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sábado, 30 de maio de 2020

BOTAFOGO - LARANJEIRAS


A primeira tentativa para ligar os bairros de Laranjeiras e Botafogo, através de uma passagem que unisse a Rua da Guanabara (atual Rua Pinheiro Machado) à Rua Farani, data de 1883, quando foi firmado contrato entre o Governo Imperial e a firma Duvivier & Cia., para a construção, uso e gozo de uma linha de bondes puxados a burro, do Centro da Cidade às praias da Saudade (onde é hoje o Iate Clube) e de Copacabana.

Conta Dunlop que a linha partiria da Rua dos Ourives (atual Rua Miguel Couto) e os concessionários deveriam abrir um túnel no Morro Mundo Novo. Além disso, deveriam perfurar outros três túneis, prolongar e abrir diversas ruas, alongar o cais da Praia do Flamengo e construir e manter durante 30 anos, que era o prazo da concessão, um estabelecimento balneário em Copacabana.

Entretanto, quando da apresentação dos estudos, verificou-se que os estudos apresentados pelos concessionários estavam em completo desacordo com as condições estipuladas. Foi, então, cassada a concessão.

A fotografia mostra o início do corte da Rua Farani, nos anos 10 do século passado. 


Em 1914, na administração do Prefeito Marechal Bento Ribeiro realizaram-se as obras para a ligação entre a Rua Guanabara (aberta em 1853 e atual Pinheiro Machado) e a Rua Farani, aberta em 1872. Foto do Acervo do IMS, Coleção Brasiliana.
 

Uma curiosidade sobre a Rua Guanabara, contada pelo Helio: “Um dia, pesquisando fotos do Augusto Malta no Museu da Imagem e do Som, dei com uma foto de título "Rua Guanabara, 75". A foto não estava datada. Fiquei arrepiado: era o endereço da casa onde morei nos 3 primeiros anos da minha vida.

Por que o Malta teria fotografado o imóvel? Pedi reprodução da foto e mostrei-a para minha mãe, e ela reconheceu-a como sendo a da nossa casa. Na foto, parecia haver uma placa no muro, como se fosse o nome de alguma instituição. Minha mãe não sabia dizer o que havia antes ali. Alguém saberia informar?”

Fui pesquisar, na tentativa de ajudar o Helio, e no Jornal do Brasil de 16/02/1923 há um anúncio com os seguintes dizeres: "CURSO JACOBINA - RUA GUANABARA n.75. Externato, Jardim de Infância, Curso Primário e Secundário. Prospectos na Livraria Leite Ribeiro. Parc Royal. Rua Guanabara 83 e Cosme Velho 228. Matrículas e outras informações no Cosme Velho 228 das 10 à 1 hora no Cosme Velho 228.".


sexta-feira, 29 de maio de 2020

EDIFÍCIO SANTOS LOBO


Nesta estupenda colorização do Nickolas vemos o Edifício Santos Lobo, na Praça José de Alencar, na Rua Conde de Baependi e Rua do Catete. Ele já apareceu por aqui, mas desta vez a foto do acervo de Erwin Scheu, de 1934, vem colorizada.

Era um dos prédios mais luxuosos da cidade e uma jóia arquitetônica. Sua construção foi iniciada em 1928 e, curiosamente, os apartamentos foram entregues já totalmente decorados, até com produtos Frigidaire, O prédio tinha lojas comerciais no térreo, como a Farmácia Jacy.

Virou mais uma vítima do Metrô. Sua demolição poderia ter sido evitada. Hoje, no local, acho que funciona uma feirinha da AMAL. À época os moradores do prédio não se conformaram com o valor atribuído pelo Metrô para a desapropriação, dando início a uma batalha judicial.

O curioso é que com as escavações do metrô, o prédio que já tinha sua implosão marcada para um domingo, acabou ruindo pouco antes numa quinta-feira, frustrando os que se programavam para ir assistir. 

Consta que, por acaso, Pedro L. D. Machado clicou o flagrante com uma Olympus Pen e vendeu a foto para o Jornal do Brasil, sendo estampada na primeira página do Jornal do Brasil, mas não a encontrei.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

AEROPORTO SANTOS DUMONT







As fotos são do aeroporto Santos Dumont.

Na primeira foto se destacam os antigos táxis pretos do Rio, numa época em que era dificílimo encontrar um táxi vazio. Bem diferente de tempos mais recentes onde há milhares deles rodando pela cidade numa batalha para conseguir um passageiro.

Na segunda foto o destaque fica por aquelas sacolas de companhias aéreas que tanto sucesso fizeram. Hoje o que mais se vê são as maletas com rodinhas (certamente uma grande invenção) e as mochilas.

A mala da senhora que esconde o rosto e o quadro do tipo flanelógrafo, onde as letrinhas com informações dos voos eram coladas, definem uma época.

A quinta foto tem toda a cara de manhã de segunda-feira com mau tempo e os passageiros de terno aguardando a liberação dos voos para São Paulo. Saudades do tempo da ponte-aérea, com a possibilidade de embarcar em qualquer voo na hora de chegada ao aeroporto.

