Total de visualizações de página

sábado, 16 de setembro de 2023

DO FUNDO DO BAÚ - GOLEIROS DE ANTIGAMENTE

                               GOLEIROS DO PASSADO, por Helio Ribeiro

(Postagem 1 – sábado / Postagem 2 - domingo)

Esta postagem é uma homenagem a alguns goleiros do passado que atuaram em times cariocas. Como não gosto de nenhum esporte, futebol inclusive, nada aqui é opinião minha. Tudo foi obtido da Internet. Entretanto, certas informações são contraditórias, pois uma fonte desmente a outra. Procurei optar sempre que possível pelas informações do site do clube onde o goleiro atuou por mais tempo.

A ordem de apresentação é aleatória, não significando maior ou menor importância de nenhum deles.

1) MANGA


Nascido Hailton Corrêa de Arruda, em Recife, a 26 de abril de 1937, é considerado um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro. É o jogador que detém o recorde de participações em jogos da Taça Libertadores da América. Sempre atuou sem luvas. Em sua homenagem, o dia 26 de abril é considerado o Dia do Goleiro.

Começou atuando no Sport de Recife, em 1954, ocasião em que o time venceu o campeonato de juniores sem que Manga sofresse nenhum gol. Sua fase de ouro se deu quando era do plantel do Botafogo do Rio de Janeiro, entre 1959 e 1968.

Em jogos contra o Flamengo, dizia que gastava adiantadamente o prêmio pela vitória, que ele considerava favas contadas. Segundo ele, "o leite das crianças estava garantido".

Jogou 451 vezes pelo Botafogo, sofrendo 397 gols. Defendendo a camisa alvinegra, levantou quatro Campeonatos Cariocas, três Torneios Rio-São Paulo e o Torneio Intercontinental de Paris.

Luiz D´: Manga, realmente, foi um grande goleiro. Mais de clube que de seleção. Ao contrário do Gilmar, que era melhor na seleção do que no clube, Manga "amarelava" na seleção. Sua participação na derrota para Portugal na Copa do Mundo de 1966 foi desastrosa.

Terminou a carreira pelo Barcelona de Guayaquil, em 1982, aos 45 anos de idade. Atualmente vive no Retiro dos Artistas, com sua esposa Maria Cecília, em meio a problemas de saúde e financeiros.

OBS: Houve o famoso episódio dos tiros desferidos pelo João Saldanha contra o Manga, após o final do campeonato carioca de 1967. Para não alongar esta postagem, sugiro que os curiosos localizem as reportagens sobre o fato, no Google. Há várias, às vezes com versões diferentes.

2) ARI


Ari de Oliveira nasceu em Duque de Caxias, em 26 de julho de 1932.

Começou a carreira em 1950, pelo Bonsucesso Futebol Clube, tendo passado para o Flamengo em 1955. Defendeu a camisa do clube em 90 jogos, tendo vencido o Campeonato Carioca daquele ano.

Luiz D´: esta foto é do Ari campeão pelo América, contra o Fluminense, em 1960. O trio da foto é Jorge (lateral-direito), Ari (goleiro) e Nilo (ponta-esquerda). Venceram por 2x1, de virada.

Neste jogo fui pivô de uma grande confusão: tinha ido assistir à final com meu pai, Jarbas (o delegado de quase 2 metros de altura amigo dele" e meu irmão mais velho, que tinha 16 anos. Os três sentaram num degrau da arquibancada e eu no degrau abaixo, em frente a meu pai. Estádio lotado, pouco antes de começar a partida chegam quatro rapazes de 20/30 anos. Com muito esforço dois conseguiram sentar, um forçou espaço a meu lado e se sentou. O quarto não tinha onde sentar. Ameaçou colocar a mão no meu ombro e me empurrar. Meu pai disse: "Não tem mais espaço, não toque no menino". O cara ignorou e me empurrou. Levou um empurrão de meu pai e caiu por sobre outros torcedores abaixo. Vieram os quatro para cima de meu pai, do Jarbas e do meu irmão. Eu, pequeno, me encolhi todo. Jarbas se atracou com dois, meu pai com um e meu irmão, que estava com um binóculo, acabou com o nariz do quarto. Nunca tinha visto tanto sangue. Rapidamente vieram os PMs, o Jarbas, delegado de Polícia, se identificou e mandou prender os quatro. Assistimos, a partir daí, a vitória do América, tranquialmente.

