Total de visualizações de página

sábado, 18 de abril de 2020

CENTRO 2


 
As duas fotos de hoje foram enviadas pelo prezado Carlos P. L. Paiva, habitual e antigo colaborador do “Saudades do Rio”. A ele agradecemos mais uma vez.
Complementando a postagem de ontem vemos um aspecto da Av. Marechal Câmara onde está sendo construído o prédio para a sede da LBA.
Na segunda foto outro aspecto da região com o prédio na Rua Fioravanti di Pietro com Av. General Justo.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

CENTRO

 
A moça está perdida.
 
O que ela estaria procurando? O IRB, o Ministério da Aeronáutica, a Santa Casa, a OAB, a Rua Fioravanti Di Piero ou o caminho para o aeroporto Santos Dumont?

quinta-feira, 16 de abril de 2020

IPANEMA





 
A orla de Ipanema estava assim no final da década de 60.
 
Calçamento da calçada junto à areia com blocos hexagonais de concreto, postes abandonados em mau estado perto do Jardim de Alá, estacionamento sobre a calçada (o que era um hábito por toda a Zona Sul), carros até mesmo na areia, funcionários do DLU - Departamento de Limpeza Urbana sem uniforme.
 
Nos finais de semana não se podia caminhar pela calçada, uma grande desordem.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

ONDE É?



 
Recebi a terceira foto do Joel, com a solicitação de publicá-la para um "Onde é?".
 
Aproveitei e coloquei as duas primeiras também, todas do Acervo do Correio da Manhã.

terça-feira, 14 de abril de 2020

BARCAS - PRAÇA XV


 
O transporte regular aquaviário na Baía de Guanabara foi iniciado em 1853, com a criação da Companhia de Navegação de Nichteroy, empresa privada que fazia o transporte de passageiros entre Rio e Niterói utilizando três embarcações.
Esta empresa foi sucedida pela companhia FERRY, criada em 1862, depois substituída pela Companhia Cantareira e Viação Fluminense, fundada em 1869, com o objetivo de transportar além de passageiros, cargas e veículos.
Em 1946, a Frota Carioca assumiu o controle acionário da Cantareira e, dois anos depois, a Frota Barreto passou a controlar a Cantareira e a Frota Carioca.
Em maio de 1959, um ciclo de greves, em função da disputa por maiores subsídios governamentais e aumentos de tarifas, provocou uma reação violenta da população, que depredou a Estação de Niterói, o estaleiro e até a residência dos proprietários da empresa. O então presidente da República Juscelino Kubitsckek desapropriou os bens da Frota Barreto, passando-os para o controle da União. (in A Revolta das barcas - Populismo, violência e conflito político, de Edson Nunes, editora Garamond, julho 2000).
Em 1967, o Governo Federal criou a STBG S.A - Serviço de Transportes da Baía de Guanabara, dentro do plano de estatizações então iniciado no país. Além do transporte de passageiros, a empresa também operava o transporte de cargas e veículos, serviço este que foi extinto pouco depois de 1974, quando houve a inauguração da Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte Rio - Niterói).
Em 1971, a STBG S.A passou para o controle do Governo estadual, sendo dois anos depois criada a CONERJ - Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro.
Hoje em dia, o serviço está privatizado, a cargo das Barcas S.A.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

CENTRO


 
A primeira foto é de 1956 e a segunda de 1966. Ambas do acervo do Correio da Manhã.
 
Pode ser que já tenham sido publicadas, pois de vez em quando reviso o acervo e fico em dúvida se já tinha salvado determinada foto.
 
De qualquer maneira vamos lá.
 
Onde é a primeira foto?
 
A segunda é na Rua Estácio de Sá.

domingo, 12 de abril de 2020

PÁSCOA



Hoje, dia em que o coelhinho da Páscoa vai trazer os ovos de chocolate, lembrei-me da Virginia Lane que apresentou um grande sucesso na TV Tupi, o programa "Coelhinho Teco-Teco". Naquela época, vedete famosa, fantasiava-se de coelhinho e divertia as crianças contando histórias e cantando músicas infantis, como "O Menino Triste", "O cravo e a rosa", "O urso Bolinha", "A raposa espertalhona", "O anel encantado".
 
Virginia foi uma escultural vedete que fez muito sucesso no "teatro de revista", no cinema e na televisão, onde estrelou o lembrado "Espetáculos Tonelux". Atuou durante décadas, inclusive em novelas, já bem mais velha.