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quarta-feira, 9 de março de 2022

SIRIUS

Estas fotos foram compartilhadas por meu amigo Cesar Gonçalves em seu FB e foram garimpadas por A. Modesto Junior e o texto é o que se segue, entre aspas.

“Visita Presidencial!!!

No dia 6 de junho de 1958, estando o Navio Hidrográfico Sirius atracado no Molhe da Ilha Fiscal, o Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira visitou o navio após sua chegada ao País. O Presidente Juscelino foi um dos principais responsáveis pela aquisição do Sirius, o primeiro navio de grande porte construído e concebido para a atividade de hidrografia.

Na despedida, uma curiosidade, o Presidente observa a aeronave orgânica do Navio pousada no convôo e relata ao então Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Alves Câmara: “Almirante, nunca andei de helicóptero”. Então de forma improvisada JK deixa o Sirius de uma maneira nada convencional, voando.

Fotos coloridas digitalmente.”




O curioso é que fui pesquisar sobre o Sirius e encontrei no “Correio da Manhã” uma notícia do dia anterior, 05/06/1958, dando conta que na véspera “o helicóptero do navio hidrográfico Sirius, ao regressar para bordo, perdeu a potência do motor nas proximidades da Ilha Fiscal. Os tripulantes, comandantes Wigando Engelke, Roberto M. Monerat e um sargento da guarnição do navio saíram nadando enquanto o helicóptero mergulhava lentamente. O helicóptero foi recuperado e levado a bordo do Sirius”

Terá sido o mesmo helicóptero que levou o presidente no dia seguinte?

Felizmente tudo correu bem. O presidente recebeu honras militares, foi apresentado aos oficiais que serviam na Diretoria de Hidrografia e Navegação, percorreu as dependências do Sirius e sobrevoou a cidade de helicóptero.

O Sirius foi o primeiro navio que a Marinha do Brasil fez construir especialmente para levantamentos hidrográficos. Passaria a constituir junto com outros de sua classe, o Canopus e com outros três menores que estavam em construção no Arsenal de Marinha, o Argus, o Orion e o Taurus, o novo grupo de navios que completariam o levantamento do extenso litoral do Brasil.

O Sirius tinha as seguintes características: deslocamento, 1875 ton; comprimento, 78,70m; boca, 12m; calado 3,70m; velocidade máxima, 15 nós; velocidade de cruzeiro, 11 nós; raio de ação, 8000 milhas; propulsão, 2 motores Diesel de 1350 HP. Dispunha de um helicóptero, três lanchas hidrográficas, uma lancha de desembarque e dois jipes. Estava equipado com agulha giroscópica, radar, loran, ecobatimentos e raydist.

O Sirius teve sua quilha batida em 13/12/1956, foi lançado ao mar em 30/07/1957 e incorporado à Marinha de Guerra em 17/01/1958. Saiu de Tóquio em 8 de fevereiro com destino ao Rio de Janeiro, escalando em Kobe, Honolulu, São Francisco,Acapulco, Balboa, Curaçau, Belém e Recife. Sua guarnição compunha-se de 86 homens.

28 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Fato inédito para mim e acredito para muitos outros.

    JK é idolatrado por muitos até hoje mas especialmente para o Rio, foi um dos principais responsáveis, senão o maior, da sua decadência econômica e política.

    A decisão da mudança da capital e a pressa em executar a obra levou a gastos exorbitantes que pagamos por muito tempo.

    Outra decisão polêmica foi a priorização do sistema rodoviário em detrimento das ferrovias, para beneficiar os empreiteiros que financiaram sua campanha, da mesma forma de quando foi governador de MG. Até hoje sofremos os efeitos dessa escolha.

    Sobre o helicóptero, com certeza arrumaram outro para a visita. Não iriam arriscar... Ainda mais na véspera.

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  2. Bom Dia! Nesta época eu me interessava por colecionar figurinhas. Vou saber das coisas agora.

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  3. "Um navio modesto para uma Marinha modesta". Em 1958 o Brasil possuía um limite de águas territoriais limitada em 12 milhas náuticas e suas pretensões como potencia naval eram pífias. Baseado nessa premissa até que o navio atendia bem à sua finalidade. FF: Desprezível a fala do "deputado moleque" Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas quando afirmou que "eram fáceis porque eram pobres". FF 2: É interessante a leitura do livro "Babi Yar" de Anatoly Kuznetsov, pois mostra além do massacre ocorrido no Campo de extermínio existente na Ucrânia, mostra também as relações pessoas existentes entre russos, ucranianos, e alemães naquele tempo e que podem explicar a "tensão étnica" que reina há centenas de anos na região.

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  4. Bom dia Saudosistas. Vamos acompanhar os comentários, nada sei a respeito de visitas Presidenciais, mas algumas são muito comentadas na imprensa, principalmente pelos gastos.

