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quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

ONDE É?


Aos que se lembrarem destas fotos em publicações antigas peço que apenas assinalem que se lembram da identificação e deixem os outros darem seus palpites. Obrigado.


 FOTO 1


FOTO 2


FOTO 3


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FOTO 9


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domingo, 10 de dezembro de 2023

CARRINHOS DE BEBÊ

Em 1733, a pedido de um nobre inglês, o arquiteto William Kent projetou um carrinho de bebê. Construiu um cesto em forma de concha sobre rodas que as crianças pudessem sentar dentro, o carrinho era concebido para ser puxado por um cão ou por um pequeno pônei.

Em 1840, o carrinho de bebê tornou-se extremamente popular. Em 1889, William H. Richardson patenteou um carrinho de bebê reversível, permitindo que o bebê ficasse de frente para os pais durante o passeio, entre outras mudanças.

Até o início do século XX, estes carrinhos eram usados apenas por famílias ricas. Na década de 1920, os carrinhos começaram a ser produzidos em escala industrial, tornando-os acessíveis para grande parte da população. Em 1965, Owen MacLaren, engenheiro aeronáutico aposentado, criou o primeiro carrinho desmontável com estrutura de alumínio e capota retrátil. 

No Brasil, em Limeira-SP, o italiano Luigino Burigotto fundou uma fábrica de carrinhos para bebês que se tornou referência no mercado nacional. Tendo chegado em 1949, aos 25 anos, com formação de mecânico, ferramenteiro e desenhista, dedicou-se a uma área que recebia pouca atenção no Brasil: o desenvolvimento de carrinhos para bebês.

 

E fez grande sucesso.


FOTO 1:A foto é de 1951, em Ipanema. As opções são Jardim de Alá ou Praça N.S. da Paz. Aparentemente a irmã menor reclama veementemente da “invasão” dos irmãos ao "seu" carrinho.


FOTO 2: Foto da Rua Raul Pompéia, perto da Rua Júlio de Castilhos, em Copacabana, em 1958. Foi publicada originalmente no “Saudades do Rio” em 27/06/2005 (lá se vão 18 anos) e é do acervo do meu amigo Fernando Soares Leite. Circula muito na Internet sem os devidos créditos.

O movimento mínimo de carros é devido a não existência do túnel que ligaria a Rua Barata Ribeiro à Rua Raul Pompéia.  Após a abertura do túnel, por volta de 1960, perderam-se as largas calçadas e este tipo de arborização, além de todo o trânsito de Copacabana para Ipanema passar pela Rua Raul Pompéia.

Notar os elegantes e comportadíssimos uniformes escolares e os diversos tipos de carrinhos de bebê. O uniforme da direita, com chapéu de palha e colarinho duro era do Colégio São Paulo. Os dois do centro eram do Colégio Sion. E o da esquerda? Do Externato Atlântico? 


FOTO 3: Podemos notar o estilo do carrinho de bebê, provavelmente importado, típico dos anos 50. Este modelo tinha uma "mala" sob o acolchoado do bebê, que servia para guardar as mamadeiras, fraldas de pano e outros utensílios. A orgulhosa mamãe usa um modelo de maiô bastante discreto.  

O local é a Avenida Atlântica na altura da Rua República do Peru e o restaurante com toldo que aparece ali adiante é o Bolero, salvo engano. Nossos especialistas identificarão os automóveis.


FOTO 4:A foto é de 1958, quando se refazia a pavimentação da Av. Atlântica. A esquina é a da Rua Siqueira Campos. A condutora do carrinho aproveitou a interdição para um bom passeio com o bebê.

Segundo obiscoitomolhado, atrás do rolo compressor está um Mopar dos anos 46-48. 

FOTO 5:Também na Tijuca vemos um luxuoso carrinho de bebê na Rua Conde de Bonfim, perto da Rua Aguiar.


FOTO 6:Um carrinho de bebê bem simples sendo empurrado pela ponte que une a Prudente de Morais à San Martin. Esta ponte foi inaugurada em 1958.

Destaque na foto é aquele prédio, à direita, ao fundo, na esquina da Rua Almte. Pereira Guimarães. Continua lá, firme e forte.

Já o Jardim de Alá, também continua lá, mas bastante abandonado. Recentemente foi feita uma concessão para remodelação do espaço, mas o projeto vem gerando muitas discussões.

FOTO 7Esta fotografia, do acervo do Renato Libeck, mostra um aspecto da Avenida Atlântica nos anos 50, com a varanda do hotel Miramar ali atrás. Como era estreita a antiga calçada de Copacabana. Hoje em dia, com o aumento da população, seria totalmente inviável.

Se a jovem senhora em primeiro plano for a mãe do bebê há que se louvar sua recuperação física da gestação.

Vemos um Chevrolet 51 preto o carro em destaque. Do lado direito dele, um Ford 1951 e à frente, um Cadillac. Mais à frente um pretinho que lembra um Hillmann e, vindo, um caminhão Chevrolet.