FOTO 5: Parada obrigatória para quem passasse pela Rio-Petrópolis, o Belvedere sempre recebia muita gente. vemos um DKW Fissore, um Volkswagen Sedan e mais ao fundo um Aero-Willys 2600 modelo 63 e uma VW Kombi.
Total de visualizações de página
sexta-feira, 28 de março de 2025
BELVEDERE DO GRINFO
FOTO 5: Parada obrigatória para quem passasse pela Rio-Petrópolis, o Belvedere sempre recebia muita gente. vemos um DKW Fissore, um Volkswagen Sedan e mais ao fundo um Aero-Willys 2600 modelo 63 e uma VW Kombi.
quarta-feira, 26 de março de 2025
DEZ FIGURAS DE IPANEMA
FOTO 1: Esta fotografia da Praia de Ipanema na década de 70 mostra uma situação que, hoje em dia, raramente se vê ali. Embora comum na Praia de Copacabana, este tipo de prostituição desapareceu de Ipanema há alguns anos. Nos anos 60, após uma sessão de cinema no Miramar, no Leblon, voltávamos a pé para casa e, eventualmente, trocávamos umas palavras com as "moças". Eram simpáticas.
FOTO 2: Esta performance tipo "Lady Godiva" chamou a atenção. O ciclomotor seria marca Leonette, usando motor Jawa de 3 marchas. O carro fica a cargo de Obiscoitomolhado.
FOTO 5: Foto de Vinicius de Moraes, na década de 1960, atravessando a Av. Vieira Souto, em Ipanema, perto do Colégio São Paulo. Estaria a caminho do bar Castelinho?
segunda-feira, 24 de março de 2025
TROPA DE CHOQUE
FOTO 1: Estacionado junto ao Teatro Municipal vemos um daqueles veículos que transportavam militares dos "batalhões de choque", chamados para dissolver tumultos.
FOTO 2: A Polícia Especial foi uma unidade da Polícia Civil do Distrito Federal criada na década de 1930, durante o regime ditatorial de Getúlio Vargas.
FOTO 3: Tropa da Polícia Especial no Largo da Carioca, em 1946, em foto de Thomas Mcavoy.
FOTO 8: Ameaça de invasão da Reitoria na Av. Pasteur. Naquele ano de 1968, em certa ocasião, o Reitor Pedro Calmon, quando negociava para evitar a invasão, proferiu a frase "A Polícia só entra na Universidade se fizer o vestibular.". Uma bravata, pois a PM invadiu, levou centenas de estudantes presos para o campo do Botafogo e, depois de "tacar o terror", liberou a maioria (qualquer dia publico fotos desta ocasião).
FOTO 9: A caminho da Faculdade Nacional de Medicina. Foram tempos muito complicados. Várias vezes o predio da FNM foi cercado. Fui testemunha ocular, pois ali estudava.
domingo, 23 de março de 2025
DO FUNDO DO BAÚ: MODA (2)
ERA UMA VEZ A MODA (2), por Helio Ribeiro
Esta postagem é
continuação daquela de ontem. Hoje vamos nos deter na moda feminina. Encontrei
mais problemas ao fazer esta postagem, por desconhecimento do assunto e por
dificuldade de achar fotos referentes a ele.
1)
VESTIDOS e SAIAS
Minissaia
==> lançada por
Mary Quant, foi marcante na década de 1960 e um pouco chocante/revolucionária
para a moral da época.
Tubinho
Trapézio
Tomara que caia
Crepe indiano
Vestidos
e saias rodadas
2)
OUTRAS PEÇAS DE VESTUÁRIO
Pantalonas
Calça cocota ==> qual seria a etimologia da palavra cocota? Seria derivada de “coquete”? Ou de “cocotte”, que em francês significa “meretriz”, ou do grego “kokótta”, com idêntico significado?
Bolero
Anágua ==> caiu totalmente em desuso. As mulheres mais novas nem sabem o que é isso.
Bata
3)
ROUPAS DE PRAIA
Maiô
clássico
Maiô com franja
Maiô engana-papai ==> ou seria engana-mamãe? A frente é um maiô comum mas a traseira é um biquíni.
Maiô duas peças
Biquini
Monoquini ==> criado pelo austríaco radicado nos EUA Rudi Gernreich em 1964. Foi condenado por muitos religiosos, proibido na Rússia e criticado pelo prefeito de San Francisco como “o pior da pornografia”. Roberto Carlos criou a música “Eu sou fã do monoquíni”. Não fez muito sucesso nas praias.
4)
CALÇADOS
Plataforma ==> existem até
hoje.
Cavalo
de aço ==> provavelmente derivado da novela homônima, que fez muito sucesso em 1973.
Sandália hippie de couro
Boneca ==> usado quase exclusivamente por meninas e adolescentes, principalmente como calçado escolar.
Foram
tantos que só pude escolher alguns.
----- FIM DA POSTAGEM -----