Total de visualizações de página

sábado, 1 de agosto de 2020

RESTAURANTE E BAR CANOAS 4






Hoje temos belas fotos do Restaurante e Bar Canoas.

Permaneceu ativo durante todos os anos 50 e 60, tendo fechado as portas nos anos 70. O terreno atualmente está fechado com um muro e nada permanece da estrutura construída nos anos 50.

Filmes como “Copacabana me engana”, de 1969, feito pelo cineasta Antônio Carlos da Fontoura, têm cenas do local. Neste podemos ver Paulo Gracindo e Carlo Mossy contracenando no piso superior e terraço, tendo ao fundo uma São Conrado ainda deserta.


sexta-feira, 31 de julho de 2020

RESTAURANTE E BOATE CANOAS 3





Continuando a série idealizada pelo Carlos Paiva, com complementos do acervo do Rouen, seguimos falando sobre o Restaurante e Boate das Canoas, inaugurado no início dos anos 50.

Como já contou o Decourt, era uma concessão pública, como os restaurantes da Quinta, da Praça Afonso Vizeu, os da Floresta da Tijuca e o finado Restaurante do Silvestre.

Era uma ideia que vinha desde o período Passos, a fim de levar movimento de visitantes e moradores da cidade para passeios nas regiões turísticas, alongando a sua estada na região e também como atrativo extra às belas estradas da região da Floresta da Tijuca.

O projeto do restaurante é muito curioso, o corpo central tinha forte inspiração déco, já a enorme varanda e o terraço formavam um grande “bumerangue” de inspiração modernista com linhas que são vistas nas construções da Pampulha em BH, MAM, Aterro e em Brasília.

Na primeira foto vemos o grupo de amigos do pai do JBAN.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

RESTAURANTE E BOATE DAS CANOAS 2








Continuando a série idealizada pelo Carlos Paiva vemos hoje o viaduto Bertha Leitchic na Estrada da Canoa e as plantas do empreendimento do Restaurante e Boate das Canoas, localizado na Estrada da Canoa nº 3000.

O Viaduto Berta Leitchic foi inaugurado no ano de 1950 que com seus pilotis e seção em forte curva. É considerado um marco nas estruturas de concreto protendido durante décadas e até hoje é usado como exemplo nas aulas de cálculo nas faculdades de engenharia civil. Foi projetado por Bertha Leitchic, da equipe de Pena Chaves, da Secretaria de Viação e Obras do Distrito Federal.

O projeto foi executado pelo arquiteto do DER-DF Carlos Calderaro. No total eram quatro pavimentos, o último dos quais com varanda descoberta, e tinha três quartos e oito banheiros.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

RESTAURANTE E BOATE DAS CANOAS 1






Do prezado Carlos Paiva recebi um e-mail: "Preparei uma pequena série sobre o Restaurante e Boite das Canoas. Pesquisei em jornais e revistas da época até chegar aos dias atuais.

Em 1950 o Prefeito Mendes de Morais, após o término da bela estrada das Canoas, determinou que o DER da PDF executasse um projeto de um restaurante e de uma boate. Depois de menos de 20 anos já estava praticamente fechado. Com a série dá para ver a história do local."

Agradeço, mais uma vez, a colaboração do Carlos P. L. de Paiva.

Numa conversa com os amigos do S.E.M.P.R.E. falei sobre a série e recebi colaborações do Monsieur Rouen de Michelin, do "zepellínico" JBAN e do polêmico guru Decourt.

Como achei que o Carlos não se importaria que agregasse algumas informações às por ele pesquisadas começamos hoje a série.

Vemos hoje uma propaganda do local e a maquete da construção que ficava na Estrada da Canoa (popularmente conhecida como Estrada das Canoas), no nº 3000, bem identificada no mapa.

terça-feira, 28 de julho de 2020

PROJETOS




O que teria sido do Rio se alguns desses projetos mirabolantes de Le Corbusier ou Lucio Costa fosse realizado?

Teríamos uma praia de Copacabana sem sinais de trânsito, com um corredor para os automóveis do Leblon à Praia Vermelha, com um túnel do Leme à Urca.

Ou o “Viaduto Habitável” de Le Corbusier, da década de 30, onde um edifício-viaduto iria de Copacabana a Botafogo.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

domingo, 26 de julho de 2020

ONDE É?





Continuando a série idealizada pelo Ricardo Galeno aí vão mais quatro fotos para serem identificadas.