Total de visualizações de página

domingo, 24 de maio de 2020

SAUDADES DO MARACANÃ






Domingo é dia de futebol. O Domingo é nosso!

Quando será que teremos de novo o Maracanã cheio de torcedores?

Quando haverá engarrafamento nos estacionamentos?

Quando as tardes de domingo terão a emoção do futebol?

Tempos difíceis.

Ainda esta semana tivemos a muito polêmica decisão dos presidentes do Flamengo e do Vasco indo até Brasília para encontro com o presidente. Todos, nesta reunião, querem a volta imediata das partidas.

Acho questionável esta atitude. Embora sabendo que cabe ao Conselho Diretor decidir pelo clube nesta situação, lamento que a questão não tivesse sido discutida em assembleia do Conselho Deliberativo também.

Ainda estamos no período mais elevado de transmissão do Covid-19 e mobilizar todo o esquema para segurança sanitária será complicado, ainda mais para clubes pequenos e médios que não têm a estrutura dos grandes. E, mesmo nestes, considero discutível poder controlar todos os envolvidos.

Acho que poderíamos esperar mais um pouco e aproveitar a experiência que está começando a ocorrer na Europa onde estão com mais tempo de pandemia e já começaram a desescalada.

13 comentários:

  1. A melhor dessas fotos deve se situar entre 1958 e 1961. Como estão postando na Net, "o circo precisa voltar a funcionar" (Panem et circenses). E eu acrescento, "a lavanderia também". Saudades do tempo dessas fotos, tempos esses em que o amor às cores do clube era o mais importante, os jogadores eram "pessoas normais", e o futebol era o grande motivador da paixão popular, sem quaisquer "motivações ocultas". FF: o comentário do "fake" José da Alencar" às 2:14 de hoje ironizando não só a mim bem como também a Pcerj, mostra que o homem além de tudo sofre de insônia.

    ResponderExcluir
  2. Sentindo muita falta,especialmente porque o Flamengo vinha bem.Agora a coisa está complicada e não sei quem sentirá mais...Pelo que estamos vendo considero necessário esperar mais um período,afinal é questão de saúde.
    Domingo sem futebol é como pão sem manteiga e feijão sem arroz.

    ResponderExcluir
  3. Sim, saudades deste Maracanã! e não dessa Arena metida a besta, que hoje ocupa o espaço do outrora maior estádio do mundo. Arena que a Dona FIFA nos obrigou a construir em detrimento de nosso estádio querido. Palco de roubos e desvios de recursos públicos! Não tem mais alegria, não tem mais a geral e seus geraldinos, que com poucos recursos podiam assistir o desfile de seus craques. Não tem mais arquibancada de cimento, que sempre apertando um pouquinho, cabia mais um arquibaldo. Não tem mais aquele mar de bandeiras. Não tem mais fogos nem chuva de papel picado e serpentina na entrada dos times correndo gramado adentro, ao invés desta ridícula entrada em campo de dois "inimigos" lado a lado, na "guerra" prestes a se iniciar.
    Que construíssem outro estádio padrão FIFA, no Recreio, na Barra, em Jacarepaguá ou nos raios que a parta! que deixassem nosso velho Maraca de 150 mil pagantes conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que gosta de bagunça,desordem,sujeira,esculhambacao,insegurança e outros atrativos.Nada a fazer.Sou Do Contra.

      Excluir
    2. E tem gente que tem argumentos pífios e como bem fala o Joel, se esconde atrás de alcunhas. Esta reforma travestida de roubo, sofrida pelo Maracanã, não acabou com a bagunça, a desordem, a sujeira e a insegurança. Tudo isto continua a existir nesta Arena de terceiro mundo. São palavras de quem não frequentava o velho Maracanã e tão pouco este novo.

      Excluir
  4. Bom dia a todos. Saudades do Velho Maracanã, dos jogos do futebol brasileiro atual, não sinto a menor saudade. Sendo eu Botafoguense sempre fui muito exigente com qualidade de jogadores e de futebol jogado. Voltando ao Maracanã, esse que foi reformado por 1,2 ou 1,5 bilhão de reais, estou neste momento assistindo uma peladinha do campeonato Alemão, Mainz X Leipzig, antes do início do jogo foi comentado que o estádio do Mainz é o estádio mais moderno do mundo, o único totalmente alto sustentável, a sua cobertura além de ser retrátil, permite o controle de temperatura em qq estação do ano, contém placas fotovoltaicas que geram toda a energia necessária ao seu funcionamento e o excedente é distribuído para as residências nas suas proximidades. Porém o mais importante dessa história toda, ele custou 60 milhões de Euros, mesmo se convertermos o euro em reais nos dias de hoje, teria custado cerca de 330 milhões de reais. Como um trabalhador da construção civil da Alemanha ganha cerca de 20 vezes mais que um brasileiro, podemos ter uma dimensão do roubo ocorrido aqui no Brasil. Quanto a posição da atual Diretoria do Flamengo (por favor não confundam com o clube, time ou torcedores) esta não demonstra a mínima dignidade para representar o Clube de Regatas Flamengo, visto seu posicionamento ou falta do mesmo no infeliz acontecimento do incêndio das instalações do Ninho do Urubu, portanto tal posicionamento neste momento não surpreende a nenhuma pessoa que tenha o mínimo bom senso.

