Total de visualizações de página

sábado, 27 de maio de 2023

DO FUNDO DO BAÚ - LIVROS INFANTO-JUVENIS

Em meados do século XX parte dos jovens lia muito. Hoje vamos recordar alguns livros que fizeram muito sucesso.

"Os mais belos contos de fada" era uma coleção de luxo, com capa dura, com contos de vários países do mundo. Era um bom presente para se receber. 


"O Pequeno Príncipe", além de ser o preferido das candidatas à "Miss", era bastante apreciado pela garotada em geral. Inocente, bem água com açúcar, vendeu milhares de exemplares.


Quantas boas lembranças das estupendas obras infanto-juvenis de Monteiro Lobato. Reforma da Natureza, Reinações de Narizinho, Viagem ao céu, O Saci, Caçadas de Pedrinho, Hans Staden, História do mundo para as crianças, Memórias da Emilia, Peter Pan, Emilia no país da Gramática, Aritmética da Emilia, Geografia de Dona Benta, História das invenções, D. Quixote das crianças, O poço do Visconde, História de Tia Nastácia, O Picapau Amarelo, A reforma da Natureza, O Minotauro, A chave do tamanho, Fábulas, Histórias diversas, Os doze trabalhos de Hércules. 

Li todos, muitos deles várias vezes. Monteiro Lobato foi um gênio como escritor de histórias infantis que, naqueles velhos tempos de televisão precária, fez a imaginação de milhares de crianças viverem aventuras ao lado de seus heróis. E como aprendemos de uma forma lúdica, interessante, divertida. Estes quatro livros, da famosa edição feita pela Brasiliense, são uma lembrança desta época.

Recentemente o "politicamente correto" propôs uma revisão da obra de Lobato. Considero complicadíssimo julgar uma determinada época por valores de época diferente. Mas isto é outra discussão.


Com que prazer li os livros de Tarzan. Relendo uma parte de um deles outro dia fica evidente o racismo do autor. Mas é como disse acima - é outra época. Até hoje lembro dos Go-Mangani, Tar-Mangani, Bara (corça), Numa (leão), Histah (cobra), a imperatriz La, a cidade de Opar, seu leão Jad-Bal-Ja, a mãe Kala, Goro (lua), etc.


Outro livro excelente, bem como o filme em sua primeira versão com Stewart Granger e Deborah Kerr.


O Tesouro da Juventude era uma magnífica enciclopédia. Hoje temos o Google e afins. A coleção lá de casa era de meu irmão mais velho e para ler os livros era necessária muita negociação. Afinal, os livros eram "dele".


Karl May era um espanto. Nunca saiu da Alemanha, mas escrevia com detalhes aventuras pelo mundo afora. Esta coleção encadernada tinha 20 volumes. Os três primeiros eram no Oeste Americano, com as aventuras de Winnetou (chefe apache) e seu amigo "Mão de Ferro". Este era um alemão, como o autor, que era o mais exímio atirador, cavaleiro, honesto, de todos os homens. Depois de alguns volumes sobre os Estados Unidos, nosso herói se aventurou pela África e Oriente Médio. Num dos últimos volumes da coleção nosso herói veio explorar a América do Sul (é o volume mais fraco de todos).
Li os três volumes de Winnetou após pegá-los na biblioteca do Colégio Santo Inácio. Os outros 17 volumes comprei, na esquina da Montenegro com Barão da Torre, de um desses vendedores de rua. Foi uma sorte e tanto.


Nas bancas de jornais se vendiam livros de bolso com excelentes histórias policiais, como a série FBI, que era semanal. Havia outras coleções como as dos livros de Shell Scott e S.S. Van Dine. E muitas escritas sob pseudônimos sobre o velho Oeste e com enredos policiais. 



A "Edição Melhoramentos" tinha coleções fabulosas como os livros de Conan Doyle sobre Sherlock Holmes e de Maurice Leblan sobre Arsène Lupin. Neste gênero impossível não mencionar os livros de Simenon, cujo personagem Maigret era ótimo.
Havia uma "Coleção Amarela", com ótimos livros como os de Charlie Chan, Perry Mason, e outros detetives.


Outro livro excepcional. Junto a muitos outros autores como Edgar Alan Poe, Robert Stevenson e Edgar Wallace, Dafoe escreveu um clássico.


O autor de "Caninos Brancos" tem uma série enorme de livros de sucesso.


Outro clássico. Fantástico livro de Herman Melville.