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    1. Bem lembrado, Lino. Conforme veiculado nos jornais, as recentes visitas presidenciais ao estado de SC custaram a bagatela de mais de 3 milhões de reais. Nada como dar tiro com a espingarda pública: não tem economia de pólvora !

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  5. Quando fazia o segundo grau (clássico) no Colégio Rivadávia Correa havia um colega de sala, marinheiro, que servia em um desses navios. Em certa ocasião ele convidou alguns colegas da turma para uma partida de futebol de salão em uma quadra improvisada na Ilha Fiscal, bem próxima do ancoradouro dessas embarcações. Após uma merecida goleada da marujada foi servido um lauto e saboroso lanche para compensar a derrota.

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  6. Estranho: Sírius e Canopus são estrelas, mas Argus, Órion e Taurus são constelações. Por que a mistura?

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    1. Orion, segundo Homero, tinha dois cães como seu companheiro de caça, sendo a estrela Sirius (do
      grego seirios, ardente) a mais brilhante do firmamento, situada na constelação do Cão Maior.
      Uma das personagens chamadas Argus na Mitologia grega tinha cem olhos, significando seu nome,
      por metonīmia, alguém vigilante, como deve ser a Marinha (os olhos de Argus foram colocados por
      Hera na cauda do pavão).
      Sobre Taurus, no entanto, só sei que é aquela pistola que atira sozinha.

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  7. Helicóptero pela sua concepção já é uma coisa de louco, imagino o grau de confiabilidade de um aparelho da década de cinquenta...

    FF- devido às sanções à Rússia, os EUA abrem negociação de petróleo com a Venezuela. Risível. Ou seja, para os EUA a Venezuela é o "império do mal" até um certo ponto... Rsrsrs

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    1. Só se for (por enquanto) o "Império do Mal Menor"... Depois normaliza quando não for mais necessário.

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    2. Os USA abrirem negociação de petróleo com a Venezuela ainda é digerível, mas estão abrindo negociação de petróleo também com o Irã. Qual dos impérios é o mal maior ? Parece que o da falta de petróleo...

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    3. “Os países não têm amigos, têm interesses.” - John Foster Dulles, secretário de Estado estadunidense (1952)

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  8. Em 1958 apesar de Juscelino, o Brasil ainda era um país com sólidos preceitos cívicos e morais, e algum tipo de atentado à JK com a queda do Helicóptero era algo impensável. O homem foi o principal responsável pelas mazelas brasileiras como a mudança da Capital Federal, o rombo na Previdência Pública, o sucateamento das ferrovias em razão da implantação do "rodoviarismo", e muito mais. A "conta chegaria nos anos seguintes e o Brasil nunca mais foi o mesmo. Mas sua morte violenta em 1976 depois de merecido opróbrio se deveu ao conjunto de suas ações e foi por obra divina, e não "pela mão do homem" como quiseram insinuar.

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  9. Tangenciando o assunto. Ontem foi localizado no Polo Sul , intacto, belíssimo veleiro que encalhou no gelo e afundou em 1915. Brasil ter comprado 2 porta aviões absurdo, registrado pelo Juca Chaves. Admiro a Marinha e acho que litoral brasileiro podia ser melhor explorado. Ucrânia suspendeu exportação trigo. Pãozinho vai aumentar. Mudança para Brasília prevista na Constituição de 1891. Rio capital federal deve ter sido o máximo .

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    1. Para quem não leu recomendo entusiasticamente a história do "Endurance", capitaneado pelo Shackleton. É uma história contada tendo por base o diário dos que participaram daquela epopeia.
      Edições mais recentes incluem fotos de arte, mas a antiga, simples, já é fascinante.

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    2. Na Netflix está fazendo sucesso o filme "Contra o gelo". Baseado em fatos reais. Só maluco para fazer o que os caras fizeram. Um outro filme muito bom sobre essa história de Polo Norte foi o "A Tenda Vermelha", de 1969.

      Tem também a história do navio Fram, que propositadamente foi encalhado no gelo para que a tripulação verificasse se realmente a banquisa se deslocava, levando o navio junto. Isso ocorreu entre 1893 e 1896. Esse navio ainda existe, num museu em Oslo. Visitei-o. É permitido andar dentro dele (pelo menos era, quando estive lá, em 1986).

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    3. Não consigo entender como sobreviveram 3 anos naquelas condições. Nem como percorreram centenas de quilómetros naquele terreno.

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    4. Não sei o que é mais impressionante. A epopeia inteira, a travessia da ilha Elefante para a Geórgia do Sul no pior trecho de mar do mundo ou a travessia dessa última ilha pela única via possivel, sem terem mapas, com parte do trajeto à noite.

