Bom dia! Madrugada bem chuvosa. Notícias de operação da PF contra tráfico internacional de armas no Rio. A ver. Quanto às fotos, a 1 tem algo de Gávea antiga. E a 5 cheiro de Lebon moderno. É o que dá por ora.
Retificação: o condomínio onde a PF foi recebida a bala fica no Recreio, mas também teve batida no outro condomínio onde mora o 01 da organização, um policial federal reformado.
Foi o meu palpite na outra postagem também, tem "a cara" da padaria Imperial na esquina da Voluntários com Real Grandeza, local de incontáveis cafés da manhã quando trabalhei em FURNAS, mas não é.
A foto 7 tem "cara" da região de Irajá nos anos oitenta - apenas um chute. Nesta época tiveram a "brilhante" ideia de se colocar lajotas exagonais nas baias de paradas de ônibus; quebravam e soltavam tudo na primeira grande chuva e enchente.
Em 1869 era criada a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Sobre as fotos, cheguei a achar que a 6 era da esquina da Rua do Passeio com Rua das Marrecas. As outras, só vendo com mais detalhes.
Regiões da zona norte foram mais atingidas pela chuva das últimas horas. Alguns bairros sem luz desde a noite de ontem, como parte do Grajaú, segundo a Tupi.
Na foto 1 faz lembrar um dos conjuntos habitacionais do IAPC do Irajá. 2) Pode ser Leblon mesmo. 3) Logradouro com largura de Av. Brasil, mas o morro não combina. Fico com a grande Tijuca. 4) Jeito de Leblon também, mas Jd. Botânico é um bom palpite. 5) Nem vou conferir, confio nos que já confirmaram o local. 6) Voto no palpite Lapa e arredores. Visconde de Maranguape é quase certo, já vi em fotos antigas aquela "torreta" no terceiro (ou quarto) sobrado . 7) Pra mim é região de Triagem / Rocha.
(Mais) um casarão do centro do Rio desabou hoje, desta vez na Senador Pompeu. Até o momento um óbito de um homem dentro de um carro (500) atingido pelos escombros. A busca por mais possíveis vítimas foi interrompida por ter fiação elétrica energizada no chão.
Comentários sobre os comentários: Foto 1 - Ninguém ainda chegou perto. Foto 2 - Ipanema, Praça N.S. da Paz, esquina de Barão da Torre com Maria Quitéria. Foto 3 - Ainda não identificada. Foto 4 - Rua Leblon, transversal da San Martin, Leblon. Foto 5 - Rua Paul Redfern, local do saudoso "pub" Lord Jim. Foto 6 - Rua Evaristo da Veiga com Visconde de Maranguape. Foto 7 - Zona Norte, ainda não identificada.
Continuo achando que a foto 6 é na Voluntários, o prédio da esquina foi modernizado, ganhou mais um pavimento mas manteve alguns detalhes como a quina chanfrada, o mesmo modelo das sacadas e das janelas, a conferir,:
A foto 3 é na Av. Princesa Isabel em Copacabana. O trecho exato é antes do Tunel Novo, sentido Botafogo. A construção vista é onde hoje está o Real Residence Hotel, nº 500 da avenida.
Pra mim a foto 6 é na esquina da Rua Voluntários da Pátria com Real Grandeza (à direita da imagem). O prédio mais à esquerda é o local hoje da conhecida Confeitaria Imperial.
FF Filme já visto: 15 minutos de um futebol razoável e depois o de sempre: não há ninguém no meio que arme o jogo, que saia jogando com qualidade. Aí é lançamento forçado ou tentativas individuais. Jogadas tramadas, com alguma coordenação, nada. P.S. É má vontade minha ou o James Rodrigues está sempre com cara de que está chorando ou quase chorando ou acabou de chorar?
Vocês chamam isso de seleção brasileira? nós que somos coroas e vimos o verdadeiro futebol brasileiro, termos que assistir a esse show de horrores, é dose! continuo com a minha teoria, não vence as duas próximas Copas.
Agora, com acesso normalizado para todos, posso me estender, mas não muito...
Enquanto alguns "intocáveis" continuarem assim, não vai para a frente. Depois que um deles saiu (também ajudado pela troca do lateral) o jogo fluiu muito mais. O outro intocável do Real Madrid deu sorte no final. Mas quase ganha um cartão de graça fazendo cera para sair e fica suspenso para o próximo jogo...