Este "post" seria interminável, pois teria que lembrar de centenas de livros infanto-juvenis. Como esquecer de Agatha Christie, de livros como "Viagem ao Centro da Terra", "Robin Hood", "Cavaleiros da Távola Redonda", de todos os livros de aventureiros como a história do "Endurance" de Lord Shackelton, dos exploradores do Ártico e da Antártica, da viagem do Kontiki, da conquista do Everest, da jornada de Magalhães, dos exploradores ingleses na África, a obra de Jules Verne?

Felizes os que puderam desfrutar de todas essas maravilhas citadas e das que, certamente, deixei de mencionar, mas serão citadas por nossos comentaristas.




quinta-feira, 25 de maio de 2023

RUA DIAS DA ROCHA Nº 45 - COPACABANA

O “post” de hoje é sobre a Rua Dias da Rocha, em Copacabana. Começa na Av. N.S. de Copacabana e termina na Rua Cinco de Julho. Até os meus 15 anos de idade, o trecho entre Barata Ribeiro e Copacabana foi local de passagem diário, já que era caminho obrigatório para o colégio, seja de carro ou de bonde, para a praia ou para os cinemas do bairro. Neste trecho, no lado ímpar, ficava o enorme terreno que abrigava a casa das fotos de hoje, na Rua Dias da Rocha nº 45.

A rua foi aberta pelos Srs. Fernando Gardone Ramos, Carlos Gardone Ramos e Abelardo Gardone Ramos, tendo sido aceita em 01/11/1915.


Foto encontrada na Internet

Conta o prezado Maximiliano Zierer:

“O casarão neocolonial localizado na Rua Dias da Rocha nº45 possuía dois pavimentos e foi edificado no centro de um amplo terreno. Algumas fotos foram publicadas na revista Architectura no Brasil, do ano de 1923. Pertencia ao comerciante Raul Fausto Barreto, filho do professor Fausto Barreto e irmão do Professor Mário Barreto. No local há atualmente o edifício Marbella, que possui uma loja de Hortifruti e uma agência dos Correios no térreo.

O casarão possuía no térreo um salão de visitas, um salão de jantar, um salão de música e uma saleta de espera, além de copa, cozinha, dispensa, um banheiro e um quarto de empregada nos fundos. No pavimento superior havia cinco quartos e um banheiro. Nos fundos do terreno havia um anexo com dois quartos, banheiro, tanque de lavagem e garagem. O terreno possuía árvores frutíferas e um jardim.

O Sr. Raul Fausto Barreto faleceu na Rua Almirante Alexandrino número 778, em Santa Teresa, às 22 horas do dia 29 de abril de 1931. Tinha apenas 46 anos de idade e foi vítima de uma polinevrite. Deixou viúva D. Maria José Thedim Barreto (irmã do almirante Henrique Thedim Costa) e oito filhos. O enterro ocorreu no cemitério São João Baptista no dia 30/4/31.

Poucos meses após a morte do proprietário, em setembro de 1931 foi anunciado o edital de venda e penhora dos bens do Sr. Raul Fausto Barreto e sua esposa, em benefício de Rocha Miranda, Filhos e Cia Ltda. Foi informado que a construção era sólida, de pedra, cal e tijolos, porém precisava de reparos. O casarão, com o seu terreno e benfeitorias, foi avaliado em 400 contos de réis (Jornal do Commercio, 21/9/1931). Segundo Bruno Diniz (2020), 1 Conto de Réis (Mil mirréis) = R$ 123.000,00 atuais. Portanto, em uma estimativa de hoje, a casa e o seu terreno valeriam cerca de R$ 49.200.000,00.


Anteriormente, conforme conta o Anddre Decourt, a casa era dos Gardone Constante Ramos (o Abelardo, citado no início, era filho de Constante Ramos). Deve ter sido vendida nos anos 20.

Segundo ele, "Vemos a Rua Dias da Rocha em uma foto tirada de uma das casas da rua no início dos anos 20. A foto mostra detalhes dos jardins e de parte da fachada da melhor casa da rua, projetada pelo arquiteto Paulo Thedim Barreto e de propriedade da família Constante Ramos, dona da antiga chácara que havia no local e que loteava toda a região.

Ao fundo vemos o Morro dos Cabritos, com marcas de extração de granito, usado para a feitura de meios-fios e paralelepípedos para o bairro, mas na época essa pedreira já estava desativada e no seu sopé era aberta a Rua Hermesília, atual 5 de Julho, inicialmente aberta da Rua Constante Ramos até a Rua Raimundo Correia." 


Cresci na casa de meu avô, na Barata Ribeiro (casa já mostrada aqui no "Saudades do Rio"). Ele morava quase na esquina da Dias da Rocha desde 1919.

