Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

UMA CONTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL

Não posso deixar de compartilhar com vocês, antes do encerramento do “Saudades do Rio”, uma daquelas surpresas que o “blog” me/nos proporcionou durante esses últimos 20 anos e que sempre foram muito apreciadas. Com a Internet, jamais imaginamos quem poderá ver uma postagem.

Recebi ontem um email do cidadão suíço Roland Bangerter, a quem agradeço a gentileza, com o texto e as fotos abaixo.

“Olá Sr. Luiz

Por acaso caí no seu blog porque me interesa “Rio Antigo”.

O Cartão Postal de 1962: chegou na empresa aonde fiz minha apprendisagem de comercio... A guardei e ...

Chegei primeira vez em Dez. 1969 quando era comisario de bordo com SWISSAIR (1968-1974). Como somente tínhamos dois voos por semana pra America Latina (a ruta se chamou ATLANTICO SUR internamente) podíamos ficar duas ou tres noites no Rio. Logo com mudanças pra o DC-10 eu podia algumas vezes ficar de 2nda (chegada da manhã até 6ta na tarde... Hospedados no LEME PALACE HOTEL (o antigo... com Serviço de Prata no café da manhã, e ascensor separado pra ir pra a praia, com ducha do pé no retorno...). Era também o périodo dos sequestros aereos e mesmo do nosso Embaixador Suíço Giovanni Bucher... Então tivemos sempre dois policiais armados no avião e foi também o começo do controle da bagagem a mão (antes de entrar o avião embaixo da escada, sobre o tarmac. Cada pasageiro também teve que identificar a sua mala, todas as malas estavam alinhadas frente do avião...

Em 1970 estava aqui quando a seleção voltou de Mexico. Foi uma grande festa (estas fotos perdi). Estavam fazendo brincadeiras dos Italianos... Hoje comemos Spaghetti...

Nos anos 80 chegei de novo ao Rio pela Cia onde fui trabalhar depois da Swissair (foi sorte, porque assim não tinha que sofrer com o “grounding” e a “morte” da Swissair. Alguns dos meus colegas perderam seu trabalho... Mas nestas vísitas tive menos tempo, porque eram duas noites de trabalho, com todos os compromissos. Cada vez que estava saindo do Rio tive que chorar pelos anuncios desta voz feminina...

1986 comecei jogar golfe e as vezes fui jogar no Gavea GC antes de ir pra o trabalho na tarde. Depois durante minhas ferias no Rio jogei no  Gavea GC também.
No Campo Olímpico de Golfe, eu estava jogando desde que se abriu    pra visitantes 2016. Pela COVID deixei de jogar lá (problemas da        doença e problemas do transporte público). Os tacos entreigei de          presente ao meu caddy, que me acompagnou durante minhas voltas no COG na Barra. Tenho fotos do campo, incl. Capivara, jacaré e preguiça e muitas Corujas. Mesmo que foi construido numa reserva, com o     campo fica bem preservado a natureza. Os bichos não aparecem normalmente durante o dia.

Lamentavelmente perdi muitas fotos antigas, porque em 2007 um harddisk, que ainda não era copiado, me caiú da mesa...  E, no pasado não  tinhamos a chance de ter fotos digitais como hoje...
Minha mãe estava no Rio em Jan. 1999, durante uma viagem atravês  de America Latina. Ficavam no Sheraton, antes de pegar voo pra        Europa (Rio-Sao-Fra). Sei que ela foi uma das vitimas de STERN, porque comprou         joyas, a précios absurdos, e em dolares, depois de que la ofreceram     Caipirinha... ;- ( . Mas ela gostou delas, e levou as como lembranças do Rio. Nem sei se ela as usou uma vez. Foi pago com o meu carão de        crédito, que eu deu pra ela pra esta viagem... Ela morreu 2003, e as       joyas estão comigo agora ...
Ela fez no Rio a rotina dos turistas: Corcovado (Bilhete do trem custou ida-volta R$ 15. Pão de Açucar (nublado, sem nenhuma vista! ), uma Churrascaria    (qual?), e show de Samba, acho que foi na Plataforma.

