Total de visualizações de página

sábado, 19 de dezembro de 2020

DO FUNDO DO BAÚ - SÉRIES DE TV (7)


Seguimos hoje com o “DO FUNDO DO BAÚ” apresentando as aberturas das séries de TV, enviadas pelo Helio Ribeiro.

1-      77 Sunset Strip: lembro bem. O nome do ator principal, Efren Zimbalist Jr, ficou gravado na memória. Era uma boa série de detetives.

2-      Águias de Fogo: desta nunca ouvi nem mesmo falar. Só o Prof. Jaime deve ter assistido.

3-      Guilherme Tell: lembro vagamente de ter visto algum episódio no final dos anos 50, mas não era muito apreciada.

4-      Jet Jackson: não perdia um capítulo desta série. De memória me lembrei do nome de Ikky, o ajudante de Jet Jackson.

5-      Cidade Nua: outra boa série de detetives. Acho que era estrelada por James Franciscus.

6-      Quinta Dimensão: confundo com a série Além da Imaginação. Não lembro bem das diferenças

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

AS MOÇAS E A PROPAGANDA

LEME -  a moça, cujo nome desconheço, fazendo propaganda de meias na antiga calçada da Avenida Atlântica. 

LEME -  aqui vemos Terezinha Morango, recém-eleita Miss Brasil, num comportado maiô também na antiga calçada da Avenida Atlântica.

IPANEMA - em foto enviada pelo Conde di Lido, vemos propaganda de moda no Panorama Palace Hotel. 

IPANEMA - em foto enviada pelo Conde di Lido, vemos propaganda de moda no Panorama Palace Hotel. 

IPANEMA - em frente ao Castelinho, esta foto que achei na Internet, mostra Hildegard Angel em propaganda em frente ao Bar Castelinho.


Esta foto já foi publicada no antigo "Saudades do Rio" e é de autoria de José Medeiros. A repetição aqui é porque  foi estupendamente colorizada pelo Reinaldo Elias. Vemos a cantora Dulce Nunes, na década de 1950, tomando um Crush, na Praia Vermelha, na Urca. Ao fundo o Círculo Militar. Aparentemente a moça está onde hoje funciona a Escola Municipal Gabriela Mistral. Esta moça se chama Dulce Bressane e foi a vencedora de um concurso de beleza da época. Ela estrelou o fime Estrela da Manhã e se casou com Bené Nunes.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

PIPAS





Um dos maiores prejuízos para a memória do Rio foi o provedor Terra ter eliminado os FRA – Fotologs do Rio Antigo. Perdemos registros incríveis.

Revendo meus arquivos encontrei informações preciosas sobre estas pipas no “Arqueologia do Rio”, do Rouen. Foi um comentário do Sergio Lopes, neto do criador destas pipas, tipo águia, que foram um símbolo das praias do Rio durante uma época, principalmente em Copacabana.

A primeira foto é de Fulvio Roiter, um italiano que aqui esteve nos anos 50 e 60. A segunda foi publicada pelo Decourt. As demais em P&B são do acervo do Correio da Manhã.

As pipas eram confeccionadas por um espanhol, Miguel Lopes Ibanez, com tecido, arames, cordonê (uma linha pouco mais fina que um barbante e mais grossa que linha convencional ou a famosa linha 10) e madeira.

Tudo era feito de forma artesanal, desde o corte do tecido, corte da madeira e do alumínio. Eram fabricadas mais de 20 mil por ano. Tudo começou na década de 1940, quando o Sr. Ibanez fabricava aviões de isopor e bolas de pano. Na década seguinte começou a fazer as primeiras pipas, tendo a tipo águia ficado na linha de produção até o fechamento da fábrica em 1991.

Estas pipas fabricadas na Fábrica Dolores Domingues Moreno E, além de encontradas por todo o Brasil, foram artigo de exportação para o Japão, Ilhas Canárias, Estados Unidos, etc. Havia também outros modelos de pipas, tais como a estrela, peixinhos, Superman, águias de plástico, etc...


terça-feira, 15 de dezembro de 2020

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

EDIFÍCIO ÍCARO - COPACABANA

                                            Foto de dezembro de 2020











 Conhecem este edifício que tem uma vista estupenda e uma entrada quase escondida na Rua Francisco Otaviano nº 33, no Posto 6, em Copacabana? Pois com imagens enviadas pelo prezado Carlos Paiva vamos falar um pouco dele.

 Ficava pertinho do Cassino Atlântico. O arquiteto Moacyr Fraga, em 1935, construiu um prédio nos fundos do terreno em questão, aproveitando a vista livre do oceano. O acesso era feito por uma rua lateral de um prédio antigo no alinhamento da rua. Ao lado do prédio antigo havia um Bingo e outro prédio. Foram comprados pela SIG que os demoliu e começou um grande empreendimento. O nosso prédio dos fundos, entretanto, continua lá, espremido entre as novas construções. O empreendimento parou em 2017 ou 2018.

