Total de visualizações de página

2552912

terça-feira, 18 de março de 2025

FOTO POSTAL

A Foto Postal Colombo foi uma importante editora de cartões postais fundada em São Paulo. Foi pioneira nas vistas aéreas do país. Entre os membros da família que estiveram À frente da editora estão Sulpizio Colombo e seus filhos Aldo Colombo e Alfredo Colombo. 


FOTO 1: Vemos a barca próxima à Ilha dos Lobos. A estação de barcas de Paquetá fica à esquerda da foto.


FOTO 2: Um final de tarde numa deserta Praia de Copacabana.

FOTO 3: A Colônia de Pescadores Z-13 no Posto 6, em Copacabana, tem pouco mais de 100 anos e ainda resiste bravamente. Vemos ainda a antiga lancha do Serviço de Salvamento que, com dois "banhistas", percorria toda a praia um pouco além da linha de arrebentação.

FOTO 4: A igreja da Penha, local que antigamente reunia uma multidão de fiéis. Sua escadaria era atração turística importante do Rio. Hoje em dia...

FOTO 5:  "Jardim Niemeyer" e a "Pedra da Gávea".


FOTO 6:  O edifício "A Noite", o primeiro arranha-céu da cidade, construído na década de 1920.

FOTO 7:  A "nova Estrada para o Alto da Boa Vista".

FOTO 8:  Praia de Botafogo, região do Mourisco, com o Pão de Açúcar.


FOTO 9:  A belíssima Enseada de Botafogo. 


FOTO 10:  O Obelisco da Avenida Central. 

100 comentários:

  1. Fotos clássicas do Rio.
    A foto 1 é muito bonita. Essa ilha é habitada? Lembro bem dela pois é por onde a barca faz a curva para sair ou chegar à estação de Paquetá.
    Onde é exatamente o local da foto 7?
    Na foto 8 é o clube Guanabara que aparece?

    ResponderExcluir
  2. Alguns dos locais eram bastante fotografados, outros nem tanto. A foto 4 mostra a Igreja da Penha em um ângulo bem explorado pelos fotógrafos ao longo do tempo. Eu tenho uma foto cujo fotógrafo estava no alto da escadaria com a lente voltada para baixo focalizando diversas pessoas subindo, e entre elas soldados do Exército Brasileiro em uniforme de campanha. Como a foto é de 1972, certamente não se tratava de nenhuma operação policial, já que era uma época bastante tranquila e era possível frequentar pontos turísticos e circular pala cidade sem sobressaltos.

    ResponderExcluir
  3. A foto 7 mostra a recém-inaugurada "Avenida Tijuca", inaugurada em 1938 e que maís tarde recebeu o nome de Edison Passos. Eu tenho a foto da placa comemorativa de bronze que havia no início da Avenida com dados da obra, mas provavelmente foi furtada ou mesmo recolhida pelo Poder Público.

    ResponderExcluir
  4. Postais de uma cidade tranquila, ainda bem distante dos assaltos que ocorrem de dois em dois minutos (conforme estatísticas), das motos conduzidas por meliantes e da insegurança diária. Eu sou radical como as leis de alguns países árabes: roubou celular, corta a mão. O boneco nunca mais poderá guiar uma moto e ficará marcado pela população como ladrão. Mas esta punição nunca chegará aqui, já que muitos políticos são vinculados ao crime organizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescento aínda que o sistema judiciário em sua maioria é doutrinado ideologicamente pela esquerda comunista, além de "algo mais grave", e em razão disso e levando em conta a precariedade das Leis Penais brasileiras, é diretamente responsável pelo caos vivido pela sociedade brasileira.

      Excluir
  5. A foto 10 mostra a Avenida Rio Branco ainda em mão dupla, provavelmente do final dos anos 30 ou início dos anos 40. O fotógrafo estava na calçada do Edifício São Borja.

    ResponderExcluir
  6. Pra mim as três vistas mais lindas do Rio são a Enseada de Botafogo (a partir do D Marta), o Aterro e a Praia de Copacabana (a partir do alto do Pão de Açúcar).

    As visitações à Igreja da Penha praticamente acabaram, a favela da Merindiba, um pedaço do complexo, tomou o percurso até a igreja do platô. A propósito, esse complexo da Penha tornou-se o destino de bandidos de outros estados, sabe-se lá o motivo dessa "logística"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá funciona um dos maiores núcleos do comando vermelho e onde se escondem algumas de suas lideranças, e em razão disso possui uma estrutura física invejável que inclui sólidas "barricadas" e armamentos que inclui metralhadoras .30 e .50. Mas a maior blindagem é a de cunho jurídico/política. Afinal o crime organizado $abe $er genero$o com $eus amigo$ e apoiadore$.