Aqui vemos Ari treinando no Estádio da Gávea.  Em 1958 foi emprestado ao América, que o contratou no ano seguinte e onde viveu o auge de sua carreira, tendo conquistado o Campeonato Carioca de 1960. 

Luiz D´: naquele tempo os goleiros usavam joelheiras e tirar reforçando os pulsos (punhos). Na foto aparece o auxiliar-técnico Newton Canegal, antigo jogador do Flamengo. A baliza é a que fica perto do Jockey Club, que era separado do campo do Flamengo por aquele muro ao fundo, com as árvores. Na época a Rua Mario Ribeiro ainda não tinha sido aberta neste trecho.


Ari, atuou até o ano de 1966, quando se aposentou.

Luiz D´: no Flamengo, não teve muita concorrência, pois todos os seus contemporâneos eram apenas médios. Entre eles o Chamorro, com quem o vemos na foto. Nesta época passaram também pelo Flamengo os goleiros Ari "Branco", Mauro e Fernando. Nenhum se destacou muito. 

Trabalhou até 1977 como funcionário público do INSS, quando faleceu de AVC em dezembro daquele ano.

3) BARBOSA


Moacyr Barbosa veio ao mundo em Campinas, a 27 de março de 1921. Embora seja considerado um dos melhores goleiros de sua época, é mais lembrado em virtude da derrota da Seleção Brasileira para o Uruguai, na Copa do Mundo de 1950, na qual foi acusado de falha no segundo gol do time celeste.

Começou como ponta-direita num time de várzea, o Almirante Tamandaré. Um dia o goleiro faltou e Barbosa foi escalado para a posição, contra a sua vontade. Teve boa atuação e acabou tomando gosto pelas traves e de lá nunca mais saiu. Em seguida entrou para o time do Laboratório Paulista de Biologia. Em 1942 passou para o Club Athletico Ypiranga, profissionalizando-se. Em 27 de janeiro de 1945 assinou contrato com o Vasco da Gama, onde atuou até 1955. Na época, o Vasco estava montando o excelente time chamado de Expresso da Vitória (1945 - 1953).

O titular da posição era Gabriel Rodrigues, ficando Barbosa na reserva. Porém Rodrigues ganhou um prêmio de 200 mil cruzeiros na loteria (uma fortuna na época) e abandonou o futebol, abrindo caminho para Barbosa se tornar o titular da posição.


Vestindo a camisa cruz-maltina, venceu seis Campeonatos Cariocas e o Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, precursor da Libertadores da América.

Pelo Vasco da Gama participou de 431 jogos, com 282 vitórias, 74 empates e 75 derrotas.

Luiz D´: os mais antigos poderão identificar todos os jogadores da foto. Eu reconheci o Barbosa, o Augusto (calvo), o Danilo Alvim (2º da direita para a esquerda, de pé), o massagista Mário Américo e, ao lado deste, o ponta-direita Sabará.


Uruguai 2x1 Brasil em 1950. Gol de Gigghia. A defesa que Barbosa não conseguiu fazer e marcou sua vida.

Saindo do Vasco em 1955, Barbosa passou pelo Santa Cruz de Recife, depois para o Bonsucesso, retornou ao Vasco e encerrou a carreira pelo Campo Grande, em 8 de julho de 1962.

A Wikipedia registra sua participação em 861 jogos, em vários times, além de 20 pela Seleção Brasileira.

Carregou durante toda a vida o estigma da derrota perante o Uruguai. O cronista Armando Nogueira o considerou a criatura mais injustiçada do futebol brasileiro.

Morreu por complicações de um AVC em 7 de abril de 2000, na cidade de Praia Grande (SP).

4) VELUDO


Caetano da Silva Nascimento nasceu no Rio de Janeiro em 7 de agosto de 1930, no bairro da Saúde. Por ter a pele aveludada, ganhou o apelido de Veludo.

Antes de iniciar a carreira de goleiro, trabalhou como estivador. Aos domingos, jogava pelo Harmonia, um time amador da Saúde. Logo pela manhã, era chamado aos gritos de "Caetano.... Caetano...." por uma figura engomadinha, conhecido na área como Armandinho Castanheira e que posteriormente se tornou conhecidíssimo como o juiz de futebol Armando Marques.

Em 1948 entrou para o Fluminense, quando ganhou o título de juvenil daquele ano. Em 1949 passou para o time de aspirantes. Em 1950, quando Castilho foi convocado para a Seleção Brasileira, Veludo ganhou a chance de jogar pelo time de titulares. 


