Total de visualizações de página

sábado, 10 de abril de 2021

DO FUNDO DO BAÚ

"Do fundo do baú" saem estas coisas tão comuns e que mostrei a meus netos. Não souberam identificar nenhuma delas.

Antes do "liquid paper" e daquele papelzinho em que se rebatia a letra errada para corrigir,  era um desastre cometer um erro no final de um trabalho.


Como era engenhoso este ferrinho que vinha preso na tampa das latas, Era só levantar a lingueta, inserí-la na fenda e ir girando.


Nunca tive um farol nas minhas bicicletas. Ficava admirando os ciclistas que passavam à noite com este dispositivo para acionar a luz do farol.


A cortiça das "chapinhas" que eram retiradas com a unha para buscar uma "chapinha" premidada. Que felicidade ir descascando e ir aparecendo o prêmio sob a cortiça.


Se podia escrever qualquer coisa com estes carimbos. Era um diferencial ter um deles.



O mata-borrão de meu avô. Havia os planos, retangulares, com propaganda de um lado, que eram levados para a escola no tempo das canetas-tinteiro.

sexta-feira, 9 de abril de 2021

PALACIO IMPERIO COPACABANA HOTEL




Em ótima garimpagem do prezado José Alberto C. Maia vemos o Palácio Império Copacabana Hotel, um dos precursores dos apart-hotéis em Copacabana.

À época de sua fundação tinha o endereço de Rua Copacabana nº 115. Possuía dependências para criados, o que era uma novidade. Projeto da firma de arquitetura de Leonídio Gomes & Cia.

O salão de restaurante era magnificamente decorado. Dispunha de um vastíssimo “dancing” onde uma esplêndida orquestra deliciava a assistência elegante que ali se reunia. Nos finais de semana a elite carioca tinha no restaurante do Hotel Império um dos lugares preferidos de encontro. Eram notáveis os seus “chás” e “soirées” dançantes.

O Sr. Antonio da Costa Pinheiro era o diretor do restaurante.

O prédio foi demolido nos anos 70.

Nas vizinhanças do Hotel Imperio ficava o Edifício Atalaia, no nº 150, talvez o primeiro apart-hotel de Copacabana. Nele havia até pequenas copas nos apartamentos. 

Sobre o Atalaia, Julia O´Donnell, em seu livro "A invenção de Copacabana", transcreve o seguinte anúncio: "Prédio novo em Copacabana. Prédio com dez pavimentos podendo ser utilizado como hotel ou casa de apartamentos. O pavimento térreo destina-se ao restaurante, copa, cozinha, escritório e dependências; os outros pavimentos estão divididos em quatro apartamentos cada um, com um total de onze quartos e quatro banheiros em cada pavimento. Construção de acabamento esmerado, com instalações sanitárias luxuosas, vista para o mar em todos os quartos, telefone e fogareiro em cada apartamento. O prédio fica na Rua Copacabana 150, junto ao Copacabana Palace Hotel".

quinta-feira, 8 de abril de 2021

GENEAL

Ontem a GENEAL foi citada num comentário do Paulo Roberto. Então hoje vemos algumas fotos deste tradicional produto que desde a década de 1960 é encontrado no Maracanã e nas calçadas cariocas (agora até em shoppings).

Saudades de comer um cachorro-quente na arquibancada do velho “Maraca”. Havia tanta gente no estádio que o vendedor mal podia se mexer. Atendia aos pedidos de longe jogando o saquinho de plástico com o cachorro-quente, enquanto o dinheiro era jogado de volta para ele. Não sei se isto funcionaria nos tempos atuais.

Nas praias era um quebra-galho para quem queria ficar o dia inteiro, já que não havia as atuais barracas e ambulantes que vendem de tudo.

Coca-Cola e Mineirinho eram as bebidas que usualmente acompanhavam o cachorro-quente.


 ARPOADOR

LEBLON

ATERRO DO FLAMENGO


MARACANÃ

PRAIA VERMELHA

LEBLON

ONDE?

COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO

COPACABANA




quarta-feira, 7 de abril de 2021

PRAÇA DA BANDEIRA

A foto de ontem fez sucesso e a maioria dos comentaristas acertou o local. O que descobri hoje foi que já havia aparecido em: http://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com.br/2018/03/praca-da-bandeira.html

Hoje veremos mais algumas fotos da Praça da Bandeira e os que bem conhecem a região poderão fazer abalizados comentários.


Citada ontem pelo Mauroxará eis a bandeira sendo hasteada em 1963.



Esta é uma foto da Rua Ceará, também citada ontem.

Foto do acervo da Última Hora.


Esta foto, de 22/04/62, provavelmente enviada pelo Helio Ribeiro faria parte de um dos concursos "Sherlock Holmes". Mostra o ônibus 10.512 indo pela Rua Elpídio Boamorte. O tráfego em sentido contrário vai pegar o antigo Boulevard São Cristóvão, em direção à Avenida Presidente Vargas. Esse boulevard e mais uma enorme área das imediações foi demolido para a construção do complexo de viadutos das Forças Armadas.


Foto do chafariz da Praça da Bandeira.

 

Terminamos com a foto enviada pelo Joel Almeida, conforme comentário dele abaixo, e que faz parte do acervo do Facebook "A Tijuca de Antigamente".

terça-feira, 6 de abril de 2021

ONDE É?

Onde é?

Foto garimpada pelo Joel Almeida, a quem o SDR agradece. Segundo o Helio RIbeiro a data da foto é 15/11/1961.


 

segunda-feira, 5 de abril de 2021

MILITARES NO RIO

Até há algumas décadas era bastante comum a visita de navios estrangeiros ao Rio. Em seus dias de folga muitos marinheiros e oficiais não deixavam de ir tirar fotos em Copacabana e no Leme. Alguns iam até Ipanema para um chope no Castelinho. Estes da foto acima eram franceses que aqui estiveram na década de 1960.


Nesta foto da década de 1950 vemos integrantes da Marinha dos Estados Unidos perto do prédio do Ministério da Agricultura, que aparece ao fundo. Construído em estilo renascentista francês, em 1922, por ocasião das comemorações do Centenário da Independência, foi demolido em 1978.



Vemos um marujo americano, no final da década de 1960, comprando uma típica pipa em Copacabana. A Avenida Atlântica ainda com mão-dupla, calçada da praia estreita, talvez na esquina da Rua Figueiredo Magalhães . 

domingo, 4 de abril de 2021

DO FUNDO DO BAÚ - REVISTA EM QUADRINHOS (2)











Temos hoje a segunda parte das fotos enviadas pelo Helio Ribeiro com personagens de histórias em quadrinhos.

Pelo que vimos ontem nossos comentaristas não terão dificuldade em acertar todos os nomes.