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sábado, 22 de agosto de 2020

PRAIA DE BOTAFOGO


Foto de Malta, de 1904, mostrando o aterro, recém-terminado, da Praia de Botafogo, na altura da atual Rua São Clemente. Ao centro, o edifício onde funcionou o Colégio Anglo-Americano, na década de 20 ocupado pelo Colégio Aldridge, depois deslocado para o lado, ficando contíguo ao Colégio Juruena. No centro, também, a sede da Nunciatura Apostólica, onde hoje se encontra o Botafogo Shopping (onde foi o prédio da Sears). E o antigo cais de Botafogo.


Neste postal da Papelaria e Typografia Botelho vêem-se pessoas aglomeradas diante da murada de pedra do cais de Botafogo durante um dia de regatas. Ao fundo, a igreja da Imaculada Conceição, projetada pelo Padre Clavelin e inaugurada em 1892. As regatas passaram a ser oficialmente disputadas a partir de 1851, transformando-se em ponto de encontro da população carioca no início do século XX. O pavilhão de regatas foi também construído pelo Prefeito Pereira Passos. Inaugurado em 24 de setembro de 1905, sendo o C.R. Vasco da Gama o seu primeiro campeão, o Pavilhão de Regatas foi demolido em 1931.


Foto de Malta mostrando a Av. Beira-Mar, em Botafogo. O futebol estava apenas engatinhando e as regatas eram a grande atração esportiva do Rio. O Pavilhão de Regatas pode ser visto à direita. Além dos populares ficarem na amurada da praia, os clubes alugavam as barcas da Cantareira para seus sócios, que divertiam-se a bordo, dançando e vendo as corridas.
 


Foto de Marc Ferrez mostrando a encantadora atmosfera da Praia de Botafogo, com a igreja da Imaculada Conceição. Observar o Morro do Corcovado ainda antes da estátua de Cristo. Com os sucessivos aterros na orla do bairro, a antiga praia desapareceria. Porém, em 1962, no Governo Carlos Lacerda, foi construída uma praia artificial, desde o Morro da Viúva até a Rua São Clemente 

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

JOCKEY





Gávea – Jockey Clube Brasileiro.
O arquiteto francês André Raimbert, associado a seu colega Louis Lefranc, por encomenda de Linneo de Paula Machado, fez o projeto original do Hipódromo do Brasileiro, depois alterado. As obras foram concluídas em 1926.

O aterro teve origem com as sobras do desmonte do Morro do Castelo, mas até o Jockey tomar posse a área era um lodaçal.

Nosso Jockey tem um dos prados mais bonitos do mundo. Belíssimas tribunas e um harmonioso desenho das pistas. E uma localização privilegiada, numa das regiões mais bonitas do Rio.

Este hipódromo na Gávea foi inaugurado em 1926 como Hipódromo Brasileiro, recebendo a denominação de Jockey Clube Brasileiro em 1932, quando da fusão dos antigos Derby e Jockey.

A reunião inaugural sob o novo nome ocorreu em 29 de maio de 1932. 

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

INVERNO






A previsão do tempo é de que nos próximos três dias finalmente teremos dias de inverno no Rio.

Antigamente eram mais comum ter dias assim, com homens de sobretudo e mulheres agasalhadas até com casacos de pele.

Lembro dos tempos de colégio quando usava uma daquelas japonas de marinheiro. Ou de usar dois cobertores na cama. Mas há muito tempo que tudo isto acabou.

Para os que gostam, aproveitemos estes raros dias.

OBS: acho que todas as colorizações são do Nickolas.

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

FORTE DE COPACABANA





Acervo Maximiliano Zierer 
Acervo Manolo Conde

Ocupando uma área total de 114.169 m2, o Forte de Copacabana foi inaugurado em 1914, sendo então considerada a mais moderna praça de guerra da América do Sul.

Construído em forma de casamata, com 40.000 m2 de área e 12m de espessura em suas paredes externas, o Forte contava com canhões alemães Krupp, alojados em cúpulas encouraçadas e móveis. Dotado de usina elétrica própria, depósitos de víveres e munição, refeitório, cozinha, alojamentos e enfermaria, serviu como unidade de Artilharia e foi palco de acontecimentos importantes de nossa história, como o "Dezoito do Forte".

Atualmente abriga o Museu Histórico do Exército, aberto diariamente à visitação pública.

Estas fotos, outrora mostradas ao saudoso General Miranda, geraram a seguinte resposta:
"Ilustre Sr. Gerente do sítio Saudades do Rio, comovido, vejo encherem-se os olhos de lágrimas e redobrada é a honra por ver fotos dos tempos em que os companheiros de farda tinham admirável espírito cívico e porte moral invejável, algo em falta no momento atual.

