Total de visualizações de página

sábado, 5 de dezembro de 2020

DO FUNDO DO BAÚ - SÉRIES DE TV (3)


 Seguimos hoje com o “DO FUNDO DO BAÚ” apresentando as aberturas das séries de TV, enviadas pelo Helio Ribeiro.

1-   COMBATE - um sucesso extraordinário, acho que da TV Rio ou da TV Excelsior. Com Vic Morrow. Recentemente vi alguns capítulos coloridos, bem diferente da apresentação em P&B original.

2-      GUNSMOKE – western ambientado em Dodge City. Lembro pouco desta série.

3-      IVANHOE – assisti a muitos episódios deste cavaleiro da Idade Média. Não me lembrava que o ator principal era o Roger Moore.

4-      MAGNUM– com o, na minha opinião, Tom Selleck, como detetive.

5-      PERDIDOS NO ESPAÇO – longa série com aventuras espaciais.

6-      S.W.A.T. – esta não assistia.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

JARDIM DE ALÁ

Fotos desta semana mostraram a área do Jardim de Alá, na fronteira entre Ipanema e Leblon. Se hoje em dia está praticamente abandonado, apenas uma parte é utilizada, a que serve de parque para cachorros, antigamente era um dos programas favoritos dos cariocas, que ali podiam levar as crianças para andar a cavalo, brincar nos seus brinquedos, andar de barco e até fazer piqueniques nas tardes dos finais de semana. Só mesmo estando no fundo do poço como o Rio está para desprezar uma área como o Jardim de Alá. É inacreditável.

Foi construído em 1938, na gestão do Prefeito Henrique Dodsworth, pelo paisagista David Xavier de Azambuja. Tinha estilo arquitetônico "art-déco" no qual a Prefeitura procurava criar um lugar romântico, com cais e gôndolas para passeios na Lagoa. O nome teve origem no filme “Jardim de Alah”, com Marlene Dietrich, que fazia sucesso nos cinemas em 1938.  

O Jardim de Alá é formado, hoje, por um conjunto de três praças. Embora os cariocas chamem todo o conjunto de Jardim de Alá, oficialmente são identificadas como as praças Grécia, Paul Claudel e Saldanha da Gama.

A seguir vemos fotos de como era bonito e como era frequentado por figuras conhecidas do “Saudades do Rio”.

                        Acervo do Andre Decourt. A simpática menina é a mãe dele.  

                                          Acervo tia Milu. A jovem Milu nos anos 50.  
      Acervo Roberto Souza, o Rock_rj. Aprendendo a andar de bicicleta nos anos 50.


       Acervo Fidelino Leitão de Menezes, mostrando um impecável Jardim de Alá.


                                       Acervo D´, o gerente em seus tempos de calça curta.

                        Acervo D´, o gerente em seus tempos de impressionar as meninas. 
                              O bem cuidado Jardim de Alá, uma atração da Zona Sul.

                       A foto original da que foi colorizada, acho que pelo Conde di Lido.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

HOTEL IPANEMA

Quem gostará de ver estas fotos é o nosso prezado Rouen, que em 11/04/1951 chegou ao Brasil vindo de Marseille a bordo do transatlântico “Provence”, que fazia a viagem inaugural que partiu em 30/03/1951. Depois de chegar na Praça Mauá a família Rouen foi para o Hotel Ipanema. São poucas as fotos em que aparece o Hotel Ipanema.

Nas duas primeiras fotos vemos o hotel na atual Av. Borges de Medeiros no trecho que passa ao lado do Jardim de Alá. Entre as ruas Ataulfo de Paiva e San Martin ficava o Hotel Ipanema, que tinha o endereço de Av. Ataulfo de Paiva nº 19. Foi inaugurado em outubro de 1948 e sobreviveu até meados da década de 70. Seu proprietário era o português Manoel Leposito.

O anúncio da inauguração dizia: “É um prédio novo, com apartamentos independentes, para famílias de 2, 4 e 6 pessoas, diárias de Cr$ 70, com água corrente em todos os aposentos e todo conforto moderno; colchões de molas, telefone, garage, no local privilegiado, frente aos jardins de Alah, ao lado das lindas praias Leblon-Ipanema, com a maior e melhor condução da zona sul do Rio e ótimas refeições. Preços reduzidíssimos para distintas famílias de veraneio e temporada. Dista 15 minutos do Centro.”