    ResponderExcluir
  5. Mauro Marcello está certo, não há comparação. O "padrão Fifa" é fantástico, incomparável, desde que fique restrito a países civilizados, o que não se aplica ao Brasil. A Pandemia está "esfregando na cara" de muitos que o Brasil é um país de miseráveis administrado por uma elite de profissionais do achaque. As hordas de miseráveis que se acotovelam em filas para recebimento de auxílio federal ou para obtenção de cestas básicas são impressionantes. A construção do hospital de campanha dentro do complexo do Maracanã foi uma resposta irônica à teoria de um notório pederasta que em 2010 afirmou que "não seria construindo hospitais que o Brasil ganharia uma Copa do Mundo".

    ResponderExcluir
  6. Ainda não fui no Maracanã neste século 21.
    Ele ainda tem o nome de Estádio Mário Filho, mas que a mídia esportiva não cita isso mais e a geração menor que 30, talvez até 40 anos, nem sabe disso.
    A volta aos treinos não é tão ruim assim, desde que com exercícios individuais, rodízio nos aparelhos de academia, com limpeza nos intervalos, coisas desse tipo. Com bola só lançamentos e chutes a distância.
    Quem sabe não criam um novo esporte onde um não invade o espaço do outro, com atletas posicionados em campo no estilo jogo de totó? Só não precisa ficar com as duas pernas grudadas.
    Mas treinos coletivos normais e, principalmente, confrontos contra outros times ainda são impossíveis nesse primeiro semestre e até mais alguns meses do segundo.
    Mesmo assim tudo é muito complicado para jogadores de clubes com menor estrutura, muitos deles sem proteção nos deslocamentos e sem poder preservar seus familiares, por morarem em residências bem mais humildes.

    ResponderExcluir
  7. O mais triste da reforma para a copa foi a descaracterização quase total do Maracanã, o preço da reforma foi absurdo como sempre muita gente mamão de todos os perfis políticos. Seria muito mais barato derruba-lo e fazer outro novo. A reforma fez isso só que ficou bem mais caro.
    Nosso cartolas são da pior estirpe nada novo nisso. Por isso sou apoiador que os clubes virem empresas assim quando estes roubarem serem indiciados, pq presos sabemos que nunca serão. Futebol e política sempre andaram juntas basta ver a história. Não só do Brasil como do mundo. Triste tbm e ver os jogadores tão presente nas babaquices que mostrar carros, casas, e tudo mais e não se juntam para falar sobre a saúde deles, salários e tudo mais. Enfim nada que não tenhamos visto antes.

    ResponderExcluir
  8. Por mim, futebol, Maracanã e todos os outros estádios não fazem a menor falta. Não torço para nenhum clube, nem sequer para a Seleção Brasileira. Minha maior alegria foi o 7 x 1 contra a Alemanha. A última vez em que fui ao Maracanã foi em 1977. Se dependesse de mim, futebol não existiria no Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Dr. D'.

    Segundo especialistas estamos 6 semanas "atrasados" em relação à Europa, falando especificamente dos lugares mais afetados. Para outros lugares o atraso é ainda maior. Qualquer atropelo em relação a retorno de atividades é temerosa levando em conta principalmente a taxa de ocupação de leitos.

    Algum maluco quer que os jogos do carioca voltem com 50% da capacidade. Na Europa os campeonatos que estão voltando ou vão voltar não terão público tão cedo.

    ResponderExcluir
  10. O Hélio Ribeiro expressa a opinião do brasileiro edclarecido. O clima do Maracanã de antanho era mágico, o clima do futebol era mágico. Há rumores" de que os 7x1 foi um resultado "vendido"(como tudo no Brasil). A verdade que "salta aos olhos" mas ninguém quer enxergar é óbvia mas "o baile continua". Fica a lição de que "em país de Beneditas Margareth Thatcher não precisa usar talher".

    ResponderExcluir
  11. O que aconteceu com a torcida “Vasco em Pé”? E o resto da geral? Com os preços exorbitantes do novo Maracanã, como fica o trabalhador ganhando salário mínimo?

    Uma memória marcante que tenho foi o Fla Flu em 1972, o estádio estava abarrotado e assisti a vergonhosa derrota do Fluminense por 5x2 espremido atrás do placar.

    Uma vez vi um gol olímpico e achei o maior barato! As jogadas mais legais que eu vi foram do Fio e do Cafuringa, no caso do Cafu, ele driblou todo mundo e entrou no gol com bola e tudo.

    ResponderExcluir