      Excluir
    2. Wagner, a vista da Praia de Copacabana a partir do Clube dos Marimbás é fantástica.
      A curva da praia, que coloca o Leme na frente do observador que está no Posto 6, proporciona uma perspectiva belíssima.

      Excluir
  7. Bom dia, Dr. D'.

    Há 80 anos o zoológico da Quinta da Boa Vista era inaugurado. Hoje é o "Bioparque".

    Provavelmente tenho alguns postais dessa empresa, mas nunca reparei nos nomes.

    Falando em pontos turísticos, depois de um dia fechado, hoje foi reaberto o acesso à estátua do Cristo.

    A partir da próxima segunda-feira a tarifa da barca para Paquetá baixa para R$4,70.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que ainda vale a pena visitar o zoo? Estou querendo levar as minhas sobrinhas pequenas lá. Como deve estar o "acervo" de espécies, como leão, elefante, girafa, etc?...

      Excluir
    2. É didático e não surpreende; a responsabilidade é do Sr. Ninguém.

      A interdição foi realizada nesta segunda (17), um dia após um turista gaúcho de 54 anos morrer ao passar mal nas escadarias de acesso ao monumento em um horário em que não havia socorristas no local.

      O Secretário de Defesa do Consumidor do governo do RJ, Gutemberg Fonseca, explicou que a bilheteria abre às 7h, mas o posto médico só funciona a partir de 9h,
      fechando às 17h. “Se os consumidores subirem, estiverem lá e precisarem de posto médico, não tem", disse Fonseca.

      “Há duas semanas, notificamos o ICM-Bio, estamos recebendo diversas denúncias sobre problemas e eles nos responderam dizendo que deveríamos falar com o Iphan. Lamentavelmente, aconteceu o episódio do falecimento de um turista. O que não pode é ficar um jogando para a conta do outro. A responsabilidade é de todos e da concessionária”, disse o secretário Gutemberg.

      O Santuário do Cristo Redentor, que administra o monumento, diz que o "Alto Corcovado o não possui ambulância, acessibilidade universal, pontos de hidratação, brigadistas, banheiros adequados com acessibilidade, escadas rolantes e elevadores em pleno funcionamento, nem internet e sinal de telefonia de acesso público que permita que os visitantes possam fazer ligações".

      O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICM-Bio, que administra o Parque Nacional da Tijuca, afirmou que a responsabilidade de atendimento médico é do Trem do Corcovado, o que está previsto no contrato de concessão.

      O Trem do Corcovado afirma que funciona há 140 anos sem qualquer problema de operação e que disponibiliza uma enfermaria com todos os equipamentos necessários aos primeiros socorros no alto do Corcovado. Sobre a morte do visitante, o Trem do Corcovado afirmou que não houve possibilidade alguma de salvamento apesar de os socorristas chegarem com o desfibrilador.

      Excluir
    3. Um dos principais pontos turísticos do principal destino turístico do país está - há muito tempo - abandonado e os visitantes entregues à própria sorte.
      (a exemplo da cidade como um todo)

      Excluir
    4. WB, segundo meus filhos que levam com alguma freqüência meus netos ao Zoo, sim, vale a visita, o lugar está bem cuidado.

      Excluir
    5. É um princípio básico no Direito Civil: Se uma empresa ou estabelecimento cobra do usuário ingresso para acesso a um serviço que irá usufruir, é responsável pela segurança tanto do serviço como do usuário. No caso do turista morto por falta de atendimento no Corcovado, cabe uma ação judicial de reparação. Uma outra situação que acontece frequentemente são golpes financeiros aplicados em caixas eletrônicos no interior agências bancárias. A instituição bancária é responsável pelo prejuízo do cliente, questão há muito pacificada pelos Tribunais Superiores. Tanto é assim que nesses casos a instituição automaticamente acaba ressarcindo o cliente.

      Excluir
  8. FF
    Ontem recomendei a minissérie inglesa: 'Adolescence', na Netflix; hoje recomendo outra minissérie inglesa disponível na Netflix: 'Cidade Tóxica', também com 4 episódios e baseada em fatos reais; muito bem feita.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Saudosistas.
    Ora com certeza quem teve a ideia de fundar a Postal Colombo, foi o Cristóvão Colombo durante suas viagens marítimas, só não o fez, por ainda não existir a máquina fotográfica, mas guardou a ideia para os seus descendentes.
    Piadas a parte, olhando as fotografias gostei tecnicamente das fotos: 1, 2, 3, 7 e 10, a foto 5 é horrível.
    E pensar que a 45 anos atrás ia a Festa da Penha para paquerar no Parque Changai.
    Quanto a violência na cidade, morreremos todos, ou de causa natural ou assassinado, e nunca mais veremos a cidade livre da criminalidade.
    Solução, exixte?
    Sim, mudar de Cidade ou País. Infelizmente só quem já tem mais de 60 anos de idade, pode dizer que conheceu a verdadeira cidade maravilhosa

    ResponderExcluir
  10. WB (9:31) - Vale a pena sim visitar o Bio Zoo, levei agora no final do ano, quando meus netos vieram ao Brasil, no Bio Zoo, bem organizado, limpo embora um dos animais que atraem a criançada, tivesse morrido na época, acho que foi uma girafa.

