Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

PREFEITURA

Postal de Marc Ferrez, mostrando o prédio da Prefeitura do Rio de Janeiro. Coleção de Klerman W. Lopes. Desde 1892 até meados da década de 40 do século XX funcionou neste prédio que ficava entre as ruas General Câmara e São Pedro, exatamente no leito onde seria construída a Av. Presidente Vargas.  Foi demolido durante abertura da Av. Presidente Vargas. 

Deste local o Prefeito Pereira Passos administrou a modernização da cidade e foi daí, também, que o Prefeito Carlos Sampaio comandou o arrasamento do Morro do Castelo.

O outro prédio que vemos na foto sobreviveu e é a Escola Rivadávia Correia.

Nesta foto um carro fúnebre passa diante do prédio da Prefeitura.

Depois da demolição do prédio a Prefeitura ocupou por pouco tempo o casarão onde funciona o Museu da Cidade, na Gávea. Na administração Ângelo Mendes de Morais, de 1947 a 51, passou a ocupar o Palácio Guanabara, que desde o fim do Império tinha passado por diversos usos. O lugar foi mantido pelo Governo do Estado da Guanabara (neste período a Prefeitura deixou de existir) e finalmente encampado pelo Governo do Estado após a fusão. 

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro que existe hoje foi criada apenas com a fusão, em 1975, ocupando a casa que havia pertencido à Embaixada do Reino Unido, em Botafogo. Junto ao Gabinete do Prefeito existe uma galeria de todos os governantes da cidade: prefeitos do Distrito Federal, governadores da Guanabara e prefeitos do Rio. 


Nesta foto da década de 30 vemos o prédio em obras.

No final dos anos 70 foi construído o Centro Administrativo São Sebastião, popularmente conhecido por "Piranhão". Mas quem trabalha na Prefeitura só chama pela sigla CASS. 

Aqui vemos o projeto original, de 1875.

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

PRAIA DO FLAMENGO







Vemos a Praia do Flamengo de meados do século passado,  Tinha seu charme, com sua inconfundível mureta.

Desde a inauguração da Av. Beira-Mar, no tempo de Pereira Passos, até a construção do Aterro nos anos 60, foi palco também de inúmeras ressacas.


segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

FILA DE ÔNIBUS

Foto de Thomas Mcavoy.


Foto do Arquivo Nacional, acervo do Correio da Manhã.

Foto do livro Brazil.

                    Foto do Arquivo Nacional, acervo do Correio da Manhã.

É curioso observar a evolução das vestimentas dos cariocas através dos tempos. Da primeira foto em 1943, com uma senhora aparentemente com um abrigo de pele, até ao grupo que espera o ônibus na Praça Mauá, provavelmente no final dos anos 60.