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    5. Parece ficção, mas foi real. Impressionante.

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  10. A maior figura da Oceanografia no Brasil foi o Almirante Paulo de Castro Moreira da Silva. O espaço é pouco para falar aqui de sua vasta contribuição nessa área.
    Joel, concordo com você sobre os efeitos nocivos da transferência da capital para Brasília e do abandono do sistema ferroviário por Juscelino. Sobre a morte do Juça, como era chamado, tenho minhas dúvidas. Vamos nos lembrar que Lacerda e Jango se foram mais ou menos na mesma época e que o banimento político dos três estava prestes a expirar. Brizola, por via das dúvidas, se garantiu pedindo asilo aos Estados Unidos no Uruguai. Segundo ele, pedir asilo publicamente à raposa garantiria sua sobrevivência, como de fato aconteceu...

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    1. Concordo.
      Um grande amigo, C.E. Parente, foi auxiliar do Almirante durante décadas. É professor da COPPE.

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    2. Candeias, em 2013 fui encarregado por determinação superior para receber no órgão em que trabalhava elementos da Comissão Nacional da Verdade para disponibilizar os dados existentes na Perícia Criminal sobre o fatídico acidente. O fato é que no Laudo do Local de Acidente de trânsito nada foi encontrado de anormal pela referida comissão. Mas há outros fatores a considerar. Até 1975 o local onde ocorreu o acidente pertencia ao antigo Estado do Rio, cujas instalações e os recursos da Polícia Técnica "deixavam muito a desejar. O acidente com JK ocorreu em 1976, pouco depois do "Novo Estado do Rio" ter recebido como herança a estrutura do "velho Estado do Rio" que permaneceu deficiente por longos anos. O Laudo em questão tinha era datilografado e assinado pelo Perito Relator, continha a dinâmica do evento, e nada de anormal foi encontrado pela C.N.V. Particularmente e por várias razões, não acredito que tenha sido um acidente provocado. Mas quanto a outro acidente ocorrido no mesmo ano em que "foi a óbito" a estilista Zuleika de Souza Netto, mais conhecida como "Zuzu Angel", há controvérsias...

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    3. Candeias, a série exibida pelo canal History sobre mortes durante a ditadura e que refutou várias "versões oficiais" investigou também o acidente com o JK, refutou várias hipóteses apresentadas e confirmou a versão oficial, a despeito de alguns desejos de que tivesse sido orquestrado pelo regime vigente.

      Não tenho por que duvidar do trabalho dos legistas que apresentaram a série.

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    4. Eu assisti a série exibida pelo canal History, é bem detalhada, os Peritos Criminais são de de São Paulo e mostraram competência. Achei coerentes as investigações sobre as mortes de Marighella e Zuzu Angel, mas não sobre a morte de JK, e as razões são várias e que não cabem aqui. Quanto ao desaparecimento de Stuart Angel, filho de Zuzu, seu corpo nunca apareceu e os argumentos que a série do canal History apresentou foram suspeitas não comprovadas que pudessem comprovar que Stuart tenha sido assassinado, já que seu corpo nunca apareceu. Houve até rumores de que ele teria fugido para Cuba, Argentina, ou União Soviética. Particularmente eu acredito que ele morrido de forma trágica, mas sem um corpo e um exame de necrópsia fica difícil afirmar.

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  11. Muito fácil falar mal do JK, Era um homem da sua época. Sobre Brasilia estava na constituição. Sobre abandonar a fertovia ninguém que veio depois mudou isso. Compatado com o que temos hoje era um gênio.

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  12. Eu acho magnífico o mar... ele lá e eu aqui. No máximo, entro n'água para dar uns mergulhos. Não sei nadar. Não me atrai nem um pouquinho navegar. As poucas vezes que o fiz foi por falta de opção ou por ser mais barato: de Atenas para a ilha de Paros e de Igoumenitsa para a ilha de Corfu, na Grécia; de Wellington para Picton, na Nova Zelândia; de Belém do Pará para Soure. Ida e volta em todos os casos. Por sorte, só peguei mar de almirante.

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  13. Também acho que o Juscelino foi apenas o executante da ordem de transferir a capital, conforme previsto nas constituições de 1891, 1934 e 1948. Alguns antecessores do JK até enviaram equipes para demarcação do então futuro Distrito Federal, inclusive Getúlio em seu último mandato.
    Não conheço relatos sobre o que os representantes cariocas fizeram para bloquear isso durante as constituintes. Vai ver não acreditavam que se tornasse realidade.
    Mas sobre ferrovias acho que ele errou, porém as empresas privadas também deixam muito a desejar em possíveis novos investimentos. Mesmo que o foco seja só o transporte de cargas, praticamente não acrescentam nada além do que já têm.

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