A casa mostrada nas fotos de hoje permaneceu de pé pelo menos até os anos 60, com o mesmo tipo de muro. Lembro-me do belo jardim já com árvores crescidas e bem cuidado.

Junto ao muro ficava "acampado" um simpático mendigo, "adotado" pelos vizinhos. Também E pouco distante ficava, também junto ao muro, o João, um soldador boa-praça que consertava panelas. Sempre ajudava a nós, crianças, de graça, no conserto de algum brinquedo.

Em frente a esta casa, no 1º andar de um edifício, moravam a D. Dulce e a filha Leticia, duas das melhores doceiras da cidade nos anos 50 e 60.


Conceição Araujo já comentou que, baseado num artigo da Revista Architectura no Brasil nº 24, de setembro de 1923, segundo Diego Dias, esta casa da Rua Dias da Rocha foi projetada pelos arquitetos Archimedes Memória e Francisque Cuchet. 

Fica esta dúvida para ser esclarecida.


Não me lembro dos detalhes da casa. A lembrança que tenho é que a casa ficava meio escondida atrás de árvores do jardim.

Nos anos 60 nesta calçada, junto à N. S. Copacabana havia a sapataria Polar, acho que a Casa Canadá e uma agência d’O Globo. Nesta, a atração eram as inúmeras fotos do jogo de domingo no Maracanã expostas na vitrine. Logo depois, no primeiro edifício, havia nos fundos a oficina do Sebastião “da luz”, eficiente eletricista com grande clientela nas redondezas.



Um aspecto do interior da casa da Rua Dias da Rocha.



quarta-feira, 24 de maio de 2023

BAILE DA PESADA

 


Foto do Baile da Pesada, no Canecão, anos 70.

"Hello crazy people!! Aqui fala Big Boy, apresentando o baile da pesada, o verdadeiro barato!" 

Newton Alvarenga Duarte, o conhecido DJ Big Boy, era locutor da falecida Radio Mundial AM, onde comandava programas de música, e o mais famoso era o Ritmos da Boite. 

Ele e seu amigo Ademir Lemos (de bigodes, na foto), começaram os famosos Bailes da Pesada, no Canecão e depois se espalharam por vários clubes do Rio de Janeiro. 

Em 1977, Big Boy morreu em São Paulo aos 33 anos.

Se eles chamavam isso aí de "baile da pesada", imaginem o termo necessário para classificar os bailes de hoje em dia... 

Em 12 de julho de 1970, os discotecários Ademir Lemos (1946 -1998) e Newton Alvarenga Duarte, o Big Boy (1943 - 1977), criavam o Baile da Pesada, que movimentou o tradicional Canecão, no Rio de Janeiro, tocando clássicos de nomes como James Brown, Tony Tornado, Tim Maia e The Stooges.

Foto de Big Boy no Canecão, com o Conde di Lido na fila do gargarejo.


'Hello, crazy people! Aqui fala Big Boy, apresentando 'A Mundial É Show Musical'!' 

A frase lembrada até hoje pelos ouvintes saudosos marcou os anos 1970, tanto na faixa das 18h quanto à meia-noite, com o programa "Ritmos de Boate".


terça-feira, 23 de maio de 2023

ELAS, parte 2

                                     ELAS, por Helio Ribeiro

Essa é a segunda parte da postagem envolvendo mulheres que tiveram destaque no mundo televisivo de antanho. Refira-se à primeira parte para maiores informações.

1) NEIDE APARECIDA

Neide Aparecida da Silva exerceu várias atividades, mas ficou conhecida como garota-propaganda desde que estreou na TV Tupi, em 1951, aos 14 anos de idade. Durante anos ficou sendo a garota-propaganda das lojas Tonelux, e terminava sua locução sempre estalando os dedos enquanto falava pausadamente TO-NE-LUX. Anos depois, foi garota-propaganda das Perucas Lady, e terminava sua fala com "Perucas Lady, tá?". Na minha memória, foi apresentadora do Teatrinho Trol, mas a Internet não registra isso. Não sei se falha da rede ou se minha memória está me enganando.

Luiz D´: "Helio, a Neide Aparecida apresentava um programa de mímica, imediatamente anterior ao Teatrinho Trol. Ao final do programa de mímica ela anunciava o início do teatrinho."