    ResponderExcluir
  11. Acrescentaria às já citadas a vista a partir da Urca em direção ao Corcovado, que é fantástica.
    A do Arpoador em direção aos Dois Irmãos também é linda.

    ResponderExcluir
  12. Caro "seriemaníaco" Mário: estou vendo, por indicação sua, "Mare of Easttown" e estou gostando.

    ResponderExcluir
  13. Lembram da música "Samba de uma nota só"? O Rio é a cidade das "fotos de uma paisagem só". Sempre Corcovado, Copacabana, enseada de Botafogo, Pão de Açúcar, com algumas variantes de posição. Quem foge disso é um ET ou rebelde sem causa.

    É essa imagem idílica que é divulgada para o mundo. E aí todos pensam que Rio é sinônimo de praia. Uma vez eu estava em Campinas e uma pessoa me disse que gostaria de morar aqui para poder ir à praia todo dia. Pelo poder aquisitivo dela, provavelmente só conseguiria morar na Baixada Fluminense ou em alguma favela. Com sorte talvez em Rocha Miranda, Turiaçu, Paciência ou equivalentes.

    Rio é ilusão. Sonho das Mil e Uma Noites. Mas cada vez mais só para estrangeiros. Os cariocas mesmo gostariam de sair daqui, como milhares já fizeram.

    Sou de um grupo zap com cerca de 50 participantes, a imensa maioria do PR e SC. Todos eles estão satisfeitíssimos onde moram e nem pensam em vir ao Rio a passeio, quanto mais morar aqui. Quem está bem informado sobre o Rio pensa assim.

    ResponderExcluir
  14. Daí o sucesso do Saudades do Rio. Os mais antigos que participam têm boas lembranças da época de ouro. Os um pouco mais jovens apreciam mas devem ter um pouco de inveja.

    ResponderExcluir
  15. E ainda tem comentarista que reclama quando lê comentários que exaltam o passado do Rio. Mas eu vou parar por aqui para não causar polêmica, pois a grande maioria conhece a cronologia da tragédia e suas principais causas, mas por prefere "não dar o braço a torcer".

    ResponderExcluir
  16. Nos anos 60, tive, como hobby, a correspondência. Mandei muitos postais para vários países. Quase sempre do Rio, apesar de morar em BH. Afinal, o Rio era deslumbrante. E não só nas fotos.

    ResponderExcluir
  17. E os fenícios na Pedra da Gávea? Maionese pura. Da boa.

    ResponderExcluir
  18. Morreu aos 87 anos o ex-jogador de basquete Wlamir Marques. Bicampeão mundial e duas vezes medalhista olímpico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos Jogos Olímpicos, Wlamir conquistou duas medalhas de bronze, em Roma 1960 e Tóquio 1964.
      Os dois títulos mundiais foram em Santiago 1959 e Rio 1963, além de dois vice-campeonatos em 1954 e 1970.
      Jogou ao lado de Amaury, Algodão, Rosa Branca e Ubiratan, integrando a geração mais vitoriosa do basquete brasileiro.

      Excluir
  19. Em 1963 assisti a um jogo do mundial de basquete no Maracanazinho. Wlamir, Amaury, Rosa Branca, Ubiratan, Mosquito, citando de memória. Caiu um dilúvio que alagou o Rio. A duras penas conseguimos chegar ao Centro e passamos o resto da noite no Hotel São Francisco, que era do pai de um amigo do grupo. Esquina de Marechal Floriano com Rio Branco.

    ResponderExcluir
  20. Uma pena não ter pego essa fase. A maioria (para não dizer todos) dos registros são em filmes. Só o vi como comentarista, especialmente na ESPN.

