Total de visualizações de página

sábado, 1 de junho de 2019

RUA SIQUEIRA CAMPOS

 
Ontem o Masc comentou aqui sobre a Rua Siqueira Campos. Já não lembro se esta fotografia já foi publicada, mas vale a pena falar sobre ela.
 
Contou o Masc sobre os armazéns de "secos e molhados", que ele passava todo dia na porta do Mar e Terra na Rua Siqueira Campos. Perto da Tonelero havia uma loja que vendia galinhas (vivas, lógico). Isso no final dos anos 60 começo dos 70. A Siqueira Campos era um enclave do subúrbio na moderna Copacabana, contando inclusive com serrarias.
 
Diria mais: havia antes do supermercado o cinema Flórida, onde assistia "Duelo de Titã", na esquina da Copacabana o famoso Café Pernambuco. Também havia uma loja que vendia boletos de uma antiga Loteria Esportiva que durou poucos anos e foi depois substituída pelo atual modelo.
 
O Centro Comercial de Copacabana já estava lá atrás, na esquina da Praça. Por estes trilhos passava o bonde 14, o General Osório, indo e vindo de Botafogo pelo Túnel Velho.
 
 

sexta-feira, 31 de maio de 2019

MERCADINHO SÃO JOSÉ

 
Em foto de 1959 vemos o Mercadinho São José, que fica na Rua das Laranjeiras nº 90.
O Mercadinho São José em Laranjeiras foi inaugurado há exatos 75 anos, em 31/05/1944. Antiga senzala e celeiro de uma fazenda o local teve suas baias adaptadas para boxes, quando Getúlio Vargas decidiu transformá-lo em um mercado de hortifrutigranjeiros para abastecer a população com produtos mais baratos durante a guerra.
Foi inaugurado pelo comandante Amaral Peixoto. O  sistema de educação alimentar, já em uso nos mercados de Santo Antonio e São Cristóvão, foi  implementado no novo mercado de modo a orientar a população no modo mais racional de aproveitar os alimentos, difundindo noções práticas e ensinamentos úteis que contribuiriam para o desenvolvimento de hábitos alimentares higiênicos, dizia o "Correio da Manhã" daquele dia.
Foi abandonado na década de 60, foi revitalizado e transformado em centro cultural no ano de 1988. Funcionou durante algum tempo como uma "Cobal em miniatura", ocupado por uma série de bares, com várias especialidades (tem crepe, árabe, pizza, etc.) e andou bem movimentado no início deste século. 
Seu tombamento definitivo ocorreu em 1994, após longa batalha judicial, em que os moradores saíram vencedores.
O prezado Francisco Patricio fez uma observação interessante sobre esta foto: "O grande sonho do empregado de um Estabelecimento Comercial era o Balcão... "atender ao balcão" - existia uma relação próxima do cliente (que se relacionavam, igualmente entre si). Hoje em dia, o freguês entra e vai na prateleira buscar o que está querendo. A necessária modernidade, infelizmente, terminou com esta ligação afetiva e as consequências se fizeram sentir. PS: atentem para o esmero no empilhamento das latas!"
A modernidade também acabou com as pilhas de latas, sacos de aniagem e as balanças vermelhas (Filizola?), o papel pardo para embrulho e o rolo de barbante (às vezes pendurado no teto, outras vezes preso no balcão em uma estrutura de ferro onde também ficava o rolo de papel). O lápis na orelha (para fazer contas de cabeça?) e a caderneta dos penduras também desapareceram.
Notícias desta semana dão conta de que o espaço, que está fechado, será revitalizado.

quinta-feira, 30 de maio de 2019

RUA FARANI






 
A primeira tentativa para ligar os bairros de Laranjeiras e Botafogo, através de uma passagem que unisse a Rua da Guanabara (atual Rua Pinheiro Machado) à Rua Farani, data de 1883, quando foi firmado contrato entre o Governo Imperial e a firma Duvivier & Cia., para a construção, uso e gozo de uma linha de bondes puxados a burro, do Centro da Cidade às praias da Saudade (onde é hoje o Iate Clube) e a Copacabana.

Conta Dunlop que a linha partiria da Rua dos Ourives (atual Rua Miguel Couto), esquina do Ouvidor, e os concessionários deveriam abrir um túnel no Morro Mundo Novo. Além disso, deveriam perfurar outros três túneis, prolongar e abrir diversas ruas, alongar o cais da Praia do Flamengo e construir e manter, durante 30 anos, que era o prazo da concessão, um estabelecimento balneário em Copacabana.

Entretanto, quando da apresentação dos estudos, verificou-se que os apresentados pelos concessionários estavam em completo desacordo com as condições estipuladas. Foi, então, cassada a concessão.
As duas primeiras fotografias mostram o corte da Rua Farani em agosto de 1914, na administração do Prefeito Bento Ribeiro.

As outras fotos mostram as obras de alargamento da Rua Farani em 1959, inclusive o desabamento ocorrido durante as obras deste alargamento, quando uma carga explosiva mal calculada causou este contratempo.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

CENTRO

 
Vemos o movimento na Praça Floriano, em frente ao Teatro Municipal.
 
Hoje em dia já não trafegam veículos por aí, menos ainda bondes em direção ao Tabuleiro da Baiana.
 
Nesta época esta região me dava calafrios, pois era caminho obrigatório para o consultório do dentista Dr. Costa Bento, no edifício Darke. Costa Bento não nos deixava livres nem nas férias, pois mantinha um consultório também em Petrópolis, onde eventualmente continuávamos algum tratamento.

terça-feira, 28 de maio de 2019

CASAS EM IPANEMA



 
Estas fotos, garimpadas pela Iara Teixeira na revista "A Casa", mostram duas simpáticas casas na Rua Gomes Carneiro, em Ipanema.
 
Interessante ver a planta das mesmas para se ter uma ideia de como eram no século passado numa Ipanema quase sem prédios altos.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

domingo, 26 de maio de 2019

CINEMA SÃO LUIZ

 
O programa deste domingo é pegar uma sessão da tarde no cinema São Luiz.
 
Colorização do Conde di Lido.

COPACABANA

Domingo era dia de acordar cedo e ir à praia em frente ao Edifício Guarujá, ali perto da Constante Ramos.
 
Levar uma bola de borracha para disputar partidas de duplas na baliza do campo do Maravilha numa praia quase deserta.
 
Da praia se podia ver o letreiro do cinema Rian. Às vezes, embora raro aos domingos, havia um arrastão e era a oportunidade de ganhar uns peixinhos por ajudar a puxar a rede de pesca.
 
E também de esperar com ansiedade o ruído da matraca do vendedor de "casquinhas" e pirulito de açúcar queimado.
 
Mais tarde, lá para as 10 horas, começavam as partidas de vôlei dos adultos.
 
Colorização do Conde di Lido.