a linha. Quando cruzaram a rua Alexandre Calaza, o motorneiro irresponsável vinha em alta velocidade e o carro-motor descarrilou e se chocou contra um armazém situado ali na esquina. O teto simplesmente caiu sobre os bancos. O bonde ficou achatado. Por sorte havia poucos passageiros, em virtude do horário. Ninguém morreu mas houve feridos, acho que três. Data 10/08/1954.
ResponderExcluirEsses acidentes que descrevi acima estão na minha postagem de 19 de julho de 2023, com as respectivas fotos.
ResponderExcluirPassou batido ontem o aniversário de 120 anos de inauguração da Avenida Central. Tem matéria do Grupo Globo mas não avisaram ao repórter que os bondes antigos só cruzavam a avenida.
ResponderExcluirhttps://extra.globo.com/rio/noticia/2025/11/simbolo-de-progresso-avenida-rio-branco-chega-aos-120-anos-bondes-foram-trocados-por-vlt-e-as-fachadas-de-paris-por-edificios-modernos.ghtml