A série "Esvaziando o arquivo" contém fotografias que foram garimpadas e que constam nos meus alfarrábios como não publicadas no "Saudades do Rio". E como hoje é domingo as fotos são das praias.
FOTO 1: Vemos uma Av. Sernambetiba com pista dupla, com a vegetação que praticamente desapareceu quando foi construído o calçadão no início dos anos 90 e um vasto areal no lugar do qual foram construídos os prédios da orla da Barra da Tijuca.
FOTO 2: Neste postal da "Colombo" vemos a praia de São Conrado praticamente deserta, com um carro na Estrada do Joá e a igrejinha de São Conrado.
FOTO 3: Publicada pelo Derani, do acervo do Silva, esta moça jogando frescobol causou um grande impacto na ocasião. A grande discussão foi se o "tomara-que-caia" caiu ou não. O local é a Praia de São Conrado.
FOTO 5: Se houver algum especialista de plantão neste domingo poderá identificar os automóveis estacionados na Av. Atlântica perto da Rua Aurelino Leal, no Leme.
FOTO 6: Uma boa opção para o almoço deste domingo pode ser o Restaurante Lido, na praça do mesmo nome.
FOTO 7: Como era tranquilo um domingo na Av. Atlântica antigamente. Na estreita calçada junto à areia quase ninguém caminhava. E o trânsito, então, era mínimo.
FOTO 8: Para onde se dirigia este grupo de religiosos na Av. Atlântica? Para a igreja do Leme, da Serzedelo Correia, da Barão de Ipanema, da Francisco Otaviano? Ou só estavam fazendo turismo?
FOTO 9: Praia do Leblon em 1958. Toalha no chão, nada de cadeiras, maiôs inteiros, shorts de nylon, tranquilidade.