Total de visualizações de página

sábado, 27 de junho de 2020

ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS DO COMÉRCIO




Na primeira fotografia vemos a imponente sede da Associação dos Empregados do Comércio na Av. Rio Branco, com a Sorveteria Alvear no térreo. Certamente a foto é posterior a 1916.

A Associação dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, fundada em 1880. A sede foi para este prédio em 1906. Em 1939 este prédio foi demolido e construíram a sede atual.

O endereço deste prédio era Av. Rio Branco 118-120. No térreo, nesta época da foto, funcionava a Sorveteria Alvear, inaugurada em 1916, uma casa de chá famosa onde os elegantes da época batiam ponto diariamente. Consta que mais à noite a frequência mudava, saindo as elegantes madames chiques e chegando outras “elegantes”.

Havia uma Sorveteria Alvear em meados do século XX na Av. Atlântica esquina com Rua República do Peru, não sei se era do mesmo dono.

Mas, como vemos na segunda foto, anteriormente funcionavam no térreo a Casa Limoges e o Bazar Japão.

Em julho de 1915 um incêndio destruiu o Bazar Japão, casa especializada em artigos de fantasia e de brinquedos. O responsável foi, segundo o Correio da Manhã, Marcolino S. V., caixeiro, que preparava cera virgem e água raz (ou aguarrás?) para consertos de brinquedos. Houve uma explosão e as chamas alcançaram uma prateleira de brinquedos, na sua maior parte confeccionados de celuloide.

A Casa Limoges tinha “grande stock de ricos aparelhos de Limoges, crystaes, christofle, faqueiros e finos objectos de electro-plate para festas.”

Meses depois, com um leilão do que restou do estoque, foi encerrada a existência do Bazar Japão neste local.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

THEATRO PHENIX




O Cine-Teatro Phenix ficava na Rua Barão de São Gonçalo (depois Av. Almirante Barroso) nº 65 de 1914 a 1932, esquina de Rua México.

Transformou-se no Cine Ópera e voltou a ser apenas o Teatro Phenix até 1950, quando foi demolido. 

Em seu lugar foi construído o Edifício Cidade do Rio de Janeiro.

Foi obra do arquiteto Antonio Januzzi, erguida a partir de 1910.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

MESBLA VEÍCULOS BOTAFOGO






Recebi da tia Milu a fotografia da loja da Mesbla Veículos em Botafogo. Fez muito sucesso tempos atrás. O endereço era Rua General Polidoro nº 74, com entrada também pela Rua Paulino Fernandes.

O térreo do prédio atualmente é ocupado por um supermercado UNNO. Com acesso pela Paulino Fernandes nº 59, subindo por uma rampa, chega-se ao 5º andar. Lá funciona (ou funcionava) a oficina Monte Fuji, onde o Luciano prestava um excelente serviço para automóveis.

Buscando mais informações sobre o local achei na internet um excelente trabalho feito sobre o local pela RRA – Arquitetura, de onde tirei algumas fotos e cujo “link” segue abaixo.

Para os interessados vale a pena ler.


https://tinyurl.com/y7twst8r

quarta-feira, 24 de junho de 2020

CENTRO


Como era bonito o Rio das primeiras décadas do século XX.

Este prédio onde funcionou o Automóvel Club do Brasil, foi o antigo Cassino Fluminense, na Rua do Passeio. Hoje está abandonado.
À esquerda, a Escola Nacional de Música. À direita, o antigo palacete do Conde da Barca, erguido em 1811 e demolido em 1937.

O Teatro João Caetano substituiu o Teatro São Pedro, inaugurado em 1813 como Real Teatro São João, que sofreu vários incêndios, reformas e recontruções. Foi demolido em 1928 e reconstruído e reinaugurado em 1930 como Teatro João Caetano.

As modificações relevantes foram: Real Theatro de São João (1813), Theatrinho Constitucional (1824), Imperial Theatro de São Pedro de Alcântara (1826), Theatro Constitucional Fluminense (1831), Theatro São Pedro de Alcântara (1839), Theatro São Pedro de Alcântara (1852), Theatro São Pedro de Alcântara (1857), Theatro São Pedro de Alcântara (1916), Teatro João Caetano (1930), Teatro João Caetano (1965) e Teatro João Caetano (1979).

terça-feira, 23 de junho de 2020

HOTEL KOSMOS





A partir de pesquisa de Raul Félix de Souza e José Alberto C. Maia, complementada com notícias do Correio da Manhã, o “post” de hoje é sobre o Hotel  Kosmos, que foi inaugurado em 03/05/1924, tendo o endereço de Largo do Machado nº 36, esquina com Rua Bento Lisboa.

Rompendo com o neoclassicismo do império, a Belle Époque carioca tinha os pés firmemente pousados no estilo Beaux-arts, que caracteriza boa parte das construções parisienses posteriores à grande reforma urbana de Haussmann, mas também flertava com o estilo novo, o Art nouveau, como neste palacete majestoso.

Anúncio no “Correio da Manhã” dizia: “Inaugurado recentemente em bello palácio, com apurado gosto e conforto, com mobiliários elegantes, para famílias e cavalheiros de fino tratamento a preços vantajosos.”

As fotos do interior do hotel são da revista "A Vida Doméstica".
O proprietário era o Sr. Rosendo Miranda que também proprietário das pensões Caxias e Ypiranga.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

LAGOA






Lá pelos anos 60 o trecho da Av. Borges de Medeiros perto do Piraquê era quase deserto, pois a avenida terminava ali, junto ao Jockey. Não havia o trecho entre o Caiçaras e o Piraquê.

O complemento das avenidas em torno da Lagoa só se deu mais adiante, nos anos 70, com a remoção da favela da Praia do Pinto e abertura da Rua Mario Ribeiro. Os terrenos do Flamengo e do Jockey foram amputados para a construção da avenida.

Vemos fotos enviadas pelos amigos Fernando e Vera, mostrando até um parquinho e uma "praia" no local. As meninas estudavam na Escola Normal Inácio Azevedo Amaral que, na época, funcionava num prédio na própria avenida.

domingo, 21 de junho de 2020

LEBLON



A belíssima paisagem dos Dois Irmãos nos anos 50, quando o piso da Av. Delfim Moreira ainda era em placas de concreto, e ontem, 70 anos depois, em fotografia de antigo comentarista do SDR.

Impressiona o tamanho da Favela do Vidigal cuja localização, sem dúvida, é privilegiada.