Algumas suspensões e contusões para o próximo jogo. Brasil dormiu em segundo lugar mas pode cair para terceiro ou quarto.
E o Dorival estava armando o time em função do Caio Rolando NJr... teve que mudar tudo.
Dicas para os comentaristas: Foto 1 - aquela rua ali atrás dá numa praça bem conhecida. Foto 7 - o bairro tem hospital, maternidade, escola de samba...
Luiz, a identificação desta foto era difícil porque quem iria imaginar que neste grande terreno baldio seria construído o paredão de prédios neste trecho do lado par da Figueiredo Magalhães?
Para tirar a foto da mãe com filho no colo tendo a Rua Figueiredo Magalhães ao fundo, o fotógrafo se posicionou em algum terreno da Siqueira Campos, hoje com algum daqueles citados edifícios grandes. E então a rua perpendicular é a Tenente Marones. Nunca imaginaria a situação desse terreno no chamado Bairro Peixoto.
Bom dia Saudosistas. Onde é? foi antecipado para quinta-feira. Como as fotos já estão quase todas identificadas, só faltando uma Foto , vou dar o meu chute. Foto 7 - Av. Paris, Bonsucesso
Fora de Foco: A Resolução nº 5/2025 do Conselho Federal de Farmácia permite que os farmacêuticos passem a prescrever medicamentos de venda sob prescrição até então exclusiva dos médicos, aqueles que exigem receita médica. O farmacêutico precisa possuir o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Farmácia Clínica.
Caso prescreva uma medicação errada, e o paciente venha a falecer, o que acontece com o farmaceutico? Será que o Laboratório do remédio prescrito, irá indenizar a família?
Fora de Foco: Fogo em subestação de energia causou apagão no aeroporto de Heathrow. Todos os voos desta sexta-feira foram cancelados, e o fechamento gerou caos na aviação mundial. Heathrow ( o maior da Europa e um dos mais aeroportos mais movimentados do mundo) é um dos principais "hubs" da aviação mundial A gestora do aeroporto diz que a paralisação (pelo menos parcial) das atividades pode durar mais alguns dias. Se fosse no Brasil ...... Em 2017 passamos um sufoco nesse aeroporto, quando o sistema de gerência de reservas e voos da British “saiu do ar” na noite anterior ao nosso voo de volta e o Terminal 5 (da British, que opera também o terminal 3) ficou funcionando “na mão” para embarque, uma bagunça infernal, com acesso restrito e superlotado. Por sorte, eu tinha salvado no meu celular cópia dos cartões de embarque do check-in antecipado que fizera e aí tivemos acesso ao Terminal e conseguimos embarcar “no talo”.
21 de Março: Dia do Pão Francês O consumo ultrapassa 2 milhões de toneladas por ano no Brasil segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP)
Hoje na TV falaram a origem do pão "francês". As famílias ricas que viajavam para a França no começo do século passado ficavam maravilhadas com o pão baguete de lá e traziam algumas receitas para serem reproduzidas aqui, com algumas adaptações. Como já dito em postagens anteriores, o nome pão francês é bem localizado. No sul, é o cacetinho.
O pão "francês da França" com casca mais grossa e bem mais dura que o nosso, permanece com suas características originais, bom para consumo, seguramente por um dia inteiro ou mais. O nosso é para consumo imediato ou no máximo umas 2/3 horas depois de sair do forno; ainda quentinho, com manteiga, é muito bom e para mim - quando recheado com mortadela com alto "coeficiente de escorregamento", daquelas que teimam em sair do pão, com placas de gordura - é o manjar dos deuses, sanduíche para ser acompanhado por uma cerveja Premium Lager estupidamente gelada.
O sanduíche de pernil do Bar Opus, na rua Gonçalves Dias em frente ao prédio número 85, onde trabalhei nas décadas de 70 (parte) e 80, permanece até hoje para mim sem concorrentes, o indiscutível número um dos sanduiches. O do Cervantes (com abacaxi) também era muito bom, mas perdia para o sanduiche "raiz" do Opus. Almocei incontáveis vezes o sanduíche, com caldo de cana bem gelado. Água na boca.