Me interesaria uma serie: CHURRASCARIAS DO RIO ... porque todas, quase todas desaparaceram. Com a tripulação frecuentamos a “Churrascaria JARDIM” (eu somente tenho uma foto do meu aniversario de 1970) mas não se vê muito do local (mas me lembro bem).

Era sempre bom. Quando não gostou da peça de carne, se não foi boa, trocaram... (carré de porco, filet)....

E a eterna historia do “BOLERO” na Copacabana.... encontrei parte   da historia, parte de fotos, no internet... tenho fotos que tomei durante anos. Foi o lugar onde fuimos depois do Jardim porque lá tinha Show de Samba... era totalmente oscuro dentro, cheio de lindas brasileiras...


Abriu de novo COPA BACANA, recentemente, mas parece que foi          show curta...

Vou lhe enviar as fotos que ainda tenho do Rio Antigo – acho que merecem de não ser perdidas. A qualidade não é muita boa, mas para o archivo podem servir.

Atentamente, Roland

Cartão Postal (anverso)


Cartão Postal (verso)


Dicas turísticas: o Degrau é o primeiro da lista...


Aniversário do Roland na Churrascaria Jardim.


Aniversário do Roland na Churrascaria Jardim.



Aniversário do Roland na Churrascaria Jardim.


Natal no Leme Palace Hotel


Em Niterói na Copa de 70


Em Niterói na Copa de 70





Roland  no Galeão




Estada da mãe de Roland no Sheraton


Propaganda da Churrascaria Palace


Uma noite de samba no restaurante Top Beer, na Av. Atlântica


__________________________________________________________________

STATUS DAS ADESÕES:

1) Colaborador Anônimo – Reconfirmado

2) Mauro Marcello – Reconfirmado

3) Luiz D’ – Reconfirmado

4) Ana – Reconfirmada

5) Mário – Reconfirmado

6) Lino – Reconfirmado

7) Joel – Reconfirmado

8) GMA – Reconfirmado

9) Mauro xará

10) Candeias – Reconfirmado

11) obiscoitomolhado com o livro do Candeias

12) JBAN – Reconfirmado

13) Tia Lu – Reconfirmada

14) Menezes – Reconfirmado

15) Eraldo - Reconfirmado

DEGRAU - TERÇA-FEIRA, DIA 17, ÀS 19 HORAS.








segunda-feira, 9 de outubro de 2023

ENCONTRO DO SAUDADES DO RIO


PREZADOS COMENTARISTAS,

Mantendo o local do encontro anterior, foi feita reserva no RESTAURANTE DEGRAU, Av. Ataulfo de Paiva nº 517, no Leblon, para TERÇA-FEIRA, DIA 17 DE OUTUBRO, ÀS 19 HORAS.

O restaurante fica a 4 minutos a pé da estação do Metrô “Leblon”, saída “Antero de Quental”, na Av. Ataulfo de Paiva entre as ruas  José Linhares e Cupertino Durão (quase na esquina desta).

Provavelmente o encontro será no 2º andar.

O sistema é de “comanda individual”, com o consumo sendo registrado conforme o pedido de cada um, de modo que todos se sintam à vontade.

Até o momento a lista provisória é a abaixo. Seria interessante, agora que o local foi divulgado, que houvesse reconfirmação para eventual adequação da reserva.

Contato por aqui ou pelo email luizd.rio@uol.com.br

1)Colaborador Anônimo
2) Mauro Marcello
3) Luiz D’
4) Ana
5) Mário
6) Lino
7) Joel
8) GMA
9) Mauro xará
10) Candeias
11) obiscoitomolhado com o livro do Candeias

PS: vou ver se algum antigo comentarista do “TERRA” tem interesse em comparecer.