Total de visualizações de página

sábado, 1 de dezembro de 2018

LACERDA



 
As fotos de hoje mostram propagandas do Carlos Lacerda, que foi governador da Guanabara e pré-candidato à presidência em 1965, para a eleição que não foi realizada por conta da Revolução de 64.
Político altamente polêmico, tinha muitos admiradores e muitos adversários. Mas certamente foi muito melhor que qualquer um dos últimos governadores do Rio (embora isto não seja difícil).
Os comentaristas do “Saudades do Rio” já se manifestaram sobre ele em “posts” anteriores:
“Em 1965 não se elegeria. O JK ganharia fácil”.
JK ganhava essa fácil. O que tinha ele de simpático, tinha o Lacerda de antipático. Mas ambos eram eficientes no que faziam e marcaram época.”
 
Não daria certo, pois era uma personalidade imprevisível. O que Lacerda venderia, já que acabou com o$ Bonde$ na Guanabara, por razõe$ que que $ó ele $abia?”
“Lacerda também foi traído pela Revolução que apoiou. Achou que os militares poriam Jango para fora e se recolheriam aos quartéis. Levou uma "puxada de toalha" homérica, sendo cassado junto com JK.”
“Lacerda era um mito da classe média Zona Sul do Rio. Lacerda teve uma montanha de dinheiro para gastar e gastou mal. Privilegiou a Zona Sul, quando deveria ter gasto o dinheiro em obras que beneficiassem todo o estado e criasse condições de expandir a cidade para a Zona Oeste. O resultado foi a verticalização da Zona Sul e a falta de infraestrutura no restante da cidade. a única grande obra que beneficiou a todos foi o Guandu. Lacerda não conseguiu nem mesmo eleger seu sucessor.”
“Sempre torci pelo Carlos Lacerda. Lamentei muito não ter podido concorrer a eleição em 65.”
“Lacerda era no mínimo bastante controverso, basta darmos uma simples olhadinha na disparidade dos comentários aqui presentes. Meu Pai era lacerdista roxo e me levou ainda menino para ver as obras do então GUANDU, que muitos debilóides de antanho diziam que sequer existiam."
Será que daria jeito no Rio de hoje?

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

SANTO CRISTO



1)      Foto aérea, em torno de 1920, de Jorge Kfuri. Acervo do Serviço de Documentação da Marinha. Vista geral do atual bairro do Santo Cristo, região conhecida anteriormente como Saco do Alferes. Toda a área na metade inferior da foto foi criada graças aos aterros realizados para as obras do porto do Rio, no início do século XX. Ao centro, a Igreja de Santo Cristo dos Milagres, que deu nome ao bairro.
 
2)      Foto de 1971, do acervo do Correio da Manhã. A igreja de Santo Cristo dos Milagres fica na Praça de Santo Cristo, s/n.  Possui a primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda para o Brasil.

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

BONDES DE SANTA TERESA







 
Aproveito esta primeira foto de Santa Teresa, garimpada pelo Nickolas, para convidar a todos a acessar o “link” para a página do grande especialista em bondes Allen Morrison, para ver as fotos dos bondes abaixo publicadas e muito mais.


E completar as informações sobre os bondes do Rio no excepcional http://www.bondesrio.com/ do nosso prezado Helio Ribeiro.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

SANATÓRIO DE BOTAFOGO


 
O nosso prezado Menezes, a quem o “Saudades do Rio” agradece, enviou esta fotografia do Sanatório Botafogo com os seguintes dizeres: “Último registro do Sanatório de Botafogo na Rua Alvaro Ramos. Hoje existe um condomínio como citei no meu comentário de ontem. Tenho amigos lá que visito constantemente e vejo quase sempre a tampa dessa imensa caixa d´água hoje coberta pela vegetação.”
Pesquisando no “Correio da Manhã” descobri que o Sanatório Botafogo foi inaugurado em 1921. Era destinado ao recolhimento dos doentes nervosos, neurasthenicos e fatigados, que careçam de um repouso methodico para um restabelecimento physico e mental.
Um anúncio que foi publicado durante muito tempo no “Correio da Manhã” dizia:
SANATORIO BOTAFOGO – Doenças Nervosas e Mentaes
Methodos especiaes e actualizados de tratamento, Malariotherapia, Choque hipoglysemico (insulinotherapia em altas dóses), Convulsotherapia (Methodo de Meduna), Piretotherapia, Narcose prolongada, etc.
Controle technico e scientifico dos Professores: A. Austregesilo, Adauto Botelho e Pernambuco Filho. Corpo medico especializado. Racional serviço de enfermagem. Rua Alvaro Ramos, 177 (acho que recebeu nova numeração tempos depois, passando a ser o nº 405)  Phones: 26-7222 e 26-7411.
Por mais de 50 anos funcionou no endereço da Rua Alvaro Ramos.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

BOTAFOGO


 
Esta bela casa está na Rua Mundo Novo, perto da Rua Assunção. Teria pertencido ao Conde D´Eu. A legenda, da foto de 1966, indica que na época era a moradia do presidente do Banco Boavista. Acho que nesta época o presidente era o Candido Guinle de Paula Machado que, todavia, morava na ocasião numa casa na Rua Guilhermina Guinle, ao lado do atual casarão da Firjan, residência na época do irmão dele Francisco Eduardo de Paula Machado.

O Correio da Manhã cita que, por este período, o Banco Boavista teve um presidente chamado Luís Biolchini. Não sei se era este o proprietário naquele momento.
 
 
Esta casa, também na mesma rua, já foi parte do conjunto da desaparecida Casa de Saúde Dr. Eiras.
 

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

ERRO

 
A revista ELA, que veio encartada no O Globo de ontem, publicou esta foto de Judith Munk, que faz parte da mostra "Mulheres na Coleção MAR", no Museu de Arte do Rio.
 
Ou foi uma grande comida de mosca de quem colocou a foto no MAR ou o erro foi de quem a publicou n´O Globo, pois a foto está espelhada.
 
Vemos isto com certa frequência mesmo em livros sobre o Rio Antigo. Há algum tempo o Rouen publicou a foto que havia na caixa de num quebra-cabeça, onde a foto da Baía da Guanabara estava espelhada.
 
A posição correta é a da foto abaixo.
 


domingo, 25 de novembro de 2018

ONDE É?

 
O ano é 1970. Onde está este Chrysler de pneus arriados?
Ao fundo vemos uma das 80 agências do Banco Irmãos Guimarães, que foi vendido, no nocivo processo de concentração bancária ocorrido a partir da década de 70, ao grupo Soares Sampaio por 80 milhões de dólares no final de 1971.