Deixei de acompanhar o sanduiche com caldo de cana quando, em um dia chuvoso, esperando embaixo da marquise do prédio onde trabalhava uma vaga no balcão do Opus do outro lado da Gonçalves Dias, vi um pivetinho parar ao lado do feixe de cana de açúcar encostado na lateral do bar, meio para fora na rua, e regar o feixe com urina, depois do que seguiu tranquilamente seu caminho. Os fregueses de costas e os funcionários do bar atarefados, não viram a cena; praticamente em seguida, um funcionário pegou o feixe, levou para dentro e foi colocando na máquina para fazer mais caldo ... nunca mais consegui beber caldo de cana, nem lá nem em qualquer outo lugar.
Eu sempre me perguntei sobre o porquê de o caldo de cana, da forma como é vendido comumente, não ser proibido pelo controle sanitário. O cabra pega a cana no canavial, joga no caminhão, transporta pra cidade e coloca nas lanchonetes, barracas e quiosques sem qualquer critério de higiene. Nesse processo vem toda sorte de sujeira e insetos (inclusive o barbeiro, que já foi identificado como a origem de um surto de doença de chagas em SC). Nos pontos de venda eles dão uma leve raspada na cana, normalmente com as mãos pra lá de sujas, as moendas ficam expostas, disponíveis para o passeio de moscas, baratas e ratos. Aí, depois de a cana espremida - e reespremida - aquele caldo denso, doce e bem geladinho será consumido "in natura" e desce que é uma beleza. O doce forte esconde e mascara qualquer outro resquício de sabor que poderia indicar alguma contaminação. Eu corto o meu dedo mindinho se numa análise bacteriológica aleatória qualquer não ser encontrada uma população de microorganismos suficiente para causar no mínimo um "revertério" num indivíduo.
E ainda tem outros agravantes: o caldo de cana fermenta muito rápido e os "restinhos" vão continuamente sendo consumidos. E, para finalizar, trata-se de um suco de glicose.
Em Portugal, comi algumas vezes o "Prego", sanduíche de bife fino no pão francês. O pão é regado com o molho da carne que fica na frigideira depois de fritar o bife e o bife é temperado com mostarda ou algum molho picante; pode ser acompanhado com ovo estrelado e batatas fritas. (Pelo que li, o nome vem do costume de bater o bife com um martelo, para amaciar a carne 'de segunda' ...) Bem gostoso.
Mario e Augusto, sou um apaixonado por pão, mas na minha opinião o melhor pão do mundo é feito em Portugal. Alguns deles são de dar água na boca, como: pão de Mafra, pão Bola, pão de azeite, pão do Alentejo, pão d'água.
Lino, se tiver pão e queijo bons, a refeição está feita. Não conheço a maioria dos pães que você citou acima, mas numa próxima visita à terrinha - espero ir em maio - vou ficar atento. (anotei os nomes na minha agenda de viagem).
A melhor baguete que eu comi era a do Garcia & Rodrigues, no Leblon. Quando fechou fiquei órfão dela. Nem a do Talho Capixaba chega perto. Minha namorada é filha de italianos, entende de pão e dizia que a do Garcia era a melhor mesmo. Atualmente, tem a Nemo, uma mini padaria italiana, não sei se conhecem. Tem em praticamente todo os bairros. Os pães lá são excelentes também.
Abriu uma Nema em cada esquina ... impressionante. Tem uma perto de casa, os pães são realmente muito bons, o pão de queijo também, tem um queijo de minas rascante ótimo, o bolo de laranja é bom e o doce de goiaba também. Virei freguês. (Mas é bem carinha ...)
Aqui perto tem um restaurante chamado Maya Café que faz um sanduíche chamado Benedito. A descrição no site: "O único e imbatível. Muuuitas fatias de Pastrame fininhas bem lambuzadas com o maravilhoso Molho Secreto do Maya" No pão ciabatta, é bom mesmo, recomendo.
Mauro Marcello >>> 21 de março de 2025 às 18:39 Obrigado, Mauro. Sabe quando um acerto desses vai acontecer de novo ? Pois é, quando o inferno esfriar....
Concordo que a baguette do Garcia&Rodrigues era ótima. No Rio não conheço melhores. Na Europa vc compra um pão de manhã e ele resiste até a tarde. Aqui, meia hora depois de sair do forno está murcho. A Nema e o Talho são bons, mas não são ótimos. No Zona Sul não há o menor controle de qualidade. Às vezes estão bons, outra vezes estão inchados, ou sem casca, ou redondos, dependem do padeiro de plantão. E todos murcham rapidamente. Mas, indubitavelmente, pão bem feito é uma iguaria e tanto.
