Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

HANGAR´S BAR

Recebi um email do Eustáquio G. Nardini, que já colaborou com o “Saudades do Rio” enviando fotos sobre um Museu de Cera na Rua do Passeio e sobre uma filmagem na Rua Gomes Freire.

Desta feita mandou fotos sobre o “Hangar´s Bar”, que tinha sido citado numa postagem sobre a “Ilha dos Pescadores”, na Barra da Tijuca.

Um grande avião C-82, como este do anúncio, foi comprado, em meados dos anos 1960, à Cruzeiro do Sul por Ari Rocha Araújo e Arlindo Matos, e foi levado à Barra desmontado em várias partes. Ali, depois de remontado, virou o “Hangar´s Bar”, onde garçons e garçonetes trabalhavam vestidos de “pilotos” e “aeromoças”, tendo especialidades como os coquetéis “Óleo Hidráulico” e “Gasolina 130”.


Inicialmente o bar/boate seria instalado na Lagoa Rodrigo de Freitas, mas não se conseguiu a licença. Levado para a Barra, o interior do avião foi totalmente decorado: do teto pendia um paraquedas branco, armado. As mesas, lilás, amarelo e laranja, separadas por trançados de nylon. Iluminação indireta e todo o material à prova de fogo.


Este era o aspecto do avião quando da inauguração do bar/boate na Barra da Tijuca. O "Hangar´s Bar" funcionou de 1965 a 1968 e um dos comentaristas do "Saudades do Rio" já escreveu que frequentou o local.

Após terem sido estudados os possíveis trajetos, segundo reportagem do JB, a fuselagem e as asas foram através do Recreio dos Bandeirantes pela rodovia BR-6, Rio-Santos, enquanto as partes menores, inclusive motores, foram levadas em caminhões pela Estrada da Barra.

O avião foi colocado nos terrenos de Francisco Peixoto, que se tornou sócio do empreendimento, na então Avenida Projetada C.


A foto acima é da revista "O Cruzeiro" e a Irene é a Irene Ravache. A reportagem destacava a jovem de 22 anos que já fazia sucesso em novela da TV Globo. 

Vemos o filme "Cuidado! Espião brasileiro em ação!", de 1966, que tinha o "Hangar´s Bar" como um dos cenários.

"Cuidado, Espião Brasileiro em Ação!" é um filme de comédia de espionagem brasileiro de 1966, escrito e dirigido por Víctor Lima. O filme se passou no Rio de Janeiro, no antigo estado da Guanabara, e foi lançado em 1º de dezembro de 1966.


O elenco do filme contava com Ângelo Antônio, Enzo Carnotti, Larry Carr, Claudio Cavalcanti, Jorge Dória, Milton Gonçalves, Wilson Grey, Mário Lago, Annik Malvil, Dirce Migliaccio, Flávio Migliaccio, entre outros.


Agradeço ao Eustáquio Geraldo Nardini pela colaboração.