    ResponderExcluir
  21. Helio >>> 11:48
    Se eu estivesse "começando a vida" hoje, solteiro ou já casado com filhos pequenos, acho que consideraria seriamente morar em outro lugar, dadas as condições atuais e as futuras esperadas para o Rio.
    Agora para mim é obviamente impossível; uma mudança - além de logisticamente muito complicada e com toda uma "engenharia financeira" que viria a reboque envolvendo imóveis - me afastaria de filhos e netos, o que é inadmissível.
    (E também é sabido que perder referências é um problema sério para os mais idosos).
    E, além disso, acredite - apesar de todos os enormes problemas que somos obrigados a enfrentar, os riscos que corremos, a qualidade de vida ladeira abaixo - privilegiado que sou por morar em um lugar ainda relativamente calmo e poder escolher como e normalmente quando me deslocar, sou apegado demais à cidade, vá lá, na verdade apegado a uns poucos bairros da cidade (a nota só do samba) que ainda chamo de minha, apesar de saber que na realidade já "perdi, playboy".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo sua situação. Depois que a gente casa complica tudo, porque a esposa normalmente é mais apegada à família do que o homem. E com filhos nascendo e a idade subindo, piorou. Além disso, aos poucos as facções e as drogas vão tomando conta de todo o pais, e não sobra lugar bom onde viver. E os que ainda são bons não vão ficar assim durante muito tempo.

      A opção seria ir embora do país, o que é ainda mais complicado.

      No caso específico do Rio, em pouco tempo não haverá mais lugar seguro. Bairros que eram tranquilos há alguns anos deixaram de sê-lo, tomados por ORCRIM's. Isso não terá interrupção, dada a leniência do Judiciário e as leis fracas que privilegiam o individuo e não a sociedade.

      Torça para que a situação em vigor no resto da cidade não chegue até onde você mora. Torça muito.

      Excluir
    2. É o que nós resta, Helio.
      Torcer.

      Excluir
    3. Hélio, "leniência" tem outro$ nome$...

      Excluir
  22. Não sei se é só eu que observo isso, mas ultimamente as fotos aéreas mostrando os principais pontos turísticos do Rio, estão sendo tirada de alturas cada vez maiores, visando a diminuir a percepção das favelas.
    Mario 16:04 - O meu problema é o inverso do seu, meu filho e netos vivem fora do Brasil (na Itália), não tenho família grande, só uma irmã casada com um filho que também já vive fora do Brasil, agora foi trabalhar em (Dublin).
    Eu não posso sair do Brasil, devido a mãe da minha esposa com 97 anos e com grande dificuldade de locomoção, já a minha irmã e o marido, faltando tempo para se aposentarem.

    ResponderExcluir
  23. Mário (09:38) e (09:48): hoje de manhã o presidente da empresa responsável pelo trenzinho do Corcovado deu uma "entrevista" para a Tupi. Coloquei entre aspas porque a empresa é anunciante da rádio e dá passagens para alguns ouvintes. O presidente é Savio Neves, primo do Aécio, mas isso não vem ao caso.

    Deu a sua versão, dizendo que o turista subiu de van, pegou as escadas, podendo pegar o elevador, e sofreu o enfarte fulminante. Disse que a equipe do trenzinho chegou em seguida, com o desfibrilador, tentando fazer a reanimação da vítima, sem sucesso. Fez outras declarações, como o posto médico de responsabilidade deles abrir às 7h (diferente de um suposto outro que só abriria às 9hs), eles terem convênio como Hospital Silvestre, que estaria a três minutos de carro ou ambulância do Cristo. Chamou a interdição de ontem de arbitrária, como se alguém do governo do estado estivesse querendo aparecer pela repercussão do fato. Talvez o ex-bandeirinha, agora secretário de defesa do consumidor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo do empurra continua....
      Segundo o globo.com, a nora do falecido, que é enfermeira, contou que, por cerca de 5 minutos, fez massagem cardíaca no sogro. Depois, teve ajuda de pessoas que se aproximaram, entre elas, o padre João Damasceno, da capela do local. A nora estima que a ambulância do Samu tenha chegado cerca de 35 minutos após Jorge passar mal.

      Excluir
  24. Chegando no fim do expediente do bar, crooner se arrumando e pianista contando as gorjetas. Foto 3, não me canso dessa vista. Ainda tem arrastão (de peixes)? Ajudei muito os pescadores quando pequeno e ainda me lembro do barulho dos prateados na rede brilhando ao sol. Já a foto 8 mostra uma ponte de embarcação cujos restos ainda se encontram no local. Estive no Iate Clube dia desses e mandei para o Luiz foto da carcaça dessa ponte.
    Gosto de enviar postais, cada vez mais raros nas bancas. Os melhores hoje sofrem trucagem, mudando o Cristo de posição., etc. Vi que a Dinamarca cancelou o serviço postal oficial de entrega de envelopes, agora só serviços privados.
    Foto 2. Copacabana deserta fim de tarde...só na pandemia. Hoje a galera traz o cooler e compra gelo no caminhão da saída do metrô. Amanhã último dia de verão. 5ª feira já é outono! 2025

    ResponderExcluir
  25. Começando a chover. Por enquanto um pingo ou outro...

    ResponderExcluir
  26. Bom dia. Tempo estranho, mas não estou reclamando (por enquanto).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o verão começando a passar o bastão para o outono, que começa oficialmente amanhã, 20 de março, às 06:02 h.

