Total de visualizações de página

sábado, 8 de dezembro de 2018

FLAMENGO




 
 
 
 
Hoje é um dia importante para a nação rubro-negra, pois será eleito o novo presidente do clube. A grande disputa será entre a chapa apoiada pela atual direção, com Lomba, e a chapa de oposição capitaneada por Landim.
 
Será mais importante reconhecer o grande trabalho na área financeira realizado pela atual diretoria ou puni-la pelos resultados aquém do desejado no futebol?
 
De qualquer forma, a diretoria atual deixou um grande legado para o clube, embora não tenha tido o sucesso esperado no futebol.
 
Como sócio desde 1958, primeiro como aspirante, depois como patrimonial, proprietário e atualmente remido (após 50 anos de vida associativa), daqui a pouco vou para a Gávea cumprir o dever cívico.
 
Na cerimônia no ginásio, lá estou eu como diretor-mirim do Depto. Infanto-Juvenil, ao lado do Alex Molina e do Oswaldo Aranha.



sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

PANAIR


 
Onde era este escritório da PANAIR, em que se compravam passagens como a que vemos na segunda foto? Na Av. Rio Branco nº 177?
PANAIR = Pelo Atraso Não Adianta Ir Reclamar, diziam os antigos.
A PANAIR, fundada em 1929, foi uma das companhias aéreas que deixaram mais saudades entre os amantes da aviação. No primeiro ano de existência da Panair ela apenas fazia transporte de carga e correspondência. Após se estruturar, iniciou o transporte de passageiros em 03/03/1931.
O fim da PANAIR foi conturbado e já foi discutido por aqui.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

AVENIDA ATLÂNTICA

Avenida Atlântica em 1961. A ressaca levou muito lixo para junto da calçada. O local é perto do Lido.

A mesma ressaca de 1961, agora com grande quantidade de areia acumulada na pista. Hoje em dia, após o alargamento da Praia de Copacabana pelos portugueses, somente na região da Bolívar e Xavier da Silveira acontece, raramente, algo parecido.

Em 1968 ainda persistia o hábito de se estacionar com duas rodas sobre a calçada, tal como em todo o Rio.

Um antigo Posto de Salvamento , com aquela escotilha tão apreciada pelo Bispo Rolleiflex, num dia de ressaca. Vê-se, claramente, uma base de concreto junto à calçada, construída em boa parte da orla de Copacabana para minimizar o problema causado pelas ressacas.

Esta é outra famosa foto mostrando a estrutura de concreto. Há décadas esta foto ampliada faz parte da decoração do Shopping dos Antiquários, na Rua Siqueira Campos.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

ESTÁTUA DA AMIZADE




Em 1922, no centenário da independência do Brasil, por iniciativa da Câmara de Comércio Norte-Americana no Brasil, foram angariados cerca de 40 mil dólares para a confecção de um monumento que simbolizasse a amizade entre os dois países. Foi presenteada ao país uma escultura de bronze de uma mulher, em pé, sustentando na mão esquerda os pavilhões norte-americano e brasileiro ornados com folhas de louro e, na direita, uma palma de louros. Somente em 1931, após sucessivas administrações, a estátua tomou lugar em frente à igreja Santa Luzia, como podemos ver nas duas primeiras fotos (de Malta, do acervo do IMS).
A terceira foto também é do tempo em que a estátua estava em frente à igreja.
A quarta foto, um Postal Colombo do Acervo Carlos dos Santos, já mostra a estátua na Praça Estados Unidos (ou é Praça 4 de Julho?), no Centro, na confluência das Av. Presidente Antonio Carlos, Presidente Wilson e Roosevelt, para onde foi transferida em julho de 1942, em frente ao atual consulado dos Estados Unidos.
Nesta quarta foto, à direita, no alto, vê-se as costas do anúncio luminoso no topo do Edifício Novo Mundo, que fica na esquina da Av. Calógeras. Na ponta direita, vê-se o alto do edifício da Esso.
Curiosidade: na identificação do postal consta Praça da Liberdade, porém a placa no poste de luz, sobre a seta sinalizando o sentido de direção, já mostra o nome de Praça Estados Unidos e a estátua não é da "Liberdade", mas da "Amizade".

Um pouco à direita da foto pode-se ver a lateral (empena) suja do prédio onde era a antiga sede do INSS (desde 1996 abriga a sede do Tribunal Regional Eleitoral - foi nesse ano que o TRE abandonou o antigo prédio na Rua Primeiro de Março e se mudou para a Av. Presidente Wilson. O tal prédio na Rua Primeiro de Março, construído no século XIX, foi "restaurado" e abriga hoje o Palácio da Cidadania.)

Em 1940, a Av. Presidente Antonio Carlos ainda se chamava Av. Aparício Borges. Após uma grande reforma, a avenida perdeu sua praça central e até mudou de nome.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

SANTA TERESA





 
Há 15 anos, quando publiquei a primeira foto do “Saudades do Rio”, ainda no Multiply (alguém lembra dele?), coloquei como data limite o ano de 1970. Tanto tempo depois, com o “Saudades do Rio” ainda sobrevivendo, já apresento fotos de 1985, que já é quase passado longínquo.
As primeiras de hoje são do acervo da Tia Nalu, a quem agradeço o envio, e a última, já vista por aqui, é do acervo de Albert Kahn, de 1909.
Vemos, em destaque, o Edifício Valentim, em Santa Teresa, na Rua Almirante Alexandrino nº 1405, antigo nº 381.
Erguido em 1879, foi moradia do comendador Antônio Valentim. Projetado pelo filho, o arquiteto e cenógrafo Fernando Valentim. Na década de 1930 o castelo foi dividido em apartamentos, forma encontrada de manter a propriedade. A arquitetura é eclética e tem aspectos de fortaleza.
Localizado no alto do morro o castelo proporciona uma vista esplêndida que abrange a Serra dos Órgãos, a Baía de Guanabara, o Parque do Flamengo e a cidade de Niterói.
Imóvel tombado, durante os últimos tempos era um condomínio. Não sei exatamente como está hoje em dia.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

CIRCUITO DA QUINTA DA BOA VISTA



A
primeira foto, do acervo do Silva e publicada pelo prezado Francisco Patricio, mostra duas moças chegando à Quinta da Boa Vista.
Teriam ido assistir à competição do Circuito da Quinta da Boa Vista, em meados dos anos 50, vista na foto do Correio da Manhã, com Aurelio Ferreira, um dos favoritos, perseguido pelo paulista Francisco Marques?
Este circuito começou a ser disputado em 1938 e seu traçado pode ser visto na última foto, retirada do excelente livro “Circuitos de Rua”, de Paulo Scali. Era nas cercanias do velho Palácio Imperial de São Cristóvão.
Pilotos famosos correram neste circuito, como Carlos Pintacuda, Chico Landi, Manuel de Teffé,  Juan Manuel Fangio, José Froilán Gonzalez, Gino Bianco.

domingo, 2 de dezembro de 2018

VOANDO PARA O RIO





 
Relembrando o desaparecido fotolog "Voando para o Rio", do JBAN, temos hoje estas fotos, grimpadas pelo Derani, do interior do Hindenburg, o Zeppelin, com seus 245 metros de comprimento.
 
O primeiro voo comercial se deu em 1936, em uma viagem de quatro dias de Friedrichshafen para o Rio de Janeiro.