FOTO 1
Total de visualizações de página
2548102
quarta-feira, 2 de abril de 2025
segunda-feira, 31 de março de 2025
CHURRASCARIAS
Inaugurada em 1967, ficava na Rua Visconde de Pirajá nº 451, em Ipanema. Hoje, neste local, funciona uma agência do Banco Itaú. A "Carreta" fez enorme sucesso nas décadas de 60 e 70 e "todo mundo" ía lá. Servia uma carne maravilhosa, tendo rodízio apenas de maminhas. E não vinham em espetos, mas já cortadas em fatias bem finas, numa bandeja de metal, duas ou três fatias de cada vez. Além da linguiça de entrada, faziam sucesso o espeto misto (que já vinha servido da cozinha, com filé mignon, galinha e porco) e o "T-bone". Um destaque era o molho vinagrete, não existia melhor.
Na entrada havia um corredor com as jóias expostas na vitrine da Doarel. Entrar e encontrar o Teixeirinha e seu fiel escudeiro Márcio. Entre os garçons pontificavam o Pepe, o Mão Branca e o Zé Paraíba. , conhecidos otafoguenses. Depois disso, saborear uma maminha mal-passada, com uma farofa só de ovos (será que já se chamava Dolabela?), servidas pelo Pepe, pelo Mão Branca ou pelo Zé Paraíba.
No início dos anos 70 a Churrascaria Costa do Sol publicava este anúncio no Guia Rex. Dizia: "Churrascaria Costa do Sol, no melhor clima do Rio. Carne estabulada. Salões independentes para festividades, com capacidade para 1500 pessoas. O melhor churrasco do Rio - Música ao vivo. Av. Edson Passos 4517 - Alto da Boa Vista - Tel: 268-8357 (Estacionamento próprio).
Tempos depois virou o "Pub" Robin Hood. Hoje abriga uma casa de eventos chamada "Vale do Alto".
A churrasqueira da Churrascaria Gaúcha nos anos 70. Localizada na Rua das Laranjeiras nº 114, fazia um enorme sucesso. Fechou há uns 4 anos. Antigamente o churrasco servido era apenas de maminha, lombo de porco e linguiça. Segundo o JBAN, o comentarista e grande colecionador de postais do Rio Antigo, meu amigo Klerman Wanderley era o pianista da casa. Maldade do JBAN, é claro.
Outra churrascaria de sucesso era a Parque Recreio, na Marquês de Abrantes.
Canecas que recordam a famosa Churrascaria Parque Recreio.
A Parque Recreio podia fazer sucesso, mas nosso prezado Menezes não abria mão, nunca, de ir na Churrascaria Majórica, na Rua Senador Vergueiro.
A Churrascaria Palace, na Rua Rodolfo Dantas nº 16, ao lado do Copacabana Palace, desde 1951 faz sucesso. É uma das preferidas dos turistas endinheirados que se hospedam no hotel vizinho. O Conde di Lido, embora resida aí perto, prefere prestigiar o "Carretão" da Rua Siqueira Campos nº 23
Este cartão foi enviado pelo prezado Roland, que nós conhecemos no "Degrau". Foi de uma comemoração, acho que do aniversário dele, na Churrascaria Jardim, na Rua República do Peru nº 225. O curioso é que o "selo" com o nome da Churrascaria Jardim aparenta ser colado sobre o nome de outra churrascaria, talvez "Passo Fundo".
Vemos a então "Churrascaria Adegão Português" nos anos 1960. Localizada no tradicional bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro desde 1946, a casa funciona ainda hoje, como referência em comida portuguesa. Os bacalhaus de lá são caros e excepcionais. Durante uma época fui colega no Hospital Souza Aguiar do filho de um dos donos, excelente oftalmologista, o Dr. Franco.
Na entrada do Túnel do Pasmado vemos, à direita, a Churrascaria Botafogo. Me lembro de frequentar este local, mas o nome, salvo engano, era Churrascaria Estrela do Sul, que tinha, também, uma ótima filial no Maracanã.
Fundada em 1979 a Churrascaria Plataforma se transformou em local icônico da Zona Sul. Tom Jobim era amigo do dono, Alberico Campana, e fazia muita propaganda do local. Ali também se realizavam muitos "shows" de mulatas, que os turistas adoravam.
Há muito o que falar sobre churrascarias que, ao lado das pizzarias, dominam o setor gastronômico carioca. Só para lembrar mais algumas temos a "Las Brasas" na Rua Humaitá nº 110, a "Roda Viva" na Rua Pasteur nº 520, o "Rincão Gaúcho" na Rua Marquês de Valença nº 83, a "Camponesa" na Praia de Botafogo nº 400, o antigo "Porcão" da Barão da Torre, o "Braseiro" da Gávea, a "Oásis" de São Conrado, a "Mariu´s" da Avenida Paris" e muitas outras que começaram há mais de três décadas.
Assinar:
Postagens (Atom)