Total de visualizações de página

sábado, 25 de julho de 2020

ONDE É?





Continuando a série idealizada pelo Ricardo Galeno aí vão mais quatro fotos para serem identificadas.

sexta-feira, 24 de julho de 2020

ONDE É?





Continuando com o desafio proposto pelo Ricardo Galeno aí vão mais quatro praças para serem identificadas.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

ONDE É?





Do prezado comentarista Ricardo Galeno recebi uma série de fotos de praças do Rio, todas do "Correio da Manhã". Ele propôs que o "Saudades do Rio" fizesse uma série de "Onde é?".

Na última vemos um "rema-rema", que nem sei se ainda existe em alguma praça.

Era uma briga saber quem ficaria na extremidade para dar o ritmo e era arriscado para quem sentava nas duas posições centrais, pois havia o perigo de bater a cabeça naquela trave horizontal.

Além do "rema-rema" eram tradicionais os balanços e os escorregas.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

DESFILES

Desfile militar na Rua Paissandu, na década de 40, em foto de Rembrandt.

Desfile militar na Av. Central por ocasião do 7 de Setembro de 1906, em foto de Torres (em direção à Praça Mauá). 
Foto enviada, há anos, pelo prezado Francisco Patricio com o seguinte bilhete: "Mais uma homenagem ao Ilustre General Miranda, oficial culto e exemplar - algo pouco comum no atual círculo militar (e que foi tão injustamente enclausurado no Forte de Copacabana)".


Desfile militar na Av. Beira-Mar.

terça-feira, 21 de julho de 2020

MISSES - DÉCADA DE 1920






Há tempos recebi do Francisco Patricio esta foto (a principal e os detalhes) do acervo do A. Silva, com o seguinte texto:

“Vae animada a festa das “misses”. Ambiente de uma feira de alegria, com flores e perfume. Tudo vaidades. A multidão comprimindo-se, decompondo-se aos empurrões, quer ver. Quer ver as “misses”.  Fala a voz do sangue, o bairrismo. A torcida é selvagem e brutal, como no “football”. Em vez de “goals”, “girls”.

Tanta coisa grave se tem passado e se está passando no paiz sem lograr preoccupar do mesmo modo a alma nacional. O perigo da febre amarella, por exemplo. Invertemos, por índole, as coisas. E nestas coisas nosso enthusiasmo se desperdiça, em regra, com o supérfluo.

O concurso de “misses” nos interessa mais que o próprio Brasil. Seria preferível que o Brasil torcesse mais por si do que pela “miss” que vai ganhar o concurso.”

Dando uma pesquisada nos jornais dos anos 20 do século passado encontrei as informações abaixo nos jornais do final daquela década:

“O Cruzeiro” oferece aos seus inúmeros leitores um exemplar interessante, com muitas paginas consagradas ás “misses” estaduais e ás dos nossos bairros. A constellação de bellezas que ahi apparecem, nitidamente estampadas, dão à revista uma graça e um interesse invulgares.

Por ocasião do concurso de “Miss Brasil” de 1929 encontrei a notícia de que, em meio a inúmeras homenagens, o Club dos Bandeirantes ofereceu uma festa às “Misses” com baile de alto luxo em honra das gentis concorrentes ao certamen da belleza internacional, em Galveston.

Foram saudadas assim naquela ocasião:

“Senhoritas – As excepcionaes demonstrações de sympathia que, em toda a parte vos têm sido feitas, embaixatrizes da graça, da formosura e da elegância, permitti que se associe o Club dos Bandeirantes, nesta noite radiosa em que, cheio de galas e no meio das flores, vos acolhe sob o seu tecto, prestando-vos verdadeiramente desvanecido, as homenagens de que sois merecedoras.

Notae a significação e a grandiosidade desta parada de belleza, festa ainda não registrada nos annaes da vida social e mundana de nosso paiz, em que, pela primeira vez, na capital da Republica se reúnem, nesse conjunto maravilhoso que nos ofusca a vista e a todos nos deslumbra, 21 figuras encantadoras de mulher, representando o que em cada uma das unidade da nossa grande federação, existe de mais altamente expressivo do que é do que vale a brasileira.

A mulher brasileira... Com que orgulho não podemos bater no nosso peito, envaidecidos com a sorte, que tão bem, nesse capitulo dos dotes pessoaes do bello sexo, soube aquinhoar o Brasil. Nem é preciso ter, para o provar, aquelle audacioso desassombro de Hyperides, quando avançava sobre Phrinéa, despedaçava-lhe a tunica,arrebentava-lhe o véo e a expunha, encarnação alucinante da perfeição humana, deante do aeropago atônito e surpreso (...).

PS: foi eleita Miss Brasil a Srta. Olga Bergamini.




segunda-feira, 20 de julho de 2020

AV. PRESIDENTE VARGAS



Hoje temos duas fotos da Av. Presidente Vargas em meados dos anos 40, sendo a primeira do acervo do Silva, enviada pelo prezado Francisco Patricio. A segunda é um desfile quando da volta do contingente da FEB que esteve na Itália.

Este trecho é o da antiga Avenida do Mangue, entre a Central do Brasil e o Viaduto dos Marinheiros, com suas belas palmeiras e seus sobrados.

domingo, 19 de julho de 2020

DOMINGO




Com estas fotos colorizadas pelo Nickolas recordamos como era bom um domingo desfrutando do mar no Rio.

A primeira foto é de Copacabana, em frente à Rua Barão de Ipanema, com destaque para a mansão Paranaguá.

A segunda é na Praia do Flamengo, perto do Hotel Central.

A última é defronte ao Mont-de-la-Veuve, território de Monsieur Rouen du Michelin.