A última foto mostra os balcões de atendimento num tempo em que tudo era feito manualmente. Parece impossível que trabalhassem sem computadores.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

PLACAS DO TOURING






Houve um tempo em os motoristas cariocas que quisessem ter ajuda em momentos difíceis dependiam do Touring Clube do Brasil, do Automóvel Clube do Brasil ou de reboques autônomos, como o do “Urubu”, famoso no Posto 6. Não era como nos tempos atuais em que qualquer Companhia de Seguros ou de Cartão de Crédito fornece, como bônus, este tipo de serviço.

Vemos na primeira foto um folheto do Touring onde a propaganda começa com um "Conhece Vossa Senhoria, realmente, as vantagens que o touring Clube lhe proporciona? - Socorro mecânico de emergência. - Assistência Jurídica, dia e noite. - Carteira de seguros de automóveis. - Desconto especial no abastecimento de gasolina nos Postos de Serviço do Clube. - Aquisição de baterias, pneus e câmaras de ar a preços excepcionais. - Água destilada diretamente de aparelho elétrico. - Desenguiços rápidos. - Moderno serviço de borracheiro, com recauchutagem e vulcanização de pneu e câmaras de ar. - Desconto especial nas tarifas de hotéis de estâncias de veraneio. - Carteira internacional, “carnet de passages en Douane”, embarque e desembarque de automóveis cobertos por “carnet”.

Mas além disso eram muito comuns as placas indicativas espalhadas pela cidade, como podem ser vistas em diversas fotos. Uma, inclusive, indica a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, objeto de postagem há pouco tempo do "Saudades do Rio".

A foto colorizada é de autoria do Nickolas.

terça-feira, 26 de maio de 2020

SANTA TERESA


Vamos  hoje visitar Santa Teresa com fotos dos anos 80 do acervo da Tia Nalu.

Vemos a parte alta da Rua Almirante Alexandrino (antiga Rua do Aqueduto), vista da Rua Aarão Reis.

PERGUNTA: a casa onde morou o Almirante Alexandrino aparece nesta foto? Alguém tem foto desta casa? Acho que era perto de onde fica o Corpo de Bombeiros.


Parte alta da Rua Almirante Alexandrino, no trecho entre o Largo dos Guimarães e Vista Alegre.


Outro aspecto da parte alta da Rua Almirante Alexandrino.


Rua Almirante Alexandrino - Largo do Guimarães


Rua Almirante Alexandrino, vista do Curvelo.  

segunda-feira, 25 de maio de 2020

MORRO DA VIÚVA


Esta magnífica fotografia, do acervo da família de Richard Hochleitner, mostra o Morro da Viúva, por volta do final dos anos 30, na junção da Av. Rui Barbosa com a Av. Osvaldo Cruz, pertinho da Curva da Amendoeira.

Podemos observar os anúncios da "Salutaris", da "Pilot" e dos "Chapeos Serricchio". Este anúncio da "Salutaris" não é aquele famoso, em neon, que ficava no Pasmado.

Escondido pelas árvores aparece apenas um pedacinho do logotipo do Posto Texaco. Era um tempo ainda em que o mar batia forte na muralha da Praia do Flamengo. Hoje o Morro da Viúva desapareceu atrás dos enormes prédios de apartamentos.

A área onde seria construída a então "sede nova" do Flamengo aparentemente já havia sido comprada pelo clube e já está murada. Aparentemente estava começando uma ressaca (muitas vezes as águas tomavam toda a pista da Praia do Flamengo).

Consta que a venda dos terrenos desta região foi uma tentativa do Prefeito Carlos Sampaio de recuperar o investido na construção da Avenida Rui Barbosa e do Hotel Sete de Setembro.

Na época da construção do Aterro o local ficou como na foto abaixo.







domingo, 24 de maio de 2020

SAUDADES DO MARACANÃ






Domingo é dia de futebol. O Domingo é nosso!

Quando será que teremos de novo o Maracanã cheio de torcedores?

Quando haverá engarrafamento nos estacionamentos?

Quando as tardes de domingo terão a emoção do futebol?

Tempos difíceis.

Ainda esta semana tivemos a muito polêmica decisão dos presidentes do Flamengo e do Vasco indo até Brasília para encontro com o presidente. Todos, nesta reunião, querem a volta imediata das partidas.

Acho questionável esta atitude. Embora sabendo que cabe ao Conselho Diretor decidir pelo clube nesta situação, lamento que a questão não tivesse sido discutida em assembleia do Conselho Deliberativo também.

Ainda estamos no período mais elevado de transmissão do Covid-19 e mobilizar todo o esquema para segurança sanitária será complicado, ainda mais para clubes pequenos e médios que não têm a estrutura dos grandes. E, mesmo nestes, considero discutível poder controlar todos os envolvidos.

Acho que poderíamos esperar mais um pouco e aproveitar a experiência que está começando a ocorrer na Europa onde estão com mais tempo de pandemia e já começaram a desescalada.