Total de visualizações de página

domingo, 21 de março de 2021

COPACABANA

Vemos hoje postais colorizados de Copacabana

Posto V e Posto 6

A Igrejinha

Lido e Leme

Leme e Copacabana


O Copacabana Palace

Do Posto VI para o Leme


 Do Leme para o Posto VI

15 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Acompanharei os comentários. O dia será corrido.

    ResponderExcluir
  2. Na penúltima foto e no canto esquerdo aparece o Edifício Egalité onde morei. No prédio ao lado moravam um General, decano da Gama Filho e o ator Carlos Eduardo Dolabella, pai do "Dado Dolabella", ator promissor que acabou se revelando um "espancador de mulheres" e que hoje se encontra no "pior dos limbos". Futebol na areia só depois das 15 Horas, qualquer "bate-bola" era interrompido pelo "banhista". Muita gente pedia para o "vizinho de areia dar uma olhada" nos pertences enquanto "dava um mergulho" e não havia qualquer problema. Um pouco mais tarde apareciam os "ratos de praia", quase sempre "moleques" carregando caixas de engraxate. Qualquer descuido perto deles podia ser "fatal". Esses garotos sempre participavam das peladas à tarde até escurecer. Nas peladas às vezes "a porrada comia" sem maiores consequências. Esses "moleques" são coisa do passado, não existem similares atualmente, um perfeita "convivência entre asfalto e favela". Para se ter uma ideia de como eram esses garotos, basta ver o filme "Rio quarenta graus" de 1955, e que mostra um cotidiano do Rio que infelizmente não existe mais, onde a política e os bons valores morais, sociais, e familiares, davam a tônica na sociedade de antanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há uma versão 20.0 desses antigos moleques engraxates. Agora eles abordam turistas, de preferências estrangeiros, e insistem em engraxar os sapatos. Diante da normal negativa eles sujam os calçados e o turista se vê na contingência de ter que limpar a sujeira. Geralmente acaba em discussão e ameaças porque o malandro cobra além do normal. Raro haver um policial por perto nessas horas.

      Excluir
  3. A vista que se descortina da Avenida Atlântica a partir do Posto VI, com a curva que a praia faz, me emociona até hoje (e lá se vão quase 70 anos de vida).
    Insuperável, a mais bonita praia urbana do mundo.

    ResponderExcluir
  4. para quem quiser saber sobre colorização de fotos e tiver Globoplay, vale a pena ver a entrevista do Bial com a Marina Araújo, uma autista grau 1 que já tem uns 3 livros publicados. Sensacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conde do Lido, da Rede Globo eu só assisto novelas antigas e "parte do Bom dia Rio". Quanto a jornalistas da Globo, são como "Campistas": "Nem à prazo nem à vista".

      Excluir
    2. lamento, Joel. A Globo, pp a Globonews, têm coisas muito boas.

      Excluir
    3. Como bem disse Nelson Rodrigues,"A unanimidade é burra"...

      Excluir
  5. Quando era moleque eu achava que quem fazia os cartões postais eram os mesmos que produziam as figurinhas dos álbuns da época.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde a todos. Realmente Copacabana mesmo com os seus problemas causados pela tolerância das autoridades, que permite que se instalem no local todo o tipo de transgressão a ordem pública, que o estado faça das areias de sua praia, local de eventos que desrespeitam a tranquilidade e os direitos de quem mora no bairro, é o local mais conhecido fora do Brasil, pelos estrangeiros.
    FF. Comunico o nascimento do meu segundo neto Felipe no dia 15 de Março, como o menino foi apressadinho nasceu de 8 meses, já nasceu criando o maior reboliço na família, que só o esperava para Abril. Graças a Deus passa muito bem, não ouve necessidade de encubadora, já está em casa com os pais.

    ResponderExcluir
  7. Onde ficava o lago que aparece na primeira foto? Perto da R. Souza Lima?

    ResponderExcluir
  8. Na vista do Posto 6 , da para ver as palmeiras ou coqueiros da Casa do Papa. Ponto de referência visual do Posto 5. Canoas levando a rede do arrastão e o barulho dos peixes prateados quando chegava a rede do dia. Bons tempos. E ainda fui Botinho em 1972. Parabéns Lino!

    ResponderExcluir