 Naquela época, segundo anúncio publicado no Correio da Manhã, ficava na esquina da Ataulfo de Paiva com Av. Epitácio Pessoa nº 3678, o que é uma curiosidade, dado que atualmente o endereço ali é Av. Borges de Medeiros.

Este hotel, além de ser a primeira morada da família de nosso Rouen, abrigou muitas delegações esportivas tanto de times de futebol, como de basquete. Certa vez, falando sobre ele, o Candeias contou: “Como o hotel servia de concentração dos jogadores do Botafogo e do Flamengo, João Saldanha, em encontros "casuais", convenceu Zagalo a transferir-se do Flamengo para o Botafogo. A torcida do Flamengo gostou muito, porque ninguém entendia como ele era titular da nossa seleção e o vaiava constantemente durante as partidas.” Esta foto foi enviada pelo Carlos Paiva.

Vemos, ao fundo, o Hotel Ipanema em foto enviada pelo Paulo R. Prieto. A mocinha da foto é a Sonia, prima dele, nos anos 40.  

Nesta foto do Jardim de Alá, em que aparece o torreão da casa dos avós do JRO (publicada ontem), o fotógrafo deveria estar na porta do Hotel Ipanema. Foto enviada pelo Carlos Paiva.

No trecho do Jardim de Alá em frente ao Hotel Ipanema ficavam os cavalos, “bodinhos” e charretes de aluguel que faziam a alegria da criançada, como meu amigo Odone, já demonstrando sua categoria como cavaleiro.


Minha amiga Ana Vera já desfilava sua elegância neste carrinho puxado por bode.



 Nesta foto, do acervo do Jornal do Brasil, vemos uma charrete em frente ao Hotel Ipanema. O passeio incluía uma volta em todo o Jardim de Alá.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

JARDIM DE ALÁ

Esta foto foi enviada pelo prezado Carlos Paiva e mostra a casa de José de Cerqueira Lima, no Jardim de Alá, na esquina do lado par da Rua Prudente de Morais com a Av. Epitácio Pessoa.

Fazia parte de um conjunto de seis casas de sobrado, construído pela firma Cavalcanti, Junqueira & Cia. Conquanto fossem casas de renda, convém salientar o capricho com que foram executadas, não só quanto a parte construtiva como, também, quanto ao lado estético, que é primoroso.

Trata-se de moradias de tipo comum, com três quartos e banheiro no pavimento superior. A imagem é da casa de esquina. Ostenta um torreão, com mirante, do qual se descortina o Leblon e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Hoje em dia um enorme prédio de apartamentos ocupa este local.



Esta segunda foto, do mesmo local, mostra a recém inaugurada ponte do Jardim de Alá que une as ruas Prudente de Morais e San Martin. É de 1958 e aparece no livro “Reflexos do Rio”, com a indicação de ser do acervo do Correio da Manhã. A foto foi tirada no sentido Leblon-Ipanema.

Como o mundo é pequeno, José de Cerqueira Lima é avô do nosso amigo JRO – José Rodrigo Octavio, antigo comentarista do SDR. Conta ele que neste conjunto de casas moravam a mãe e a tia dele em casas voltadas para a Prudente de Morais e os avós na casa de esquina, voltada para a Epitácio Pessoa.

Segue contando o JRO: “O aviador Charles Lindbergh, quando esteve aqui no Rio, foi recebido na casa em frente à casa de meus pais, que era de um coronel cujo nome a memória apagou, mas no mesmo local hoje existe um prédio com o nome da esposa deste coronel. Logo após a abertura da ponte Ipanema-Leblon ocorreram diversos acidentes na nova esquina que tinha sido criada - Prudente com Epitácio. Minha casa por diversas vezes foi transformada em enfermaria, com pessoas ensanguentadas aguardando os primeiros socorros que, acho eu, naquela época demoravam a chegar.”

Os postes, segundo o Decourt, “são do tipo dos usados na Esplanada do Castelo e uma versão um pouco menor dos da Av. Atlântica (reparem que o desenho é o mesmo, mas a base é um pouco menor e a seção intermediária, a parte tubular, bem mais curta).”