Era uma sombra para Castilho, e várias vezes tomou seu lugar em jogos e a torcida gritava seu nome nas arquibancadas. Em virtude do contraste da pele entre Castilho e Veludo, os tricolores diziam que o time possuía a dupla "Café com Leite". Veludo mostrou grande talento e se tornou campeão carioca em 1951. 

Em 1954, reserva de Castilho, foi convocado para a Copa do Mundo, jogando pela Seleção Brasileira nove partidas, sofrendo três gols.

Luiz D´: coisa rara dois goleiros do mesmo time serem convocados na mesma ocasião para a seleção brasileira. Na foto consigo identificar o Pinheiro (3º da esquerda para a direita, de pé, ao lado do Veludo). Agachados estão Telê, talvez o Robson, não reconheço o centro-avante (seria o Valdo?), Didi e Escurinho.

Sua derrocada aconteceu em 18 de dezembro de 1955, quando diante do Flamengo o Fluminense perdeu por 6 x 1. Veludo foi acusado de "vender o jogo", foi multado em 60% dos vencimentos e caiu em desgraça. Alguns o acusaram de ter jogado bêbado.

Sem clima no time, saiu e andou por vários outros clubes, mas tornou-se alcoólatra, tendo encerrado a carreira nos primeiros meses de 1963, pelo Esporte Clube Renascença (MG).

Tornou-se mendigo e após seguidas crises de fígado e pâncreas, além de diabetes, morreu em 26 de outubro de 1970, aos 40 anos, na mais completa miséria e pesando apenas 48 quilos.

Luiz D´: eu estava no Maracanã nesse 6x1. Foi a primeira grande goleada do Flamengo contra um rival importante que vi ao vivo. Inesquecível.

5) CHAMORRO


Eusebio Chamorro nasceu em Rosário, na Argentina, em 22 de novembro de 1922. Começou a carreira pelo Club Atlético Newell's Old Boys em 1945, passando em 1951 para o Boca Juniors. Nessa época travou boas relações com Fleitas Solich, técnico do Flamengo. Em 1952 atuou pelo Independiente Santa Fé, da Colômbia. Ele e vários jogadores argentinos foram punidos por terem atuado pelo Independiente. Encostado em virtude da punição, sua condição chegou aos ouvidos de Fleitas Solich, que se empenhou em trazê-lo para o Flamengo. Em agosto de 1953, por 250 mil cruzeiros, Chamorro foi contratado para ocupar a posição de suplente de Sinforiano Garcia, o goleiro titular do clube. 

Luiz D´: não se comparava ao titular Garcia. Toda vez que era escalado eu ficava preocupado.

Luiz D´: Pavão, Chamorro, Jadir, Tomires, Dequinha e Jordan. Agachados: Joel, Paulinho, Índio, Dida e Zagalo.

Atuou no rubronegro até 1956, participando pela primeira vez em 10/09/1953 contra o XV de Novembro de Jaú e a última em 14/10/1956 contra o Bonsucesso.

Pelo rubronegro, ganhou 11 campeonatos ou torneios, que deixo de relacionar por serem muitos.


Saindo do Flamengo, voltou ao Newell's Old Boys.

Não consta que haja falecido.

Aqui vai minha única contribuição pessoal a esta postagem: a menos que a memória esteja me pregando uma grande peça, lembro de um jogo em que o Chamorro se chocou com um outro jogador e caiu ao chão com a cabeça ensanguentada. A visão daquela cabeça vermelha de sangue ficou marcada na minha memória. Estarei enganado?

6) ERNÂNI

Ernâni Ribeiro Guimarães nasceu no Rio de Janeiro em 24 de outubro de 1928.

Revelou-se no Olaria em 1947, passando para o Vasco em 1948, como reserva de Barbosa. Foi campeão sul-americano de clubes em 1948 e carioca em 1949, 1950 e 1953. Voltou ao Olaria e em 1957 foi para o Bangu, onde atuou apenas durante esse ano, tendo entrado em desavença com o presidente Fausto de Almeida. Foi então para o Botafogo, tendo sido campeão carioca em 1961 e 1962 e ganhou o Torneio Rio - São Paulo de 1961, encerrando a carreira em 1963.