      Excluir
    2. Hoje é dia de São José e, por isso, dia do carpinteiro e do marceneiro.

      Hoje é aniversário do ator Bruce Willys e do comunicador (e dublador) Francisco Barbosa.

      Há 16 anos começavam as blitzen da Lei Seca.

      Excluir
  27. Observador de observadores19 de março de 2025 às 08:19

    Hoje vai ser dia de muita enrolação, muito papo furado, e como sempre muito futebol. Vamos ver se vai morrer alguém famoso.

    ResponderExcluir
  28. Incrível como tinha Standard Vanguard rodando no Rio. O Ford Prefect também. Mais raro era ver um Tatra ou um SAAB. Menos raros eram o Borgward Isabela, o Jaguar Mark V, o Henry J, o Ford Falcon, o Consul, os Volvo.

    Carros russos, nem pensar: Volga, Moskvich, ZIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos anos 70 eu tinha três amigas que moravam na Professor Gabizo, e o pai delas era dono de um Standard Vanguard 48 preto, cujo estado de conservação naquela época era impecável. O homem na época (anos 70) parecia saído dos anos 30, e o ciúme que tinha do carro e das filhas era impressionante. Será que esse carro ainda está rodando?

      Excluir
  29. Fáceis: caminhões Ford Big Job, Chevrolet Tigre e Gigante, Fargo, International. Além dos Mercedes-Benz, Scania-Vabis cor de telha, FNM. E os Mack da DLU e acho que da Kibon também. Leyland e REO eram raros. Magyrus-Deutz mais ainda, embora houvesse alguns como lotação.

    ResponderExcluir
  30. Essa colônia de pescadores do posto 6 faz mais sentido para mim do que a que existe na lagoa. Acho que é a Z-7. Pescar no mar deve ser mais vantajoso do que pescar na lagoa.

    A região do Mourisco antes da inauguração do túnel do Pasmado era muito bonita com as antigas sedes do Botafogo e do Guanabara além do Pavilhão Mourisco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o núcleo Lagoa da Z-13.
      Veja a seguir, de https://riomemorias.com.br/
      "A Colônia de Pescadores Z-13, localizada no Posto 6, na Praia de Copacabana, é um dos últimos resquícios da tradição pesqueira em uma das áreas mais urbanizadas do Rio de Janeiro. Centenária, a Z-13 é fundamental para o abastecimento de peixes da cidade e, sobretudo, para a preservação de uma cultura que remonta à origem do bairro.
      No Posto 6, os pescadores ainda tecem redes e realizam suas atividades à beira da praia.
      Atualmente, a Colônia de Pescadores Z-13 conta com mais de 900 associados e possui outros núcleos, além do Posto 6, na Urca, Lagoa Rodrigo de Freitas, Anil, Muzema, Camorim e Pontal do Recreio."

      Excluir
  31. Todas as fotos têm o seu valor, mas os destaques são a de Paquetá, Pedra da Gávea, Estrada do Alto da Boa Vista e a do Obelisco. Locais e ângulos pouco comuns em fotografias do Rio.

    ResponderExcluir
  32. Acho que nenhum "arranha céu" merece mais um postal como antigamente. E com retoques na parte de cima como foi com o edifício A Noite.
    Parece que o nome de Avenida Central ainda durou um bom tempo na boca do povo. Pelos carros na rua já tinham colocado o nome do Rio Branco há um bom tempo.

    ResponderExcluir
  33. "Terrenos na Gávea".
    "Nova Copacabana".
    "A 3 minutos do Leblon".
    "Entre o Joá e São Conrado".
    "A mais bela, mais requintada, mais exclusiva, reunindo as delícias da praia e o clima de montanha".
    "Procure ver hoje mesmo os planos do Jardim Niemeyer".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Classificados do Jornal do Brasil de 31/01/1951, anúncio de terrenos na Estrada do Joá, 746.
      Interessante, exatamente o dia da posse do Getúlio.
      A quem interessar possa, vendas com 10% de entrada e saldo em 120 meses. Procurar o José Luiz na Av. Graça Aranha, 416, sala 219, ou pelo telefone 42-4970.

      Excluir
    2. Este número, 746, fica na bifurcação da Estrada do Joá com a Rua Iposeira.
      Pelas imagens do Street View , logo no início da Rua Iposeira (com calçamento em paralelepípedos) existe uma guarita, com cancelas para controle de acesso á rua, que tem várias casas dos dois lados.

      Excluir
    3. Isso mesmo.
      Provavelmente deve ser difícil alguém entrar lá para tentar obter o mesmo ângulo da foto 5.
      Isso se o crescimento de árvores e construções não impedirem também.