Curioso observar que a primeira ponte ligando Ipanema ao Leblon, na Vieira Souto, é de 1918, a segunda ponte ligando Ipanema ao Leblon na Visconde de Pirajá é de 1938 e esta da foto é de 1958. Vinte anos separaram a construção de cada uma.

 

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

CASAS DE COPACABANA




Com imagens enviadas pelo prezado Carlos Paiva vemos algumas casas de Copacabana na primeira metade do século XX. Esta ficava na Rua Barata Ribeiro e foi construída em 1925 pela Cia. Construtora Brasil.


Também da Cia. Construtora Brasil, de 1926, na Rua Rainha Elizabeth.

Também da Cia. Construtora Brasil, de 1925, na Rua Salvador Correia, atual Rua Princesa Isabel.

Rua Santa Clara, em 1930, projeto dos arquitetos Pires & Santos.

Rua Barata Ribeiro, de 1938, Construtora Graça Couto.

 

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

CINEMA SÃO LUIZ








As duas primeiras fotos foram colorizações do Conde di Lido e as demais foram publicadas por Luiz Paulo Junior no Facebook.

Vemos o magnífico Cine São Luiz, inaugurado em 22/12/1937 na Praça Duque de Caxias, depois Rua do Catete nº 315. Um belo exemplo de art-déco, já com a fachada original parcialmente descaracterizada na foto em que no cartaz aparece o filme “Os Três Dias Do Condor”.

Foi inaugurado com o filme Ella e o Príncipe" – “Thin Ice” - com Tyrone Power e Sonja Henie.  O projeto deste cinema foi do arquiteto Jaime Fonseca Rodrigues e sua arquitetura interna foi inspirada no Radio City Music Hall, de Nova York. Chegou a ter 2002 lugares em 1945 e foi demolido a partir de janeiro de 1980.

O interior art-déco do São Luiz já foi explorado em várias publicações sobre o estilo, tal a sua qualidade e quantidade de elementos característicos, como as dominantes verticais, os frisos nas pilastras e o escalonamento dos caixotões do teto. As escadas laterais, com o arranque curvo, lembram muito outros projetos de cinemas da época, como o Roxy. Sem contar, é claro, o eterno recurso de usar espelhos para "duplicar" o ambiente, já bastante amplo.

Na realidade o que foi demolido à época da construção do metrô foi o magnífico salão de entrada. A sala de exibição ficou incólume, assim como as escadas. Na época a entrada pela Rua do Catete foi fechada e se entrava pela “lateral” do hall, pela Rua Machado de Assis, por uma portinha discreta. Só anos depois o prédio foi demolido para ser construído o shopping.

domingo, 29 de novembro de 2020

DO FUNDO DO BAÚ - SÉRIES DE TV 2


 Hoje é domingo, dia excepcional para “DO FUNDO DO BAÚ”. Que voltou por sugestão do prezado Helio Ribeiro para lembrarmos de séries famosas da TV de antigamente. Os filmetes foram preparados pelo próprio Helio e aparecerão nos finais de semana, se tudo der certo.

1 – ALÉM DA IMAGINAÇÃO – acompanhei muitos episódios na época. E, há alguns anos, recebi de presente uma coleção de DVDs com vários capítulos. Foi curioso rever os filmes tanto tempo depois. 

2 – BARETTA – mostrava as aventuras do detetive Tony Baretta na California, onde morava num apartamento de hotel com um cacatua chamado Fred.

3 –CHAPARRAL – por incrível que pareça não me lembro de assistir.

4 – HAVAÍ 5.0 – era uma série policial que teve muitas temporadas.

5 – PALADINO DO OESTE – fez grande sucesso esta série de faroeste com destaque para o ator principal o ótimo Richard Boone. Acho até que havia uma revista em quadrinhos com suas aventuras. Considero Boone um dos grandes astros dos filmes de faroeste onde atuou ao lado de famosos como John Wayne, Marlon Brando, Richard Widmark, entre outros.

6 - ROTA 66 - uma viagem de carro pelos Estados Unidos com Martin Milner e George Maharis. Destaque para o Chevrolet Corvette.