Pelo Bangu participou de 37 jogos, com 19 vitórias, 9 empates e 9 derrotas. Sofreu 40 gols.

Morreu em 14 de janeiro de 1985, aos 56 anos de idade.

 Luiz D`: Manga em primeiro lugar, depois Helio e Ernâni. Os outros pouco sucesso fizeram.

*************************************

RESUMO E ESTATÍSTICAS


Certos valores das estatísticas abaixo variam, de acordo com a fonte consultada. Escolhi as que julguei mais confiáveis. Posso ter errado. Há muitas lacunas porque não consegui dados de mesmo teor nas fontes que pesquisei.


-------  FIM  DA  POSTAGEM  --------

OBS: preferem a segunda parte amanhã ou na segunda-feira?


sexta-feira, 15 de setembro de 2023

O ANTIGO TERRAÇO DO GALEÃO

Do antigo terraço do Galeão, onde estava meu sogro, surge este "slide" desbotado, do início da década de 70. Vemos Mme. D´toda de branco, comigo logo atrás, acho que voltando de Buenos Aires.

Era um tempo em que se ia para o aeroporto pela Avenida Brasil, sem nenhum receio de assalto. Chegava-se no acanhado terminal, sem ar-condicionado e fazia-se o "check-in" manualmente, em balcões simples. O embarque/desembarque era a pé, pela pista, conforme vemos acima. Do terraço aberto, onde está o fotógrafo, acenava-se para parentes e amigos. Estacionado mais ao fundo um avião da TAP. Era um tempo em que ainda era prazeroso viajar.

O fotograma de hoje faz parte de um filme descoberto pelo Nickolas Nogueira sobre o carnaval de 1955. Vemos o desembarque de turistas no antigo aeroporto do Galeão, com o saudoso terraço. Concordo que o desembarque pelos "fingers" é muito melhor, mas a foto nos deixa saudade dos velhos tempos. 


Desembarque no Galeão em 1971, de um voo da Varig vindo dos EUA, em foto garimpada pelo Nickolas.  Escadas, carros-pipa, equipes de terra e veículos de serviços tornam a cena bem movimentada. O avião é um Boeing 707. 


Outro aspecto do terraço do Galeão. Diziam que era coisa de paulista ir para o aeroporto ver pousos e decolagens de aviões, mas era gostoso se despedir dos amigos desde este terraço.

Antigamente tudo era mais precário e transparente. Do saguão do aeroporto era possível ver os passageiros pegando as malas e passando na fiscalização.

Fiscalização esta que dependia muito de "pistolão". Certa vez um amigo estava tendo dificuldade em passar suas duas malas por um fiscal quando surge o Sr. Castor de Andrade com uma dezena delas em sua bagagem. Passou direto, sem qualquer fiscalização, além de ser saudado alegremente pelos fiscais.

De outra feita chegou a família do Delegado Antonio Melo, então treinador do Vasco, que também liberou a bagagem familiar sem qualquer transtorno.

Eram  os velhos tempos em que os aviões não tinham autonomia para um voo direto para determinados destinos e faziam escala em Dacar. E ali, algumas vezes, na parada noturna o avião era dedetizado. Todos chegavam ao destino com cheiro de "Flit", além de intoxicados pela fumaça a bordo, uma vez que era permitido fumar.




 

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

AUTO-ÔNIBUS ELÉTRICOS

A postagem de hoje é motivada pelas duas últimas fotografias que a Conceição Araújo encontrou num “site de leilões”. São do Malta. Nos comentários da publicação dela o Andre Decourt enviou um “link” de uma postagem de 2009 que falava desses veículos. O Jason Vogel, o A.J.Caldas e outros adicionaram comentários. Peguei a maior parte e coloquei aqui, com agradecimentos a todos eles.

Estes veículos circularam de julho de 1918 a dezembro de 1927. Eram sete exemplares. Por causa de sua baixa autonomia, os elétricos faziam apenas uma linha curtinha, de 2km, Praça Mauá-Passeio. 


Descreve o Decourt: “Vemos o ônibus elétrico que circulou na Av. Central, na linha Palácio Monroe-Praça Mauá. A linha foi originária do ganho, em 1916, da concessão de operação da mesma pelo engenheiro inglês H. L. Wheatley, que empregou carros completamente diferentes dos vistos até ao momento no Rio.