Notícia do globo.com "O Ministério do Trabalho e Emprego informou que hoje, no primeiro dia em que os trabalhadores CLT do setor privado podem buscar empréstimo consignados, foram simulados 15.098.810 pedidos de empréstimos com garantia do FGTS e 1.494 contratos foram fechados, por meio do aplicativo da Carteira do Trabalho Digital." Sob as bênçãos do governo .... que coisa !
O importante é que a seleção brasileira praticamente garantiu a vaga na próxima Copa do Mundo. Pode perder para a Argentina que não muda nada. Não está jogando quase nada, mas tem 4 ou 5 outras seleções que conseguem ser pior ainda.
Acabei de assistir em DVD o filme The Thomas Crown Affair, o original, de 1968. Ótimo filme e música inesquecível. " .. When you knew that it was over you were suddenly aware That the autumn leaves were turning to the color of her hair. Like a circle in a spiral, like a wheel within a wheel Never ending or beginning on an ever spinning reel As the images unwind, like the circles that you find In the windmills of your mind." Já não fazem mais filmes como antigamente ... rsr
Bom dia! Madrugada bem chuvosa. Notícias de operação da PF contra tráfico internacional de armas no Rio. A ver.
ResponderExcluirQuanto às fotos, a 1 tem algo de Gávea antiga. E a 5 cheiro de Lebon moderno. É o que dá por ora.
A PF foi bater em condomínio chique da Barra (Alphaville) e foi recebida a bala.
ExcluirRetificação: o condomínio onde a PF foi recebida a bala fica no Recreio, mas também teve batida no outro condomínio onde mora o 01 da organização, um policial federal reformado.
Excluirpolicial federal reformado, o chamado "homem de bem". vai vendo...
ExcluirA foto 2 eu sei onde é. Uma dica: tem feira aí.
ResponderExcluirFoto 5 - Rua Paul Redfern Pub Lord Jim
ResponderExcluirNa mosca.
Excluirna última atualização do google maps, em obras ou se foi: https://maps.app.goo.gl/NTLVFrnvMBUvJPma9
ExcluirFoto 6 - Voluntários da Pátria, próximo à Real Grandeza.
ResponderExcluirFoi o meu palpite na outra postagem também, tem "a cara" da padaria Imperial na esquina da Voluntários com Real Grandeza, local de incontáveis cafés da manhã quando trabalhei em FURNAS, mas não é.
ExcluirMário, a Imperial fica na mesma esquina mas não aparece na foto, fica no outro lado da esquina, seria à esquerda da foto.
ExcluirIh, pode ser.
ExcluirA foto 6 já foi publicada e é na Lapa, rua Evaristo da Veiga com Visconde de Maranguape.
ResponderExcluirE o outono chegou a caráter.
ResponderExcluirNa FOTO 1 chama a atenção os lençóis pendurados secando e no chão "quarando" .
ResponderExcluirA foto 7 tem "cara" da região de Irajá nos anos oitenta - apenas um chute. Nesta época tiveram a "brilhante" ideia de se colocar lajotas exagonais nas baias de paradas de ônibus; quebravam e soltavam tudo na primeira grande chuva e enchente.
ResponderExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirEm 1869 era criada a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Sobre as fotos, cheguei a achar que a 6 era da esquina da Rua do Passeio com Rua das Marrecas. As outras, só vendo com mais detalhes.
Regiões da zona norte foram mais atingidas pela chuva das últimas horas. Alguns bairros sem luz desde a noite de ontem, como parte do Grajaú, segundo a Tupi.
Bom dia!
ResponderExcluirA foto 5 é o Lord Jim na Paul Redfern.
A foto 2 parece Leblon.
A FOTO 2 é em Ipanema, no encontro de um nobre com uma mulher condecorada por um Imperador.
ResponderExcluirExatamente. Só descobri qual é a rua, por causa da dica do Cesar.
ExcluirA foto 4 tem cara de Jardim Botânico.
ResponderExcluirLeblon e perto do mar.
ExcluirNa foto 1 faz lembrar um dos conjuntos habitacionais do IAPC do Irajá.
ResponderExcluir2) Pode ser Leblon mesmo.
3) Logradouro com largura de Av. Brasil, mas o morro não combina. Fico com a grande Tijuca.
4) Jeito de Leblon também, mas Jd. Botânico é um bom palpite.
5) Nem vou conferir, confio nos que já confirmaram o local.
