Total de visualizações de página

sábado, 8 de junho de 2019

ÔNIBUS


 
Como era ruins os ônibus de antigamente e como continuam ruins os ônibus de hoje.
 
Com a conivência dos governantes os ônibus são ruins, mal cuidados, mal dirigidos, com trajetos estranhos, prestando um péssimo serviço no Rio.
 
Não há quem resolva isto apesar de estarmos assim há décadas.

sexta-feira, 7 de junho de 2019

quinta-feira, 6 de junho de 2019

RUA BARATA RIBEIRO



 
As fotos de hoje foram enviadas pelo amigo GMA, a quem o "Saudades do Rio" agradece. Continuamos falando da Rua Barata Ribeiro, em Copacabana.
Nela aparece a casa onde morou a mãe dele e o ano da foto é 1944. A simpática casa ficava na Rua Barata Ribeiro nº 539, entre as ruas Santa Clara e Raimundo Correa, a uma quadra das casas mostradas esta semana em outro “post”.
Vizinhos da família do GMA eram o Sr. Maia, uns alemães no nº 535, a família de Mario e Nelson Rodrigues numa vila que faz fronteira com a Travessa Angrense e, do outro lado da rua, o Colégio Santa Filomena.
As duas últimas fotos mostram a casa já nos seus últimos dias e um aspecto do quarteirão da Rua Barata Ribeiro, entre as ruas Santa Clara e Raimundo Correa, onde foi construído um prédio de apartamentos no lugar da casa.
Conforme o Decourt já comentou, este trecho da Barata Ribeiro era o mais novo da rua, aberto somente no final dos anos 20 e junto com os trechos subsequentes até a Djalma Ulrich bem mais estreita que a Barata Ribeiro de verdade, que ia até a Rua Siqueira Campos. Explico: havendo uma interrupção do traçado na Siqueira Campos o que é a Barata Ribeiro hoje recomeçava na Constante Ramos, com outro nome e outro PA, bem mais estreito, tendo a caixa da rua variável de 7 a 9 metros de largura. Este trecho chamava-se Rua Dr. Pereira Passos.
Pena foi ter a Barata Ribeiro ter perdido a simpática arborização que tinha nesta época.

quarta-feira, 5 de junho de 2019

RUA BARATA RIBEIRO





Esta casa na Rua Barata Ribeiro é bem conhecida dos comentaristas. A primeira foto mostra como era inicialmente, com apenas dois andares. Foi construída no final dos anos 30 pela H.C. Cordeiro Guerra.
 
A segunda foto mostra as obras feitas em 1944 para a construção do 3º andar.
 
As fotos seguintes mostram um esboço de como era o interior.
 
Como já falamos ontem, é curioso observar que só havia dois banheiros completos: no 2º e no 3º andares. Eventuais visitas, para usar o banheiro, tinham que subir a escada para o 2º andar. O único banheiro no térreo era o dos empregados.
 
Curiosidades:
1) Havia uma mesa de ping-pong em frente ao quartos dos empregados.
2) A sala de visitas era um lugar de uso raríssimo.
3) As refeições eram na sala de jantar, a copa era usada para o café da manhã.
4) As brincadeiras eram futebol no térreo e jogos na varanda do 2º andar.
5) No 3º andar, no terraço, ficavam cerca de 100 passarinhos em gaiolas e viveiros, diligentemente cuidados por meu avô.
6) O acesso ao forro sob o telhado era sempre uma aventura interessante. Fosse para explorar a tralha que havia por lá, fosse para ajustar a antena da televisão, cuja recepção era péssima devido ao morro dos Cabritos.
7) A bomba para puxar água era item fundamental. Baldes eram usados para captar água da chuva e encher banheiras e caixas d´água.

terça-feira, 4 de junho de 2019

RUA BARATA RIBEIRO




 
Hoje temos quatro fotos da Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, entre as ruas Raimundo Correia e Dias da Rocha.
 
As duas primeiras foram garimpadas pela Iara Teixeira na revista "A Casa" e as duas últimas são do meu acervo.
 
A primeira foto é no nº 568 e pertencia ao Dr. Theodomiro Santiago. A segunda é no nº 576 e era da Mme. Rosauro de Almeida.
 
A terceira foto é do outro lado da rua, em frente ao nº 589, residência de A. Darcy. É curioso ver que o edifício da esquina da Raimundo Correia, onde ficava a casa de nº 568, já estava em construção no ano de 1929. Teve, pois, existência muito curta a casa. Este edifício está lá até hoje.
 
A quarta foto, também tirada a partir do nº 589, é do ano de 1944. Podemos as casas do lado par deste trecho da Barata Ribeiro, onde moraram Mario e Georgete Pecego no nº 590 e , em casas vizinhas, o Dr. Waldyr e Gabriela, além da casa de D. Luizete Correa Araújo.
 
Com a especulação imobiliária dos anos 50/60, todas elas desapareceram, à exceção do nº 576 onde funciona, em prédio modificado, uma filial da Julio Bogoricin. Neste endereço, salvo engano, várias coisas funcionaram como uma academia de judô nos anos 60 e depois a Galeria Bonino, de Giovana e Alfredo Bonino, projeto de Sergio Bernardes.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

MILAN ALRAM


 
Hoje temos três fotos do magnífico fotógrafo Milan Alram, que tão bem documentou o Rio de Janeiro.
 
Um incauto andando pelo meio da rua na Av. Rio Branco, o belíssimo Jardim de Alá (ora tema de discussão sobre sua privatização ou recuperação pelo Poder Público) e um aspecto da Av. Presidente Vargas a partir da Candelária.

domingo, 2 de junho de 2019

ESCOLA NAVAL


 
Hoje há aqui uma consulta aos "universitários".
 
A segunda foto, dos anos 90, mostra a Escola Naval na Ilha de Villegaignon.
 
A primeira foto, que não consegui identificar com certeza, seria de um projeto para a Escola Naval nos anos 50. Seria mesmo? Está parecendo mais um projeto para algum Ministério.
 
Em 1938, após passar por outros locais, entre eles Angra dos Reis, a Escola Naval fixou-se na Ilha de Villegaignon. Nesta ilha, no século XVI, os franceses pretenderam fundar a França Antarctica, cuja capital seria Henriville (conta o JBAN que Rouen Michelin de Mont-de-la-Veuve estava envolvido nesta história).