      Excluir
  34. Uma das coisas que lembro do Guia Rex é o nome de Praia da Gávea onde agora chamam de São Conrado.
    Não lembro de quando era o mapa e não sei quando foi a mudança de nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há algum tempo falei sobre o Guia Rex e o Guia Quatro Rodas para meu-sobrinho neto de 13 anos.
      Acho que não levou muita fé que conseguíamos nos orientar direitinho por eles ...

      Excluir
    2. Planejei e me orientei pelo Guia Quatro Rodas em uma viagem (1986) de 30 dias de carro até Fortaleza, com paradas em diversas cidades na ida e na volta.
      Funcionou direitinho, zero problema.

      Excluir
  35. Há 50 anos :
    No dia 19 de março de1975, chegava aos cinemas (nos EUA) a versão cinematográfica de Tommy, inspirada no álbum homônimo de 1969, a primeira ópera rock da história, criada pelo The Who.

    Ever since I was a young boy
    I've played the silver ball
    From Soho down to Brighton
    I must have played 'em all ...

    .. He plays by intuition
    The digit counters fall
    That deaf, dumb and blind kid
    Sure plays a mean pinball

    He's a pinball wizard
    There has got to be a twist
    A pinball wizard's ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roger Daltrey ainda é vivo. Vi um filme malucão, pra lá de psicodélico, chamado de Lisztomania, com ele de protagonista e com trilha sonora do Rick Wakeman. Isso devia ser em 79...

      Excluir
    2. Sim, firme com 81 anos recém completados. ele é de 1 de março de 1944.

      Excluir
    3. Tradução automática da wikipedia em inglês:
      "Lisztomania é um filme britânico de comédia musical biográfica surreal de 1975 escrito e dirigido por Ken Russell sobre o compositor do século XIX Franz Liszt. O roteiro é derivado, em parte, do livro Nélida de Marie d'Agoult (1848), sobre seu caso com Liszt.
      Retratando a extravagante Liszt como a primeira estrela pop clássica, Lisztomania apresenta o astro do rock contemporâneo Roger Daltrey (do The Who) como Franz Liszt. O filme foi lançado no mesmo ano de Tommy, que também estrelou Daltrey e também foi dirigido por Russell.
      Rick Wakeman, da banda de rock progressivo Yes, compôs a trilha sonora de Lisztomania, que incluía arranjos de sintetizador de obras de Liszt e Richard Wagner. Ele também aparece no filme como Thor, o deus nórdico do trovão. Daltrey e Russell escreveram as letras para a trilha sonora, e Daltrey forneceu os vocais. Das outras celebridades do rock que aparecem no filme, Ringo Starr aparece como o Papa.

      Excluir
    4. Eu nunca tinha ouvido falar desse filme,

      Excluir
  36. Como sou fã do Rick Wakeman eu fui ver o filme e também comprei o "bolachão" (acho que foi no Modern Sound). Eram as incursões eventuais de um suburbano adolescente na ZS ...kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. WB, a gente só falava na Modern Sound e não no Modern Sound.

      Excluir
  37. Não sei se meu irmão viu algum filme, mas ele tinha um LP do Rick Wakeman, acho que "Journey into Center of World" ou algo parecido com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Journey to The Centre of The Earth.

      Excluir
    3. Lembro desse e tinha também outro LP, sobre o Rei Artur. Se não me engano a música mais famosa era sobre a Rainha Guinevere.

      Excluir
    4. "Journey to the center of the Earth".

      "By horse, by rail, by land, by sea, our journey starts
      Two men incensed by one man's journey from the past
      In Iceland, where the mountain stood with pride
      They set off with their guide
      To reach the mountain side

      Roped as one for safety through the long descent
      Into the crater of volcanic rock they went
      Look up from our telescopic lens,
      One star for us to share,
      We continue on our prayer.

      Crystals of opaque quartz, studded limpid tears,
      Forming magic chandeliers, lighting blistered galleries."

      Excluir
  38. Mário, 14:03h ==> muito boa essa ópera-rock. Assisti em cinema porém meu irmão tinha ganho de um amigo da Marinha o LP duplo com essa ópera-rock, comprado em Londres. Magnífica encadernação, folhas em papel liso colorido, com todas as letras das músicas.

    Conforme escrevi há tempos aqui, a versão cinematográfica deslocou em 30 anos os eventos da obra. No LP, os fatos se passam em 1921; no filme, em 1951. Em decorrência disso, no LP o Captain Walker (pai do Tommy) era um capitão de navio dado como desaparecido na I Guerra Mundial; no filme, era um piloto militar desaparecido na II Guerra Mundial.

    Assim, uma das primeiras músicas teve a letra alterada. No LP, é:
    "I've got a feeling 21 is gonna be a good year". No filme, é "I've got a feeling 51 is gonna be a good year".

