Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

SUBMARINOS

 

Esta foto consta do livro "Trincheira Tropical", de Ruy Castro, que aborda os impactos da 2ª Guerra Mundial no Rio de Janeiro, no período de 1935 a 1945. A leitura é muito interessante.

Vemos os submarinhos alemães U-530 e U-977 apresados ao largo da Ilha Fiscal em setembro de 1945.

Consta que ambos não teriam obedecido a ordem de rendição ao final da guerra e procuraram abrigo na Argentina. A tripulação foi presa e os submarinos foram encaminhados para os Estados Unidos sob uma escolta comandada por Francis Cooper.

A foto é da passagem dos dois submarinos pelo Rio de Janeiro nesta viagem.

Teorias da conspiração sugerem que ambos transportaram altos oficiais nazistas que se esconderiam na América do Sul, preferencialmente na Argentina.

Durante a guerra submarinos alemães, como o U-199 e o U-513, operavam nas costas do Brasil com o objetivo de interromper o tráfego marítimo aliado. Causaram muitos prejuízos, afundando vários navios. Estes dois submarinos destruídos.

O U-513 foi afundado por um hidroavião PBM da Marinha dos Estados Unidos na costa de Santa Catarina por bombas de profundidade e o U-199 por um bombardeiro brasileiro Catalina, pilotado por Alberto Torres, ao largo do Rio de Janeiro. Deste último ataque sobreviveram 12 alemães que foram resgatados após botes lançados pelos aviões aliados.