Os ônibus construídos pela J. G. Brill Company, eram uma adaptação feita por cima de chassis de carro ou caminhão com vários elementos estruturais de bonde, mantendo muitas das características dos carris, como as laterais abertas, capacidade de passageiros, curvatura do teto etc….

Mas o grande diferencial do veículo era a sua autonomia, pois não dependia de trilhos, redes elétricas e suspensórios para circular. O veículo era alimentado por um conjunto de baterias que ficavam abaixo do piso e que transferiam energia para um motor elétrico de bonde aos truck’s, que ao invés de rodas de bonde possuíam rodas raiadas de madeira maciças, revestidas de uma camada de borracha, também maciça, algo muito comum nos veículos de carga do início do séc. XX, quando os pneus não eram lá muito confiáveis.


Os veículos entraram em operação em agosto de 1918, tendo Wheatley passado sua concessão rapidamente para a Light, já em 5/12/ 1918. A Light que estava proibida de instalar trilhos na Av. Central queria naquela época o monopólio de todas as linhas de ônibus que trafegassem ou pudessem trafegar pela avenida.

As datas acima foram fornecidas por Charles Dunlop, um dos maiores pesquisadores e historiadores da expansão da Light na área de transportes em nossa cidade, porém elas não batem com uma reportagem feita no órgão de comunicação da própria Brill Company, fornecedora dos ônibus que, em um exemplar de maio de 1918 dizia que estava enviando carrocerias de 7 veículos elétricos, Auto-Omnibuses, para a Parson Engineering, a fim de terem sua mecânica instalada para atender a encomenda da Rio de Janeiro Traction, Light and Power, para circularem de forma moderna nos belos bulevares da capital brasileira, auxiliando o sistema de bondes operados pela companhia.

Ou seja, algo não bate ou algo está imoral. Dunlop apesar de todo seu valor para a história da cidade era um empregado da Light e talvez tenha mudado os fatos e datas para não macular a imagem da companhia.

Especulo que o Sr. Wheatley era um “testa de ferro” da companhia canadense, que proibida ou receosa de entrar no mercado de ônibus na Av. Central, usou-o para ser a figura pública da concessão, embora tenha entrado com todo o capital para a aquisição dos veículos nos Estados Unidos.

Na foto o ônibus passa por diante ao Hotel Avenida e Galeria Cruzeiro, quase na esquina da Rua de São José, indo para a Praça Mauá.”

 

Foto de Malta



Foto de Malta

A partir de 1928 esses ônibus acima passaram a ser substituídos pelos “imperiais” ou “chopp-duplo”, como eram apelidados os ônibus de dois andares da Viação Excelsior.


quarta-feira, 13 de setembro de 2023

HOSPITAIS


A fotografia, do Acervo Casa de Oswaldo Cruz, Coleção Porto d´Ave, mostra perspectiva (em 1927) do projeto do Hospital e Instituto do Câncer da Mangueira.

As obras deste conjunto, financiadas pela família Guinle,  iniciaram-se em 1927 e foram abandonadas em 1936, quando as instalações foram doadas à Prefeitura, que lá estabeleceu o Hospital Barata Ribeiro.

Conforme contava meu grande amigo Almir Pereira, ilustre ortopedista carioca, a cessão destinava-se à criação de instituição dedicada ao tratamento de crianças "anormaes", a escolares portadores de defeitos físicos passíveis de correção pela "gymnastica e pela orthopedia" e a um Centro de Diagnóstico para a pesquisa da incidência de tuberculose no meio escolar. 

No ano de 1938 foi criado, pela Prefeitura do Distrito Federal, o Instituto Médico Pedagógico Oswaldo Cruz. Em 1940, foi autorizada a construção do Pavilhão Ortopédico Barata Ribeiro, atual Hospital Municipal Barata Ribeiro, na Rua Visconde de Niterói, na Mangueira.

O antigo hospital já não existe mais, substituído pelo atual que sofreu obras de modernização e adaptação à atual prática médico-cirúrgica.  O antigo prédio tinha três andares, com alto pé direito, grandes enfermarias com amplas varandas, voltadas para o nascente, com enormes janelas envidraçadas que permitiam a penetração dos raios solares que, nas primeiras horas do dia, alcançavam a parede oposta, iluminando todos os leitos.

No andar térreo ficavam os ambulatórios, ampla sala de gesso, laboratório, radiologia, enorme espaço para fisioterapia, inclusive com piscina coberta para tratamento de sequelas de poliomielite (frequente na época) e de paralisia cerebral. Separando os dois blocos do edifício havia imponente corredor, largo e longo, coberto por bela claraboia.

