Total de visualizações de página

sábado, 26 de outubro de 2019

DO FUNDO DO BAÚ



Relembramos hoje os sábados da série "DO FUNDO DO BAÚ" com objetos do acervo do M.E.R.D.A. - Museu Eraldo de Relíquias, Descobertas e Alfarrábios: a lata dos Biscoitos Aymoré e um brinde também da Aymoré.
Na lata vinham biscoitos sortidos, uma meia dúzia de cada tipo, acondicionados em papel sanfonado para não quebrarem. Os tradicionais Marie (depois virou Maria), Maisena, Cream-Cracker, outros cujo nome não lembro, alguns deles muito doces.
A caixa nunca era jogada fora, sendo útil para guardar qualquer tipo de quinquilharia.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

COLÉGIO SANTO INÁCIO






Os corredores e escadas do Colégio Santo Inácio.

Nas paredes, há mais de 100 anos, os quadros de formatura contam a história de milhares de alunos.

As escadas são testemunhas da passagem de incontáveis filas de alunos, sempre pelos lados das escadas cujos degraus desgastados sobrevivem desde a construção.



quinta-feira, 24 de outubro de 2019

FLAMENGO 5








Hoje temos CINCO fotografias do Flamengo, colorizadas pelo mestre Nickolas Nogueira.

A primeira, nas imediações do Palácio do Catete, praticamente vizinho da antiga "sede velha" do Flamengo.

A segunda, também perto da "sede velha", tem como destaque o Hotel Novo Mundo.

A terceira tem como destaques o Vilino Silveira e a casa da família Pareto.

A quarta é nas vizinhanças do Edifício Tabor Loreto.

E a última mostra a região do Morro da Viúva, local da então "sede nova" do Flamengo no Edifício Hilton Santos.

Coincidentemente hoje são CINCO fotos colorizadas do bairro do Flamengo, tal como ontem a noite vimos, a cores, CINCO gols do Flamengo na semifinal da Taça Libertadores.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

PRAIA DA IGREJINHA



Este canto da Praia de Copacabana no Posto 6 era conhecido no início do século XX como "Praia da Igrejinha".

Em 1918, para ampliação do forte, foi demolida a igrejinha de N.S. de Copacabana, sob protestos do jornal "A Cidade":

"Copacabana vai perder a sua poética igrejinha, porque Marte, como Júpiter tonante, cheio de vontades assim o exige. Que os reliquiaristas recolham as lendas romanescas do pobre santuário, erguido muito próximo das ondas e um pouco distante dos homens, quando, outr´ora, no dobrar dos anos, conservavam n´alma - repleta de suave misticismo - a ilusão das primeiras crenças".

As fotos são do acervo do Tumminelli, sendo a primeira de autoria do bisavô dele, William Nelson Huggins, mostrando suas duas filhas Beth e Mary (avó do Tutu) e de costas uma que não identificada,

terça-feira, 22 de outubro de 2019

CINELANDIA



E pensar que a cidade já foi assim:

A primeira foto, de autoria de Fred Baker e do acervo do Tumminelli, mostra uma Cinelândia mais civilizada que a atual. Limpa, bem cuidada. Repare no esmero do calçamento que fica defronte ao Teatro Municipal (onde o trio está), a Praça Floriano, com seus monumentos limpos (atenção na estátua de Chopin, hoje na Praia Vermelha), sem pichações; nos bancos, a ausência de mendigos, o gramado bem cuidado...

A segunda, também da Praça Marechal Floriano, é uma colorização do Nickolas.



segunda-feira, 21 de outubro de 2019

HOTEL GLÓRIA







Semana passada tive o prazer de encontrar pela rua o ilustríssimo Monsieur Rouen de Michelin, figura rara no Rio de Janeiro atualmente. Anda dando uma assistência ao "Marrentinho" fora daqui.

Aproveitando a estada e lendo as notícias de que foi recomendada a implosão do Hotel Glória, uma de suas admirações na cidade, resolveu abrir o seu famoso baú do Rio Antigo e nos proporcionou as imagens de hoje.

O Hotel Glória foi construído para a Exposição Internacional de 1922, comemorativa do Centenário da Independência, pelo empresário Rocha Miranda. No local do Hotel Glória existia o palacete de John Russel, o pioneiro dos esgotos no Rio de Janeiro.

Em estilo neo-Luiz XV o Hotel Glória era dotado de teatro, cassino, salões de festas e de jogos, áreas de lazer e 150 quartos. Ampliado em época posterior, ganhou mais dois andares e, pela incorporação de terrenos adjacentes, passou a ter 500 quartos.

Eram famosos os bailes de formatura e de carnaval em seus salões, nas décadas de 1950 a 1970.

Depois dos trágicos acontecimentos ocorridos na cidade há poucos anos ficou fechado e aguarda uma definição de seu destino.

domingo, 20 de outubro de 2019

"PRAIA DA LAGOA"




Com fotos de Jean Manzon (década de 50), Peter Fuss (década de 30) e do Correio da Manhã (década de 60) vemos a "praia" da Lagoa.

Poucos se arriscavam a entrar na água. Era mesmo só para banho de sol.