Hoje, além do prédio construído nos anos 30, a rua ainda abriga antigos casarões, que convivem em total desarmonia com espigões, shopping centers e até mesmo um bingo, durante certa época. Do outro lado da rua está o Forte de Copacabana, a ponta do Arpoador e a praia do Diabo, um costão de acesso restrito aos militares. Quando o casal viveu lá, nos anos 50, o local já era bem especial.

O prédio tem história. Foi a primeira construção do lugar, bem ao lado do Forte. Alegando que ele tornava a importante base do exército um alvo fácil para navios inimigos em caso de guerra, os militares quiseram derrubá-lo. Mas, então, já moravam ali altas patentes do primeiro governo Vargas: o brigadeiro Eduardo Gomes, o marechal-do-ar Henrique Fontenelle e seu sobrinho, o polêmico coronel Américo Fontenelle, que depois viria a ser nomeado diretor de trânsito do Rio e, mais tarde, de São Paulo. No domingo, 19 de novembro de 1967, três dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras, ato que vinha adiando por superstição, Guimarães Rosa brincava com a neta, Vera. Como fazia todo domingo, ela saiu com a avó para a missa e, na volta, já noite, encontrou Guimarães morto sentado em frente à escrivaninha.

Anúncio dos anos 40 dizia: “Apartamento em andar único, conta com duas grandes salas, quatro espaçosos quartos, banheiro completo e um luxuoso quarto de banho, quarto e banheiro de empregadas. Todas as peças têm belíssima vista para o mar.” Havia também apartamentos menores neste prédio.

No domingo, 19 de novembro de 1967, três dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras, ato que vinha adiando por superstição, Guimarães Rosa brincava com a neta, Vera. Como fazia todo domingo, ela saiu com a avó para a missa e, na volta, já noite, encontrou Guimarães morto sentado em frente à escrivaninha.

Ao lado do nº 33, no número 35, funcionou a Oficina Mecânica Meridional, de Gino Bianco (onde hoje estão os restos do Bingo Arpoador). Gino chegou ao Brasil no fim da década de 1920 e se estabeleceu no Rio de Janeiro, onde começou trabalhando como mecânico. A primeira corrida importante na qual Bianco tomou parte foi o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, no Circuito da Gávea, mais conhecido como Trampolim do Diabo. Em 1940, participou da prova de inauguração do Circuito de Interlagos. Ainda durante a década de 1940 ele participou de diversas provas de Subida de Montanha e venceu algumas delas. Gino participou de quatro grandes prêmios de Fórmula 1, sendo seu melhor resultado a 18ª colocação no Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1952. Nos últimos anos o telefone da oficina era 521-4044.

A Francisco Otaviano abrigava várias oficinas, entre elas a loja de Fiorindo Troisi no nº 45, telefone 279383. Era em frente à oficina do Gino Bianco que ficava estacionado o reboque do Urubu, antigo mecânico do Gino, até que brigaram e Urubu passou a estacionar o reboque defronte ao nº 37, logo ao lado, onde funcionava o Bar e Restaurante Igrejinha de Copacabana. Se quiserem ver o “post” sobre Urubu vá em http://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2018/09/reboque-do-urubu.html

Isaias da Silva era o nome do Urubu e Pega Firme era seu fiel cão. O reboque se chama Soneca. Nesta época, para chamar o reboque do Urubu se ligava para o Bar Igrejinha, telefone 27-0485.

domingo, 13 de dezembro de 2020

DO FUNDO DO BAÚ - SÉRIES DE TV (6)


 Mais um “DO FUNDO DO BAÚ” com as vinhetas de séries de TV enviadas pelo Helio Ribeiro.

1-   DR. KILDARE – o médico, interpretado por Richard Chamberlain, fazia sucesso com as meninas. Concorria com Bem Casey

2-   OS INTOCÁVEIS – eu era fã. Com Robert Stack no papel de Eliot Ness, era empolgante ver a luta contra os bandidos de Al Capone.

3-     LANCEIROS DE BENGALA – nunca me interessou.

4-   RIN-TIN-TIN – não perdia. Com o Cabo Rusty, o Sargento O´Hara e o tenente Rip Masters.

5- O AGENTE DA U.N.C.L.E. – com dois ótimos atores, Robert Vaughn e David McCallum, fazia sucesso. U.N.C.L.E eram as inicias de United Network Command for Law and Enforcement.

6-   VIAGEM AO FUNDO DO MAR – também não assistia.