A inauguração do Pavilhão Barata Ribeiro ocorreu em 28/02/1948, sendo o primeiro chefe o renomado cirurgião Dr. Luthero Sarmanho Vargas, filho de Getúlio. Luthero, extremamente dedicado ao hospital, praticamente morava ali, onde tinha um apartamento.

O Hospital Barata Ribeiro, através dos tempos, sempre teve um alto conceito na prática da Ortopedia no Rio de Janeiro. Grandes nomes ali trabalharam, tais como Jorge Faria, Walter Barbosa, Mauricio Menandro e Almir Pereira. O Hospital Municipal Barata Ribeiro, hoje em dia, além do atendimento em Ortopedia também tem uma unidade de Cirurgia Plástica Reparadora. É um dos bons hospitais da rede municipal de Saúde.

Talvez os comentaristas conhecedores da região possam acrescentar informações.

A maquete acima mostra o projeto do "Hospital Koch", feito pelo arquiteto João Khair. Não consegui descobrir com certeza onde funcionaria este hospital. 

Poderia ser na Av. Barão de Petrópolis?

Poderia ter relação com o Hospital Pedro II em Santa Cruz?

Edificação do estilo Modernista, sobre pilotis, telhado jardim, muito similar ao Edifício Gustavo Capanema (Le Corbusier, Lúcio Costa, Afonso Reidy, Niemeyer, outros) localizado no Centro do Rio e ao Pedregulho (Afonso Reidy) em São Cristóvão.

Assim como os dois exemplos citados, provavelmente a maquete em questão foi feita para um concurso público federal, que na época era muito comum.


terça-feira, 12 de setembro de 2023

HOTEL LONDRES - COPACABANA

Na postagem de hoje abordaremos o Hotel Londres, cujo endereço era Av. Atlântica nº 668 (depois, com a nova numeração, passou a ser nº 2740), entre as ruas Constante Ramos e Santa Clara. Para isto contamos com a colaboração de vários estudiosos do Rio Antigo, como o Andre Decourt e o Maximiliano Zierer.


Como não se hospedar no Hotel Londres com todas essas qualidades?


Um dos primeiros cartões de propaganda do Hotel Londres. Os telefones, à época, tinha só 5 números. O proprietário era o Sr. Luiz Alves Rolim.


Cartão de propaganda do Londres Balneário Hotel Ltda., conhecido como Hotel Londres. À época a estação de telefones em Copacabana era a 27.
Uma curiosidade: jornais como o "Beira-Mar", semanalmente, informavam os nomes dos hóspedes dos principais hotéis do Rio. Era uma total falta de privacidade.


Pesquisa do Zierer, resumida, utilizando antiga foto da Aviação Naval. 

Edifício Rio São Paulo, Av. Atlântica número 2710.

Edifício Duque de Edimburg, Av. Atlântica número 2736. (ex Hotel Londres, na Av. Atlântica antigo número 668)

Edifício Duque de Epson, Av. Atlântica número 2740. (ex-terreno vazio do Hotel Londres)

Edifício Machado de Assis, Av. Atlântica número 2768. (ex palacete do Barão Jayme Smith Vasconcellos, na Av. Atlântica antigo número 680)

Edifício Cairo, Av. Atlântica número 2788.

Edifício Albion, Av. Atlântica número 2806.

Edifício Soberbo, Av. Atlântica número 2826.

Edifício Palácio Champs Elysees, Av. Atlântica número 2856. (ex casa de Odete e Júlio Monteiro, na Av. Atlântica antigo número 700)

Ed Marulhos, Av. Atlântica número 2888.


Cartão-postal do acervo do Marcos C. Silva. A Av. Atlântica antes de 1938, pois os postes do canteiro central ainda estavam lá.


No centro da imagem vemos o Hotel de Londres. Foi onde se hospedou, provisoriamente, minha bisavó quando veio de Pelotas-RS para o Rio de Janeiro.

Esta foto foi enviada pelo prezado A. Silva. O Hotel Londres foi inaugurado em 1918 e demolido em 1952 pela Construtora Corcovado. A seu lado vemos a casa do Barão Smith de Vasconcelos. Segundo o Decourt, tinha 30 metros de altura total e foi projetada por Virzi, em cores entre o ocre e o azul.