6) Voto no palpite Lapa e arredores. Visconde de Maranguape é quase certo, já vi em fotos antigas aquela "torreta" no terceiro (ou quarto) sobrado .
7) Pra mim é região de Triagem / Rocha.
(Mais) um casarão do centro do Rio desabou hoje, desta vez na Senador Pompeu. Até o momento um óbito de um homem dentro de um carro (500) atingido pelos escombros. A busca por mais possíveis vítimas foi interrompida por ter fiação elétrica energizada no chão.
ResponderExcluirNão será infelizmente o último.
ExcluirO centro tem regiões com muitas construções literalmente "caindo aos pedaços".
Comentários sobre os comentários:
ResponderExcluirFoto 1 - Ninguém ainda chegou perto.
Foto 2 - Ipanema, Praça N.S. da Paz, esquina de Barão da Torre com Maria Quitéria.
Foto 3 - Ainda não identificada.
Foto 4 - Rua Leblon, transversal da San Martin, Leblon.
Foto 5 - Rua Paul Redfern, local do saudoso "pub" Lord Jim.
Foto 6 - Rua Evaristo da Veiga com Visconde de Maranguape.
Foto 7 - Zona Norte, ainda não identificada.
Continuo achando que a foto 6 é na Voluntários, o prédio da esquina foi modernizado, ganhou mais um pavimento mas manteve alguns detalhes como a quina chanfrada, o mesmo modelo das sacadas e das janelas, a conferir,:
ResponderExcluirhttps://maps.app.goo.gl/ZZhstg3ydfg1XZqD7?g_st=ac
A foto 3 é na Av. Princesa Isabel em Copacabana. O trecho exato é antes do Tunel Novo, sentido Botafogo. A construção vista é onde hoje está o Real Residence Hotel, nº 500 da avenida.
ResponderExcluirPra mim a foto 6 é na esquina da Rua Voluntários da Pátria com Real Grandeza (à direita da imagem). O prédio mais à esquerda é o local hoje da conhecida Confeitaria Imperial.
ResponderExcluirMais um chute pra 7: Cândido Benício, próximo à Praça Seca
ResponderExcluirEstá correta a identificação da Foto 3: Av. Princesa Isabel.
ResponderExcluirSe a foto 3 estivesse com uma resolução menos pior, já ajudava. Está quase impossível ler os letreiros.
ResponderExcluirNa foto 7, como é zona norte, não deve ser a Cândido Benício. Eu chutaria até a Edgard Romero.
FF
ResponderExcluirFilme já visto: 15 minutos de um futebol razoável e depois o de sempre:
não há ninguém no meio que arme o jogo, que saia jogando com qualidade.
Aí é lançamento forçado ou tentativas individuais.
Jogadas tramadas, com alguma coordenação, nada.
P.S. É má vontade minha ou o James Rodrigues está sempre com cara de que está chorando ou quase chorando ou acabou de chorar?
Cadê nossos jogadores de frente:? Não jogam porque a bola não chega, nunca.
ResponderExcluirA versão para celular do blog não está permitindo adicionar ou responder à comentários.
ResponderExcluirGol chorado no final. Um pouco de sorte também conta.
ResponderExcluirSó foi tirar um dos intocáveis do Real Madrid que a coisa andou.
E as sete substituições?
Vocês chamam isso de seleção brasileira? nós que somos coroas e vimos o verdadeiro futebol brasileiro, termos que assistir a esse show de horrores, é dose! continuo com a minha teoria, não vence as duas próximas Copas.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirAgora, com acesso normalizado para todos, posso me estender, mas não muito...
Enquanto alguns "intocáveis" continuarem assim, não vai para a frente. Depois que um deles saiu (também ajudado pela troca do lateral) o jogo fluiu muito mais. O outro intocável do Real Madrid deu sorte no final. Mas quase ganha um cartão de graça fazendo cera para sair e fica suspenso para o próximo jogo...
Algumas suspensões e contusões para o próximo jogo. Brasil dormiu em segundo lugar mas pode cair para terceiro ou quarto.
E o Dorival estava armando o time em função do Caio Rolando NJr... teve que mudar tudo.
Alguém lembra de Sonia Delfino? Morreu aos 82 anos.
ExcluirSem ir ao Google, lembro bem dela no "Alô, brotos", ao lado do Sergio Murilo. Eu assistia ao programa.
