Gosto muito desta foto do acervo do Museu Aeroespacial onde vemos a Lagoa e o Jardim Botânico em 1945. Para ser devidamente apreciada não deve ser vista na tela de celular.
1) À direita vemos a sede esportiva do
Clube Naval (Piraquê), ainda com dimensões bem menores que a atual (sucessivos
aterros aconteceram nas décadas seguintes, principalmente após a década de 60). Quanto ao Piraquê, em outubro de
1936, uma Assembléia Geral Extraordinária aprovou a criação da Seção Esportiva
do Clube Naval, estabelecendo-se os entendimentos necessários à concretização
do empreendimento. Em 08/07/37, a Sede Esportiva é considerada como criada e em
24/08/37, o presidente do Clube Naval encaminha um requerimento ao Interventor
do Distrito Federal, solicitando o aforamento da Ilha do Piraquê, na Lagoa
Rodrigo de Freitas, para a construção da Sede Esportiva do Clube. Pelo Decreto
No. 6.152 de 4 de março de 1938 o Prefeito do Distrito Federal, Dr. Henrique
Dodsworth, concedeu ao Clube Naval o aforamento da Ilha do Piraquê. Em 20 de
julho de 1940 foi, por fim, inaugurada a Sede Esportiva do Clube Naval na Ilha
do Piraquê.
2) As estruturas na parte de baixo da foto são as cocheiras dos Paula Machado (Haras São José e Expedictus) e dos Peixoto de Castro (Haras Mondesir), esta na esquina das ruas General Garzon e Lineu de Paula Machado.
3) Em espaço cedido pelo Patronato Operário da Gávea foi fundado em 1951 ali à esquerda, o Teatro Tablado por Aníbal e Maria Clara Machado, Antonio Gomes Filho, Carmem Sylvia Murgel, Carlos Augusto Alves dos Santos, Eddy Rezende, Edelvira e Déa Fernandes, Isabel Bicalho, João Sérgio Marinho Nunes, João Augusto de Azevedo Filho, Jorge Leão Teixeira, Martim Gonçalves, Marília Macedo, Oswaldo Neiva e Stélio Emanuel de Alencar Roxo. O Patronato Operário da Gávea foi fundado em 1929, com o objetivo de prestar assistência social às comunidades carentes. Aos poucos, o novo prédio foi erguido e construídas a Escola, o Centro de Recreação Operária, o Ambulatório, a Capela, o Teatro Tablado e, finalmente, os dois andares superiores. Nestes muitos anos de funcionamento, várias mudanças foram feitas nesta obra de caridade para adaptar-se às necessidades da comunidade.
5) Mais
além o local onde, como vimos ontem, seria construída a sede da
Sociedade Hípica Brasileira, no início dos anos 40. Com cerca de 1300 sócios, cerca de 30% frequentam sua sede. Por interferência do ministro Armando Alencar junto a Getulio Vargas a Hípica conseguiu seu terreno na Lagoa mais uma ajuda de 3 milhões de cruzeiros como paga pelas benfeitorias que havia feito no terreno da Praia Vermelha, onde ficava o Centro Hípico Brasileiro, e que fora requisitado pelo Exército para a construção da Escola de Estado Maior.
6) Também vemos o terreno onde seria construído o atual Hospital da Lagoa, perto da Rua Jardim Botânico. Inicialmente era Hospital da Sul América, depois Hospital dos Bancários e finalmente Hospital da Lagoa. Em 1952 tem início a construção do Hospital Sul América da fundação Larragoiti, atual Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro. O projeto teve a concepção do arquiteto Oscar Niemeyer em parceria com o arquiteto Hélio Uchôa, jardins desenhados por Roberto Burle Marx e painéis com azulejos concebidos por Athos Bulcão e é tombado pelo INEPAC.
Até meados dos anos 60 toda esta área da Borges de Medeiros era de casas ou pequenos prédios. Negrão de Lima morava numa das casas. Mas a especulação imobiliário chegou com força e hoje há inúmeros arranha-céus que mudaram completamente o aspecto do local.
Olá, Dr.D'.
ResponderExcluirFoto inédita para mim.
A Lagoa sempre foi bairro de passagem para mim. Aliás, passagens esporádicas a caminho do túnel Rebouças, para chegar ao Rio Comprido.
Por isso, a aula sempre é válida, aprendendo (ou relembrando) algo. O sumido JBAN sempre chamava esses clubes de "puxadinhos de rico".
Eu nunca consigo lembrar se o tamanho atual da lagoa é um terço do original ou se ela perdeu um terço do tamanho... De qualquer jeito, é muito aterro. Dessa forma ganhou-se muito terreno para construções ou para ligações viárias.
