Total de visualizações de página

sábado, 27 de julho de 2019

PRAÇA EUGENIO JARDIM






 
Com fotos do acervo do Correio da Manhã, do Rockrj, do Aristogiton Malta e do GMA, fazemos um apanhado de fotos da Praça Eugenio Jardim, em Copacabana.
 
Situada nas vizinhanças das ruas Miguel Lemos, Xavier da Silveira, Pompeu Loureiro e Henrique Dodsworth (Corte do Cantagalo), é uma pequena praça onde brinquei muito quando criança. Tinha balanços, rema-rema e escorrega. Funcionários da Prefeitura com aquelas vassouras grandes para varrer as folhas e pás improvisadas para recolhê-las.
 
Tinha como atração o quartel do Corpo de Bombeiros que fascinava as crianças com as chegadas e saídas das viaturas com a sirene ligada.
 
Mais recentemente ali foi construída uma das saídas do metrô e a praça praticamente desapareceu como local para brincadeiras da criançada.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

ONDE É?



 
Nosso prezado comentarista GMA garimpou um filme de 1950 sobre o Rio, de ótima qualidade.
 
 
Pode ser visto em https://tinyurl.com/y5gzkysy
 
A pergunta é: que rua é esta onde passa um ciclista transportando um armário?

quinta-feira, 25 de julho de 2019

RUA FARME DE AMOEDO

Esta fotografia, garimpada no Facebook, mostra o começo da Rua Farme de Amoedo, em Ipanema.
 
À esquerda, bem na esquina, havia uma casa em que moravam duas senhoras bastantes idosas nos anos 60/70. A casa era grande e tinha um anexo à esquerda da senhora que vemos na foto. As idosas deixavam que os "banhistas" do Posto 8, que ficava bem em frente à rua, morassem ali.
 
Depois, com a morte das senhoras, a casa ficou abandonada por muito tempo. Nos anos 70/80 chegou a funcionar um restaurante chamado Alberico´s, bem na esquina, de propriedade de Alberico Campana, empresário, que foi dono de boates no Beco da Garrafa e sócio da Plataforma.
 
Durante décadas o espaço ficou fechado, foi erguido um muro alto, mas não sei se algo funciona lá agora.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

IGREJA DE SANTO INÁCIO





 
As fotos de hoje são do excepcional livro de Cesar Tovar chamado “A Igreja de Santo Inácio – Cem Anos de História”.
Na primeira foto, de 1958, quando entrei no Colégio Santo Inácio, era este o aspecto da igreja.
A segunda foto é de uma reportagem do jornal “A Noite”, de dezembro de 1912, comentando a inauguração da igreja. Dizia o jornal: “Penetrando na parte construída da capela, isto é, a cúpula, encontra-se em frente o altar-mor, ornamentado com uma imagem de tamanho natural de Santo Inácio de Loyola, tal qual a que está sobre o sepulcro do mesmo Santo.
Os efeitos que predominam são de estilo romano; as colunas são todas preparadas por uma espécie de massa que dá a ideia de mármore multicor.
Nos lados, na parte superior do altar veem-se lindas lunetas guarnecidas por vitrais especiais e coloridos.
Dos lados, veem-se os altares de Nossa Senhora das Vitórias que fica do lado direito de quem entra, do outro, fica a imagem do Sagrado Coração de Jesus todo de madeira e feito de um tronco só.
Em seguimento ao edifício do Colégio, acha-se a sacristia dando comunicação para os altares-mores e Nossa Senhora das Vitórias. Do outro lado, isto é, do lado esquerdo, a sala de visitas, dando comunicação também para os altares-mores e o Sagrado Coração de Jesus.
São salas amplas, bem arejadas, vendo-se que tudo está de acordo com o estilo: sólido, linhas retas e uma pintura severa”.
Mais uma vez meus parabéns ao Cesar Tovar pelo livro.
A terceira foto é uma colorização do Nickolas Nogueira. As demais são fotos recentes.
Em 1909 foi decidido pelo Reitor Pe. Natuzzi a construção desta atual igreja, cuja pedra fundamental foi lançada em 02/05/1909. Em 1912 foi inaugurada a igreja, ainda em construção.
Como toda “obra de igreja”, com a de Santo Inácio não foi diferente. Só foi concluída em 1933. As três portas são provenientes da antiga igreja dos jesuítas do Morro do Castelo.