Vemos uma parte de um postal, colorizado pelo M. Zierer. Bem à direita está o casarão de três pavimentos de James Darcy e, assinalado pela seta, o Hotel Londres. 


Esta foto já mostra o Hotel Londres semi-emparedado pelos arranha-céus. Deve ser por volta de 1950. O vendedor de "casquinhas" e pirulitos, com seu tradicional tabuleiro, caminha pela estreita calçada de Copacabana.


Anúncio publicado no "Correio da Manhã" quando do lançamento do Edifício Duque de Epson. Segundo o Decourt, a "Predial Corcovado", para a construção desses edifícios, fez a transação imobiliária mais cara até então da Av. Atlântica.

Anúncio do encerramento das atividades do Hotel Londres em 19/03/1952.




segunda-feira, 11 de setembro de 2023

EDIFÍCIO IPANEMA


Nesta fotografia de Milan Alram vemos a área do Jardim de Alá em 1960. Assinalada pela elipse vermelha vemos que bem na curva ainda existia uma casa com um grande terreno, que dava para a Av. Henrique Dumont (na parte paralela ao Jardim de Alá), para a Rua Barão de Jaguaripe de um lado e para a Av. Epitácio Pessoa (no trecho em frente a Caiçaras) em outro lado.

Para quem não conhece a região pode parecer confuso, mas um lado do prédio é junto da Henrique Dumont e não da Epitácio Pessoa. 

À direita, entre as ruas Redentor e Nascimento Silva, vemos Escola Municipal Henrique Dodsworth, que funciona até hoje, na Av. Epitácio Pessoa. A escola tem a frente para a Av. Epitácio Pessoa e os fundos para a Av. Henrique Dumont.

Ao fundo, a Favela da Catacumba e a pedreira da Lagoa, perto do Corte do Cantagalo.

No início da década de 60 começaram a aparecer os anúncios do “Edifício Ipanema”, que ocuparia o terreno assinalado na foto anterior.

Haveria apartamentos de três tipos.

Tipo 1: salão, 4 quartos, armários embutidos, 2 banheiros, copa-cozinha, 1 e 2 quartos de empregados, banheiro, área de serviço, garage.

Tipo 2: sala, 3 quartos, armários embutidos, 1 e 2 banheiros, cozinha, quarto e dependência de empregados, área de serviço, garage.

Tipo especial: na cobertura, com terraços de 373 ou 225 metros quadrados.

O endereço na época era Av. Epitácio Pessoa nº 260, mas no final da década de 60 a numeração da avenida foi alterada e o edifício passou a ser o de nº 604.


Incorporação e vendas: Imobiliária Civia S.A.

Construção de Pires & Santos S.A.

Projeto e fiscalização de Nilo Gallo & M. Caldas.

Nesta foto do acervo  do "Correio da Manhã" vemos o "Edifício Ipanema" em construção. A legenda informa que a foto é de 1965.

Também do acervo do "Correio da Manhã" vemos o "Edifício Ipanema" em 1969. Acredito que as obras que vemos ao fundo sejam as da construção das novas instalações do Ambulatório da Praia do Pinto. Este foi fundado em 1964 como um pequeno posto na Favela da Praia do Pinto, depois funcionou perto do Caiçaras e na década de 70 mudou-se para um endereço na Rua Jardim Botânico. Não sei se ainda está em atividade.


Em foto de minha autoria, provavelmente de 1969, vemos o "quatro-sem" do Flamengo logo após vencer uma prova. Na tripulação meu saudoso amigo Nelson Parente, grande campeão. As palafitas da favela ainda estavam lá.


Outra foto de minha autoria, com meu irmão a bordo do barco do Flamengo que venceu uma prova com final emocionante. Lá atrás, o "Edifício Ipanema" testemunhava tudo.


Imagem do Google Maps mostrando o "Edifício Ipanema" atualmente.

O edifício tem 32 apartamentos, com 8 por andar, além de duas coberturas. Na verdade são 4 colunas com 2 apartamentos por andar, com 4 elevadores sociais e 2 de serviços.

No início o prédio tinha entrada pela Lagoa e pela Barão de Jaguaripe. As pessoas passavam de um lado a outro. Mas, há muito tempo, só existe uma entrada, que é pela Barão de Jaguaripe.

O prédio tem ainda uma academia para seus moradores.

Figuras conhecidas moraram no prédio, como o jornalista Armando Nogueira e o artista Miguel Falabella.