Total de visualizações de página

sábado, 8 de agosto de 2020

BAR 20


Não são poucas as vezes que os arquitetos projetam coisas horrorosas no Rio. Já vimos muitas por aqui.

Às vezes são de mau gosto, outras vezes inúteis ou servem apenas para gastar dinheiro.

A foto de hoje, de Jorge William, mostra o obelisco e aquela passarela projetada por Paulo Casé que ligava nada a lugar nenhum no Bar 20, quase na fronteira entre Ipanema e Leblon, em meados dos anos 90.

Pelo menos a passarela foi removida há alguns anos.

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

VISTA CHINESA







Um local que merece uma visita nestes dias esplendorosos que vêm fazendo no Rio este mês.

Este pavilhão da Vista Chinesa foi construído no início do século XX, com projeto de Luiz Rey, em argamassa imitando bambu.

Fica na estrada que liga o Jardim Botânico ao Alto da Boavista e tem esse nome, provavelmente, em homenagem aos trabalhadores chineses que foram importados de Macau para trabalhar na lavoura e que, não dando certo, foram aproveitados na construção desta estrada.

Estive aí há um par de anos levando amigos estrangeiros. Estava um dia belíssimo e todos ficamos deslumbrados com a vista. Mesmo sendo dia útil havia cerca de umas 30 pessoas visitando o local e havia um carro da PM ali estacionado dando segurança.

Nosso amigo JBAN frequentemente pedala nesta área e não relata nenhum incidente. A foto abaixo foi feita por ele lá na Vista Chinesa hoje de manhã.






quinta-feira, 6 de agosto de 2020

AV. PRESIDENTE VARGAS










Durante décadas parte das pistas da Av. Presidente Vargas foi utilizada como estacionamento.

Era uma época em que se incentivava o uso do automóvel como transporte individual, bem diferente dos dias atuais quando este uso é desestimulado.

Os fotogramas da Getty Images foram garimpados pelo Nickolas.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

PRAÇAS





Vou precisar da ajuda dos comentaristas que conhecem bem a Zona Norte para informações sobre as fotos de hoje.

As duas primeiras, do acervo do Correio da Manhã, segundo as legendas, são da Praça Xavier de Brito, aquela dos cavalinhos.

As duas últimas, segundo as legendas, são da Praça Edmundo Rego. A da igreja é do acervo de 
 N. Fontes. A igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi inaugurada em 13 de maio de 1942, pelo Cardeal D. Sebastião Leme. 

terça-feira, 4 de agosto de 2020

PRAIA DE BOTAFOGO nº 470







Este prédio centenário continua de pé e sendo utilizado. Fica na Praia de Botafogo nº 470 e abriga o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

Ali funcionou inicialmente a subestação transformadora da Companhia Ferro-Carril Jardim Botânico, em Botafogo.
Em princípios de 1910, a Companhia obteve da Prefeitura licença para construir, nos terrenos da Praia de Botafogo de números 266/270, esta subestação, para o seu serviço de tração e viação. Concluída, desde novembro de 1911 passaram os carros da "CFCJB" a ser movidos por energia hidroelétrica, fornecida pela Light.

Grande parte da via permanente e da rede aérea já tinha sido renovada e reforçada, assim como muitos motores dos carros foram substituídos por outros de maior potência, provendo-se ainda os veículos de alavanca de conta de arco e freios de ar comprimido, contou Dunlop.

Não era uma garagem de bondes, como muitos pensam. No local funcionou em certa época escritórios do Metrô. Segundo informações do Decourt, em frente ao prédio havia uma parada para os bondes normais, com venda de jornais, frutas e bilhetes de loteria, sendo eventualmente utilizada para abrigar um bonde bagageiro, certamente como reserva ou regularizador de fluxo.

O prédio hoje está tombado.

As fotos são do acervo do Correio da Manhã, do Malta, um fotograma garimpado pelo Nickolas e uma imagem do Google Maps.

OBS: o blogspot fez uma versão nova. A antiga perdurará por alguns dias. Não consegui inserir o texto na nova configuração e voltei para a antiga. Vou ter que aprender como utilizar a nova. Espero que consiga.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

CTB NA PRAÇA TIRADENTES





Vemos hoje instalações da CTB - Companhia Telefônica Brasileira - na Praça Tiradentes.

Algumas fotos são do início do século XX, inclusive a do incêndio ocorrido em 10/03/1906, e do ano de 1937.

Durante décadas, até quase ao final do século passado, ter um telefone particular no Rio era uma dificuldade. Basta lembrar que o valor era tão alto que o telefone era um bem relacionado na declaração do Imposto de Renda.

Com a chegada da telefonia celular isto mudou.

domingo, 2 de agosto de 2020

RESTAURANTE E BAR CANOAS 5








E hoje terminamos a série sobre o Restaurante e Bar Canoas, agradecendo a colaboração do Carlos Paiva, do JBAN e do Rouen.

O espaço teve vida curta, sendo inaugurado logo no início dos anos 50 e no final da década de 60 já estava fechado. Em 1971 pensou-se em arrendar o local, mas o projeto não foi adiante. Em  1976 ocorreu nova tentativa infrutívera. 

Pensaram até em ali fazer um mirante, mas nada foi para frente. 

O JBAN e o Rouen andaram por lá em explorações, mas pouco havia para ver.