Total de visualizações de página

sábado, 2 de janeiro de 2021

POSTO PETROBRAS NA LAGOA



As fotos de hoje, acho que do acervo do Rouen, são do Posto Big Rio, da Petrobras, localizado na Av. Borges de Medeiros, na Lagoa, quase em frente à sede do clube AABB - Associação Atlética Banco do Brasil.

Lá pelo final da década de 60 a Petrobras conseguiu licença para fazer vários postos na Zona Sul, mais especificamente nas ilhas que dividiam as pistas da Lagoa e da Av. Atlântica.

O engenheiro responsável pela construção deste posto foi nosso saudoso Carlos Richard, o Richaaaard.

 

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

QUITANDINHA



 No primeiro dia do ano o programa é almoçar no Quitandinha.

"Slides" digitalizados, dos anos 70, do meu amigo Manolo.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

FINAL DE ANO



2020 foi um ano muito difícil, com esta pandemia que  virou o mundo pelo avesso, trazendo sofrimento, restrições, polarizações e, especialmente, perdas significativas.

Que o próximo ano nos traga muita saúde, tolerância, compaixão, entendimento, fraternidade.

Um ótimo 2021 para todos os frequentadores do “Saudades do Rio”.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

POSTO TEXACO

Acervo “Saudades do Rio – O Clone”: foto de 15/12/1938 mostrando o Posto Texaco que ficava na Rua das Laranjeiras nº 79, na esquina da Travessa Euricles de Matos, pertinho do Mercado São José.

Atualmente no endereço, ainda funciona um posto de gasolina, agora com a bandeira Ipiranga. O posto atual é bem maior do que o terreno ocupado pelo posto da foto. É possível que os imóveis adjacentes tenham sido comprados para a expansão do posto. 


Acervo “Arqueologia do Rio”:  foto de 1964, mostrando o mesmo Posto Texaco da foto anterior uns 25 anos depois. Salvo engano o prédio na penumbra do lado direito foi adaptado para se tornar a Clínica Santa Maria. Ao lado ficava a Confeitaria Itajaí. Podemos identificar claramente um DKW no posto de gasolina. Na Rua das Laranjeiras, obiscoitomolhado poderá confirmar, vemos um Dodge.

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

QUIOSQUES DE IPANEMA EM MEADOS DO SÉCULO XX







Imagens dos quiosques de Ipanema. Acho que surgiram no início da década de 50, na administração do Prefeito Mendes de Morais.

Além dos próprios quiosques de sapê foram instalados brinquedos, tentou-se recuperar as vegetações rasteiras típicas de Ipanema, melhorou-se a iluminação e foram plantados coqueiros.

O projeto foi do urbanista Azevedo Neto, da Prefeitura do Distrito Federal.

Nos últimos anos tentou-se a recuperação da vegetação e algumas áreas da Praia de Ipanema têm um pouco de vegetação, protegida por cerca de arame. Mas são iniciativas pequenas que nem sempre contam com a colaboração do público em sua preservação.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

CARROS

Acervo Rouen. Foto de 1967 no MAM, mostrando o modelo "top" da Willys Overland no Brasil. O Itamaraty pretendia se colocar numa categoria acima do prosaico Aero-Willys. Apesar de sua indiscutível robustez, os carros da linha Aero já chegaram ao Brasil defasados.  

Vemos um Opala na Rua (Ladeira) Mundo Novo. Tive um desses nos anos 80, da mesma cor deste da foto. Era um carro muito bom. 

Estacionado irregularmente no Arpoador, talvez o pouco tempo que o Galaxie 500 ficou ali já tenha servido para enferrujar algumas partes. Seria o de propriedade de obiscoitomolhado?


Estacionados na sede campestre do S.E.M.P.R.E., no Alto da Boa Vista, vemos o saudoso Dodge (“Bode Velho”) do JBAN e o Chevrolet do Jason.

domingo, 27 de dezembro de 2020

DOMINGO EM IPANEMA

                                        Colorização do Nickolas.



Os domingos da década de 50 eram passados nos quiosques e brinquedos da Praia de Ipanema, perto do Jardim de Alá, 

Incluíam, mais tarde, passear nos cavalos que ficavam no Jardim de Alá, perto do Hotel Ipanema.