Total de visualizações de página

sábado, 3 de fevereiro de 2018

DO FUNDO DO BAÚ: LOTERIA ESPORTIVA


 
Hoje é sábado, dia da série "DO FUNDO DO BAÚ". E de lá saem estas cartelas da Loteria Esportiva, inclusive a do Concurso n° 001, de 1970.
A Loteria Esportiva Federal, através do Decreto-Lei nº 594, de 27 de maio de 1969, instituiu a Loteria Esportiva Federal e dá outras providências. O Presidente da República, no uso das atribuições que lhe confere o § 1º do art. 2º do Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, decreta: Art 1º; Art 2º; Art 3º; Art 4º; Art 5º; Art 6º; Art 7º.
Naquela época, era necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio. As chances matemáticas eram de 1:1.594.323 para fazer os 13 pontos.
Inicialmente, salvo engano, a perfuração dos cartões era manual, mas depois passou a ser feito por máquinas. E, diferentemente da Mega-Sena, havia que se identificar na cartela de apostas, o que dava mais transparência ao jogo.
 Quando li sobre o lançamento da Loteria Esportiva, ingenuamente achei que seria facílimo, pois não precisava acertar o resultado, apenas escolher entre vitória de um ou de outro, ou empate. Doce ilusão.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

RAINHA DA INGLATERRA








 
Em novembro de 1968 a rainha Elizabeth, da Inglaterra, visitou o Rio de Janeiro. Vemos hoje fotogramas com eventos que contaram com a presença da rainha: no Monumento aos Mortos, em desfile na Av. Atlântica, na recepção na embaixada da Inglaterra (na Rua São Clemente) e na recepção no iate Britannia. E também uma foto do ingresso do jogo Cariocas x Paulistas, bem como a taça entregue a Pelé, sob o olhar de Negrão de Lima.
Outros lugares foram visitados tal como a Igreja Anglicana, na Rua Real Grandeza, onde a soberana e o Duque de Edimburgo chegaram acompanhados do cônsul inglês John Kerly e foram recebidos pelo reverendo E. C. Wilcokson.
Durante os dias que passou no Rio a rainha ficou hospedada no iate Britannia, onde ofereceu um jantar para o Presidente da República (Costa e Silva). A rainha usou um vestido de seda de zibeline, uma tiara, um colar de três voltas e longos brincos. Dona Iolanda estava com um vestido verde com brocados de ouro. Também participou do lançamento da pedra fundamental da Ponte Rio-Niterói. Face ao templo nublado a visita ao Corcovado foi trocada por uma ida ao Mirante Dona Marta.
Na ida ao Maracanã, em 10/11/1968, viu os paulistas, capitaneados por Pelé, vencerem por 3x1 os cariocas, capitaneados por Gerson. Consta que o embaixador Lael Soares teve dificuldade em traduzir para a rainha o que a torcida gritava a cada marcação do juiz Armando Marques.
Na recepção na Embaixada da Inglaterra é surpreendente ver a rainha com uma estola de peles em pleno novembro no Rio. Mais tarde, após o jantar, Elizabeth assistiu da sacada uma exibição de Escola de Samba nos jardins da embaixada. Deve ter gostado tanto e contado para o filho, pois dez anos depois fez sucesso uma foto do príncipe Charles, quando de visita ao Rio, tentando sambar junto com a Pinah.
Na ida ao Monumento aos Mortos foi recebida pelo ministro do Exército (Lira Tavares), pelo chanceler Magalhães Pinto, pelo governador Negrão de Lima, entre outros e depositou uma coroa de flores protocolar.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

PARQUE GUINLE


 
O Parque Eduardo Guinle, ou somente Parque Guinle, em Laranjeiras, foi concebido originalmente na década de 1920 como os jardins da residência de Eduardo Guinle, um palacete neoclássico. Em 1940, o parque passou ao governo federal e, em 1943, foi objeto de um plano de urbanização desenvolvido por Lucio Costa, então diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -SPHAN-, que se propunha construir um conjunto de seis edifícios residenciais.
Nas fotos de hoje, do acervo do Correio da Manhã, vemos o acesso ao parque pela Rua Gago Coutinho. O edifício à esquerda permanece lá.
Há adesivo no para-brisa do automóvel, sugerindo algum evento, talvez de carros antigos.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

CICLISMO

A foto, do acervo do Correio da Manhã, talvez da década de 40, mostra a largada de uma prova ciclística na Avenida Atlântica, em Copacabana.
 
A legenda da foto apenas informa que a partida foi dada pelo Sr. Edgar Estrela, que foi diretor do Serviço de Trânsito por mais de uma década.
 
A vencedora, segunda a legenda, foi "Margarida Marquesine, da Bandeirantes (Panair)."
 
O Correio da Manhã, já na década de 50, noticia uma tragédia pessoal envolvendo o Sr. Estrela.
 
Em que trecho da Avenida Atlântica ficava a largada?
Foto enviada pelo Zierer para elucidar a questão e mencionada no comentário de 14:10.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

VISITA DE CRAVEIRO LOPES









 
Em 1957 o Presidente de Portugal, o General Craveiro Lopes, visitou o Rio de Janeiro.

"Ao som dos hinos nacionais de Portugal e do Brasil, do bimbalhar dos sinos das igrejas, do estrugir dos foguetes que sobem aos ares, das sereias dos navios na Baía de Guanabara, desembarca no Cais do Arsenal de Marinha o Presidente de Portugal. Depois de 1808, quando chegou ao Rio de Janeiro o Príncipe-Regente D. João VI, é o General Craveiro Lopes o segundo Chefe-de-Estado de Portugal que vem visitar o Brasil".

