Vemos à esquerda o "Quadrado da Urca" com a ponte Domingos Fernandes, que liga a Av. Portugal à Av. Pasteur.
O “Quadrado da Urca” foi criado junto com os primeiros
aterros da Urca, na época da Expo de 1908, mas em 1922 foi assinado um contrato
da Empresa Urca com a PDF que previa, entre outras cláusulas, a construção de
uma piscina de competições, de água salgada, com arquibancadas, escadas de acesso e um pavilhão
com toda a infra-estrutura, devendo ficar pronta antes das comemorações do
Centenário da Independência.
A foto acima mostra a piscina em pleno funcionamente no mês de setembro
de 1922 em uma competição de saltos do Campeonato Náutico Sul-Americano. A foto
além de nos mostrar a improvisada plataforma flutuante de saltos nos mostra na
água uma baliza de water-polo e, junto à murada, o partidor para as provas de
natação.
A plateia das competições se aglomerava na ponte Domingos Fernandes. As fotos são da "Revista da Semana".
Estas são as vencedoras de uma das provas de natação feminina.
Anos depois, com a construção da piscina de água salgada do Clube Guanabara, o "Quadrado da Urca" se transformou num ancoradouro.
Olá, Dr. D'.
ResponderExcluirSempre aprendo alguma coisa neste espaço. Vou acompanhar os comentários.
A ponte da terceira foto era chamada pela garotada da Urca de Ponte Barriguda. Quando meu tio Joaquim nos levava aos domingos no seu Hillman para ver o Festival Tom & Jerry pedíamos que passasse bem depressa por ali. O carro chegava a voar um pouco. No Quadrado improvisávamos uma rede e fazíamos um mini arrastão para pegar alguns camarões. Bons tempos.
ResponderExcluirBom dia Saudosistas. Já conhecia a história da utilização do quadrado da Urca quando da sua inauguração. Quando ainda trabalhava tínhamos um grupo de pesca, alugávamos barcos aí no quadrado da Urca para ir pescar nas Ilhas Cagaras. Bem que a Prefeitura poderia fazem uma obra de manutenção do local.
ResponderExcluirÉ engraçado em um dos ceps mais caros do Rio um ancoradouro de pescadores.
ResponderExcluirNão é de espantar: existe uma colônia de pescadores (“Fresh Fish”, inaugurada em 1972) em Malibu - CEP, ou melhor, Zipcode, dos mais exclusivos dos EUA -, local de residência de Charlize Theron, Halle Berry, Jim Carrey, Mel Gibson e Lady Gaga, entre outros menos votados. Quem sabe, quando em vez, os super-ricos, para variar, prefiram um linguado frito à lasanha de abobrinha do Christophe Bacquie.
ExcluirNormalmente os pescadores que chegaram primeiro. Não seria nenhuma surpresa se alguém comenta-se que nesse caso foram desalojados de um outro local ainda mais valioso, transferidos para o Quadrado.
ExcluirO turista de ontem desceu do Pão de Açúcar e voltou um pouco no tempo para nos mostrar o início da história do quadrado da Urca.
ResponderExcluirE depois uma foto do seu tempo.
Ótimo lugar. Poderiam estimular passeios seguros e certificados partindo dali. A Marina da Gloria faz isso, já aluguei veleiro e fui ate o Arpoador, no pano. Delícia. . Já sugeri uma vez p a Band News utilizar os pescadores da Lagoa Rodrigo de Freitas para passeios turísticos, ainda insisto na ideia, mas...
ResponderExcluirPescar atualmente no "Quadrado da Urca" é perda de tempo. Além disso corre-se riscos.## A Urca pouco ou nada mudou, tanto é que algumas locações do filme Batismo de Sangue ambientado em 1969 foram feitas lá. O Filme foi lançado em 2007.
ResponderExcluir