    ResponderExcluir
  39. Esqueci o nome do conjunto onde o Rick Wakeman ficou famoso antes desses trabalhos. O do Rei Artur tem nome comprido:
    The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights Of The Round Table.

    ResponderExcluir
  40. Apenas para ser chato, como é do meu feitio, não é possível descer para o interior da Terra por uma cratera vulcânica, porque elas não são como uma caverna ou gruta. Elas são totalmente tomadas por lava solidificada. Isso se não estiverem cobertas por neve ou água da chuva.

    Aliás, erupções vulcânicas através de crateras cobertas por neve ou água são extremamente destrutivas. O calor das lavas funde a neve e ela ou a água desce encosta abaixo, misturada com material piroclástico e cinzas, formando o terrível lahar, que pode atingir velocidades muito grandes e não deixa nada de pé no caminho. Uma aldeia colombiana foi totalmente destruída por um lahar, em 1984, se não me engano. Ocorreu de madrugada, com o povo dormindo.

    Outra tragédia terrível é oriunda da nuée ardente, uma mistura de material piroclástico, cinza e gases que é expelida a grande altura e depois desce por gravidade encosta abaixo. Também nada resta após sua passagem: nem vegetação, nem construções, nem gado, nem seres humanos.

    ResponderExcluir
  41. Ah, na relação de carros muito comuns no Rio esqueci o Morris Oxford. Interessante que quando estive na Nova Zelândia, em 1983, cansei de ver esses carrinhos nas estradas, às vezes rebocando lanchas ou jet skis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ou menos nessa época foi extinto o Ramal de "Mariangu" da E.F Rio D'Ouro, que ligava Vicente de Carvalho ao Porto de "Mariangu" na Baia de Guanabara. O trajeto da ferrovia era pela Estrada Vicente de Carvalho e os trilhos corriam em frente à subida da Igreja. A linha de bondes entre Madureira e a Penha do inaugurada logo em seguida ultilizou grande parte do traçado da E.F. Rio D'Ouro.

      Excluir
  42. Quanto à foto da igreja da Penha, no dia 02/10/1927 a Light inaugurou a linha de bondes até o Largo da Penha, partindo do Largo de São Francisco. Preço de 400 réis.

    ResponderExcluir
  43. A respeito dos guias e mapas impressos, em paralelo a esses meios, tínhamos o nosso "site" de buscas para indústria, comércio e serviços, as Páginas Amarelas, que no trabalho era normal ter do Grande Rio e Grande São Paulo, mas se fosse fora dessas metrópoles o jeito era o disque informação, fosse Telerj, Telesp, Telemig e outros mais. Até na Bahia eu andei procurando fornecedor para uma possível instalação de canteiro de obra. Tudo por telefone, mas depois do primeiro contato algumas empresas tinham telex, até que surgiu o Fax, que facilitou bem mais.
    E teve casos de ter que apelar para prefeituras para conseguir indicações de hotéis e restaurantes, quando a cidade não era grande. Não podia ser qualquer estabelecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época em que meu tio andava pelas estradas, alguns postos de gasolina forneciam mapas rodoviários. Ele tinha um conjunto de três mapas da Shell, três da Texado e um da Esso, porém este só cobria MG para baixo. Os outros cobriam o Brasil todo.

      Excluir
    2. Eu sempre fui vidrado em mapas. Tinha vários deles, dos Estados da BA, MG, SP, PR, RS, GO (antes do Tocantins), um de todo o Nordeste e uma coleção de mapas do IBGE, publicada em 1972, no Sesquicentenário da Independência, na escala 1 para 1 milhão, cobrindo todo o Brasil. Além disso depois comprei um que também cobre o país todo e mais um só do Nordeste, diferente do citado acima.

      A partir de 2009 passei a ter um software de geoprocessamento, que não substitui mapas porém mostra a delimitação de todos os municípios. Trabalhando junto com informações obtidas do IBGE sobre população, área, altitude, datas de criação, instalação e extinção, lei que criou o município, e informação do DENATRAN sobre frota de veículos emplacados por município e por ano, tudo isso constitui meu sistema de apoio à minha coleção. Eu mesmo desenvolvi o sistema, no ano de 2003/4, com profundas alterações em 2006 e depois em 2014, versão atual.

      Excluir
    3. Helio, o gerente tem toda razão.
      Você é um polímata.

      Excluir
  44. Geoprocessamento é o boi. Nunca fui tão feliz como quando trabalhei com isso em 2009/10, no IBGE, para o Censo Demográfico de 2010. Foi quando tomei conhecimento dessa ciência, digamos assim.

    ResponderExcluir
  45. Esse comentário do Joel (16:33) esclareceu uma dúvida que eu tinha sobre esses trilhos da Rio D'ouro em frente ao Largo da Penha, esquecia que existiu um ramal para o porto de Maria Angu.