ExcluirDicas para os comentaristas:
ResponderExcluirFoto 1 - aquela rua ali atrás dá numa praça bem conhecida.
Foto 7 - o bairro tem hospital, maternidade, escola de samba...
A dica do hospital invalida meu palpite sobre a foto 7. Aí poderia ser Mangueira, Vila Isabel (?) ou algum bairro da Leopoldina.
ResponderExcluirCom a dica do Luiz, a foto 1 é da Rua Figueiredo Magalhães, tendo por trás a Praça Edmundo Bitencourt.
ResponderExcluirExato.
ExcluirLuiz, a identificação desta foto era difícil porque quem iria imaginar que neste grande terreno baldio seria construído o paredão de prédios neste trecho do lado par da Figueiredo Magalhães?
ExcluirE continuando na Figueiredo, vai dar na Praça Vereador Rocha Leão.
ResponderExcluir21/03:
ResponderExcluir93 anos da criação da carteira de trabalho.
63 anos de Matthew Broderick.
65 anos de nascimento de Ayrton Senna.
Na Edgar Romero tem uma maternidade, não?
ResponderExcluirPara tirar a foto da mãe com filho no colo tendo a Rua Figueiredo Magalhães ao fundo, o fotógrafo se posicionou em algum terreno da Siqueira Campos, hoje com algum daqueles citados edifícios grandes.
ResponderExcluirE então a rua perpendicular é a Tenente Marones.
Nunca imaginaria a situação desse terreno no chamado Bairro Peixoto.
Bom dia Saudosistas. Onde é? foi antecipado para quinta-feira.
ResponderExcluirComo as fotos já estão quase todas identificadas, só faltando uma Foto , vou dar o meu chute.
Foto 7 - Av. Paris, Bonsucesso
O chute é livre: FOTO 7 >>> Av. Lins de Vasconcelos
ResponderExcluirOutro chute para a foto 7: Estrada do Portela.
ResponderExcluirE não é que o tiro do Mário foi no alvo?
ResponderExcluirTípica bala perdida.
ExcluirEsqueci da Lins Imperial...
ExcluirMário, seria você um sniper? parabéns pelo acerto.
ExcluirFora de Foco:
ResponderExcluirA Resolução nº 5/2025 do Conselho Federal de Farmácia permite que os farmacêuticos passem a prescrever medicamentos de venda sob prescrição até então exclusiva dos médicos, aqueles que exigem receita médica.
O farmacêutico precisa possuir o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Farmácia Clínica.
>> Acho absurdo.
Caso prescreva uma medicação errada, e o paciente venha a falecer, o que acontece com o farmaceutico?
ExcluirSerá que o Laboratório do remédio prescrito, irá indenizar a família?
Pelo que eu entendi, não será qualquer farmacêutico que poderá prescrever a receita.
ExcluirFora de Foco:
ResponderExcluirFogo em subestação de energia causou apagão no aeroporto de Heathrow.
Todos os voos desta sexta-feira foram cancelados, e o fechamento gerou caos na aviação mundial.
Heathrow ( o maior da Europa e um dos mais aeroportos mais movimentados do mundo) é um dos principais "hubs" da aviação mundial
A gestora do aeroporto diz que a paralisação (pelo menos parcial) das atividades pode durar mais alguns dias.
Se fosse no Brasil ......
Em 2017 passamos um sufoco nesse aeroporto, quando o sistema de gerência de reservas e voos da British “saiu do ar” na noite anterior ao nosso voo de volta e o Terminal 5 (da British, que opera também o terminal 3) ficou funcionando “na mão” para embarque, uma bagunça infernal, com acesso restrito e superlotado.
Por sorte, eu tinha salvado no meu celular cópia dos cartões de embarque do check-in antecipado que fizera e aí tivemos acesso ao Terminal e conseguimos embarcar “no talo”.
21 de Março: Dia do Pão Francês
ResponderExcluirO consumo ultrapassa 2 milhões de toneladas por ano no Brasil segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP)
Já tenho minha receita para a janta.
ExcluirHoje na TV falaram a origem do pão "francês". As famílias ricas que viajavam para a França no começo do século passado ficavam maravilhadas com o pão baguete de lá e traziam algumas receitas para serem reproduzidas aqui, com algumas adaptações. Como já dito em postagens anteriores, o nome pão francês é bem localizado. No sul, é o cacetinho.
