Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de junho de 2021

AV. PORTUGAL / AV. PASTEUR

Tia Milu, embaixadora plenipotenciária do “Saudades do Rio” na Urca, a propósito do recente “Onde é”?, manda esta série de fotos da esquina da Av. Portugal com Av. Pasteur. Esta primeira foto é de antes de 1908.

O portão principal da Exposição Nacional de 1908.

 Já vemos o posto de gasolina na esquina, à direita, com o muro do Iate Clube à esquerda.

A esquina da Av. Portugal com Av. Pasteur, dando acesso ao “quadrado da Urca”. À direita a Faculdade Nacional de Medicina. 

O Posto Shell antigo, que foi reconstruído em 1969.

Anterior ao Posto Shell havia este posto da Anglo-Mexicana, mencionado no “Onde é?”. Vemos também um avião no aeródromo que existia na Praia da Saudade.

A batalha de 1935 em frente ao Posto da Anglo-Mexicana.


 O Posto Shell remodelado em 1969. Hoje funciona sob a bandeira BR.

terça-feira, 1 de junho de 2021

ESCOLA VISCONDE DE CAYRU


Foto de Malta, 1923. 

A Escola Profissional Visconde de Cayru foi criada em 12 de setembro de 1918 pelo Conselho Municipal do antigo Distrito Federal, a partir da transformação de uma Escola Primária que funcionava na Rua Dias da Cruz. 

Posteriormente, a escola mudou-se para o outro lado do bairro do Méier, instalando-se na Rua Soares nº 95. Nessa época a escola era exclusivamente masculina. Os cursos profissionalizantes permaneceram até 1954, mantendo-se depois apenas o curso ginasial. 

Em 1958 foi construído o conjunto de prédios que, atualmente, abriga a unidade de ensino. Em 1958, o Ginásio Municipal Visconde de Cairu foi transformado em Colégio Municipal Visconde de Cairu e, após a criação do Estado da Guanabara, recebeu a denominação de Colégio Estadual Visconde de Cairu.

O prédio da foto pertence atualmente ao colégio Benevenuta Ribeiro.

O prédio segue a arquitetura básica dos colégios do período Passos, mas com soluções mais modernas, como um maior número de janelas. Só no período Prado Júnior as escolas saíram desse padrão, indo para estilos diversos, como Normando, Neo-Colonial e até mesmo Déco.

segunda-feira, 31 de maio de 2021

NAS MARGENS DA LAGOA



Antigamente, antes da conclusão da “Belém-Brasília” que foi o trecho que concluiu as pistas no entorno da Lagoa (entre o Flamengo e o Piraquê não havia a avenida), este trecho da Borges de Medeiros era quase sem trânsito. Nas fotos de hoje vemos o areal que existia perto do Piraquê e que tinha alguns brinquedos comuns das praças cariocas.

As três primeiras fotos mostram alunas da ENIAA - Escola Normal Inacio Azevedo Amaral num momento de folga, onde hoje é o estacionamento do Clube Piraquê. Esta Escola Normal ficava na Lagoa, junto da Rua J.J. Seabra. Há muito tempo a ENIAA mudou de local e funciona em seu lugar o CAP – Colégio de Aplicação da UFRJ.

Até o final da década de 60, acho eu, era um sonho das meninas fazer a Escola Normal para serem professoras primárias. Era uma das carreiras mais escolhidas pelas moças de classe média. Muitas começavam a lecionar nos subúrbios, sendo famoso o “trem das normalistas” que saía da Central do Brasil. Como era frequentado também por muitos militares que serviam na Zona Norte, eram muito comuns os namoros e casamentos.



Esta última foto, no mesmo trecho, mostra a pose dos quatro irmãos, moradores da Lineu de Paula Machado, que viviam no Piraquê, que aparece ao fundo. A qualidade da foto, dos anos 50, deve-se à revelação do filme nos Estados Unidos, para onde viajava o pai deles, piloto da Varig.

Ainda no final dos anos 60 toda a área entre o Piraquê e a Hípica tinha “corrida de submarinos” todos os dias da semana. Definitivamente outros tempos.

domingo, 30 de maio de 2021