2) CÉLIA BIAR

Célia Rafaela Martins Biar iniciou na vida artística em 1947 e dois anos depois participou de várias comédias sofisticadas, pelo Teatro Brasileiro de Comédia. Estreou na TV na década de 1960, apresentando vários programas: Sempre Mulher, Oh! Que Delícia de Show, Quem é Quem? e Sessão das Dez, um programa de filmes da TV Globo, no qual Célia sempre aparecia com uma longa piteira na mão e acariciando no colo um gato angorá, o Zé Roberto. Participou de várias novelas.

Célia adorava fumar e acabou morrendo de câncer no pulmão.


3) MÁRCIA DE WINDSOR

Márcia Couto Barreto iniciou a carreira como vedete no show de reabertura do Hotel Copacabana Palace, em 1958, ao lado de Elizeth Cardoso e Consuelo Leandro. O "Windsor" do seu nome artístico foi sugestão do Stanislaw Ponte Preta, que disse lembrar ela a Duquesa de Windsor.

Ficou nacionalmente conhecida como jurada nos programas de Flávio Cavalcanti e Sílvio Santos, mas trabalhou também em 15 novelas.

Era uma belíssima mulher.


4) TIA GLADYS

Gladys Mesquita Ribeiro era decoradora e programadora visual, mas decidiu ir para a TV, onde acabou fazendo o programa Gladys e Seus Bichinhos, na TV Tupi do Rio de Janeiro, em 1955. No programa ela contava uma história e concomitantemente ia desenhando bichinhos num quadro, dando uma aula de desenho artístico. Criou assim vários personagens: a formiguinha Gida, a gatinha Clarinha, a peixinha Marci, a abelhinha Domi, a cachorrinha Lelete e o sapo Godô, o mais conhecido de todos. Tia Gladys, como era chamada, era um ídolo para a garotada de então. Mesmo após o fim do programa, escreveu 38 livros e gravou 20 discos de histórias.


5) HEBE CAMARGO

Hebe Maria Monteiro de Carvalho Ravagnani é considerada a Rainha da Televisão Brasileira. Iniciou sua carreira de cantora na década de 1940, na Rádio Tupi. Foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da TV brasileira a cargo da TV Tupi. Em 1964 afastou-se para ter filho, retornando em abril de 1966 com o programa Hebe, que ficou no ar por mais de 40 anos, passando por várias emissoras.

Seu currículo é extensíssimo. Impossivel até mesmo resumi-lo aqui.



6) ÍRIS LETTIERI

Íris Lettieri Costa começou a carreira no fim dos anos 1950, como locutora de telejornais, na TV Tupi do Rio e posteriormente na TV Manchete. Na década de 1970 os anúncios em vários aeroportos no Brasil passaram a ser feitos por ela, com sua voz aveludada e sensual. Segundo ela, esse tom e timbre foram criados adrede, para transmitir tranquilidade aos passageiros que tinham medo de voar. 

 


7) CONSUELO LEANDRO

Maria Consuelo da Costa Ortiz Nogueira tinha como sonho ser atriz. Seu avô era frontalmente contra e a expulsou de casa. De pirraça, ela adotou artisticamente o sobrenome Leandro, que era o nome do avô. A princípio, tornou-se atriz do teatro de revista, profissão mal vista na época. Depois partiu para o rádio e sua voz ficou conhecida num papel do famosíssimo programa Balança mas não cai, da Rádio Nacional. Fez filmes, mas tornou-se conhecida como humorista, tendo trabalhado em vários programas, como Noites Cariocas, Praça da Alegria, A Praça é Nossa, Escolinha do Golias e Veja o Gordo.

A pintinha escura acima dos lábios era sua marca registrada.


8) ZÉLIA HOFFMAN

Zélia Hoffman iniciou a vida artística na TV, tendo trabalhado na Tupi, Excelsior e Globo. Fazendo par com Chico Anysio, tornou-se conhecida como Maria Tereza, mulher do Coronel Limoeiro. No quadro, este dizia: "Maria Tereza! Essa mulher me ama!".

Era relações públicas no famoso restaurante La Fiorentina, no Leme, onde sua presença sedutora e atraente garantia a freguesia da classe artística. Foi uma das Certinhas do Lalau. Era muito bem relacionada na alta sociedade carioca.

Desfilava fantasias de luxo nos bailes de Carnaval do Teatro Municipal, ao lado de Clóvis Bornay, Wilza Carla, Evando de Castro Lima, Mauro Rosas e Marlene Paiva. Em 1958 venceu o concurso, com a fantasia A Bela Otero.