O pão "francês da França" com casca mais grossa e bem mais dura que o nosso, permanece com suas características originais, bom para consumo, seguramente por um dia inteiro ou mais.
ExcluirO nosso é para consumo imediato ou no máximo umas 2/3 horas depois de sair do forno; ainda quentinho, com manteiga, é muito bom e para mim - quando recheado com mortadela com alto "coeficiente de escorregamento", daquelas que teimam em sair do pão, com placas de gordura - é o manjar dos deuses, sanduíche para ser acompanhado por uma cerveja Premium Lager estupidamente gelada.
A reportagem que eu vi no JH dizia que a receita original não leva açúcar, que foi adicionado aqui para "caramelizar" melhor a crosta do pão...
ExcluirO sanduíche de pernil do Bar Opus, na rua Gonçalves Dias em frente ao prédio número 85, onde trabalhei nas décadas de 70 (parte) e 80, permanece até hoje para mim sem concorrentes, o indiscutível número um dos sanduiches.
ResponderExcluirO do Cervantes (com abacaxi) também era muito bom, mas perdia para o sanduiche "raiz" do Opus.
Almocei incontáveis vezes o sanduíche, com caldo de cana bem gelado.
Água na boca.
Hoje na Band teve receita de sanduíche de costela assada com queijo. Tortura...
ExcluirDeixei de acompanhar o sanduiche com caldo de cana quando, em um dia chuvoso, esperando embaixo da marquise do prédio onde trabalhava uma vaga no balcão do Opus do outro lado da Gonçalves Dias, vi um pivetinho parar ao lado do feixe de cana de açúcar encostado na lateral do bar, meio para fora na rua, e regar o feixe com urina, depois do que seguiu tranquilamente seu caminho.
ExcluirOs fregueses de costas e os funcionários do bar atarefados, não viram a cena; praticamente em seguida, um funcionário pegou o feixe, levou para dentro e foi colocando na máquina para fazer mais caldo ... nunca mais consegui beber caldo de cana, nem lá nem em qualquer outo lugar.
Eu sempre me perguntei sobre o porquê de o caldo de cana, da forma como é vendido comumente, não ser proibido pelo controle sanitário. O cabra pega a cana no canavial, joga no caminhão, transporta pra cidade e coloca nas lanchonetes, barracas e quiosques sem qualquer critério de higiene. Nesse processo vem toda sorte de sujeira e insetos (inclusive o barbeiro, que já foi identificado como a origem de um surto de doença de chagas em SC). Nos pontos de venda eles dão uma leve raspada na cana, normalmente com as mãos pra lá de sujas, as moendas ficam expostas, disponíveis para o passeio de moscas, baratas e ratos. Aí, depois de a cana espremida - e reespremida - aquele caldo denso, doce e bem geladinho será consumido "in natura" e desce que é uma beleza. O doce forte esconde e mascara qualquer outro resquício de sabor que poderia indicar alguma contaminação. Eu corto o meu dedo mindinho se numa análise bacteriológica aleatória qualquer não ser encontrada uma população de microorganismos suficiente para causar no mínimo um "revertério" num indivíduo.
ExcluirE ainda tem outros agravantes: o caldo de cana fermenta muito rápido e os "restinhos" vão continuamente sendo consumidos. E, para finalizar, trata-se de um suco de glicose.
Você tem toda razão, devia ser proibido.
ExcluirSe bem que nem sei aonde tem hoje em dia.
Em Portugal, comi algumas vezes o "Prego", sanduíche de bife fino no pão francês.
ResponderExcluirO pão é regado com o molho da carne que fica na frigideira depois de fritar o bife e o bife é temperado com mostarda ou algum molho picante; pode ser acompanhado com ovo estrelado e batatas fritas.
(Pelo que li, o nome vem do costume de bater o bife com um martelo, para amaciar a carne 'de segunda' ...)
Bem gostoso.
Mario e Augusto, sou um apaixonado por pão, mas na minha opinião o melhor pão do mundo é feito em Portugal. Alguns deles são de dar água na boca, como: pão de Mafra, pão Bola, pão de azeite, pão do Alentejo, pão d'água.
ResponderExcluirLino, se tiver pão e queijo bons, a refeição está feita.
ExcluirNão conheço a maioria dos pães que você citou acima, mas numa próxima visita à terrinha - espero ir em maio - vou ficar atento. (anotei os nomes na minha agenda de viagem).