Quando já não se veem manifestações, em tempo, de certo e especial respeito e instinto de conservação para com os marcos artísticos ou repletos de tradição, é um deleite ver a memória da cidade aqui exposta diariamente.

Lamento o quanto foi impiedosamente destruído para construir, muita vez, um novo sem alma e sem estilo. Por isso, nossa cidade encontra-se desfalcada de muitas construções (e de tradições, como as paradas militares do Dia da Pátria), que poderiam refletir e documentar fases de épocas pretéritas ou manifestações do belo".

Para quem não se lembra, o General Miranda se notabilizou, não só pela sua inteligência, mas pela extraordinária bravura: tomou parte na FEB que participou do assalto á Abadia de Monte Cassino (1944), enfrentando forças muito superiores àquelas que comandava. 

Ao longo de sua gloriosa carreira, exerceu os lugares de instrutor de esgrima, diretor das oficinas de reparação de automóveis do Exército, vogal do Conselho Central da Cruz Vermelha Brasileira e do Pró-Sanatório dos Sargentos Tuberculosos dos Exércitos de Terra e Mar. Fez parte do júri para as provas especiais de aptidão, para a promoção ao posto de major, dos capitães taifeiros. 

Em meados dos anos 50, combateu ardorosamente os insurretos do General Lott, o que lhe valeu uma curta detenção no Forte de Copacabana (punição que se revelou, mais tarde, injusta). 

Entre outras condecorações, é Comendador da Ordem de S. Gregório Magno (classe militar) com que Sua Santidade João XXIII o agraciou. É autor de várias obras sobre assuntos bélicos, em que se destaca uma monografia muito interessante sobre o "Canhão Vickers de Seis Polegadas da Artilharia de Costa". Por seu elevado nível moral e intelectual, este distinto morador da Rua Sorocaba, é figura sempre lembrada.

PS: o triste fim do General Miranda não merece ser revivido nesse momento. O culpado até hoje está foragido naquela estranha cidade do Sudeste.


terça-feira, 18 de agosto de 2020

EXPOSIÇÃO RODOVIÁRIA







Com a repetição de fotos de Milan Alram e outras inéditas do acervo do Correio da Manhã vemos a primeira Exposição Rodoviária, que integrou os eventos do VIII Congresso Nacional de Estradas de Rodagem.

Como curiosidade, mas não como excepcionalidade, registre-se que por atrasos na execução das obras, a exposição tenha sido inaugurada apenas no último dia do Congresso, em 18 de janeiro de 1951.

Montada junto ao Aeroporto Santos Dumont, contava com diversos estandes de maquinário para construção de estradas, além de teatro, cinema, bares e restaurantes.

A identificação dos automóveis na primeira foto já foi feita pelo obiscoitomolhado: De baixo para cima, Dodge, Chrysler, Citroën 11 BL, Ford, Chrysler, Plymouth, Austin A-70, Ford ou Mercury e Austin A-40. No stand da Propac, uns caminhões Studebaker, depois o stand da Hanomag ao lado da Mesbla (há dois ônibus indescubríveis), a Churrascaria no borrifo da Brahma e dois Curtiss C-46 no hangar do Lóide Aéreo Nacional.

Um dos pavilhões construídos na Ponte do Calabouço, ao lado do aeroporto Santos Dumont, era para demonstração das realizações do governo da União, através de seus diversos órgãos rodoviários. Um segundo pavilhão era destinado à representação dos órgãos rodoviários dos estados. Um terceiro era para representação da Prefeitura do Distrito Federal. Os dois últimos pavilhões eram para exposição de equipamentos, utensílios e materiais rodoviários de firmas estabelecidas no país e no estrangeiro.

Na área central eram expostos os mais modernos equipamentos para construção, pavimentação e conservação de rodovias. Havia ainda um auditório para conferências e projeção de filmes de interesse rodoviário. 

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

AEROPORTO SANTOS DUMONT






Vemos fotos do aeroporto Santos Dumont por volta de 1950.
O aeroporto foi oficialmente inaugurado, com uma pista de pousos e decolagens de 700 metros de comprimento, em 1936. 
Em 1938 iniciou-se a construção do terminal de passageiros, mesmo ano em que a pista foi ampliada de 700 para 1500 metros.
O terminal de passageiros só foi inaugurado em 1945. 
Pouco antes das fotos de hoje os voos intercontinentais foram transferidos para o Aeroporto do Galeão.
Fotos: Revista Brasil Constrói.

domingo, 16 de agosto de 2020

PRAIA DE COPACABANA


Em 1951 a Praia de Copacabana era assim.

Será que hoje estará cheia? As pessoas manterão a distância recomendada para evitar a propagação do virus?

Como teria sido a execução dos "cercadinhos do Prefeito" caso não tivessem sido suspensos?