Uma Lagoa que mais parecia um "balneário". A região da "Fonte da Saudade" está irreconhecível. Ir á Lagoa até o advento dos grandes túneis era uma excursão. FF: Segundo estatísticas oficiais, cerca de 87.000 estudantes foram reprovados no ENEM em razão da utilização do "pronome neutro" em suas redações. O que mais posso dizer?
ResponderExcluir"Estatística oficial" do ENEM é fake news! É só procurar na Internet.
ExcluirA Anônimo, realmente pode ser fake, já que essa "estatística oficial" é bem modesta. Na realidade os "reprovados" podem chegar a 150.O00. A situação é seria...
ExcluirIsso é fake news. Essa quantidade se refere aos que tiraram zero em redação no ENEM de 2020. Não tem a ver com gênero neutro, que eu acho uma perda de tempo.
ExcluirEm tempo: sobre haras, hoje vários deles estão na região das vargens. Há mais de dez anos estive em um deles em uma das reuniões de fim de ano da empresa onde trabalhava. Tempos de vacas gordas...
ResponderExcluirMinha area hoje. Mudou muito. Feira da providência. Na minha infância de Copacabana jardim botânico era um bairro distante. No máximo ir pescar na lagoa na área em frente ao corte do Cantagalo. Pelo menos hoje não tem mais mortandade de peixes. Parece que vem aí transporte aquaviário. Hoje a Mozak dizimando pequenos prédios e casas .
ResponderExcluirEm tempo (2): ainda sobre o naufrágio na Antártida há mais de 100 anos, tema de alguns comentários dias atrás, o Globo disponibilizou (para assinantes) um artigo do seu acervo.
ResponderExcluirhttps://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-acervo/post/como-tripulacao-sobreviveu-naufragio-do-endurance-achado-na-antartica-apos-107-anos.html
Acabei de reler o livro ENDURANCE.
ResponderExcluirSe fosse filme todo mundo acharia impossível.
É emocionante a história. Incrível como sobreviveram.
O mais triste e ver o comolexo lagunar da Barra sofrendo dos mesmos abusos da Lagoa. Aterros, invasões e tudo mais. Passas as décadas e não apredemos.
ResponderExcluirA Lagoa ao menos melhorou dos anos 90 para os dias de hoje. Naquela época era comum ver manchas de óleo e muito mal cheiro do canal que vinha do JCB e Hipica. Percebemos isso pela mortalidade de peixes, algo muito comum que hoje é mais difícil de acontecer.
Que caminho de terra é aquele no canto superior esquerdo da foto? E aquela igreja no centro superior?
ResponderExcluirHelio, a igreja é a de Santa Margarida Maria. Em 16 de junho de 1939 foi fundada, por decreto do Cardeal Leme da Silveira Cintra, a Paróquia Santa Margarida Maria da Lagoa, sem que houvesse ainda uma igreja para sua sede. A nova Paróquia foi fundada no dia consagrado ao Coração de Jesus tendo a sua instalação ocorrida no dia 18 de junho na capela da referida congregação, sendo confiados a seus religiosos a administração espiritual da mesma. Seu território foi desmembrado das Paróquias de Nossa Senhora da Conceição da Gávea e de São João Batista da Lagoa.
ExcluirA pedra fundamental da nova igreja foi lançada no dia 8 de novembro de 1942. No dia 28 de abril de 1944 a igreja em construção foi designada como sede da paróquia, tendo sua obra sido concluída em 1956, ficando o dia 16 de outubro dedicado a padroeira da igreja, Santa Margarida Maria. A construção foi realizada pela firma F.I. Lemos, Arquitetura e Construções, de propriedade de Fernando Iehly de Lemos, arquiteto que fez o seu projeto.
O caminho de terra deve ser a ligação entre a Rua Jardim Botânico e o Humaitá, pela encosta do morro. É um dos acessos à Casa da Espanha.
Operação da PF contra o tráfico internacional de armas fez estrago em Vila Isabel, com direito a prisão de idosa de 88 anos cuja casa era o entreposto para armas e peças repassadas para tráfico, milícia e matadores de aluguel (Ronie Lessa). Parte do dinheiro foi lavado em imóveis, lojas e criptomoedas.
ResponderExcluirEm breve vai ser lavado em cassinos.
ExcluirDepois de Messi e Neymar, hoje foi a vez de CR7 dar adeus à Chanpions League. Quem jogou em casa hoje se deu mal. Manchester United e Ajax. Passaram Atlético de Madrid (especialista em eliminar ingleses) e Benfica (pós JJ).
ResponderExcluir