Recepcionado pelo Presidente Juscelino Kubitschek, ambos desfilaram pela Avenida Atlântica em carro aberto, coisa impensável nos dias atuais, quando os governantes têm que se esconder do povo.

Foi uma semana de muitas festividades, com grande sucesso, culminando com este desfile ao qual assisti a partir do 5º andar do Edifício Vesper, na esquina da Rua Figueiredo Magalhães. O desfile dos "Dragões da Independência" foi um dos destaques naquela manhã na Avenida Atlântica. A passagem dos Fuzileiros Navais foi sob "as mais vibrantes aclamações do povo". Mais de 30 mil homens do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, desfiram sob os gritos de "Viva Portugal" e "Viva o Brasil"!

No dia 12/06/1957 já acontecera uma magnífica festa esportiva no Maracanã, quando se enfrentaram os times do Brasil e de Portugal, com vitória dos brasileiros por 2 x 1. O Brasil jogou com Ernani; Paulinho, Bellini, Jadir e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Pagão (Moacir), Del Vecchio (Tite) e Canhoteiro. Gols de Didi, Tite e Matateu. Junto aos presidentes estavam suas esposas, D. Berta Craveiro Lopes e D. Sarah Kubitschek, todos acompanhados pelo embaixador Negrão de Lima.

Ao banquete no Palácio Itamaraty compareceram 5 mil convidados que desfrutaram "de uma noite de gala e de indelével recordação na alma dos portugueses e brasileiros", como contaram os jornais da época. Na foto da mesa central do banquete vemos a senhora Paulo Cunha, esposa do Ministro do Exterior de Portugal; o Ministro da Guerra, General Henrique Duffles de Teixeira Lott; o Embaixador José Carlos de Macedo Soares, Ministro das Relações Exteriores do Brasil. É impressionante o luxo das vestimentas e a quantidade de medalhas e jóias dos fotografados.

Contava o Carlos Heitor Cony que, nesta visita, após os dias no Rio, foram a uma Brasília ainda em obras e que à noite houve um incidente diplomático: o General Craveiro exigia um penico embaixo da cama. JK convocou o Coronel Affonso Heliodoro, que lhe quebrava todos os galhos, para conseguir um: só foi possível em Anápolis. O penico veio de jatinho, todo de louça nobre com florões azulados. O Coronel recebeu, de Craveiro, a comenda da Ordem de Cristo...

Como contou O Globo, na época, "apesar de alguns poucos protestos anti-salazaristas, a viagem foi um sucesso, excedendo largamente os marcos protocolares para extravasarem em manifestações de apreço popular, sem paralelo em ocasiões semelhantes".

A programação no Rio, exaustiva, foi:

07/06/57: Chegada às 14h30. Visita ao Palácio do Catete às 19h30 para homenagear Juscelino com a Banda das Três Ordens.

08/06/57: Visita da Sra. Berta Craveiro Lopes à D. Sarah. Entrevista coletiva de Craveiro no Palácio Laranjeiras. Visita ao Congresso Nacional no Palácio Tiradentes. Visita ao STF. Recepção ao Círculo Diplomático. Jantar no Palácio Itamaraty.

09/06/57: Visita ao Prefeito do Distrito Federal. Visita à Câmara do Distrito Federal. Missa na Igreja da Candelária. Almoço no Hipódromo da Gávea. Banquete oferecido pela Federação das Associações Portuguesas do Brasil no clube Ginástico Português. Recepção oferecida pelo Sr. Roberto Marinho.

10/06/57: Parada Militar na Av. Atlântica. Almoço no Copacabana Palace. Inauguração da Exposição Camoniana na Biblioteca Nacional. Recepção na Embaixada de Portugal. Sessão solene no Real Gabinete Português de Leitura.

11/06/57: Assinatura do Tratado de Amizade. Visita à estátua do Almte. Barroso. Plantio de palmeira no Jardim Botânico. Visitas ao IHGB, à Beneficência Portuguesa, ao Liceu Literário Português, à Associação Comercial e à ABI. Partida de futebol no Maracanã.

12/06/57: Visita a Petrópolis e ao Vasco da Gama. Sessão solene na Universidade do Brasil. Jantar no Palácio Laranjeiras.

 

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

PAVIMENTAÇÃO


 
As fotos mostram as avenidas Atlântica e Beira-Mar sendo pavimentadas nos anos 50.
 
De uns anos para cá a qualidade do asfaltamento foi piorando cada vez mais. Hoje em dia, nem mais fazem trabalhos de pavimentação e as ruas da cidade estão cheias de buracos.

domingo, 28 de janeiro de 2018

RIO

Como é lindo o Rio visto do alto. Quisera que o dia-a-dia da cidade fosse tão lindo quanto aparece nesta foto da Getty Images.
Ontem começou o caos: aqui perto a Banda de Ipanema, que a Prefeitura informou que desfilaria somente pela pista interna da orla, na verdade bloqueou as duas pistas da Vieira Souto, interditou durante longo tempo a Prudente de Morais, gerou um colapso das vias internas do bairro.
Além disso, bandos de zumbis com latas de cervejas nas mãos, andavam sem rumo para lá e para cá, sujando tudo, urinando nas calçadas, transtornando a vida das outras pessoas.
Por volta das 22 horas vi, de dentro do carro, quatro rapazes bem apessoados, arrancando, às gargalhadas, a placa de identificação da Rua Garcia D´Ávila na esquina da Av. Vieira Souto. Qual seria a razão? Levar para casa como um troféu?
Só se for troféu de falta de educação, de vandalismo, de incivilidade.
PS: a Polícia Militar e a Guarda Municipal não foram notados. Os “verdinhos” da CET-Rio pouco ajudavam.