Total de visualizações de página

sábado, 30 de maio de 2020

BOTAFOGO - LARANJEIRAS


A primeira tentativa para ligar os bairros de Laranjeiras e Botafogo, através de uma passagem que unisse a Rua da Guanabara (atual Rua Pinheiro Machado) à Rua Farani, data de 1883, quando foi firmado contrato entre o Governo Imperial e a firma Duvivier & Cia., para a construção, uso e gozo de uma linha de bondes puxados a burro, do Centro da Cidade às praias da Saudade (onde é hoje o Iate Clube) e de Copacabana.

Conta Dunlop que a linha partiria da Rua dos Ourives (atual Rua Miguel Couto) e os concessionários deveriam abrir um túnel no Morro Mundo Novo. Além disso, deveriam perfurar outros três túneis, prolongar e abrir diversas ruas, alongar o cais da Praia do Flamengo e construir e manter durante 30 anos, que era o prazo da concessão, um estabelecimento balneário em Copacabana.

Entretanto, quando da apresentação dos estudos, verificou-se que os estudos apresentados pelos concessionários estavam em completo desacordo com as condições estipuladas. Foi, então, cassada a concessão.

A fotografia mostra o início do corte da Rua Farani, nos anos 10 do século passado. 


Em 1914, na administração do Prefeito Marechal Bento Ribeiro realizaram-se as obras para a ligação entre a Rua Guanabara (aberta em 1853 e atual Pinheiro Machado) e a Rua Farani, aberta em 1872. Foto do Acervo do IMS, Coleção Brasiliana.
 

Uma curiosidade sobre a Rua Guanabara, contada pelo Helio: “Um dia, pesquisando fotos do Augusto Malta no Museu da Imagem e do Som, dei com uma foto de título "Rua Guanabara, 75". A foto não estava datada. Fiquei arrepiado: era o endereço da casa onde morei nos 3 primeiros anos da minha vida.

Por que o Malta teria fotografado o imóvel? Pedi reprodução da foto e mostrei-a para minha mãe, e ela reconheceu-a como sendo a da nossa casa. Na foto, parecia haver uma placa no muro, como se fosse o nome de alguma instituição. Minha mãe não sabia dizer o que havia antes ali. Alguém saberia informar?”

Fui pesquisar, na tentativa de ajudar o Helio, e no Jornal do Brasil de 16/02/1923 há um anúncio com os seguintes dizeres: "CURSO JACOBINA - RUA GUANABARA n.75. Externato, Jardim de Infância, Curso Primário e Secundário. Prospectos na Livraria Leite Ribeiro. Parc Royal. Rua Guanabara 83 e Cosme Velho 228. Matrículas e outras informações no Cosme Velho 228 das 10 à 1 hora no Cosme Velho 228.".


13 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Vendo o relato do Helio Ribeiro tenho que concordar com o sumido (por aqui) JBAN que diz: "O mundo é uma ervilha"... A livraria citada teria algo a ver com a família do Helio?

    Peguei esse caminho voltando de Botafogo para chegar na Cidade Nova ou Praça da Bandeira sem passar por alguns lugares do centro.

    ResponderExcluir
  2. Essa região ficou completamente descaracterizada com a abertura do Túnel Santa Bárbara, inclusive com o "corte" de um pedaço do estádio do Fluminense. O túnel foi inaugurado em Abril de 1964 mas as demolições ocorreram bem antes. Essa obra somada a abertura de ruas adjacentes foram a causa de Botafogo se tornar um bairro insuportável.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo: o prefeito também era da família Ribeiro. Se era a mesma, aí é outra história...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Gostaria de saber a razão de terem feito este rasgo no morro ao invés de abrirem um túnel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente era mais fácil na época.

      Excluir
  5. Existia todo um projeto para a estruturação e urbanização do Distrito Federal da eminente República, que também era a cidade mais populosa do país. Uma pena que essa expansão bem planejada seguiu apenas no sentido centro-sul. Locais do norte já bem ocupados, como São Cristóvão e Tijuca, experimentaram uma melhoria urbana e extrutura (gás, esgoto separado, etc) planejada; aqueles além desse limite cresceram ao sabor do adensamento.

    ResponderExcluir
  6. Fotos 1 e 2 já publicadas no SDR by Terra com grande sucesso e dezenas de comentários, porem a de n.3 é inédita para mim. Construção típica para uma escola. Bons tempos...FF: Pastor, no meu comentário sôbre o SDU em data passada, falei que foi difícil no inicio nossa família se acostumar com o Rio, mas para esses primeiros tempos uma coisa ficou muito ativa em nossos narizes. Sempre pela manhã havia um perfume inebriante de Fumo vindo da Fábrica de cigarros Souza Cruz perto de nosso prédio na Usina da Tijuca. Era uma coisa diferente e o tabaco tinha um cheiro delicioso. Hoje já não existe essa fábrica e em seu lugar tem o esqueleto de um supermercado Carrefour que fechou também. No mais o morro do Borel que em 57 não havia maiores perigos hoje virou complexo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fábrica Souza Cruz era bastante movimentada. Eu me lembro que a garotada pegava girinos no riacho. O Carrefour era um excelente mercado, mas a "comunidade" praticava seguidas extorsões e a situação chegou a tal ponto que foi obrigado a fechar as portas. Foi no segundo governo Brizola. FF: as coisas estão ficando complicadas nos EUA em razão dos protestos pela morte de um "cidadão de cor". Lá também existe um "Soweto às avessas". "Ainda bem que o Brasil não tem esse tipo de problema".(Sérgio Marcus Rangel Porto).

      Excluir
  7. Ceará,indivíduo,imagino o aroma exalado pela fábrica e em certos momentos lembra também chocolate.Lembro que as embalagens de fumo para cachimbo eram show.Sentir o aroma do fumo é legal,agora,levar fumo é um espanto!!!

    ResponderExcluir
  8. Luiz, eu havia enviado um email a você, há uns 10 dias, a respeito da foto da casa. Por levantamento que fiz, em 1914 o imóvel se tornou um Patronato de Menores. A foto é da época desse patronato. Se olhado o original com zoom, dá para ler a palavra "MENORES" numa placa afixada perto do portão. O Jacobina esteve ali até cerca de 1932. Em 1935 havia ali a Rádio América, que faliu logo depois. Por volta de 1937 virou casa de cômodos e minha família (avó e seus filhos) foi morar ali, no quarto 9. Por coincidência, a família do meu pai (também avó e filhos) morava ali. Meus pais se conheceram, casaram-se em 1946 e em 1947 eu nasci ali. Em 1947 minha família se mudou para a Tijuca.

    ResponderExcluir
  9. Ainda sobre a foto da casa: demolida, foi construído um edifício no local. Há cerca de 2 anos, minha enteada namorou um rapaz que morava justamente nesse prédio. Coincidência!!

    ResponderExcluir