    Os dois melhores álbuns do Rick Wakeman (ex tecladista do Yes) são o 'Viagem ao Centro da Terra' e 'Rei Arthur'. Não faz muito tempo houve um concerto no Municipal de SP com a Orquestra de Jovens de SP executando as principais músicas desse último. A execução de 'Guinevere' ficou muito boa. Tem no YouTube, mesmo gravado de um celular, infelizmente, dá bem pra assistir. Se soubesse antes sobre esse evento teria dado um pulo em Sampa...

    ResponderExcluir
  46. A ficha do "rapaz":
    Nascimento: 18 de maio de 1949 (idade 75 anos), Perivale, Reino Unido
    Grupos musicais: Yes, Strawbs
    Filhos: Adam Wakeman, Oliver Wakeman, Jemma Wakeman, Amanda Wakeman
    Cônjuge: Rachel Kaufman (desde 2011), Nina Carter (de 1984 a 2004),

    ResponderExcluir
  47. Paulo Roberto, 16:16
    Catálogos de Telefones por nome & por endereço e Páginas Amarelas eram indispensáveis nas residências.
    Assim como o mata-moscas, o rolo de barbante e o espiral boa noite espanta-mosquito, sumiram ...

    ResponderExcluir
  48. "Lahar", "Nuée", sempre aprendendo coisas novas no "SDR".

    Ah, como gostaria de ter listas telefônicas antigas, tanto de nomes, quanto de endereços e as "Páginas Amarelas". Ajudariam muito nas pesquisas. Tenho apenas uma de endereços de 1982.

    Quanto aos mapas, sempre me dei bem com eles. Tanto os nacionais quanto os estrangeiros.

    ResponderExcluir
  49. As Páginas Amarelas vinham com uns mapas de ruas. Nos anos 90 resolveram vender o seu próprio guia de ruas nas bancas, concorrendo com o Quatro Rodas da Abril. O Guia Rex já era algo intermitente.

    ResponderExcluir
  50. Boas lembranças hoje. Tive várias edições dos guias Rex e Quatro Rodas, mas não guardei nenhuma. Quanto ao que falou-se aqui de LPs, tenho quase todos os citados, em perfeito estado. Para mim o melhor do Rick Wakeman é o Six Wifes of Henry VIII, na época foi considerado talvez a primeira fusão entre erudito e rock.

    ResponderExcluir
  51. Nos meus últimos anos na ativa, um gerente das antigas resolveu ressuscitar o espiral de espantar mosquito, citado pelo Mário (Durmabem no popular) dentro do escritório, como uma tradicional empresa japonesa, o salão era todo aberto, sem divisórias.
    O resultado é que a fumaça se espalhou, quase intoxicando o pessoal, a ponto do engenheiro de segurança do trabalho e meio ambiente intervir para pedir que parasse com aquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer se o ar condicionado era fraco para os mosquitos ou se os bichos já estavam acostumados com o friozinho gostoso.

      Excluir
  52. Das Páginas Amarelas gostava, assim que aprendi a ler, do trecho das empresas de mudanças com suas ilustrações e letreiros dos caminhões baú.
    Gato Preto, As Brasileiras e Lusitanas entre outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já cantava Carlos Galhardo.:

      "Gira, gira, gira, gira, gira, gira, gira / Anda o mundo a girar / Gira, gira, gira, gira, gira, gira, gira / Tenho outra em teu lugar / Tantas voltas deu o mundo / Que eu cansei de tanto amar".

      Excluir
  53. Mário, 17:36h ==> não sou polímata, embora fique agradecido por sua comparação. A diferença entre mim e vocês, em geral, é que eu "falo" pelos cotovelos e não escondo nada das minhas experiências e aventuras, ao contrário da imensa maioria dos comentaristas aqui. Eu sempre tive para mim que transmitir conhecimento é uma boa medida e deve ser seguida por todos. Não sou de guardar o pouco que sei. Às vezes "falo" até fora do momento certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Circunstâncias de vida pessoal e profissional que proporcionaram as mais diversas experiências por um lado, interesse e capacidade de aprender /dominar assuntos variados e nem um pouco simples por outro lado, mais uma memória excepcional e pronto = Sr. Helio Ribeiro.

      Excluir
  54. Chove há pelo menos três horas, ora fraco, ora mais forte com algumas pancadas bem pronunciadas.

    ResponderExcluir
  55. Masc 20:04 - ainda tiveram outros LPs bem originais do RW. Outro interessante é o "Pedra da Gávea" (para os que não conheciam é esse o nome mesmo). Este é dos anos oitenta e o mito das supostas escritas dos fenícios na pedra carioca estava em alta no mundo todo. A melhor música desse álbum é a versão de 'Summertime'.

    ResponderExcluir