 
=====  FIM  DA  POSTAGEM  =====

 

segunda-feira, 22 de maio de 2023

ELAS - parte 1

                             ELAS, por Helio Ribeiro

Esta é a primeira parte de uma postagem envolvendo mulheres que tiveram destaque no mundo televisivo de antanho. Muitas possuem extenso currículo e até fico constrangido em não poder citá-los aqui, para não fugir do objetivo da postagem. Concentrei-me na atividade ou papel em que a retratada mais chamou a atenção do público. A postagem não inclui cantoras nem atrizes famosas, embora algumas das retratadas tenham trabalhado em teatro ou em novelas na TV.

Talvez algumas delas sejam ilustres desconhecidas para os adolescentes e pré-idosos que lerem esta postagem.  

 

1) ILKA SOARES

Ilka Hack Soares foi considerada uma das mais belas mulheres nas décadas de 1950 e 60. Trabalhou em alguns filmes e na TV apresentou programas jornalísticos e de variedades. Foi assistente do famoso J. Silvestre no programa O Céu é o Limite. Se não me engano, era assistente de um mágico, que se intitulava Professor Bei, papel em que ela falava o bordão "Pensar, Professor, pensar!", para que ele se concentrasse e desse a resposta esperada pelo público.


2) NORMA BLUM

Norma de Lacerda Blum iniciou carreira aos 12 anos na TV Tupi e em 1954 passou a integrar o quadro fixo de atores da emissora. Para a garotada da época, era conhecida pela sua participação no Teatrinho Trol, de Fábio Sabag. Participou como atriz nas TV's Tupi, Excelsior, Rio, Continental e Globo.


3) ZILKA SALABERRY

Nasceu Zilka Nazareth de Carvalho, numa família de artistas. Formada em Economia, ingressou no mundo teatral por influência do marido, Mario Salaberry. Estreou em 1956 na TV Tupi, onde trabalhou no Teatrinho Trol, já citado acima, cabendo-lhe sempre o papel de bruxa. Anos depois, foi a Dona Benta no Sítio do Pica-Pau Amarelo, papel mais marcante de sua carreira. 


4) DERCY GONÇALVES

Dolores Gonçalves Costa originou-se dos espetáculos circenses e tornou-se uma das maiores estrelas do teatro de revista nos anos 1930 e da produção cinematográfica a partir dos anos 1940. Seu currículo é tão extenso e bonito que seria até ofensivo tentar reduzi-lo aqui. Por isso, não o farei.

Dercy foi reconhecida pelo Guinness Book of Records como a atriz com maior tempo de carreira na história mundial, num total de 86 anos.


5) NAIR BELLO

Nair Bello Sousa Francisco se notabilizou como humorista, mas iniciou a carreira como atriz de radionovelas. Trabalhou em teatro e fez alguns filmes. Foi garota-propaganda e participou de novelas e minisséries. Estreou no humorismo em 1961, na TV Record, com o quadro Epitáfio e Santinha, passando depois para a TV Rio. 


6) MARINA MIRANDA

Marina Miranda era uma dos oito filhos dos seus pais, mas foi criada por outra pessoa. Em 1955 cantou músicas líricas no programa Papel Carbono, citado na postagem do dia 13 deste mês. Era fã de óperas e um jornaleiro italiano amigo a ajudava na pronúncia das palavras. Ganhou uma bolsa na Escola Nacional de Música, mas teve de abandonar os estudos para trabalhar.

Iniciou a carreira humorística em 1956, na TV Rio, notabilizando-se no programa Noites Cariocas. Em 1968 passou para a TV Globo, atuando no programa Balança Mas Não Cai, onde fez dupla com Tião Macalé e deu origem ao bordão Oh! Crioula difícil!.  Era conhecida como A Grande Otelo de saias. Fez papéis cômicos como Dona Mandala e Dona Charanga (em programas do Chico Anysio). Foi agraciada com o Troféu Raça Negra 2010 pela sua contribuição à cultura do país. 


7) KATE LYRA

Katherine Lee Riddell Caughey começou como modelo nos EUA, aos 17 anos, tendo se casado aos 19 com Carlos Lyra e vindo para o Brasil, onde continuou sua carreira. Aqui participou de vários filmes, alguns deles do gênero pornochanchada. Nos anos 1970 teve papeis em programas humorísticos, como Planeta dos Homens e Praça da Alegria, onde fazia as vezes de americana ingênua, sempre enganada por brasileiros, quando então dizia o bordão Brasileiro é tão bonzinho!.

No mundo cinematográfico, teve algum destaque como diretora e roteirista. Possui uma carreira acadêmica como pesquisadora de alguns ritmos musicais, especialmente Hip-Hop, Rap e Funk.



                      =====  FIM  DA  POSTAGEM  =====