A melhor baguete que eu comi era a do Garcia & Rodrigues, no Leblon. Quando fechou fiquei órfão dela. Nem a do Talho Capixaba chega perto. Minha namorada é filha de italianos, entende de pão e dizia que a do Garcia era a melhor mesmo. Atualmente, tem a Nemo, uma mini padaria italiana, não sei se conhecem. Tem em praticamente todo os bairros. Os pães lá são excelentes também.
ResponderExcluirÉ Nema, desculpem.
ResponderExcluirAbriu uma Nema em cada esquina ... impressionante.
ExcluirTem uma perto de casa, os pães são realmente muito bons, o pão de queijo também, tem um queijo de minas rascante ótimo, o bolo de laranja é bom e o doce de goiaba também.
Virei freguês.
(Mas é bem carinha ...)
Os comentários sobre futebol deram um tempo! Tomara que isso continue por muito tempo!
ResponderExcluirGoooooool !!!!
ExcluirQualidade custa mais caro mesmo. Prefiro gastar com glamour. É o que eu sempre falo sobre o Supermercado Zona Sul: a qualidade tem um preço.
ResponderExcluirUm café da manhã no Zona Sul é uma tentação ...
ExcluirAqui perto tem um restaurante chamado Maya Café que faz um sanduíche chamado Benedito.
ResponderExcluirA descrição no site:
"O único e imbatível. Muuuitas fatias de Pastrame fininhas bem lambuzadas com o maravilhoso Molho Secreto do Maya"
No pão ciabatta, é bom mesmo, recomendo.
Mauro Marcello >>> 21 de março de 2025 às 18:39
ResponderExcluirObrigado, Mauro.
Sabe quando um acerto desses vai acontecer de novo ?
Pois é, quando o inferno esfriar....
Concordo que a baguette do Garcia&Rodrigues era ótima. No Rio não conheço melhores.
ResponderExcluirNa Europa vc compra um pão de manhã e ele resiste até a tarde. Aqui, meia hora depois de sair do forno está murcho.
A Nema e o Talho são bons, mas não são ótimos.
No Zona Sul não há o menor controle de qualidade. Às vezes estão bons, outra vezes estão inchados, ou sem casca, ou redondos, dependem do padeiro de plantão. E todos murcham rapidamente.
Mas, indubitavelmente, pão bem feito é uma iguaria e tanto.
Notícia do globo.com
ResponderExcluir"O Ministério do Trabalho e Emprego informou que hoje, no primeiro dia em que os trabalhadores CLT do setor privado podem buscar empréstimo consignados, foram simulados 15.098.810 pedidos de empréstimos com garantia do FGTS e 1.494 contratos foram fechados, por meio do aplicativo da Carteira do Trabalho Digital."
Sob as bênçãos do governo .... que coisa !
O importante é que a seleção brasileira praticamente garantiu a vaga na próxima Copa do Mundo. Pode perder para a Argentina que não muda nada.
ResponderExcluirNão está jogando quase nada, mas tem 4 ou 5 outras seleções que conseguem ser pior ainda.
Lembrando que ser campeão não é prioridade para a CBF, o importante é faturar.
ExcluirEnquanto houver grandes patrocinadores pra quê mudar?
Seleção, como esperado, teve quatro cortes e novas convocações para a próxima partida.
ResponderExcluirhttps://diariodorio.com/a-historia-de-augusto-malta-o-fotografo-oficial-da-cidade-do-rio-de-janeiro-no-inicio-do-seculo-xx/
ResponderExcluirAcabei de assistir em DVD o filme The Thomas Crown Affair, o original, de 1968.
ResponderExcluirÓtimo filme e música inesquecível.
" .. When you knew that it was over you were suddenly aware
That the autumn leaves were turning to the color of her hair.
Like a circle in a spiral, like a wheel within a wheel
Never ending or beginning on an ever spinning reel
As the images unwind, like the circles that you find
In the windmills of your mind."
Já não fazem mais filmes como antigamente ... rsr
O anônimo aí de cima sou eu.
ExcluirThe Windmills of Your Mind, cantada por Noel Harrison (filho do ator Rex Harrison) música de Michel Legrand com letra de Alan e Marilyn Bergman.
Excluire aí ouço Baba O'Riley.
ResponderExcluirQue absurdo de bom é Who's Nexr, com a aí de cima mais My Wife, Behind Blue Eyes, Won't get Fooled Again ...