 

terça-feira, 23 de julho de 2019

PRAIA DAS VIRTUDES






Iara R. Teixeira garimpou a primeira foto, da Praia das Virtudes, que ficava ao lado da Praia de Santa Luzia. Podemos ver como a igreja de Santa Luzia era vizinha do mar.
O “Correio da Manhã”, em 1931, noticiava que quase já não existia a Praia de Santa Luzia, em consequência do aterro tirado do Morro do Castelo e ali colocado, fazendo desaparecer a praia propriamente, na época quase apenas ocupada pelos clubes de regatas ali localizados. Além disso a quantidade de pedregulhos impossibilita de certo modo o acesso ao mar, a não ser pela rampa que erve à embarcações esportivas. Por isso, a afluência de banhistas era pequena.

Entretanto, pouco além, foi estabelecida a Praia das Virtudes, para onde acorreram os antigos nadadores da Santa Luzia.

Afastada das ruas de maior movimento da cidade e ao mesmo tempo muito próxima do Centro, a Praia das Virtudes era o ponto escolhido para cenas fortemente amorosas, ainda mais que frequentada pela boemia, pelos que passavam as noites em bailes e ali iam retemperar as forças perdidas, não apenas nos banhos salgados como, depois, indo às casas comerciais ou ao mercado, para saborear os mingaus e os angus apimentados.

De manhã, também havia irregularidades. Notaram as autoridades que os que traziam roupão os deixavam abertos, então resolveram determinar que eles deviam ser abotoados. Também atuou a Polícia em virtude da pequenez de calções que pareciam tangas. Foram presos dois banhistas que se atreveram a atravessar a rua sem roupão ou paletó comprido.

E os banhistas também reclamaram providências da Polícia, pois os roupões deixados na areia quando iam nadar estavam sendo roubados.

Adicionei mais uma foto enviada pela Iara, mostrando como era elevada a frequência da Praia das Virtudes.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

ÔNIBUS ELÉTRICO




 
Tal como acontecia com os bondes, a falta de energia elétrica causava um grande transtorno ao funcionamento dos ônibus elétricos.
 
A segunda foto mostra o E2 - Urca-Erasmo Braga saindo do Centro. O "Correio da Manhã" noticiava sobre a inauguração desta linha: "Com um misto de contentamento e saudosismo a população dos bairros da Urca e Praia Vermelha viu transcorrer a substituição da tradicional linha de bondes "Praia Vermelha", que tantos serviços lhe prestava há mais de meio século, pelo moderno sistema de ônibus elétrico, linha "Urca-Erasmo Braga", imposição irrecusável do progresso urbanístico da cidade. O evento teve a presença do governador do Estado que, no ponto final, junto ao edifício em que funciona uma estação de TV, proferiu discurso convocando a atenção dos moradores locais para a segurança e o conforto que o novo sistema assegura aos usuários, concitando-os, por outro lado, através do sufrágio nos candidatos pertencentes à sua corrente político-partidária, propiciar ao governo do Estado, como resultado do pleito do próximo dia 7, o prosseguimento do seu programa administrativo."
 
Na terceira foto vemos os ônibus ainda na garagem à espera do início do novo serviço, em foto de 1962.
 
Por fim, um ônibus elétrico em meio ao tráfego congestionado.

domingo, 21 de julho de 2019

EDIFÍCIO BARÃO DA LAGUNA


 
 
Vemos  o majestoso edifício Barão de Laguna que, situado na Praia do Flamengo, representa uma das grandes realizações do Banco Hipotecário Lar Brasileiro. Essa instituição, com o louvável intuito de colaborar na solução do grave problema da falta de habitações, está promovendo a construção de grandes edifícios residenciais na capital e em muitas outras cidades do Brasil (Rev. Brasil Moderno).
 
Durante muitos anos funcionou neste edifício a "Sede Nova do Flamengo". Após ter sido comprado pelo Eike o prédio ficou semi-abandonado. Mais recentemente o Flamengo conseguiu vender o prédio, que está sendo reformado, mantendo entretanto alguns apartamentos.